Profissionais de Marketing: 19 experts para se inspirar!

Em um cenário altamente competitivo, não investir em conhecimento é arriscado e pode significar a perda de espaço para a concorrência. Para além das capacitações, buscar inspirações e “beber na fonte” é uma forma de acompanhar as mudanças e inovações no setor. Dessa forma, observar a trajetória de grandes profissionais de marketing do mercado pode ajudar.

Sabendo da velocidade da inovação, quem trabalha na área deve buscar acompanhar e conhecer as novas tendências no setor. Com suas experiências e vivências, eles conduzem e inspiram profissionais que estão começando ou que buscam se reinventar. Afinal, quem não busca renovação, dificilmente se mantém no setor.

Para ajudar você, listamos grandes nomes do marketing digital que se destacam pela trajetória e podem servir de inspiração. Conheça, a seguir, um breve perfil de cada um e saiba como acompanhá-los.

#1 Neil Patel – @neilpatel

Co-fundador de empresas de alto sucesso no ramo do empreendedorismo, como Crazy Egg e KISSMetrics, Neil Patel é um expert em performance de sites, que sabe bem a importância da publicação de textos de alta qualidade, do uso de vídeos integrados e habilidades gráficas diferenciadas.

Nos EUA já esteve entre os Top 100 Empreendedores com menos de 35 anos de idade, na época. Segundo a Forbes, ele está entre os 10 melhores profissionais de marketing.

Neil trouxe um novo olhar para o marketing digital, sendo considerado o pai do SEO e da análise de tráfego. Atualmente, ele oferece diferentes serviços de SEO, como: pesquisa de palavras-chave, otimização on-page e link building.

#2 Philip Kotler

Conhecido como o “pai do marketing moderno”, Philip Kotler não podia ficar fora dessa lista de profissionais de marketing para se inspirar.

Escritor premiado com mais de 80 livros na área de marketing, Kotler atua como professor emérito na Kellogg School of Management, da Northwestern University, onde continua a inspirar profissionais da área. É de sua autoria o livro “Administração de Marketing”. Obra lançada em 1967, é considerada até hoje como a Bíblia do Marketing.

Um dos seus recentes lançamentos é “Marketing 5.0: tecnologia para humanidade”, escrito em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan. A obra mostra como as novas tecnologias podem gerar valor, atender as necessidades do cliente e fazer a diferença no mundo.

No livro, Kotler destaca que tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial são recursos imprescindíveis às marcas que buscam estabelecer uma relação sólida com seu público.

#3 Barbara Bruna – @babruna

Especialista em tráfego pago, Barbara Bruna tem se destacado cada vez mais entre os grandes profissionais de marketing. Ela é Diretora do IBTO – Instituto Brasileiro de Tráfego Online, empresa especializada em treinamentos e consultorias para empreendedores que visam ampliar seus negócios usando a internet.

Barbara é criadora dos métodos Áureo – impulsionamento por meio de vendas em redes sociais – e do Tráfego de Plataforma. Em seus cursos, ela ensina como realizar a gestão do tráfego pago e otimizar o custo do lead.

Fluente em inglês, espanhol e francês, Barbara atua também em países, como Portugal, Espanha e Colômbia, onde oferta palestras para motivar, incentivar e treinar empreendedoras.

#4 Pedro Sobral – @pedrosobral

Conhecido como “ninja do tráfego”, Pedro Sobral foi um dos responsáveis por revolucionar o mercado de Tráfego Pago no Brasil. Antes de mergulhar no mundo do marketing, Sobral era estudante de engenharia. Então, em uma parceria com o irmão Mairo Vergara, que pediu ajuda com os anúncios online do seu curso, ele se arriscou na área.

Unindo seus conhecimentos da faculdade de Engenharia Civil – que cursava até então –, Sobral dedicou-se a detectar padrões e otimizar campanhas para melhorar a performance. O resultado foi o recorde de vendas do infoproduto do seu irmão.

Atualmente, Pedro ministra diversos cursos voltados ao tráfego pago na Comunidade Sobral de Tráfego para iniciantes e profissionais avançados. A plataforma possui vídeos, materiais de apoio e tutoriais que ensinam sobre anúncios online. Além disso, ele possui um programa de treinamento, o Parabellum, voltado aos profissionais de marketing que desejam ampliar seus resultados no mercado digital.

#5 Leandro Ladeira – @leandroladeiran

Empreendedor, Leandro Ladeira é formado em Comunicação Social e sócio da agência We Do Care, focada em produtos digitais. No entanto, sua carreira no mercado digital começou em 2013, quando firmou parceria com Cátia Damasceno, que possui um dos maiores canais sobre relacionamento e sexualidade.

O objetivo de Ladeira era criar uma estratégia de marketing, e isso foi um sucesso, uma vez que ela ganhou um número exorbitante de seguidores, ultrapassando a marca de 10 milhões.

Atualmente, ele comanda o “Venda Todo Santo Dia”, plataforma fundada por ele, que foca no ensino de estratégias para desenvolver o próprio negócio e aumentar as vendas ao longo do tempo, garantindo um crescimento sustentável.

