17 livros que todo publicitário deveria ler

A mente de um publicitário é quase como a de um artista. Ele concebe a peça com criatividade, usa referenciais diferentes, de todos os tipos possíveis, pensa no real significado que a ‘obra’ tem e, principalmente, nos comportamentos que ela pode produzir. Mas, como já comentamos por aqui, se manter inspirado nem sempre é fácil. É preciso ter atenção aos detalhes, paciência para ouvir, curiosidade para pesquisar, vontade de aprender. Quem está na área, gosta do inédito, tem sede pelo movimento de inovação, e, sobretudo, busca contribuir para fazer uma comunicação diferente já é publicitário – senão por formação, pelo menos por talento.

Mas é claro que mesmo sendo um pouco artista dá para depender só de inspiração. Além de exercer a atividade, é preciso desenvolver um olhar crítico, atento para o que já é feito, criativo o suficiente para reinventar, e instigante para continuar a aprender sempre.

Nesta trajetória, uma das melhores formas de aprender, além de se dedicar à experiência prática e cotidiana, é estudar, ler e descobrir outros caminhos possíveis. Para convidar a galera para a leitura, elencamos uma lista com os 17 livros de publicidade e propaganda que, por certo, todo publicitário deveria ler.

Dê uma conferida nos títulos que sugerimos, mas não se apresse para ler todos em um curto período. O que vale mesmo é apreciar e aprender com cada um. Mas, oh, vê se não perde esta lista, viu?

 

O Livro Azul da Propaganda, Steve Lance & Jeff Woll.

o livro azul da propaganda

O que diferencia um bom profissional de propaganda e marketing são as suas boas ideias. No entanto, muitos dos melhores pensamentos de propaganda e marketing parecem ter ficado esquecidos no tempo, e os profissionais que atuam hoje nessa área ficaram sem referência de ideias que deram certo e são atemporais.

Com o objetivo de resgatar e preservar esses pensamentos e torná-los acessíveis aos novos profissionais, Steve Lance e Jeff Woll fizeram uma compilação daqueles que consideram os mais importantes insights de marketing e propaganda, oferecendo ao leitor um manual sobre o que funciona e o que não funciona no atual mundo da publicidade. Cada uma das 52 ideias apresentadas refere-se a problemas cotidianos, trazendo exemplos reais e soluções inovadoras para profissionais de marketing, publicidade e propaganda.

 

A Lógica do Consumo, Martin Lindstrom.

Livro a lógica do consumo

Estudos revelam que é preciso menos de dois segundos e meio para que um consumidor tome a decisão de comprar. As empresas sabem que têm menos de dois segundos para atrair seus olhos, capturá-lo e torná-lo um cliente. Em ‘A Lógica do Consumo’, Martin Lindstrom leva o leitor aos bastidores das pesquisas que explicam por que determinado produto vende e mostra como o nosso cérebro responde aos muitos estímulos da propaganda. O autor apresenta casos reais de estudos de neuromarketing para desfazer mitos como, por exemplo, o impacto do sexo na mente do consumidor.

 

Storytelling – Histórias que deixam marcas, Adilson Xavier.

Livro storytelling

Como o excesso de informação e estímulos do mundo de hoje, os consumidores estão cada vez mais desatentos. Para captar a sua atenção e gerar engajamento e vendas, os profissionais de marketing e comunicação têm reforçado cada vez mais o storytelling, ou seja, a criação de histórias em torno de marcas ou produtos.
A Apple, a Disney, a Coca-Cola, a Ford, as Havaianas e a Nike são excelentes contadoras de histórias e é essa a semelhança fundamental que as une como marcas influentes em vários mercados. Deste assunto é que o livro trata.
Storytelling é um conceito amplo que representa tanto a arte quanto a técnica de narrar uma história. É uma formulação híbrida que o publicitário Adilson Xavier examina por completo ao analisar cada etapa de uma estrutura narrativa.
O storytelling é uma estratégia que engloba todo o plano de comunicação de uma marca e fundamental para a sua construção.
O livro traz ainda várias páginas com QR codes que levam a um site onde é possível ver comerciais de várias marcas citadas nas suas páginas.

