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Como é o ambiente de trabalho de grandes empresas?

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A disputa pelos melhores talentos é uma realidade em todos os setores. Muitas empresas tentam atrair profissionais com salários atraentes e benefícios. Porém, o que realmente faz de uma organização um bom lugar para se trabalhar é o ambiente de trabalho, combinado com sua cultura corporativa. Ela é a base que sustenta o crescimento do negócio. 

De acordo com relatório da Deloitte, 88% dos profissionais e 94% da alta gerência acreditam que uma cultura forte é essencial para o sucesso de uma empresa. Eles também relatam que uma estratégia empresarial bem definida, valores essenciais e crenças, quando claramente comunicados, contribuem para uma cultura positiva no ambiente de trabalho.

Como os números indicam, uma empresa que prioriza a cultura organizacional pode realmente voar em direção ao sucesso.

Sabendo disso, neste artigo, compartilhamos culturas inspiradoras, construídas por grandes companhias, como Netflix, Google e Spotify.

Descubra os elementos essenciais de uma cultura corporativa forte. 

Continue lendo o artigo! 

Ambiente de trabalho de grandes empresas

Criar uma cultura empresarial exige dedicação, planejamento estratégico e consistência dos colaboradores e gestores da liderança ao longo do tempo. 

Afinal, como construir e manter um ambiente de trabalho saudável e uma cultura inspiradora?

Listamos, a seguir, exemplos de culturas corporativas que oferecem insights sobre como essas organizações evoluíram ao nutrir ambientes de trabalho vibrantes. Confira! 

Google

Uma das maiores bigtechs do mercado, o Google oferece um pacote de benefícios impressionante para seus colaboradores.

No escopo da cultura corporativa e ambiente de trabalho do Google estão as melhores comodidades para trabalhar, flexibilidade, apoio familiar, comunidade e desenvolvimento de personalidade e muitos outros benefícios. Na prática, algumas qualidades intangíveis mantêm os colaboradores felizes, produtivos e dedicados. 

Características únicas da cultura empresarial do Google:

  • No ambiente de trabalho do Google, os profissionais podem explorar como gostariam de trabalhar. Eles têm a liberdade de abordar o trabalho de acordo com sua adequação. É um lugar divertido que pretende passar a mensagem de que o trabalho não parece trabalho.
  • Há um conjunto de valores compartilhados que orienta os gestores e colaboradores das diferentes equipes. A clareza sobre esses valores define como os colegas de equipe tratam uns aos outros.
  • A cultura do Google promove a colaboração e enfatiza uma atmosfera de inovação. No ambiente de trabalho, a bigtech orienta os profissionais a trabalharem no esquema de coaching de pares, incentivando as pessoas a trocar, colaborar e a aprender umas com as outras. 
  • Os líderes do Google confiam nos seus colaboradores. O resultado dessa relação são pessoas mais criativas, que performam melhor e estão satisfeitas com o trabalho.  

Airbnb

Problemas vêm e vão. Mas a cultura é para sempre.

– Brian Chesky (cofundador do Airbnb)

A plataforma de hospedagens Airbnb, fundada em 2007, surgiu como uma grande facilitadora da relação entre donos de acomodações e viajantes. 

A cultura inovadora faz parte do DNA, da cultura corporativa e ambiente de trabalho do Airbnb. Brian Chesky, cofundador do Airbnb, enfatiza continuamente a importância dos valores e missões da empresa. Além disso, ele não apenas prega, mas também pratica.

Como resultado, a cultura do Airbnb é, em parte, como ter uma grande família. Os colaboradores que se sentem estressados ​​com o trabalho, por exemplo, têm outros a quem recorrer. As pessoas se sentem acolhidas no ambiente de trabalho e isso faz com que queiram permanecer por mais tempo na empresa. 

Veja os diferenciais da cultura inspiradora do Airbnb:

