Como é o ambiente de trabalho de grandes empresas?
A disputa pelos melhores talentos é uma realidade em todos os setores. Muitas empresas tentam atrair profissionais com salários atraentes e benefícios. Porém, o que realmente faz de uma organização um bom lugar para se trabalhar é o ambiente de trabalho, combinado com sua cultura corporativa. Ela é a base que sustenta o crescimento do negócio.
De acordo com relatório da Deloitte, 88% dos profissionais e 94% da alta gerência acreditam que uma cultura forte é essencial para o sucesso de uma empresa. Eles também relatam que uma estratégia empresarial bem definida, valores essenciais e crenças, quando claramente comunicados, contribuem para uma cultura positiva no ambiente de trabalho.
Como os números indicam, uma empresa que prioriza a cultura organizacional pode realmente voar em direção ao sucesso.
Sabendo disso, neste artigo, compartilhamos culturas inspiradoras, construídas por grandes companhias, como Netflix, Google e Spotify.
Descubra os elementos essenciais de uma cultura corporativa forte.
Continue lendo o artigo!
Ambiente de trabalho de grandes empresas
Criar uma cultura empresarial exige dedicação, planejamento estratégico e consistência dos colaboradores e gestores da liderança ao longo do tempo.
Afinal, como construir e manter um ambiente de trabalho saudável e uma cultura inspiradora?
Listamos, a seguir, exemplos de culturas corporativas que oferecem insights sobre como essas organizações evoluíram ao nutrir ambientes de trabalho vibrantes. Confira!
Uma das maiores bigtechs do mercado, o Google oferece um pacote de benefícios impressionante para seus colaboradores.
No escopo da cultura corporativa e ambiente de trabalho do Google estão as melhores comodidades para trabalhar, flexibilidade, apoio familiar, comunidade e desenvolvimento de personalidade e muitos outros benefícios. Na prática, algumas qualidades intangíveis mantêm os colaboradores felizes, produtivos e dedicados.
Características únicas da cultura empresarial do Google:
- No ambiente de trabalho do Google, os profissionais podem explorar como gostariam de trabalhar. Eles têm a liberdade de abordar o trabalho de acordo com sua adequação. É um lugar divertido que pretende passar a mensagem de que o trabalho não parece trabalho.
- Há um conjunto de valores compartilhados que orienta os gestores e colaboradores das diferentes equipes. A clareza sobre esses valores define como os colegas de equipe tratam uns aos outros.
- A cultura do Google promove a colaboração e enfatiza uma atmosfera de inovação. No ambiente de trabalho, a bigtech orienta os profissionais a trabalharem no esquema de coaching de pares, incentivando as pessoas a trocar, colaborar e a aprender umas com as outras.
- Os líderes do Google confiam nos seus colaboradores. O resultado dessa relação são pessoas mais criativas, que performam melhor e estão satisfeitas com o trabalho.
Airbnb
Problemas vêm e vão. Mas a cultura é para sempre.
– Brian Chesky (cofundador do Airbnb)
A plataforma de hospedagens Airbnb, fundada em 2007, surgiu como uma grande facilitadora da relação entre donos de acomodações e viajantes.
A cultura inovadora faz parte do DNA, da cultura corporativa e ambiente de trabalho do Airbnb. Brian Chesky, cofundador do Airbnb, enfatiza continuamente a importância dos valores e missões da empresa. Além disso, ele não apenas prega, mas também pratica.
Como resultado, a cultura do Airbnb é, em parte, como ter uma grande família. Os colaboradores que se sentem estressados com o trabalho, por exemplo, têm outros a quem recorrer. As pessoas se sentem acolhidas no ambiente de trabalho e isso faz com que queiram permanecer por mais tempo na empresa.
Veja os diferenciais da cultura inspiradora do Airbnb:
- Os profissionais recém-contratados passam por um processo de check-in de uma semana com foco nos valores e estratégias de negócios do Airbnb. Neste momento, eles conhecem todas as funções e formas de trabalho do Airbnb.
- Para fortalecer os relacionamentos no ambiente de trabalho, diferentes tipos de almoços e reuniões são programados.
- Os fundadores enfatizam a importância de se tornar um anfitrião e um convidado. Cultivar empatia e compreensão permite que a empresa alimente uma cultura de pertencimento. Isso ajudará os profissionais do time a entenderem os aspectos de ser um anfitrião. Embora nem todos se tornem anfitriões, eles podem obter a experiência de ser um convidado.
