O que a Agência Boyband tem a dizer sobre o Operand?

 

No mês passado, conversamos com Leonardo Moura, um dos sócios da Agência de Publicidade Boyband, para entender como está sua experiência com o Operand. A Boyband acaba de fazer 10 anos (parabéns! 😀 ) e têm muita vivência e conhecimento do mercado de publicidade em sua região, Londrina, no norte do Paraná.

O Leonardo nos explicou um pouco sobre a realidade da sua agência e como eles encaram seus jobs, pois a partir dessa sintonia da sua equipe, a Boyband consegue usar o máximo de potencial que o sistema oferece a eles.

“Nós temos, aqui, algo que para nós é um lema: ‘pensando e fazendo’. Isso significa que nós queremos ser uma agência que traz pensamento estratégico para a mesa, mas que (também) entrega produtos com alta qualidade”. O Leonardo ainda nos disse que o objetivo da agência é ser um parceiro mais participativo, sair do escritório, sair da caixa. Porém, essa vontade não se dá apenas para ser diferente das demais agências, mas porque é algo que eles acreditam fielmente e percebem que pode ser muito benéfico para a própria agência, mas principalmente para os seus clientes. No final das contas, quando eles dão um passo a mais e vão mais longe para atender o cliente, as vezes fazendo coisas que nem sempre são feitas por agências, eles estão fazendo porque gostam de verdade disso, desta forma de trabalhar.

Segundo Leonardo, o mercado publicitário do interior do Paraná fez com que ele e a Boyband procurassem soluções para aumentar o aproveitamento do tempo de trabalho.

“Nós começamos com clientes daqui, clientes menores. Estes clientes e o mercado em si empurraram a gente para buscar uma gestão muito eficaz do nosso tempo. Porque no interior, como todos sabem, a rentabilidade é bastante ajustada, então sempre precisamos buscar aproveitar bastante o nosso tempo, entregar as coisas em dia, para que os jobs ‘se pagassem’”.

O Leonardo nos disse que, a Boyband foi formada por um grupo de amigos, todos com experiência e background de agência. E neste processo de abrir uma agência, tudo o que eles menos queriam era criar uma empresa em que todos, eles e equipe, precisassem trabalhar longas horas, virar noites e ter horas extras forçadas pelos jobs. Ou seja, desde o início, o Leonardo e seus sócios prezaram por ter uma boa qualidade de vida em união a ter sua própria agência, e eles queriam proporcionar o mesmo para toda a equipe.

 

RD

 

“Juntando isso, de querer ter uma boa qualidade de vida, de não ficar trabalhando até tarde e estar no interior precisando fazer as coisas em tempos razoáveis pra manter os jobs com boa rentabilidade. Desde o começo da agência, desde os primeiros anos, nós procuramos soluções de tecnologia. A gente passou por um monte de sistemas e mais recentemente, eu diria nos últimos 4 anos, a gente estava operando em um outro sistema, que não o Operand. Mas que tinha, já, essa lógica de ter (integrados) todos os módulos dentro de uma só ferramenta. Provamos uma evolução nesse sentido”.

Para o pessoal da Boyband, só um sistema integrado, ou seja, com módulos que conversam entre si e que unam as informações de cada atividade, é possível ser mais preciso no controle de tempo e aumentar a produtividade como um todo dentro da agência. Assim, se consegue ter mais visibilidade da rentabilidade do processo e planejar ações para melhorar este aspecto.

Aos poucos, segundo o Leonardo, os projetos dos clientes da Boyband foram se expandindo e ficando muito maiores que o esperado. O processo tradicional de uma agência já não comportava mais os projetos que eles estavam fazendo.

“Os projetos, cada vez mais, vão e voltam. Tem uma série de ajustes e detalhes específicos, que aquela mídia pede ou aquele projeto específico. A gente percebia que, os sistemas que a gente usava não estavam atendendo, porque eles ainda estavam muito presos a uma lógica de um processo um pouco fechado”.

O Leonardo nos disse que só com o Operand ele conseguiu se desvincular do processo tradicional engessado, que outros sistemas ainda adotam. Assim, a Boyband pode encarar os projetos de uma forma mais fluída e estabelecer suas datas de entregas da maneira que queriam, utilizando fases específicas para cada tarefa a ser feita - não necessariamente seguindo uma lógica de agência tradicional.

“Essa complexidade do job, de ‘o que eu preciso fazer para que esse job seja concluído?’. Isso faltava pra nós. E quando a gente conheceu o Operand, a gente percebeu como os checklists (tarefas) poderiam nos ajudar, porque a gente conseguiria detalhar, realmente, quais seriam todas as fases para que aquele job realmente seja terminado”.

 

 

O Operand ajudou a Boyband a ter uma ferramenta de qualidade para gerir seus jobs, ou seja, ter certeza que estão fazendo as tarefas certas nas horas certas. Segundo Leonardo, o sistema foi imprescindível para ter um melhor entendimento do job, para entender como “levar o job do ponto A para o B, até o final dele. Quando a gente percebeu isso, pensamos que legal, encontramos uma ferramenta que tá pensando num jeito muito bacana e que vai nos ajudar”.

E o Leonardo fecha a nossa conversa falando um pouco sobre o processo de adaptação com o sistema e os pontos que mais agradaram na Boyband.

“A transição foi muito tranquila, muito rápida. A ferramenta, para nós, foi muito intuitiva. E a gente tá gostando bastante, nestes meses que a gente tem usado. Queria destacar esta feature específica (tarefas/checklist), que pra nós era algo que estava faltando e a gente conseguiu com vocês. E, também, destacar o quanto a gente tem gostado de detalhes, como por exemplo o Kanban. A gestão pelo Kanban tem sido muito bacana, porque você também coloca uma layer (camada) de entendimento dos jobs da agência, onde eles estão e o que eu preciso fazer pra terminá-los”.

Aqui na Operand, só temos a agradecer ao Leonardo e todo o pessoal da Boyband pelo depoimento e pela grande parceria que estabelecemos e estamos nutrindo ao longo desse período juntos. Ficamos muito felizes em ver boas experiências como essas e queremos melhorar cada vez mais para vocês da Boyband e para todos os nossos clientes!

Se você ainda não tem o Operand, que tal fazer um teste gratuito por 7 dias?

Queremos ter sua agência aqui conosco também! Quem sabe, a próxima história de sucesso, aqui no blog, pode ser a sua!


 

E não se esqueça de seguir a Boyband nas suas redes para conhecê-los melhor e acompanhar seus trabalhos!

Facebook - Blog - Instagram - LinkedIn

Confira abaixo alguns assuntos relacionados: