Conheça a Agência Supernova e saiba por que ela escolheu o Operand

Hoje decidimos compartilhar uma história de muito sucesso aqui no blog. Nós adoramos dar ainda mais visibilidade para agências que têm o empreendedorismo na veia, que possuem vontade de fazer diferente e em que a equipe está sempre disposta para abraçar mudanças, e, é exatamente esse o caso da Supernova.

Por isso, que tal embarcar com a gente e conhecer um pouco dessa história? Trazemos aqui, no case da Agência Supernova, mais sobre o perfil e processos de gestão que aplicam. Além disso, veja como o Operand contribui para essa trajetória que contempla conquistas extraordinárias. 

Para começar, confira o vídeo que conta a história da agência:


Uma história de mudança constante

Mudar é preciso. E é a capacidade de aceitar as mudanças que nos leva mais longe. A Supernova é uma agência que entende complementamente isso. Ela foge dos padrões convencionais e aprimorou ao longo dos anos sua forma de trabalhar comunicação e marketing. A trajetória comprova: a evolução sempre fez parte do modelo adotado. Otávio Pinto, Diretor da Agência comenta sobre a história: “primeiro nos transformamos de produtora de sites a bureau de criação, para logo após chegarmos ao formato de “comunicação full service”. Em 2018, incorporamos definitivamente serviços consultivos de marketing e adotamos o posicionamento “Fortalecer Marcas. Expandir Negócios”.

Atualmente mais de 40% do faturamento da agência não vem das entregas habituais. Isso por que ela diversificou as fontes de receitas e se tornou “sócia de suas ideias”, como ele comenta. Foram criadas iniciativas e projetos diferenciados que hoje trazem os principais resultados em termos de retorno financeiro. Falaremos delas no tópico a seguir! 😉

A respeito das mudanças que a agência vem enfrentando, Otávio comenta: “após 10 anos de atuação percebemos que já tínhamos a bagagem suficiente para voltar a refletir nosso modelo e buscar uma nova transformação. A partir disso, repensamos tudo e passamos a atuar em processos estruturados de trabalho, que são complementares e resolvem problemas específicos de marca.”

A Supernova entendeu que deve ser a agência nova no nome, nova nas ideias e nova na prática. Por isso, a mudança e a adaptação fazem parte do DNA da agência. 

Iniciativas que engajam e movimentam

Foram criadas iniciativas como o SuperXP e Trazzelo. O SuperXP, por exemplo, tem como objetivo se consolidar como o maior evento de cultura pop de Santa Catarina. Para alcançar este posto, a agência  prepara uma grande estrutura e dezenas de atrações. Já o Trazzelo, é uma ferramenta para conectar idosos que precisam de cuidados com os cuidadores cadastrados.  Além disso, a agência tem outras iniciativas como: Superlive e Joinville More Bem. 

Nenhum desafio é muito grande para quem tem força de vontade

Otávio conta que em cada estágio do negócio se depararam com novos desafios. Após a criação, tiveram dificuldade na formalização do negócio e na adoção de práticas mais profissionais de gestão. Ele complementa: “nos últimos anos nossa atenção tem sido para gestão de pessoas e processos de trabalho, algo que nos exige dedicação diária.”

Como foi a implantação do Operand? 

A implantação de uma nova ferramenta foi um desafio, alguma dificuldade apareceu, porém menos do que imaginavam. Ele conta que o principal obstáculo foi centralizar as informações e conversas dos jobs dentro do Operand – pela força do hábito alguns colaboradores ainda faziam observações por e-mail. Com o tempo todos se acostumaram a usar adequadamente essa função. A respeito de outro fator que gerou dificuldade, ele comenta: “foram os relatórios, algo que a equipe de suporte do Operand nos ajudou prontamente. Em resumo, o engajamento de todos e o apoio que recebemos foram fundamentais para o sucesso da implantação.”

Mais controle, mais agilidade = mais resultados

De acordo com Otávio, o Operand proporciona um melhor controle das pautas e projetos, uma visão do desempenho da agência e agilidade em vários processos. 

Hoje é possível entregar 85% dos jobs no prazo e as entregas ficaram muito mais ágeis. Ou seja, a ferramenta é um apoio importante sempre que eles precisam entender o desempenho da equipe nas entregas. Proporciona, além de um melhor controle das pautas e projetos, uma boa visão do desempenho da agência como um todo.

Por fim, ele diz: “o Operand é o nosso parceiro no dia a dia e, também, nas tomadas de decisões importantes. Um software com dezenas de recursos úteis para gestão da equipe e processos de trabalho. É muito difícil imaginar como seria trabalhar sem o Operand, é mais fácil pensar em tudo que podemos fazer com o apoio dele.”