#6 Micha Menezes – @michamenezes

Publicitário e influenciador digital, Micha Menezes é um dos profissionais de marketing referência no cenário digital. Ele é especialista em estratégias de funil de vendas e perpétuo – com foco na comercialização constante de um infoproduto.

Antes de despontar no mercado, Micha passou por diferentes empregos, até conseguir um estágio em Social Media, onde iniciou sua carreira no digital. Antes de fundar a Agência Pinguim com outros dois amigos, trabalhou como gestor de tráfego. Nesta época, inconformado por estratégias que não davam certo, buscou ideias que dessem melhores resultados. E foi aí que decidiu otimizar o perpétuo.

Atualmente, está à frente da Escola Perpétuo, fundada por ele. Ultrapassando a marca de 27 mil alunos em 50 países, ele ensina como implementar uma estratégia de vendas estruturada em 14 dias.

#7 Mari Smith – @mari_smith

A escocesa Mari Smith começou sua carreira nos EUA como consultora de marketing, onde observou o potencial ilimitado das redes sociais. Então, criou um site para ajudar empreendedores a venderem os seus produtos explorando as mídias.

Atualmente, Mari é um dos grandes nomes quando o assunto são mídias sociais, sendo considerada a maior influenciadora para pequenas empresas no Twitter. Ela é autora do livro best-seller “Marketing do Facebook: Uma hora por dia”.

Por meio de treinamento on-line, consultoria e palestras, Mari ensina como monetizar a presença da marca no Facebook, com o auxílio de estratégias comprovadas e KPIs mensuráveis.

#8 Flavio Muniz – @flymuniz

Considerado um dos maiores especialistas na área no Brasil e no mundo, Flávio Muniz tem ampla experiência em campanhas publicitárias, técnicas de SEO, marketing de relacionamento, e redes sociais. Além disso, é gestor da Agência Espalhando Marketing Digital.

Com ideias inovadoras e objetivas, Flávio desenvolve estratégias de marketing exclusivas assertivas, já que conhece os atalhos digitais. Como consultor e palestrante, ele compartilha técnicas e metodologias em palestras e cursos online.

#9 Rand Fishkin – @randderuiter

Rand Fishkin é referência quando o assunto é Inbound Marketing e estratégias de geração de leads. Ele é fundador da Moz, empresa líder em SEO e Marketing Digital, que conta com um software de análises.

Fishkin é especialista em estratégia e plano de execução SEO, e em seu blog ele discute tendências de SEO e fornece informações detalhadas sobre o tema. Atualmente, ele lidera a Spark Toro, como CEO. A empresa possui uma ferramenta de inteligência que permite aos usuários descobrirem o que seu público-alvo fala e o como alcançá-los.

#10 Roberto Altenhofen – @beto.altenhofen

Chief Marketing Officer (CMO) da Empiricus, Beto Altenhofen, como é popularmente conhecido, é um dos grandes nomes referência, quando o assunto é copywriting. Ele é graduado em Economia pela Universidade Mackenzie, em Logística e com MBA em Gestão de Empresas pela FGV.

Beto se tornou um expert em copy, após uma viagem aos Estados Unidos. Na época, ele buscava uma estratégia para aumentar as vendas e melhorar a situação financeira da Empiricus, que estava a um passo da falência. Hoje, a empresa fatura aproximadamente R$300 milhões por ano com o copywriting.

Atualmente, Beto ministra o curso “Copy Canvas”, um programa para profissionais que desejam melhorar suas técnicas no copy e impulsionar as vendas. No curso, ele ensina como escrever textos persuasivos e envolventes, com auxílio de técnicas de storytelling e gatilhos mentais.

#11 Vitor Peçanha – @pecanha

Vitor Peçanha é um dos maiores nomes do setor, e não podíamos deixá-lo de fora dessa lista dos grandes profissionais de marketing.

Co-fundador da Rock Content, maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina, Peçanha é especialista em Inbound Marketing e possui uma sólida base de conhecimentos sobre máquinas de vendas eficazes.

Atualmente, está à frente da PbyP, plataforma de cursos de marketing digital, e atua como palestrante global. Escreveu a obra “Obrigado pelo marketing”, livro onde discute sobre aspectos técnicos, como conteúdo, SEO e mídias sociais. Além disso, explora também a importância do relacionamento com o cliente, elemento essencial em um cenário digital altamente competitivo.

#12 Paulo Cuenca – @paulocuenca

Paulo Cuenca é referência no mercado quando assunto é criação de conteúdos para mídias sociais com foco em resultados. Formado em Cinema pela FAAP, ele já dirigiu programas para a TV na VH1, FoodNetwork e apresentou o “Credo, que Delícia”, no canal GNT.

Junto com a esposa Danielle Noce, Paulo criou o canal “I Could Kill for Dessert”, que hoje leva o nome dela. No canal, Dani ensinava receitas de doces, sendo que mais tarde eles começaram a produzir vlogs sobre as viagens que faziam para outros países.

Procurados por grandes marcas para campanhas publicitárias, recusaram algumas no início. Decidiram aceitar apenas as propostas que conversavam com o estilo de vida deles, o que possibilitou a criação de publicidades mais orgânicas. A partir desse momento, as marcas passaram a contratar Paulo Cuenca para o serviço de consultoria de estratégias digitais.