 

Deu branco!, Waldemar Ciglioni Jr.

Livro Deu Branco

Quem nunca passou por esta situação? Ao menos uma vez na vida, você já ficou sem ideia, diante de uma tela ou uma folha em branco. Pois, então, o livro fala sobre isso e apresenta um ensaio, uma colagem de textos de gente interessante, articulada e vitoriosa na carreira publicitária. O livro apresenta conteúdo para motivar os profissionais no momento da criação e na busca por ideias criativas, conceito justo e texto enxuto e vendedor. É um breve e despretensioso curso de criatividade que não deseja esgotar o assunto, mas, sim, inspirar estudantes e redatores das novas gerações da moderna publicidade brasileira.

 

A alma do negócio, Alberto Villas.

Livro A Alma do Negócio

No livro, o jornalista Alberto Villas nos propõe uma viagem no tempo e resgata o mundo da propaganda nos anos 1950, década em que nasceu, e também nos anos 1960 e 70.

Você sabia que no auge do regime militar, uma propaganda mostrava uma mulher amordaçada no bagageiro de um automóvel de luxo? Você sabia que os anúncios de cigarro só faltavam vender saúde? E que as mulheres foram à luta, com uma propaganda exigindo o direito de tomar um cafezinho no balcão, coisa que era exclusividade dos homens?

Era uma época em que a mulher sonhava em ganhar um liquidificador de presente do marido, que os homens se orgulhavam em ter uma Amélia em casa e que as mães entupiam seus filhos de fortificantes, para ficarem gordinhos e saudáveis.

Era também um tempo tão diferente do de hoje que às nove horas da noite, um anúncio de cobertores avisava, na televisão, aos pais que estava na hora de pôr os filhos para dormir. Quase impensável, se compararmos com a realidade que vivemos hoje, não é mesmo?

Você vai se divertir e se surpreender com essas propagandas antigas por que elas sempre foram a alma do negócio.

 

Propaganda é isso aí!, Zeca Martins.

Livro Propaganda é isso aí!

“Propaganda é isso aí!” é um trabalho ao mesmo tempo simples e ambicioso. Simples, porque destrói muitos mitos acerca da área e, também, porque fala uma linguagem absolutamente informal e divertida. Ambicioso porque conduz o leitor a um passeio por todas as áreas da Propaganda, sem exceção – inclusive as de caráter jurídico -, abordando questões sobre planejamento de marketing e vendas (especialidades de ligação umbilical com a Propaganda). Zeca Martins, publicitário com mais de 30 anos carreira, conduz a narrativa do livro com bom humor típico, prendendo a atenção do leitor. Resultado? A obra é referência profissional. Vale a leitura 😉

 

Cartas a um jovem publicitário, Roberto Duailbi.

Livro Cartas a um jovem publicitário

Muitos estudantes ingressam na graduação sem saber bem ao certo o caminho que estão escolhendo trilhar. Enquanto isso, os jovens formandos, muitas vezes, se decepcionam ao descobrir que ser um famoso profissional de publicidade é o destino de poucos. Com esse livro, esses estudantes e jovens formandos (e até mesmo veteranos da área) encontrarão um retrato sério e revelador sobre o mundo da publicidade.
Com base em sua ampla e longa experiência na área, Roberto Duailbi discorre, em linguagem acessível, sobre as dificuldades e os caminhos nem sempre glamourosos para se tornar publicitário.

 

Pequenas Agências, Grandes Resultados, Antônio Lino Pinto.

Livro pequenas Agências, Grandes Resultados.

