7 filmes que irão te dar uma nova visão sobre publicidade

Quando o assunto é publicidade, nós geralmente buscamos informações práticas: “o que fazer?”, “como fazer?”, “novas ferramentas do mercado”. Contudo, algumas vezes, é melhor dar um passo para trás e, ao invés de buscar ações imediatistas. Tentar enxergar o todo e as nuances que não conseguimos ver na caótica rotina de trabalho. E a arte é uma ótima forma de visualizar o todo, utilizando outros ângulos, outros focos e uma visão ‘externalizadora’. Mesmo de coisas que você vê todos os dias. Por isso, queremos trazer algo diferente hoje. Uma lista não pragmática, uma lista artística, não de coisas para fazer, mas de coisas que vão fazer algo por você, fazer você sentir a publicidade de uma forma diferente. Portanto, vamos a parte boa do texto. Onde escolhemos 7 filmes sobre publicidade que irão mostrar partes dela que você não está acostumado a ver no dia a dia.

Vamos à lista?

1. The Insider

Com uma forte ênfase em comunicação empresarial, jornalismo e o trato com a informação, The Insider é um filme direto ao ponto. Discute o poder das grandes corporações e como elas usam de publicidade (e força bruta) para alcançar seus objetivos.

O longa metragem traz bons argumentos sobre a ética na publicidade. Além disso, nos faz questionar se estamos usando a publicidade (e a informação) para um futuro melhor ou apenas para vender produtos. Um dos filmes sobre publicidade mais recomendados para quem quer ter uma nova perspectiva sobre a publicidade (e uma dose Al Pacino nunca é demais, né?).

 

2. No

“Uma história verdadeira de uma campanha de marketing que começou uma revolução”. Assim como The Insider, No possui um enredo poderoso, mas sem perder aspectos de diversão e entretenimento. O filme conta a história sobre um ponto crítico na história do Chile. Quando o então ditador Pinochet teve seu governo colocado em cheque. Além disso, autoridades internacionais obrigaram o ditador a legitimar sua presença como comandante do país através de uma votação geral. Ou seja, um simples “sim” ou “não” para definir se Pinochet permaneceria no poder.

Enquanto a campanha do “sim” era pautada em violência, repressão e mortes, a oposição contou com a ajuda de um jovem profissional de comunicação e marketing, quem enxergou uma forma diferente de “vender” a campanha do “não”.

Além disso, é um longa internacional selecionado para o Festival de Cannes, muito criativo e que mostra o poder positivo da publicidade responsável.

 

3. Além do Cidadão Kane

Certamente, indispensável para os profissionais de mídia. E, muito recomendado para os profissionais de comunicação, Para Além do Cidadão Kane é um filme sobre a influência da televisão.

Ou seja, com um olhar crítico e ácido sobre uma das maiores redes do mundo, a rede Globo. Além disso, o filme retrata a manipulação da informação e como a comunicação impacta a população brasileira.

 

4. O Grande Gatsby

Em um tom descontraído e divertido, este filme pode não parecer, à primeira vista, uma indicação pertinente para quem quer ter uma nova visão sobre marketing e publicidade. E embora seu enredo não gire em torno disso, O Grande Gatsby fala muito sobre a influência de uma propaganda bem feita.

Tendo como um de seus elementos principais as festas do misterioso personagem Gatsby, o filme mostra claramente como estes eventos se tornaram importantíssimos para toda a população através de uma mensagem bem construída por seu anfitrião, Gatsby. Ou seja, tudo isso por meio do famoso boca a boca (hello galera social media, viralização… Alcance orgânico… Conteúdo compartilhável… Tem bastante coisa para ver aqui, né?).

 

5. Lemonade

Com uma conotação mais realista, Lemonade se trata de um documentário sobre mais de 130 mil publicitários que perderam seus trabalhos nos EUA durante o período da Grande Recessão (2008–09).

O filme discute o impacto que o mercado sofreu durante uma complicada crise. E, como, ao poucos, as pessoas mais afetadas tiveram que agir para sobreviver sem poder trabalhar em suas vocações originais.

Portanto, Lemonade é sobre o que acontece quando pessoas que eram pagas para serem criativas são forçadas a serem criativas com suas próprias vidas.

 

6. Art&Copy

Abordando a publicidade de uma forma mais clássica, Art&Copy é sobre o glamour. Bem como, a relevância, as cores sobre o canvas da criatividade que só a paleta publicitária oferece.

Não há muito mais o que dizer sobre o filme, além de que é uma “leitura obrigatória” para qualquer profissional da área.

 

7. Lobo de Wall Street

Dobradinha de Di Caprio aqui na lista, o filme Lobo de Wall Street é tudo o que você precisa para entender as dinâmicas de vendas. Além disso, este é um dos mais conhecidos filmes sobre publicidade.

O longa divertido e vibrante também é uma ótima fonte de inspiração para liderança e empreendedorismo (excluindo as partes ilegais e imorais).

Enfim…

Agora que você está munido com os melhores filmes para revisitar a publicidade com outra perspectiva, basta terminar o expediente, preparar um balde gigantesco de pipoca e sentar na frente da TV para uma jornada diferente sobre seu trabalho.

Gostou da nossa lista de filmes sobre publicidade? Indique para a gente nos comentários! 😉