Atualmente, ele ministra cursos de estratégia de conteúdo, direcionados para capacitar profissionais de marketing, auxiliando-os na criação de conteúdos atrativos que se conectam com a audiência e geram mais conversões.

#13 Martha Gabriel – @marthagabriel

Autora do best-seller “Marketing na Era Digital” e do “SEM e SEO – dominando o marketing de busca” e produtora de conteúdo. Martha Gabriel foi listada pela Online Universities como a 35ª profissional mais expert em tecnologia do mundo e escolhida em três ocasiões a melhor palestrante em congressos nos Estados Unidos.

Além disso, é formada em Engenheira, pós-graduada em marketing e design e mestre e Ph.D. em Artes. Martha desenvolve trabalhos artísticos, atua como palestrante e ministra cursos, abordando temáticas como inteligência artificial, inovação e transformação digital. É, também, embaixadora do Geek LatAm, uma ONG voltada à educação tecnológica para garotas.

#14 Camila Porto – @camilaporto.com.br

Autora do livro “Facebook Marketing: Como gerar negócios na maior rede social do mundo”, Camila Porto é um dos grandes nomes do marketing digital no Brasil. Com a oferta de treinamentos de Facebook Marketing e Marketing Digital, Camila já orientou mais de 13 mil alunos.

Camila é uma grande incentivadora do empreendedorismo e divulga a ideia #crieseuemprego. Atualmente, compartilha as técnicas de vendas em canais digitais no curso Social Sell.

#15 Nina Silva – @ninasilvaperfil

Especialista em tecnologia e inovação, Nina Silva é CEO do Movimento Black Money & D’Black, e já foi indicada pela Forbes como uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil em 2019. Além disso, no ano anterior, tinha sido reconhecida pela ONU e pela MIPAP (Most Influential People of African Descent), como um dos cem afrodescentes mais influentes abaixo dos 40 anos. Em 202, recebeu o prêmio “Mulher mais disruptiva do mundo”, concedido pela Women in Tech Global Awards em Portugal.

Com uma carreira premiadíssima, Nina é escritora, mentora e gestora com 20 anos de experiência em Tecnologia da Informação (TI). Uma inspiração para mulheres negras, ela é especialista em Marketing Digital, e atualmente oferta cursos, consultorias e mentorias voltadas ao fortalecimento de marcas da comunidade negra.

#16 Jennifer Polk

Para quem busca fortalecer a presença no mercado por meio de uma estratégia multichannel, Jennifer Polk é uma das profissionais de marketing para se inspirar.

Atualmente, trabalha como Diretora de Marketing e Experiência da Feeding America, e auxilia gestores a elaborarem estratégias de marketing completas, unindo tecnologia, plataformas digitais e softwares.

Especialista em brand awareness, Polk lidera estratégias de engajamento do cliente, reconhecimento de marca, captação de recursos e se destaca em abordagens de e-commerce.

#17 Scott Stratten

Um dos nomes de maior autoridade quando o assunto é marketing disruptivo e vídeo marketing, Scott Stratten é presidente da UnMarketing, co-autor de 6 livros sobre o tema, e já trabalhou em algumas agências produtoras de vídeo.

Atualmente, ele é professor universitário e palestrant e se dedica a ensinar estratégias voltadas à construção do relacionamento com os clientes para grandes marcas, como: Pepsi, Walmart, Adobe, IBM, Microsoft, entre outras. De modo divertido e instigante, Stratten se propõe a ensinar métodos online e offline para atrair o público, fidelizar o cliente e promover a lealdade na era da disrupção.

#18 Rodrigo Maciel – @rodrigomacielweb

Um empreendedor nato, segundo ele mesmo, Rodrigo se dedica ao marketing digital desde 1998.

Foi proprietário de uma das primeiras agências digitais de Santa Catarina, a WEBI.

Em meados de 2016, iniciou seu projeto de Consultor de Marketing Digital online, que lhe permitiu auxiliar na construção de estratégias para centenas de empresas espalhadas pelo Brasil.

Rodrigo passou a atuar, então, como um Acelerador de Agências Digitais, oferecendo treinamentos, consultorias e outros serviços, além de conteúdo de qualidade no blog.

#19 Ana Couto – @anacouto.ag

Designer formada pela PUC-Rio, possui título de mestrado em Visual Communication no Pratt Institute, em Nova York, e especialização em Branding na Kellogg School of Management.

Ana é a grande referência no Brasil em Branding e Design e constrói, há mais de 25 anos, valor de marca para grandes clientes como BASF, Itaú Unibanco e P&G. À frente da agência Ana Couto, defende a ideia de que as marcas precisam ter um propósito para fazer sentido para o consumidor.

Ela possui, também, um podcast intitulado “Código Aberto”, produzido pela B9, com 11 episódios de 60 minutos cada. Nas conversas, ela discute sobre o universo do branding e explora seus três principais pilares: marca, negócios e comunicação.

Inspire-se nos profissionais de marketing e coloque a mão na massa!

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