8 livros sobre gestão do tempo e produtividade!

Descubra como a utilização adequada das ferramentas de gerenciamento do tempo pode garantir a melhoria da produtividade e qualidade de vida.

A sociedade atual vive a fase do desenvolvimento industrial e tecnológico, principalmente no excesso de informações e exigências nas repostas de trabalho mais rápidas. Percebe-se, então, que crescimento do ritmo de dados impacta diretamente na vida dos indivíduos, de modo que a pressão e a quantidade de demandas vão à contramão da gestão do tempo.

Esta, quando feita de forma eficaz, é uma ferramenta poderosa para o aumento da produtividade e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Em suma, o processo de organização da rotina está atrelado à motivação, qualidade de vida e desempenho, e deve ocorrer em conjunto com uma mudança comportamental.

Isso significa ter mais foco e disciplina, reduzir o estresse e a procrastinação e evitar o multitasking, que significa a realização de multitarefas.
Assim, o bom planejamento e controle do tempo definem o grau de importância das atividades consideradas prioritárias, inibindo o desperdício deste recurso precioso no dia a dia.

Cabe ainda ressaltar que, apesar dos desafios inerentes à otimização do tempo, existem técnicas específicas que facilitam o seu êxito.
Neste post, falaremos sobre oito livros que abordam o tema em questão, para que você possa gerir melhor o seu tempo e se tornar uma pessoa altamente produtiva.
Boa leitura!

1. Faça Tempo – Jake Knapp e John Zeratsky

Como vencer a sobrecarga de informações e concentrar as energias em atividades que realmente importam? Esta e outras inúmeras questões a respeito da organização do tempo são trazidas à tona no livro “Faça Tempo”.

Nele, os autores Jake Knapp, inventor do processo Design Sprint, e John Zeratsky, investidor de startups, oferecem um verdadeiro guia para aperfeiçoar a produtividade, estabelecer prioridades e controlar as grandes facilidades modernas que atrapalham a rotina, como as redes sociais.
Todos os seus ensinamentos foram baseados em experiências vividas que deram origem aos quatro passos principais de maximização do tempo, sendo eles: destaque, foco, energia e reflexão.

Por meio desta leitura prática e interativa, você aprenderá a confiar em prazos curtos e terá mais concentração na execução de tarefas diversas!

2. Produtividade Máxima – Tamara Myles

A produtividade é a junção da eficiência com a eficácia, e significa planejar atividades com hierarquia de disposição e prioridade, utilizando o mínimo de recursos necessários. E para tratar deste assunto tão relevante, escolhemos a obra “Produtividade Máxima”, que foi escrita por Tamara Myles, palestrante e especialista no tema.

Neste livro, a autora desenvolve o conceito de “Pirâmide da Produtividade Máxima”, uma estrutura comprovada e inspirada no padrão das necessidades de Maslow, composta por cinco níveis que devem ser seguidos como uma rota para que você alinhe as suas tarefas aos objetivos e metas.
Dessa forma, você descobrirá como organizar o seu espaço e informações eletrônicas, e terá mais autoconhecimento para gerenciar o próprio tempo, aproveitando as vantagens da produtividade aprimorada.

3. Organize Tomorrow Today – Dr. Jason Selk, Tom Bartow e Matthew Rudy

O segredo das pessoas de sucesso não está no talento inato, e sim no aperfeiçoamento de hábitos produtivos que provocam a melhoria organizacional. Essa é a premissa do livro “Organize Tomorrow Today”.
Jason Selk, coach de alta performance, em coautoria com Tom Bartow e Matthew Rudy, apresenta o guia definitivo para alcançar uma vida plena e o desenvolvimento pessoal, com base em oito ferramentas de desbloqueio mental e otimização de desempenho.

Em resumo, os autores esclarecem para seus leitores como transformar bons comportamentos em hábitos, fugir da normalidade a fim de conquistar a grandeza, evitar as multitarefas e fazer uma autoavaliação coerente com os processos de trabalho.

Através desses ensinamentos valiosos, você se tornará uma pessoa mais focada, produtiva e autoconfiante!

4. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen R. Covey

Para atingirmos o maior grau de eficiência que impulsiona o crescimento pessoal e interpessoal, é primordial realizar mudanças de dentro para fora, potencializando princípios imutáveis de energia, força e integridade.

Diante disso, a nossa quarta recomendação de leitura é o best-seller “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, segundo o qual Stephen Covey, renomado professor de liderança, revela os sete hábitos para alcançar resultados extraordinários, fundamentados na ética do caráter.
Eles são divididos em três grupos: autodomínio, trabalho em equipe e melhoria contínua, e funcionam como os degraus de uma escada que levam à transformação pessoal.