  • Os profissionais recém-contratados passam por um processo de check-in de uma semana com foco nos valores e estratégias de negócios do Airbnb. Neste momento, eles conhecem todas as funções e formas de trabalho do Airbnb.
  • Para fortalecer os relacionamentos no ambiente de trabalho, diferentes tipos de almoços e reuniões são programados.
  • Os fundadores enfatizam a importância de se tornar um anfitrião e um convidado. Cultivar empatia e compreensão permite que a empresa alimente uma cultura de pertencimento. Isso ajudará os profissionais do time a entenderem os aspectos de ser um anfitrião. Embora nem todos se tornem anfitriões, eles podem obter a experiência de ser um convidado.
  • As notas das reuniões executivas são compartilhadas com todos em 24 horas. Essa distribuição transparente de informações oferece uma plataforma para os funcionários levantarem suas perguntas e compartilharem pensamentos e ideias sobre o mesmo.
  • Durante as reuniões, os profissionais trazem à tona Elefantes, Peixes Mortos e Vômitos. Elefantes são as grandes coisas sobre as quais ninguém está falando. Peixes mortos aconteceram no passado, mas ainda afetam a organização. Vômitos são coisas que os funcionários precisam compartilhar e só querem que alguém os ouça. Essa prática é considerada um dos pilares da excelente cultura empresarial do Airbnb.
  • Mark Levy (Chefe Global de Experiência do Funcionário do Airbnb) considera o Ground Control o “ingrediente secreto” para o engajamento dos funcionários no Airbnb. O Ground Control é basicamente uma equipe encarregada de garantir o engajamento contínuo dos funcionários no Airbnb. Isso inclui revisar o ambiente de trabalho, reconhecimento, eventos pop-up e celebrações.

Netflix

Conhecida como a principal plataforma de streaming de conteúdo online hoje, a Netflix começou sua história em 1997, com um local físico de aluguel de vídeos. Atualmente, além de entregar entretenimento de qualidade, se destaca pela criação de uma cultura corporativa forte e próspera.

Orientada pela filosofia de “Liberdade e responsabilidade”, que permeia sua cultura, a Netflix confia em seus colaboradores para impulsionar o crescimento da organização.

São elementos essenciais da cultura interna e ambiente de trabalho da Netflix: 

  • A Netflix promove a segurança psicológica ao encorajar os funcionários a serem altruístas e prestativos em sua abordagem.
  • A Netflix adota o feedback regular e sincero, mesmo que isso cause desconforto. Perguntas como “O que eu poderia estar fazendo melhor?” ou “Que feedback eu ainda não compartilhei?” ajudam os profissionais a aprender uns com os outros e a crescer.
  • No ambiente de trabalho, a empresa dá aos colaboradores a liberdade de fazer o que é melhor e adequado para a Netflix, dependendo do contexto. Os membros das equipes são encorajados a tomar decisões diárias por conta própria. Os gerentes, por sua vez, apenas fornecem contexto quando os profissionais se sentem inseguros sobre seu caminho ou carecem de informações.
  • As reuniões da Netflix servem apenas para aprender uns com os outros e não para tomar decisões.

Spotify

Considerado o principal provedor digital na indústria de entretenimento musical, o Spotify é uma plataforma de streaming completa, que fornece vários conteúdos de áudio para ouvintes de todo o mundo.

Além de fazer sucesso entre os usuários, o Spotify construiu uma cultura empresarial forte, direcionada para estimular o crescimento dos profissionais. 

Conheça os quatro valores essenciais da cultura empresarial do Spotify:

  1. Vá grande ou vá para casa: aprenda com o fracasso, inove em todos os níveis.
  2. Jogue limpo: transparência, confiança, liderança servidora.
  3. Dê tudo o que você tem: melhoria contínua, responsabilidade compartilhada.
  4. Pense nisso. Construa. Envie. Ajuste: desenvolvimento iterativo, ágil primeiro, informado por dados, autonomia primeiro

Além dos quatro valores, que orientam a dinâmica do ambiente de trabalho, a cultura empresarial do Spotify se diferencia por vários aspectos:

  • A empresa incentiva os colaboradores a gastar pelo menos 10% do seu tempo experimentando.
  • Os colaboradores se reúnem para discutir e celebrar os fracassos. Isso abre caminhos para que eles aprendam com seus erros passados ​​e desenvolvam maneiras únicas de fazer as coisas. O Spotify garante a segurança psicológica no ambiente de trabalho praticando a criação de uma cultura “aberta ao fracasso” e aderindo ao lema “sem medo, sem política”. Isso incentiva as pessoas a correr riscos.
  • A prática de feedback do Spotify é mais voltada para o futuro. Cerca de 70% das conversas entre colaboradores e gerentes são centradas em melhorias para o futuro.
  • A autonomia é essencial para a cultura corporativa do Spotify. Os colaboradores são incentivados a tomar decisões aqui, e os gerentes se concentram em fornecer orientação e direção.

Hubspot

Muito além de uma plataforma valiosa para escalar negócios, o Hubspot é uma empresa tech atenta às necessidades de seus colaboradores. Portanto, sua cultura empresarial é centrada no compromisso de construir um ambiente de trabalho próspero para as pessoas, fortalecendo, assim, o espírito de equipe.

