8 dicas para construir uma agência de publicidade de sucesso

Em um cenário estável, fazer uma empresa criativa dar certo e crescer, em um ritmo constante, é um grande desafio. Em tempos de recessão, a missão é ainda mais complexa. Não à toa a média de mortalidade das empresas é tão alta, especialmente, nos dois primeiros anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de cada dez empresas seis fecham antes de completar cinco anos. Neste contexto, é possível construir uma agência de publicidade de sucesso?

Sim! Porque mesmo diante das dificuldades e do contexto de crise econômica, o empreendedorismo registra uma curva crescente. De acordo com o Sebrae, onze milhões de empresas foram criadas, no Brasil, entre 2016 e 2017. Então, este ainda é um bom caminho, sim. Principalmente, se você tiver disposto a trabalhar duro, com muito foco e energia para fazer dar certo. A seguir, compartilhamos algumas dicas para ajudar você a construir uma agência de publicidade de sucesso.

Como construir uma agência de publicidade de sucesso?

#1 Reúna talentos para criar algo novo

Em um cenário de crise e em um momento que a publicidade busca redescobrir sua razão existencial, para o empreendedor que está lançando na área se descortinam várias oportunidades. Fazer algo novo e surpreendente, agora, é romper com o ciclo de crise e mostrar que é possível fazer melhor, a partir da ressignificação do que já existe.

Neste momento, inovação é palavra de ordem. É preciso saber aproveitar as tendências, identificar as atuais bandeiras e lutas e se apropriar delas para comunicar. Por exemplo, a diversidade é um tema que, cada vez mais, tem projeção ampliada. Então, porque não abordá-la de um modo inteligente, criativo, contribuindo para a quebra de paradigmas e preconceitos? Afinal, além de servir aos objetivos das marcas, a publicidade também tem sua função social. Feliz da agência que adquire essa consciência e mais: aprende a explorar essa possibilidade, na medida certa, a favor do cliente e da comunidade.

# 2 Personalize sua agência

Você pode até dizer que não e tentar se esconder, mas a verdade é que para agências de pequeno e médio porte, o proprietário é o protagonista dos novos negócios: ele é a cara da agência. Isso porque as novas parcerias são construídas a partir de bons relacionamentos. As pessoas querem trabalhar com profissionais que elas conheçam, confiem e gostem.

Então, use e abuse das suas contas pessoais de mídia social, como Facebook, LinkedIn, Google + e até Pinterest, para se fazer presente e interagir nas redes. Nestes espaços, você pode se conectar com dezenas de prospects e manter contato frequente com eles, sem depender de outras táticas. As redes escondem um universo de oportunidades: saiba explorá-las!

#3 Para quem você quer prestar serviço?

Pode parecer que não, mas a resposta para esta pergunta é decisiva, porque encurta o seu percurso até o cliente certo. Para construir uma agência de publicidade de sucesso, é fundamental definir claramente seu público-alvo. Só assim é possível desenvolver um canal de geração de leads e um novo programa de negócios consistente.

É comum ver empreendedores desperdiçando uma quantidade considerável de tempo e esforço perseguindo o tipo errado de contas. Tenha clareza sobre o perfil de cliente que você quer conquistar. Além disso, aprenda a dizer não quando for necessário. Tal postura é importante para um plano de negócios bem-sucedido.

#4 Crie um bom plano de marketing

Depois de definir seu público-alvo e seu diferencial, você precisa desenhar uma estratégia viável, que seja capaz de levá-lo ao alcance dos seus objetivos. Embora muitas agências ofereçam o serviço de consultoria e planejamento em marketing, elas pecam e negligenciam a construção do plano para a própria marca. É como diz o ditado popular: “ Em casa de ferreiro, espeto é de pau.”

Mas não dá para se conformar com isso. Como empreendedor da área, você deve ser o primeiro a fazer bonito e dar o exemplo. Afinal, se você não sabe o que deseja alcançar, muito dificilmente vai conseguir o que deseja. É preciso trabalhar com foco!

