Censo Agências 2022 abre 8ª edição com novidades

O Censo Agências 2022, principal estudo nacional sobre gestão publicitária, está com o questionário aberto e traz novidades nesta 8ª edição! A pesquisa é realizada há sete anos pela Operand e, a cada nova edição, oferece insights e dados reais sobre o mercado, obtidos com a participação de pessoas em cargos de gestão de todo o Brasil.

A ideia de criar um censo para reunir dados e informações estratégicas surgiu da necessidade de identificar pontos de melhorias, tendências e perspectivas do setor, além de mensurar indicadores que fossem capazes de entregar um retrato da realidade do mercado publicitário no Brasil.

A última edição da pesquisa contou com a participação de mais de 1.100 respondentes e desde o seu início, em 2014, já teve a contribuição de mais de 4.400 pessoas em cargos de gestão. A Operand acompanha o crescimento e a transformação do setor sob o ponto de vista dos líderes das agências, que trazem a experiência do seu dia a dia para o estudo, o que faz com que os dados sejam reais e de grande importância para o setor e para quem busca um panorama realista do mercado.

O Censo Agências 2022 traz algumas novidades nas questões e nos indicadores. Vamos conferir quais são eles?

Indicadores do Censo Agências 2022

Desde a sua primeira edição, a pesquisa de mercado Censo Agências traz indicadores que ajudam a entender cada ponto relevante dentro da gestão das empresas do segmento. É a partir deles que conseguimos observar o avanço e a transformação do setor, em cada um dos temas, como as principais dificuldades enfrentadas no dia a dia, os serviços mais rentáveis, as metodologias utilizadas, entre outros.

Os principais indicadores do Censo Agências 2022 são:

  • Perfil das Agências
  • Gestão Interna
  • Pessoas
  • Gestão do Relacionamento com o Cliente
  • Perspectivas para o futuro

Importante destacar que os indicadores são como categorias que reúnem cada tipo de informação por blocos temáticos. As questões que compõem cada um dos indicadores são atualizadas a cada novo ano e a cada novo cenário que se configura no mercado.

Isso torna o Censo Agências sempre atual e sem deixar de analisar nenhum assunto importante que esteja em pauta no momento. Como um setor dinâmico e ágil, o mercado da publicidade e da comunicação sofre variações de acordo com o contexto e o cenário social, e econômico. Pensando nisso, a Operand trouxe algumas novidades para a 8ª edição. Confira a seguir!

Novidades do Censo Agências 2022

Todos os anos são realizadas atualizações nas questões que compõem o Censo Agências. Na edição de 2022 foram incluídas perguntas que envolvem gestão de pessoas, formatos de trabalho, perfil do gestor e mapeamento de diversidade nas agências, além de ajustes em alguns tópicos para facilitar o entendimento e integrar todos os perfis que compõem o público respondente.

Um dos grandes tópicos adicionados foi o do trabalho remoto nas agências, que se tornou realidade para muitas empresas do segmento, devido à pandemia do coronavírus, que motivou o distanciamento social e determinou uma nova forma de trabalho. O home office já era uma realidade para muitas agências, mas nos dois últimos anos se tornou comum mesmo àquelas que ainda não trabalhavam nessa estrutura.

A Operand já havia realizado uma edição especial do Censo Agências, intitulada Censo Agências – Impactos Covid-19, em que abordava o tema de forma mais específica e focada no momento vivido, para que os dados não perdessem a temporalidade, já que não se sabia quanto tempo duraria o isolamento.

A edição de 2022 irá integrar o tópico sobre trabalho remoto à pesquisa principal, fazendo com que os dados sejam expostos de forma completa para os respondentes

Além do home office, outros temas foram agregados. Vamos dar um spoiler e revelar três das novas questões, confira abaixo:

  • Quais as principais dificuldades encontradas na gestão de equipes em home office?
  • Sua empresa atua com foco em algum nicho de mercado?
  • Como você costuma se informar / se atualizar sobre o mercado?

Lembrando que para conhecer todas as questões e participar do Censo Agências 2022 é só acessar o site da pesquisa de mercado e fazer a sua contribuição!

5 motivos para você responder o Censo Agências 2022

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Censo Agências e sobre as novidades da 8ª edição, acreditamos que ao final desse texto, você irá direto para o questionário responder à pesquisa. Mas se ainda tiver dúvidas, não tem problema! A gente trouxe aqui 5 motivos para você responder o Censo Agências 2022. Contamos com a sua participação! 😉

1. Combine os dados com a sua experiência de mercado para tomadas de decisão mais assertivas

Não é novidade que cada vez mais os dados têm influenciado as tomadas de decisão no marketing e na comunicação, e a tendência é que isso seja intensificado nos próximos anos. Isso porque somente a percepção de mercado e a experiência – sozinhas – não são mais suficientes para conseguir analisar o cenário do setor com profundidade.