O livro apresenta situações práticas e linguagem simples para que os profissionais de agências de propaganda envolvidos nas áreas de administração e finanças possam compreender os processos de gestão de seus negócios, e traz temas como: gestão de custos, orçamento, fluxo de caixa, lucro presumido, mudança no faturamento por força da Lei 12.232/2010, vantagens e desvantagens da opção pelo lucro presumido, impostos incidentes sobre as agências, e muito mais. Um livro conciso e abrangente, fundamental para gestores de agências e estudantes universitários que pretendem construir sua carreira no setor. Antônio Lino Pinto, sócio do Grupo Talent, atua há mais de 30 anos no mercado publicitário, e aborda todas as questões com a propriedade de quem tem muita experiência.

 

Abri minha agência, e agora?, Antônio Lino Pinto.

Livro abri minha agência e agora

Nunca se falou tanto sobre gestão como nos últimos anos. Crise em todo planeta, Europa, Ásia, EUA, América Latina. Diante da crise, destaca-se o grande esforço de toda empresa para conseguir conquistar e manter o consumidor fiel a seu produto ou serviço. Este desafio vale também para as agências de publicidade.

E quando se fala em gestão, não nos referimos apenas à gestão financeira: é muito mais abrangente. Ela envolve todos os departamentos de uma empresa, desde o marketing, produção, finanças, pessoas, novos produtos, etc. Pensando nisso, neste livro, Antônio Lino Pinto apresenta as principais oportunidades e desafios que o pequeno e médio empresário de propaganda vai enfrentar ao abrir seu próprio negócio, ou está enfrentando. São informações importantes sobre gestão de pessoas, gestão de estrutura, gestão da operação, business plan, governança corporativa, relacionamento societário e muitos outros.

 

YouTube e a revolução digital, Joshua Green e Jean Burgess.

Livro youtube e a revolução digital

Partindo do levantamento de 4.320 vídeos de grande audiência no site, os pesquisadores Joshua Green e Jean Burgess apresentam um estudo crítico e detalhado das formas como o público está utilizando essa ferramenta, suas controvérsias e preferências, traçando assim o que os autores chamam de “uma ideia da forma e do escopo da cultura típica do YouTube”.

Na obra, estão elencadas as possíveis razões pelas quais o site se tornou “o país das maravilhas do marketing viral”, mas alvo principal na disputa por direitos autorais. No âmbito da Cultura participativa, não fica de fora a tradicional disputa por canais de comunicação e divulgação de ideias, historicamente dominados pelos grandes conglomerados de mídia.

O livro conta ainda com um plus: um capítulo assinado por Henry Jenkins, autor do cultuado “Cultura da convergência”, que analisa os primórdios do YouTube.

 

O Deus da Criação, Adilson Xavier.

Livro O Deus da Criação

Trata-se de um livro muito divertido e instrutivo, por vezes escrito em linguagem coloquialíssima, sobre o legado de Jesus Cristo ao mundo das comunicações. O publicitário Adilson Xavier criou os Dez Mandamentos da criação publicitária. Uma abordagem perspicaz de quem enxergou em Jesus Cristo e nas entrelinhas da bíblia um método eficiente de comunicação, baseado em frases de efeito, formulações brilhantes e uma capacidade extraordinária de empolgar o público. Um livro divertido não só para publicitários como também para leigos.

 

Oportunidades Disfarçadas, Carlos Domingos.

Livro oportunidades disfarçadas

Em momentos de crise, o melhor a fazer é não se arriscar, certo? Errado. Essa é a hora de sair à procura de boas oportunidades de ganhar dinheiro. Oportunidades disfarçadas é um verdadeiro catálogo de ideias criativas e soluções originais para as mais variadas dificuldades vividas por empresas de todos os tamanhos. Resultado de sete anos de pesquisa, este livro reúne 200 casos reais de companhias e pessoas que transformaram grandes problemas nas melhores chances de suas vidas. Você vai se surpreender com histórias como a do vendedor de enciclopédias quase falido que, para atrair as compradoras, dava perfumes de brinde. O sucesso da fragrância foi tão grande que ele percebeu que o melhor seria mudar de ramo. Nascia, assim, a Avon. Esta é uma leitura obrigatória para todo profissional que busca vencer no mundo competitivo em que vivemos.