Todas as lições do autor são ideais para quem busca agir de forma proativa e deseja eliminar atividades irrelevantes que desperdiçam tempo, criando sinergia e expandindo conhecimentos.

5. A Tríade do Tempo – Christian Barbosa

Se você deseja ser uma pessoa mais produtiva e eficiente, equilibrando a vida pessoal e profissional unidas a um propósito, deve conhecer mais a fundo o livro “A Tríade do Tempo”.

Christian Barbosa, considerado o maior especialista em produtividade no Brasil, desenvolve a metodologia homônima estruturada em três grandes esferas de atividades: urgentes, importantes e circunstanciais.
Sua obra, fruto de pesquisas com milhares de pessoas acerca das dificuldades da administração do tempo e produtividade nos dias atuais, leva os leitores a repensarem suas próprias escolhas que refletem nas ações e sonhos.

A prática deste conceito inovador vai permitir que você adapte a sua tríade conforme suas necessidades e anseios e tenha o tempo como seu maior aliado!

6. Sucesso no Trabalho – Morten T. Hansen

A questão da produtividade no trabalho é hoje, mais do que nunca, uma preocupação em comum de todos os profissionais que queiram se destacar no mercado de trabalho.

Por esse motivo, o best-seller “Sucesso no Trabalho”, escrito por Morten Hansen, reconhecido como um dos mais influentes pensadores de gestão do mundo, não poderia faltar na nossa lista.
O autor explica, de forma abrangente, quais os fatores que possibilitam os indivíduos a terem um desempenho de alto nível no trabalho, e expõe as sete práticas de trabalho mais inteligentes voltadas para a maximização do tempo e performance.

Vale frisar que o livro é resultado de um estudo de cinco anos feito com milhares de gerentes e funcionários e, sem dúvidas, te ensinará a realizar mais fazendo menos!

7. 15 Secrets Successful People Know about Time Management – Kevin Kruse

Inteirar-se sobre os hábitos de produtividade e gerenciamento do tempo praticados por pessoas bem-sucedidas é uma forma eficaz para conquistar esse padrão de excelência.

Este é o tema central do livro “15 Secrets Successful People Know about Time Management”, de autoria de Kevin Kruse, colunista da Forbes Leadership e CEO da LEADx.

Após conhecer os segredos de diversas pessoas de sucesso, o autor destilou suas lições aprendidas sobre otimização do tempo, que é o recurso mais valioso e escasso, e as transformou em quinze regras inestimáveis para duplicar a produtividade sem se sentir sobrecarregado.
A implementação dos ensinamentos contidos na obra são fortemente recomendados para você que deseja ter mais concentração, energia, domínio do trabalho e ordenamento dos pensamentos, tudo isso somado ao autocuidado!

8. O Ponto de Equilíbrio – Christine Carter

Christine Carter, notável socióloga e membro sênior do Greater Good Science Center, traz em sua obra “O Ponto de Equilíbrio” todo o conhecimento adquirido nas suas pesquisas relacionadas à produtividade, felicidade e alta performance.

A partir daí, oferece um guia passo a passo com as melhores estratégias para desenvolver micro-hábitos que economizam tempo, converter as tentativas e erros em recompensas e o estresse em energia produtiva e criativa.

Além disso, a autora disponibiliza em seu livro vários insights sobre como unir nossas paixões, trabalho e vocações, para então encontrar o equilíbrio e se preparar para as dificuldades.

Por fim, esta leitura é um convite para amar a si mesmo, criar elos, lutar contra a autossabotagem, ter mais calma e usufruir do tempo em prol da própria felicidade!

Faça o relógio trabalhar a seu favor!

Todas as ações humanas estão associadas ao contexto temporal, portanto o gerenciamento do tempo contribui de forma significativa para a implantação e execução do planejamento estratégico pessoal.
Este método de gestão da vida é de grande valia para mudar hábitos e comportamentos negativos, criar oportunidades e atingir o sucesso duradouro, que se dá através da proatividade e fortalecimento do propósito.

O aumento da produtividade e organização de atividades pessoais e profissionais, ligadas à otimização das ações do cotidiano, também decorrem do aproveitamento eficaz do tempo.
Observa-se, ainda, que a construção de uma rotina adequada e produtiva traduz benefícios incontáveis para a saúde mental e física de todos os seres humanos. Dado isso, esperamos que cada um dos livros sugeridos neste post te levem a sair da zona de conforto, transformem o seu dia a dia e motivem os seus resultados!

“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.” (Pitágoras)

E ai, gostou da nossa seleção de 8 livros sobre gestão do tempo e produtividade?

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!