Como ser um bom gestor: confira 7 dicas matadoras

Quando você é o entusiasta e também o gestor do seu empreendimento, o desafio de fazer acontecer e dar certo é grande. O sonho pode ser seu, mas a sua realização gera muitos impactos. O compromisso é com você, seus sócios, seus colaboradores. E, também, com a sociedade. Sim! No momento que um novo empreendedor se lança e investe em um novo projeto, a comunidade pode ganhar muito com mais empregos, mais oportunidades, mais competitividade. E aliás, mais profissionalismo.

Na prática da gestão, mesmo com as expectativas mais positivas e muito estudo e preparo, os avanços na empresa podem não ser tão simples e rápidos. Afinal, quando você está à frente de um time e de vários processos, algumas surpresas podem aparecer e te exigir mais do que você sabe. É aí que você aprende! Ou seja, o desafio do empreendedor é descobrir o melhor caminho e os segredos de gestão.

Para te ajudar a se preparar, listamos algumas questões essenciais que podem pautar sua atuação. E, principalmente, dar uma orientação quando nem tudo acontecer como o esperado. Aprenda mais sobre diferentes aspectos estratégicos de gestão e faça mais pela sua empresa. Prepare-se para crescer como gestor!

1. Priorize o crescimento sustentável

Os números revelam que o crescimento nem sempre está ligado a estratégias super elaboradas ou a produtos e tecnologias inovadoras. Um estudo, realizado pela Universidade da Virgínia, reuniu 225 candidatos de diferentes empresas, em uma seleção, e identificou, inicialmente, 25 indivíduos que haviam conquistado crescimento orgânico de primeira linha. Além disso, com base entrevistas em profundidade realizadas com cada um, foi possível concluir que as estratégias e a inovação tecnológica ajudam, sim.

Porém, na maioria das vezes, o crescimento sustentável é conquistado quando os dirigentes operacionais conseguem dar início a algo como uma reação química que leve a resultados significativos. Para fugir de qualquer obstáculo e garantir o crescimento sustentável, é preciso, portanto, ser um bom líder – atento, sensível e estratégico – e ter em mente que o crescimento começa com você. Por isso, o que realmente importa é saber quem você é, como você está estruturado e estar ciente do seu potencial, para ter a segurança de tentar quantas vezes for necessário e, principalmente, de motivar o seu time, cada vez mais. Ou seja, a força da liderança é a mola propulsora para o crescimento!

2. Construa um plano de metas e submetas

Pode parecer clichê mas, mais uma vez, se aplica, sim, à realidade do colaborador_trabalhando_em_agênciaempreendedor. O poder das metas é surpreendente. Os psicólogos Gary Latham e Edwin Locke consideram que fixar metas é uma das formas mais fáceis de aumentar a motivação e o desempenho em 11% a 25%. Além disso, eles afirmam que grandes metas levam aos melhores resultados, superando muito metas pequenas, médias e vagas. Então, não pense duas vezes. Ou seja, seja um empreendedor estratégico e construa um plano de ação com metas e submetas bem definidas para pautar a atuação do seu time.

As metas são inspiradoras e motivam os profissionais a encarar a caminhada – e superar qualquer tipo de dificuldade – na busca pelos resultados esperados. Quando muito ambiciosa, a meta é uma ferramenta oculta de crescimento e pode ser usada como alavanca, ainda que pressione a equipe em um primeiro momento. Portanto, vale usar o plano de metas e submetas como uma ferramenta de motivação do time.

3. Mantenha o foco

Foco é essencial para a tarefa do líder. Afinal, só assim ele saberá o que fazer e para onde direcionar sua própria atenção. O líder precisa ficar atento a três focos diferentes: gerenciar seu próprio foco em si mesmo, e para onde olhar; focar nas pessoas com quem trabalha e nas que trabalham para você; e focar no mundo ao seu redor. Ou seja, no contexto no qual sua organização está inserida. Estes três tipos de foco tornam um líder mais eficaz. Por isso, a atenção do gestor para cada um deles faz parte da estratégia da empresa. Portanto, os três focos funcionam juntos.

4. Inovação ao pé da letra

A inovação deve estar no DNA da empresa. Hoje, mais do que nunca, ela é indispensável. Certamente, só é inovador aquilo que transforma, de fato, a vida das pessoas. Para inovar pra valer, é preciso ir além da oferta de produtos e serviços. A proposta é impactar na vida das pessoas de modo significativo. Ou seja, não basta a empresa conquistar o lucro, é preciso, também, pensar em como contribuir para a saúde e a alegria das pessoas. Aliás, desde os colaboradores até os clientes finais.