- As notas das reuniões executivas são compartilhadas com todos em 24 horas. Essa distribuição transparente de informações oferece uma plataforma para os funcionários levantarem suas perguntas e compartilharem pensamentos e ideias sobre o mesmo.
- Durante as reuniões, os profissionais trazem à tona Elefantes, Peixes Mortos e Vômitos. Elefantes são as grandes coisas sobre as quais ninguém está falando. Peixes mortos aconteceram no passado, mas ainda afetam a organização. Vômitos são coisas que os funcionários precisam compartilhar e só querem que alguém os ouça. Essa prática é considerada um dos pilares da excelente cultura empresarial do Airbnb.
- Mark Levy (Chefe Global de Experiência do Funcionário do Airbnb) considera o Ground Control o “ingrediente secreto” para o engajamento dos funcionários no Airbnb. O Ground Control é basicamente uma equipe encarregada de garantir o engajamento contínuo dos funcionários no Airbnb. Isso inclui revisar o ambiente de trabalho, reconhecimento, eventos pop-up e celebrações.
Netflix
Conhecida como a principal plataforma de streaming de conteúdo online hoje, a Netflix começou sua história em 1997, com um local físico de aluguel de vídeos. Atualmente, além de entregar entretenimento de qualidade, se destaca pela criação de uma cultura corporativa forte e próspera.
Orientada pela filosofia de “Liberdade e responsabilidade”, que permeia sua cultura, a Netflix confia em seus colaboradores para impulsionar o crescimento da organização.
São elementos essenciais da cultura interna e ambiente de trabalho da Netflix:
- A Netflix promove a segurança psicológica ao encorajar os funcionários a serem altruístas e prestativos em sua abordagem.
- A Netflix adota o feedback regular e sincero, mesmo que isso cause desconforto. Perguntas como “O que eu poderia estar fazendo melhor?” ou “Que feedback eu ainda não compartilhei?” ajudam os profissionais a aprender uns com os outros e a crescer.
- No ambiente de trabalho, a empresa dá aos colaboradores a liberdade de fazer o que é melhor e adequado para a Netflix, dependendo do contexto. Os membros das equipes são encorajados a tomar decisões diárias por conta própria. Os gerentes, por sua vez, apenas fornecem contexto quando os profissionais se sentem inseguros sobre seu caminho ou carecem de informações.
- As reuniões da Netflix servem apenas para aprender uns com os outros e não para tomar decisões.
Spotify
Considerado o principal provedor digital na indústria de entretenimento musical, o Spotify é uma plataforma de streaming completa, que fornece vários conteúdos de áudio para ouvintes de todo o mundo.
Além de fazer sucesso entre os usuários, o Spotify construiu uma cultura empresarial forte, direcionada para estimular o crescimento dos profissionais.
Conheça os quatro valores essenciais da cultura empresarial do Spotify:
- Vá grande ou vá para casa: aprenda com o fracasso, inove em todos os níveis.
- Jogue limpo: transparência, confiança, liderança servidora.
- Dê tudo o que você tem: melhoria contínua, responsabilidade compartilhada.
- Pense nisso. Construa. Envie. Ajuste: desenvolvimento iterativo, ágil primeiro, informado por dados, autonomia primeiro
Além dos quatro valores, que orientam a dinâmica do ambiente de trabalho, a cultura empresarial do Spotify se diferencia por vários aspectos:
- A empresa incentiva os colaboradores a gastar pelo menos 10% do seu tempo experimentando.
- Os colaboradores se reúnem para discutir e celebrar os fracassos. Isso abre caminhos para que eles aprendam com seus erros passados e desenvolvam maneiras únicas de fazer as coisas. O Spotify garante a segurança psicológica no ambiente de trabalho praticando a criação de uma cultura “aberta ao fracasso” e aderindo ao lema “sem medo, sem política”. Isso incentiva as pessoas a correr riscos.
- A prática de feedback do Spotify é mais voltada para o futuro. Cerca de 70% das conversas entre colaboradores e gerentes são centradas em melhorias para o futuro.
- A autonomia é essencial para a cultura corporativa do Spotify. Os colaboradores são incentivados a tomar decisões aqui, e os gerentes se concentram em fornecer orientação e direção.