A cultura corporativa no HubSpot é alimentada por uma dedicação coletiva à sua missão e ao alcance de objetivos empresariais. A empresa aborda a cultura como o design de produto. Na prática, isso quer dizer que o código cultural é abordado da mesma maneira que os programadores fazem ao criar software. A diferença é que, em vez de desenvolvê-lo para os clientes, eles construíram um modelo sob medida para seus profissionais.

Para sintetizar os cinco valores principais, a Hubspot criou a sigla HEART, que reúne os atributos valorizados pela empresa. São eles: Humilde, Empático, Adaptável, Notável e Transparente.

Veja alguns dos diferenciais da cultura empresarial da HubSpot: 

  • No ambiente de trabalho, a HubSpot pratica uma política de “portas abertas” que permite que todos tenham acesso aberto a qualquer pessoa na empresa.
  • A empresa prioriza os resultados em vez do número de horas que as pessoas trabalham ou de onde trabalham. Além disso, os líderes são mais abertos a aceitar erros. A HubSpot acredita que falhas frequentes levam as pessoas a tentar coisas novas, o que lhes permite crescer.
  • Os colaboradores têm o direito de receber feedback claro, honesto e construtivo, e podem solicitá-lo a qualquer momento.

Além disso, a empresa mantém uma equipe de cultura global, responsável por aprimorar a experiência dos colaboradores por meio de programação específica de localização ou mercado. As iniciativas incluem a criação de grupos de recursos para colaboradores, comemoração de feriados locais e hospedagem de eventos que conscientizam sobre a cultura local.

Slack

O Slack, plataforma de comunicação para equipes baseada em nuvem, estimula a colaboração entre os profissionais e, assim, descomplica os processos diários. 

A cultura corporativa do slack espelha esse mesmo compromisso: a empresa prioriza a criação de uma cultura e ambiente de trabalho empáticos, que ajudem as as equipes a trabalhar melhor.

Em síntese, o propósito do Slack é “Tornar a vida profissional mais simples, mais agradável e mais produtiva – para todos”.

Para tanto, a empresa segue 6 valores essenciais:

  • ❤ Empatia
  • 💁 Cortesia
  • 🌻 Prosperidade
  • 🔨 Artesanato
  • 🙆 Brincadeira
  • 🙌 Solidariedade

Algumas práticas de gestão também contribuem para solidificar a cultura empresarial do Slack. São elas: 

  • O ambiente de trabalho do Slack incentiva os profissionais a fornecer feedback regular, seja individual ou coletivamente. As equipes praticam o “projeto retro” para avaliar o que funcionou, o que não funcionou e o que precisa ser melhorado.
  • Por meio de um canal chamado #exec-ama, os colaboradores podem fazer perguntas às equipes de liderança. Este canal é uma oportunidade de participação, principalmente para as pessoas tímidas, que hesitam para fazer perguntas.
  • O Slack prioriza a construção de um ambiente de trabalho psicologicamente confortável ao oferecer um espaço seguro para que os profissionais possam se abrir e compartilhar suas ideias ou preocupações.

A cultura do Slack promove a ideia de “Trabalhe duro e vá para casa”. A empresa incentiva os colaboradores a trabalhar duro, sim, e depois ir para casa e se envolver em atividades recreativas, como jogar futebol, ler livros ou sair com a família. O Slack acredita que é crucial que todos recarreguem as energias e se reenergizem todos os dias.

Ambiente de trabalho e cultura corporativa são decisivos para a retenção de talentos

Como vimos até aqui, empresas de todos os setores lutam para construir uma cultura corporativa amigável, transparente e responsável, com foco na atração e retenção de talentos.  São as culturas inspiradoras que definem o ambiente de trabalho e o modo como as pessoas podem interagir e conduzir suas atividades. 

Os exemplos e as práticas de grandes empresas mostram que só existe um caminho possível para construir uma cultura forte: os líderes e colaboradores precisam acreditar nas premissas definidas, colocando-as em prática, para ter sucesso no longo prazo.

Se você quer inovar no ambiente de trabalho da agência, comece buscando novas ideias e abordagens para promover, melhorar e desenvolver uma cultura saudável.

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Ariadna Straliotto

Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.

  • Por Ariadna Straliotto em 20/08/2024
  • Categoria: Gestão
  • Tags: ambiente de trabalho, cultura corporativa, cultura da agência, cultura das maiores empresas, cultura das melhores empresas, cultura empresarial, cultura interna, cultura organizacional, culturas inspiradoras, empresas inspiradoras, gestão de agências, gestão de pessoas, gestão interna, Melhores empresas para trabalhar

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