Inovação tem tudo a ver com a conquista de um equilíbrio entre os indicadores de resultado e de mercado, e a satisfação das pessoas. É preciso que a mentalidade do gestor mude, se expandindo. Inovar é fazer o melhor para a empresa, para as pessoas e para a comunidade, afinal, estamos todos conectados em um único sistema.

5. Monte um time com nível de excelência

Um bom gestor é um encantador de pessoas. Isso mesmo! A habilidadeequipe_trabalhando_reunião de fortalecer e motivar equipes de alto desempenho é um diferencial. Um líder inspiracional é capaz de estabelecer altas expectativas e esperar por uma performance excelente e resultados individuais ótimos, mas, ao mesmo tempo, é capaz de mostrar a paixão pelo projeto e ajudar os profissionais a também se apaixonarem. Portanto, seja exigente, sem deixar de ser compreensivo e motivador. E, monte um time forte, ousado e apaixonado.

6. Energia é vida! Como ser um bom gestor tendo energia

Lembre-se disso todos os dias. Para muitos, a frase já soa quase como um mantra. Um empreendimento cheio de energia, com uma equipe cheia de empolgação mantém a empresa forte e cheia de vida. Além disso, é a positividade que atraí pessoas e coisas boas. E o melhor é saber que você, como líder, pode tornar qualquer atividade e empresa empolgante. Além de muita energia e empolgação, é preciso acreditar nas pessoas e ajudá-las a revelar o seu melhor.

Muitos profissionais têm características que lhe são próprias, mas também tem outras tantas que podem desenvolver. Além disso, o líder pode ajudar cada um, compartilhando sua empolgação e fornecendo ferramentas incríveis aos profissionais que eles treinem suas habilidades e se desenvolvam. É desta forma, com o apoio do líder, que o entusiasmo dos profissionais cresce e a empolgação também. Mais energia, mais força, mais trabalho. Ou seja, um líder empolgado proporciona aprendizado impulsionando o crescimento de cada um e, também, da empresa.

7. Propósito e entusiasmo empreendedor

Um empreendedor de sucesso é movido por um ou mais propósitos e pelo seu nível de entusiasmo. Afinal, ninguém se prepara para uma batalha sem ter uma causa para defender e um propósito claro. O empreendimento ganha vida com um propósito e muito entusiasmo e só cresce se o gestor consegue manter esse estímulo e adotar o propósito como missão. Peter Diamandis e Steve Kotler elencaram as principais ferramentas psicológicas que levam ao sucesso e uma delas é, justamente, o entusiasmo. Contudo, é claro que mantê-lo, diante de todas as situações e cenários, nem sempre é fácil. Por isso, apresentamos a seguir as leis de Diamandis para fortalecer o entusiasmo empreendedor e manter o crescimento como uma variável constante.

Entusiasmo empreendedor: leis de Peter (Diamandis)

Se algo pode dar errado, conserte (Dane-se, Muphy!)

Quando tiver entre duas opções, escolha ambas.

Vários projetos levam a vários sucessos!

Comece do alto, depois suba.

Siga o que está escrito no livro, mas seja o autor!

Quando forçado a ceder, peça mais.

Se você não consegue vencer, mude as regras.

Se você não consegue mudar as regras, ignore-as.

Perfeição não é opcional.

Quando não tiver nenhum desafio á frente, crie um.

“Não” significa simplesmente começar um nível acima.

Não ande quando puder correr.

Quando em dúvida: PENSE!

Paciência é uma virtude, mas persistência até chegar ao sucesso é uma bênção.

A roda que range é substituída.

Quanto mais rápido você se move, mais devagar o tempo passa e mais você vive.

A melhor forma de prever o futuro é criá-lo você próprio.

A relação entre algo e nada é infinita.

Você obtém o que incentiva.

Se você acha que algo é impossível, é mesmo para você.

Um expert é alguém capaz de lhe dizer exatamente como algo não pode ser feito.

Um dia antes de uma coisa ser realmente revolucionária, ela é só uma ideia maluca.

Se fosse fácil, já teria sido feito.

Sem um alvo você errará todas as vezes.

Fracasse cedo, fracasse com frequência, fracasse avançado.

Se você não consegue medir, não consegue melhorar.

O recurso mais precioso do mundo é a mente humana persistente e entusiasmada.

A burocracia é um obstáculo a ser vencido com persistência, confiança e um buldôzer quando necessário.

Enfim…

Com estas dicas sobre como ser um bom gestor você pode seguir em frente e ajudar o seu time a se fortalecer. Grandes empreendedores têm condições de desafiar o impossível, antecipar o futuro, e contribuir para o crescimento das pessoas e da sociedade. Afinal, quando você, seus colaboradores e sua empresa crescem, os impactos são positivos para todos. Inspire-se e faça cada vez mais e melhor. Siga rumo ao crescimento!