7 dicas para manter a produtividade sem matar a criatividade

Há quem acredite que algumas coisas são inconciliáveis, ou, simplesmente, difíceis de alcançar. Mas, quase sempre é possível fazer mais do que imaginávamos. No dia a dia da empresa, registrar a produtividade da equipe e ainda contar com todo o seu potencial criativo é um dos maiores desafios. A boa notícia é que com a aplicação de técnicas simples (e inteligentes) é possível encurtar e simplificar o caminho em busca da equação perfeita. Ou seja, criatividade + produtividade = resultados excepcionais e efeito “Uau!”

Segundo a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a fórmula para exigir mais dos profissionais e, ao mesmo tempo, motivá-los é simples. Ou seja, basta investir cada vez mais do desenvolvimento de cada um deles. Ao valorizar os talentos e apostar neles, além de estabelecer uma relação mais sólida, baseada na confiança e no respeito, o gestor encoraja os profissionais e fornece suporte. Como condições estruturais e emocionais. Assim, eles exercem seu trabalho de forma mais humana. Aumentando a produtividade e o seu nível de comprometimento com a empresa e os clientes. Inclusive, o que acaba impulsionando o crescimento de todos.

# 1 Estabeleça metas, compartilhe expectativas e defina papéis

Para pautar o trabalho da equipe, busque construir um plano estratégico de atuação e envolver todos na conquista dos resultados esperados. Ou seja, ao definir metas, procure indicar aos profissionais também as etapas de trabalho. Assim, fica mais fácil atribuir as tarefas e gerenciá-las.

Um dos segredos para promover o engajamento de todos é compartilhar com os integrantes da equipe informações básicas. Como a visão estratégica de cada projeto, atividade, tarefa. Quanto mais informação, maior a motivação para se dedicar aos projetos e objetivos da empresa. Portanto, mais intenso será o sentimento de pertencimento.

equipe de trabalho - criatividade

E para que o time possa chegar ao fim de cada jornada com a sensação de missão cumprida é essencial que cada um saiba, ao certo, o seu papel no processo e tenha clareza sobre a importância da sua contribuição. O sucesso de cada projeto (e da empresa) depende, essencialmente, da participação e da entrega de cada um. É preciso que todos tenham em mente o papel que desempenham no projeto ea importância deajudar a equipe a cruzar a linha de chegada.

# 2 Priorize a gestão do tempo

A partir do momento que o gestor prioriza a gestão do tempo e do rendimento da equipe, ele tem condições de impulsionar a performance da equipe. E assim, garantir resultados mais positivos para a empresa.

Com o controle das atividades e horas de trabalho de cada profissional, fica mais fácil gerenciar os prazos e as entregas, e acompanhar a qualidade final dos jobs. Um controle sistemático do desempenho e das horas trabalhadas permite ainda:

– aumentar o rendimento dos colaboradores em cada atividade executada; relógio - produtividade e tempo

– comparar deadline planejado x trabalho/tempo realizado;

– constante aprimoramento na execução das atividades;

– fazer uma melhor gestão do tempo;

– identificar quais profissionais, quais cargos e equipes têm maior eficiência e desempenho;

– melhor aproveitamento da capacidade produtiva de cada um dos funcionários, da equipe e da empresa como um todo.

# 3 Invista em uma comunicação interna

A empresa atua na área de comunicação, marketing e design, mas não tem uma política de comunicação interna eficiente. A situação é mais comum do que imaginamos. Ou seja, é um contrassenso que resulta na ausência do espírito de equipe e na perda de produtividade. E, implica na falta de uma filosofia que seja comum a todos.

Se a empresa perde tanto não nos resta dúvida de que investir em uma comunicação interna e eficiente é o melhor caminho. Portanto, é assim que o gestor pode promover a integração dos profissionais da equipe e, ao mesmo tempo, incentivar o aumento da produtividade. Busque investir em canais de comunicação interna para facilitar a troca de informações dentro de cada núcleo de trabalho, e também entre equipes diferentes.

Quando todos falam a mesma linguagem e trabalham pautados pela mesma visão, interagindo constantemente, a empresa ganha um time integrado e motivado.  Aliás, esse time se dedica às tarefas com maior agilidade, aumentando a produtividade da equipe rumo ao alcance dos objetivos propostos.

