7 atitudes simples que podem diminuir o estresse no trabalho

Se é verdade que dar conta de todas as tarefas do dia gera um baita sentimento de satisfação, manter este ritmo com saúde e qualidade de vida é melhor ainda. Mas quando tem paixão envolvida, quando a gente trabalha fazendo o que gosta, temos também uma alta dose de motivação, horas de dedicação ao trabalho e aquela vontade de fazer sempre melhor. Muitas vezes, nem por obrigação, mas, sim, para chegar ao fim da jornada com aquele sentimento gratificante de missão cumprida com sucesso. Afinal, como diminuir o estresse no ambiente de trabalho? ~Rolam os créditos~

créditos

Com muita entrega, normalmente conquistamos mais espaço, mais responsabilidades e, logo, temos a pauta mais cheia. Enquanto nos sentimos bem, com disposição de sobra, tempo para dar atenção à vida pessoal e saúde para dar e vender, a vida segue um fluxo perfeito.

Agora, o perigo é absorver tanto trabalho a ponto de tornar-se apenas profissional e esquecer o mundo lá fora. Aí corremos o risco do estresse, um cara bem chato e que vem acompanhado por outros vilões. E, cá entre nós, a gente sabe o quanto o estresse sufoca, suga nossas energias e ofusca a nossa alegria de viver.

Então, pare um pouco! Ufa! Respira, dá um tempo e se liga nestas dicas para mandar o estresse para longe ou melhor: para nem deixar ele chegar! Saiba exatamente como diminuir o estresse no ambiente de trabalho. Go!

giphy you nedd to relax

Ser multitarefa ou não ser?

Fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode dar a sensação de produtividade, mas também pode ser mais um fator de estresse, pois é impossível focar 100% da sua atenção naquilo que estamos fazendo. Certamente, as tarefas acabam se tornando rasas, abrindo espaço para a confusão.

Para não cair na cilada de ser multitarefa, liste tudo aquilo que precisa fazer, depois reduza sua lista para as coisas realmente essenciais. Dentro delas, escolha apenas as três mais importantes e concentre-se nelas. Além disso, faça primeiro a tarefa mais importante do dia e dedique-se a uma de cada vez.

Simplificar sua lista fará com que você seja mais produtivo e se canse menos. De quebra ainda é possível que você tenha mais criatividade para cada tarefa.

Procrastinação

procrastinação

Deixar as coisas para depois só causa mais ansiedade e desgaste, pois ficamos ligados mentalmente em cada pequena tarefa não terminada e acabamos ganhando preocupações desnecessárias. Faça tudo aquilo que você precisa fazer no tempo certo e não deixe para depois.

O hábito de deixar tudo para a última hora não é nada saudável e pode gerar muito nervosismo e desgaste. Então, se antecipe e evite o atraso, isso ajudará você na tarefa sobre como diminuir o estresse no ambiente de trabalho.

Quando estamos correndo contra o tempo, com o prazo estourado, acabamos cometendo erros desnecessários, deixando outras pessoas irritadas e fazemos tudo com pressa e pouca atenção. Ou seja, a qualidade do trabalho cai e o seu desempenho também. Então, faça tudo enquanto é tempo!

Organização é fundamental.

Para ajudar a otimizar seu tempo e para que você se torne mais produtivo, busque manter tudo organizado. O exercício é difícil para algumas pessoas, mas é estritamente necessário e, mais ainda, é recompensador. Afinal, nada melhor do que ter tudo em ordem para conduzir da melhor forma possível a sua rotina de trabalho.

giphy-organização

Tudo sob controle #sqn

Outra grande fonte de estresse é nossa vontade de controlar tudo e todos. Quanta ousadia, né? A vida não funciona assim. É melhor relaxar, se desapegar e deixar as coisas fluírem naturalmente.

Vale mais respeitar as diferenças, aprender a lidar com as dificuldades do dia a dia e parar de tentar exercer qualquer tipo de controle. Qualquer esforço neste sentido será em vão. A vida é muito dinâmica e cada pessoa é um universo particular. Impossível ser um controlador.

Pausa para respirar fundo

Não fique conectado no trabalho o dia inteiro. Escolha alguns momentos para relaxar, dar uma volta no escritório, uma caminhada, tomar uma água ou um café, bater um papo rápido com o colega ou simplesmente respirar profundamente várias vezes antes de voltar ao ritmo. Respirar pode ajudar você a entender como diminuir o estresse no ambiente de trabalho.

Assim, uma pausa assim deixa um dia muito agitado um pouco mais leve. Além disso, no balanço geral, ao fim do expediente, o corpo e a mente agradecem.

Aqui na Operand adotamos o alongamento como nosso momento de saída da rotina, assim damos um refresh na mente e relaxamos um pouco para voltar ao trabalho com mais foco e calma.

ginástica laboral operand


Gentileza como antídoto

Tentar ajudar os outros também nos ajuda. É o que garante uma pesquisa realizada pela Universidade de Medicina de Yale, nos Estados Unidos. Como dias estressantes normalmente pioram o nosso humor, o segredo está em colaborar com os outros em pequenas ações.

Os resultados da pesquisa mostraram que quanto mais os participantes ajudavam, melhor se sentiam.

E as atitudes deles eram simples: auxiliar alguém com a lição de casa, segurar a porta ou ajudar a carregar as compras de um estranho. Ser fraterno e gentil ajuda a relaxar, sentir-se útil e ver sempre um sentido mais altruísta na vida.

Sempre em movimento para diminuir o estresse

Já estamos cansados de saber que o sedentarismo não está com nada. Bem, não custa lembrar mesmo assim. Procure reservar, pelo menos, dois ou três dias da semana para praticar algum tipo de exercício físico.

Não tem tempo? Para acertar em como diminuir o estresse no ambiente de trabalho tente mudar alguns hábitos! Portanto, prefira utilizar mais as escadas, voltar para casa a pé ou ir em algum lugar próximo sem tirar o carro da garagem.

E se possível, tente incluir exercícios em suas horas de lazer. Que tal nadar, correr ou pular corda em lugares bonitos? Você pode convidar seus amigos para jogar futebol ou vôlei, por exemplo.

Opções não faltam. É possível, sim, espantar o sedentarismo, se movimentar e liberar a tensão acumulada. Um treino de boxe pode ser tudo o que você precisa para esquecer aquele cliente grosso.

giphy-box-fight

Agora que você já sabe como diminiuir o estresse no ambiente de trabalho, mão na massa! Como você viu, as atitudes são realmente simples e estão ao nosso alcance. É só começar a incorporar novos hábitos aos poucos e logo já dará para sentir a diferença.

Enfim, o esforço para espantar o estresse e deixar a vida mais leve vale a pena. Como tudo na vida, o bem-estar a gente também conquista e o importante é viver bem. 😉

giphy-feels good man

Adaptado de Vida em Paz