Hubspot
Muito além de uma plataforma valiosa para escalar negócios, o Hubspot é uma empresa tech atenta às necessidades de seus colaboradores. Portanto, sua cultura empresarial é centrada no compromisso de construir um ambiente de trabalho próspero para as pessoas, fortalecendo, assim, o espírito de equipe.
A cultura corporativa no HubSpot é alimentada por uma dedicação coletiva à sua missão e ao alcance de objetivos empresariais. A empresa aborda a cultura como o design de produto. Na prática, isso quer dizer que o código cultural é abordado da mesma maneira que os programadores fazem ao criar software. A diferença é que, em vez de desenvolvê-lo para os clientes, eles construíram um modelo sob medida para seus profissionais.
Para sintetizar os cinco valores principais, a Hubspot criou a sigla HEART, que reúne os atributos valorizados pela empresa. São eles: Humilde, Empático, Adaptável, Notável e Transparente.
Veja alguns dos diferenciais da cultura empresarial da HubSpot:
- No ambiente de trabalho, a HubSpot pratica uma política de “portas abertas” que permite que todos tenham acesso aberto a qualquer pessoa na empresa.
- A empresa prioriza os resultados em vez do número de horas que as pessoas trabalham ou de onde trabalham. Além disso, os líderes são mais abertos a aceitar erros. A HubSpot acredita que falhas frequentes levam as pessoas a tentar coisas novas, o que lhes permite crescer.
- Os colaboradores têm o direito de receber feedback claro, honesto e construtivo, e podem solicitá-lo a qualquer momento.
Além disso, a empresa mantém uma equipe de cultura global, responsável por aprimorar a experiência dos colaboradores por meio de programação específica de localização ou mercado. As iniciativas incluem a criação de grupos de recursos para colaboradores, comemoração de feriados locais e hospedagem de eventos que conscientizam sobre a cultura local.
Slack
O Slack, plataforma de comunicação para equipes baseada em nuvem, estimula a colaboração entre os profissionais e, assim, descomplica os processos diários.
A cultura corporativa do slack espelha esse mesmo compromisso: a empresa prioriza a criação de uma cultura e ambiente de trabalho empáticos, que ajudem as as equipes a trabalhar melhor.
Em síntese, o propósito do Slack é “Tornar a vida profissional mais simples, mais agradável e mais produtiva – para todos”.
Para tanto, a empresa segue 6 valores essenciais:
- ❤ Empatia
- 💁 Cortesia
- 🌻 Prosperidade
- 🔨 Artesanato
- 🙆 Brincadeira
- 🙌 Solidariedade
Algumas práticas de gestão também contribuem para solidificar a cultura empresarial do Slack. São elas:
- O ambiente de trabalho do Slack incentiva os profissionais a fornecer feedback regular, seja individual ou coletivamente. As equipes praticam o “projeto retro” para avaliar o que funcionou, o que não funcionou e o que precisa ser melhorado.
- Por meio de um canal chamado #exec-ama, os colaboradores podem fazer perguntas às equipes de liderança. Este canal é uma oportunidade de participação, principalmente para as pessoas tímidas, que hesitam para fazer perguntas.
- O Slack prioriza a construção de um ambiente de trabalho psicologicamente confortável ao oferecer um espaço seguro para que os profissionais possam se abrir e compartilhar suas ideias ou preocupações.
A cultura do Slack promove a ideia de “Trabalhe duro e vá para casa”. A empresa incentiva os colaboradores a trabalhar duro, sim, e depois ir para casa e se envolver em atividades recreativas, como jogar futebol, ler livros ou sair com a família. O Slack acredita que é crucial que todos recarreguem as energias e se reenergizem todos os dias.
Ambiente de trabalho e cultura corporativa são decisivos para a retenção de talentos
Como vimos até aqui, empresas de todos os setores lutam para construir uma cultura corporativa amigável, transparente e responsável, com foco na atração e retenção de talentos. São as culturas inspiradoras que definem o ambiente de trabalho e o modo como as pessoas podem interagir e conduzir suas atividades.
Os exemplos e as práticas de grandes empresas mostram que só existe um caminho possível para construir uma cultura forte: os líderes e colaboradores precisam acreditar nas premissas definidas, colocando-as em prática, para ter sucesso no longo prazo.
Se você quer inovar no ambiente de trabalho da agência, comece buscando novas ideias e abordagens para promover, melhorar e desenvolver uma cultura saudável.
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Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 20/08/2024
- Categoria: Gestão