O marketing de dados tem revolucionado a forma como as estratégias são criadas e os resultados analisados. Em sua palestra na OPCON 2021, Sávio Arruda destacou que, muitas vezes, os gestores acreditam que sabem as respostas de todas as coisas, mas não se pode confundir opinião com dados. Para ele, a assertividade está em combinar toda essa vivência com os números obtidos em pesquisas de mercado.

O Censo Agências 2022 oferece um compilado de dados valioso para quem trabalha no setor publicitário em um cargo de gestão. Os indicadores trazem números  e gráficos que auxiliam a desenvolver um planejamento estratégico mais robusto e com tendências de mercado baseadas em informações reais, informadas pelos próprios gestores.

2. Tenha acesso a dados reais de pessoas em cargos de gestão de todo o Brasil

E por falar em dados reais, esse é outro grande motivo para você contribuir com a pesquisa Censo Agências 2022. Desde a primeira edição do estudo, em 2014, o objetivo sempre foi mapear o cenário da publicidade no Brasil sob a visão dos líderes à frente desse segmento.

Isso traz números muito mais alinhados com o que acontece no mercado naquele momento. Os dados informados pelos respondentes que correspondem ao perfil da pesquisa – pessoas em cargo de gestão – entram no compilado de resultados e se transformam em gráficos e insights para quem acessar o estudo ao final.

Ter uma pesquisa completa e com dados realistas sobre o setor de atuação por si só já é um grande motivo para participar do estudo e contribuir para a construção desse panorama para o ano de 2022.

3. Faça parte de um estudo apoiado por empresas e profissionais referências no mercado

A cada edição, contamos com parceiros valiosos e grandes apoios na construção e divulgação da pesquisa Censo Agências. O olhar de profissionais que são referência no que fazem é essencial para a análise que se configura a partir dos resultados obtidos com a pesquisa de mercado.

Igor Moraes - Apoio Censo Agências 2022

Contamos com comentários estratégicos de profissionais ao longo do estudo, que conseguem observar o panorama somando os números com a sua bagagem profissional, tornando a pesquisa ainda mais estruturada. Na edição de 2021, tivemos o olhar afiado de nomes como Rodrigo Maciel, Rafael Calia, Daniel Queiroz, Estêvão Soares e muitos outros! Para esse ano, novos nomes farão parte da análise, e em breve eles serão divulgados.

A edição de 2022 conta com os apoios: ABRADi, agênciaPRO+, Fenapro / Sinapro, APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda, Agênciando e Empresômetro.

Também conta com o patrocínio da empresa Duda.

4. Tenha acesso exclusivo, antecipado e permanente ao estudo completo em plataforma interativa

As pessoas em cargos de gestão que responderem ao questionário do Censo Agências 2022 terão acesso exclusivo e de forma antecipada ao estudo completo da pesquisa, com todos os dados e insights necessários para consulta e uso, da forma que achar necessário. 

Além do arquivo que será disponibilizado no formato PDF, os respondentes também terão acesso a uma plataforma interativa que permite filtrar e configurar os resultados de forma simples e dinâmica. Essa plataforma será disponibilizada de forma permanente aos gestores e gestoras que responderem à pesquisa, sem data de expiração.

O público geral terá acesso somente a uma versão resumida da pesquisa que será disponibilizada para download posteriormente.

5. Participe de um estudo referência no setor com indicadores que representam o cenário atual

Por fim, o Censo Agências 2022 é um estudo referência no setor publicitário, por dar foco à perspectiva das pessoas que ocupam cargos de gestão, obtendo dados reais do dia a dia e oferecendo uma série de informações estratégicas sobre o cenário nacional.

Outro ponto a ser destacado é a atualização anual das questões e indicadores, que sempre têm como ponto de partida o panorama social e econômico do país. Dentro de um setor dinâmico e que se modifica e transforma a cada dia, é fundamental revisar, ajustar e trazer novas visões a essa pesquisa de mercado, que há sete anos entrega ao público um retrato da realidade do mercado publicitário no Brasil.

Listamos apenas cinco, mas não faltam motivos para você participar da pesquisa Censo Agências 2022! Contamos com você para compreender a movimentação do mercado e traçar as rotas para o sucesso no ano que se inicia. Participe!

Censo Agências 2022