# 4 Esteja sempre ao lado da equipe

Invariavelmente, em alguma medida, os profissionais sentem necessidade de ter um líder presente e participativo. Então, seja um gestor parceiro! criatividade-e-produtividadeOu seja, acompanhe o dia a dia da equipe e trabalhe com ela, lado a lado. Sempre que possível ou necessário, forneça um feedback para os profissionais. Esta é a melhor ferramenta de evitar retrabalhos ou trabalhos improdutivos, e estimular o crescimento de cada um. Quando você observar oportunidades de melhorias, tanto nas entregas, quanto na postura, compartilhe-as com o colaborador. Assim, ele pode fazer ainda melhor e entregar mais.

E quando o trabalho tiver sido bem executado, reconheça o mérito da equipe e elogie. Incentive a manutenção de boas práticas. A valorização das pessoas torna a gestão mais fácil, a rotina mais leve e traz resultados mais positivos para todos.

# 5 Tecnologia para garantir mais produtividade 

Para promover a colaboração e a eficiência, a adoção de ferramentas tecnológicas é um dos caminhos possíveis. Com a implementação de um sistema de gestão, a empresa inaugura uma nova era de administração.  Ou seja,  ganha possibilidade de integrar áreas e profissionais, organizar processos e controlar o fluxo de atividades. As plataformas de gestão permitem ao gestor e aos profissionais acessar o status dos jobs, acompanhar as interações entre os responsáveis, compartilhar arquivos de trabalho, e monitorar o tempo estimado de entrega e o prazo cumprido. O dia a dia da agência fica disponível on-line, 24 horas por dia, e acessível de qualquer dispositivo ou localidade, melhorando o desempenho de cada profissional e, principalmente, da equipe.

# 6 Agilize o fluxo de trabalho

Muitas vezes, a produtividade da equipe é comprometida porque os funcionários canalizam boa parte do seu tempo e energia para tarefas pequenas e burocráticas que podem vir a ser eliminadas, ou, pelo menos, ser feitas com uma frequência menor.

Por isso, é preciso rever a necessidade e o valor agregado de cada atividade desenvolvida. Pergunte-se: essa tarefa contribui diretamente para o alcance do objetivo? Dá para simplificar, suprimir ou automatizar essa atividade? A eliminação de etapas desnecessárias mantém o fluxo do trabalho em um ritmo constante. Além disso, a equipe tem condições de responder com mais agilidade aos clientes.

#7 Confie na equipe e aprenda a delegar

Acreditamos que você contratou pessoas inteligentes, talentosas e preparadas para fazer o trabalho. Agora, lance os desafios e confira autonomia para que os profissionais trabalhem. Primeiro, avalie o potencial de cada um e os cargos e, depois, de acordo com esses critérios, delegue as tarefas.

Quando todos estiverem trabalhando focados nas demandas certas de forma organizada, é possível atingir um novo nível de produtividade. Mesmo se tratando de uma equipe enxuta. Mas preste atenção: evite o microgerenciamento e a supervisão rígida. O controle excessivo pode sufocar os profissionais, matando a criatividade e a motivação.

# Produtividade + criatividade = alta performance

As empresas que têm metas desafiadores e buscam resultados mais positivos devem pensar em diferentes formas de garantir a produtividade da equipe, construindo uma estratégia focada na gestão de atividades, equipes e tempo. O segredo é aprender a usar os recursos disponíveis de forma eficiente, para maximizar a qualidade dos serviços e produtos entregues.

Na empresa, todos devem abraçar uma única missão: entregar o projeto/job solicitado dentro do prazo previsto, com a máxima qualidade e criatividade expressas. Aos gestores, cabe o desafio de orientar, acompanhar e motivar os profissionais. Além de supervisionar os resultados e entregas e controlar a produtividade do time.

 

 

Com o uso inteligente da tecnologia, a revisão dos processos de gestão, a valorização das pessoas e um líder parceiro à frente da equipe, a empresa pode alcançar um novo patamar. Com mais produtividade, qualidade agregada aos produtos e serviços, profissionais criativos e clientes satisfeitos. Por fim, o passo a passo está apresentado, agora, é só segui-lo e percorrer o caminho com mais segurança, aplicando as ferramentas e estratégias,  para conquistar mais produtividade e manter a equipe com um potencial criativo sem limites. Você tem o roteiro em mãos, então, comece agora mesmo a aplicar criatividade + produtividade !