 

A Cauda Longa, Chris Anderson.

Livro A Cauda Longa

Chris Anderson, editor chefe da revista Wired, explorou pela primeira vez o fenômeno da ‘Cauda Longa’ em um artigo que se tornou um dos mais influentes ensaios sobre negócios de nosso tempo. Usando o mundo dos filmes, dos livros e da música, ele mostra que a Internet deu origem a um novo universo, no qual a receita total de diversos produtos de nicho, com baixo volume de vendas, é igual à receita total de poucos produtos de grande sucesso. Por isso cunhou o termo ‘Cauda Longa’ para descrever essa situação. Nesse livro, Anderson mostra como chegamos a esse ponto e revela as enormes oportunidades que se originam desse fato, vislumbrando um futuro que está presente.

 

O Futuro dos Preços Free – Grátis, Chris Anderson.

Livro O Futuro dos Preços Free – Grátis

Com a maestria que lhe é peculiar, Anderson volta à cena com este livro único e inspirador, com um texto embasado pela tendência de zerar custos trazida pela era digital. Anderson afirma com veemência que estamos entrando numa era em que a economia pode ser construída em torno do conceito de “gratuito” e como isso afetará a vida das pessoas. Segundo ele, a ideia partiu de um dos capítulos de A Cauda Longa, que trata da economia da abundância. Ele acabou percebendo que nunca havia acontecido de toda uma economia ser construída em torno do gratuito e resolveu, então, mostrar como as pessoas fazem dinheiro e quais são as implicações disso.
O futuro, segundo ele, reserva surpresas inimagináveis até bem pouco tempo para os negócios.

 

Os 8Ps do Marketing Digital, Conrado Adolpho.

Livro os 8 ps do marketing digital

Este livro foi publicado originalmente com o título Google Marketing. O marketing digital passa atualmente por uma fase de consolidação em que apenas as empresas e os profissionais que tiverem um conceito sólido do que representa a internet, bem como um domínio prático sobre as táticas desse novo mundo formado por bits vão prosperar no mercado. O livro Os 8 Ps do Marketing Digital traz para o leitor o passo a passo para se ter êxito nas estratégias de negócios de todos os tipos, utilizando para isso o ambiente on-line. Mostra como transformar a internet em uma ferramenta de negócios eficiente e lucrativa. Por meio de mais de 100 cases e centenas de indicações de ferramentas, apresenta o lado prático do marketing digital, porém, sem deixar de expor de maneira didática e abrangente uma nova teoria, gerada pela era do conhecimento e pelas novas tecnologias da informação e da comunicação.

 

Criatividade S.A., Ed Catmull.

Livro Criatividade S.A.

Qual a fórmula do sucesso por trás de filmes como Toy Story, Monstros S.A. ou Procurando Nemo? Em Criatividade S.A., Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade, a Pixar, que ele ajudou a fundar, ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986. Dos encontros da equipe às sessões de brainstorm, Catmull mostra como se constrói uma cultura da criatividade, num livro definitivo para quem busca inspiração para os próprios negócios.

 

Confissões De Um Publicitário, David Ogilvy.

Livro Confissões De Um Publicitário

Você acha que é publicitário, mas nunca leu este livro? Então está mais do que na hora de começar a leitura.  Esta obra é um dos legados mais sólidos e permanentes deixados por um dos maiores criativos do mundo para o ofício e para o negócio da comunicação e do marketing. E essa herança não se recebe apenas em tais atividades, mas também nos campos e nas disciplinas que concernem ao administrador, ao empresário, ao sociólogo, enfim, ao ser humano interessado. Confissões de um Publicitário é a peça escrita que nos permite comprovar e aproveitar as ideias de um gênio na teoria e na prática. “Eu gostaria de ser lembrado como um redator que teve algumas boas ideias.” (David Ogilvy)

censo agências 2019