Quando você constrói um plano para seu novo negócio, ele se torna muito mais consistente. Isso porque ao ter um programa você tem em mãos uma ferramenta mensurável, que permite avaliar, refinar e melhorar sua atuação.

# 5 Apresente um histórico consistente de audiências correspondentes

Nesta etapa, é importante sempre apresentar aos clientes o melhor trabalho. Mas, afinal, qual é de fato, seu melhor trabalho? Aqui, o critério não é apenas o alcance das campanhas ou o número de pessoas que assistiu a campanha publicitária. O melhor trabalho é aquele desenvolvido pela equipe criativa de forma altamente assertiva, aliando o produto com o público certo em uma proposta de propaganda estratégica.

Por exemplo, o público da marca que consome com mais frequência são jovens de 18 a 25 anos. Ao fim da campanha, foi registrado aumento no consumo desta faixa etária? Se não, muito possivelmente este não foi o melhor trabalho da agência. Ainda que tenha sido premiado, não foi o mais eficaz.

Para construir uma agência de publicidade de sucesso, destaque os melhores trabalhos já entregues. Isso atraí, mantêm e tranquiliza os clientes.

# 6 Explique o seu trabalho e compartilhe o processo de criação

Como uma empresa criativa, a agência de publicidade, muitas vezes, preenche uma lacuna deixada pela área interna de marketing das organizações. Mais um motivo para a equipe se esforçar e entregar o seu melhor. Afinal, não há referência interna, de modo que a agência é a especialista no assunto. Mas, nem por isso os criativos adquirem o direito de fazer tudo ao seu “bel prazer” ou, ainda, fugir, do que o cliente deseja.

É claro que o desafio é ser inovador e criativo na medida certa na concepção de uma peça publicitária. Porém, esse é o desafio de todos: alta direção, equipe de marketing, agência e profissionais do seu time. Por isso, é fundamental que os profissionais conversem com os clientes, expliquem a eles o processo criativo, as escolhas e, claro, informem o andamento e o status de cada projeto.

Lembre-se: este é o seu produto e o seu serviço. Por isso, o seu time de profissionais deve estar sempre apostos para cada cliente a alcançar um público maior. E o mais importante: ao longo do percurso, mostrar, com transparência, como está fazendo isso.

# 7 Resolva o principal problema para o cliente

A publicidade faz muito mais do que criar e entregar campanhas e anúncios. Para os clientes, ela é o modo como eles escolhem se mostrar para o mundo. Ou seja, às agências ajudam os clientes a resolverem questões muito mais estratégicas. Elas têm expertise para indicar como eles devem abordar a tecnologia, as mídias sociais e a venda de seu produto. É a agência de publicidade que ajuda as empresas na concepção e na inovação da marca.

Para construir uma agência de publicidade de sucesso, é preciso ter maturidade, experiência e conhecimento para ajudar o cliente no planejamento de uma comunicação estratégica. Em essência, uma empresa criativa deve ser capaz de resolver os principais problemas enfrentados por um cliente e ajudá-lo a conquistar sucesso.

# O melhor momento para começar é agora

Recentemente, durante a Advertising Week, de Nova York, edição 2017, que reuniu as maiores marcas, anunciantes e agências do mundo, os participantes chegaram à conclusão de que, mesmo neste momento em que o valor do modelo de agência é discutido, lançar-se na área ainda vale a pena. Lisa Clunie, co-fundadora da agência Joan, colocou muito bem: “É um ótimo momento no sentido de que tudo é possível”.

Existem, sim, muitas empresas decepcionadas com as agências, que mudaram de estratégia e, agora, estão investindo em um time interno de comunicação. Mas há um universo de muitas outras que precisam de especialistas em comunicação como parceiros para o seu negócio. Portanto, as oportunidades são muitas e o momento de começar é agora.

Siga as dicas à risca, prepare-se e comece com o pé direito. Com muito estudo, foco e dedicação, o resultado será um só: uma agência de publicidade de sucesso!