Opcon2024
Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
  • Gestão
  • Setor Criativo
  • Produtividade
  • Universo Operand
  • Materiais Ricos
Buscar por
Teste Grátis
Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
  • Gestão
  • Setor Criativo
  • Produtividade
  • Universo Operand
  • Materiais Ricos

Pesquisa Censo Agências sugere melhora no mercado publicitário

No auge da crise, em 2016, as agências de publicidade sentiram o impacto do cenário de instabilidade. Agora, o contexto já é outro: as perspectivas são bem mais positivas. É possível, inclusive, registrar uma considerável melhora no mercado publicitário. Ao tomar como base os dados fornecidos pelo Censo Agências nas duas edições mais recentes, analisamos indicadores importantes que revelam um movimento de recuperação do crescimento das agências.

Veja a seguir como a instabilidade econômica e outros aspectos influenciaram o ritmo de expansão das empresas da área. Além disso, entenda a relação entre o cenário de instabilidade econômica e a desaceleração nos resultados. E também, agora, a melhora no mercado publicitário.

Você vai ler neste post

  • # Comportamento dos clientes define jornada da agência
  • # Medidas para reagir e manter-se competitivo
  • #Planos para o futuro
  • #Mercado publicitário em ritmo de recuperação

# Comportamento dos clientes define jornada da agência

O Censo Agências 2017 confirmou o ‘efeito dominó’ já conhecido na prática. As dificuldades vividas pelos clientes impactam diretamente no desempenho das agências. Diante das complicações financeiras herdadas da instabilidade econômica de 2016, 43% dos clientes diminuíram os investimentos em comunicação e o volume de trabalhos solicitados. Seguindo a mesma linha, visando também a contenção de gastos, 31% dos clientes solicitaram redução nos valores dos contratos.

grafico-resultados-pesquisa-censo-agencias-2018

Já em 2018, o Censo indicou que 44% dos clientes vêm optando por cortar os recursos destinados para estratégias de comunicação. Entretanto, a boa notícia é que o número de clientes que pediu redução nos valores dos contratos diminuiu consideravelmente: de 31%, em 2016, para 23%, em 2017. Ou seja, mais um indicativo de que o cenário está mudando. Por isso, já é possível registrar melhora no mercado publicitário também.

grafico-resultados-pesquisa-censo-agencias-2018

# Medidas para reagir e manter-se competitivo

Em um cenário desafiador, aos gestores das agências de comunicação cabe o desafio de elaborar estratégias para minimizar os impactos negativos do mercado enfraquecido.

Enquanto em 2016, 62% dos gestores buscavam aumentar a força de prospecção em busca de novos clientes e 61% criar outras alternativas de receita; em 2017, 33% focavam os esforços para a conquista de  parceiros e 34% buscavam novas fontes de receita.

grafico-resultados-pesquisa-censo-agencias-2018

Certamente, um dos números que indicam a melhora no mercado publicitário é o percentual de gestores que apontavam como alternativa reduzir o quadro de colaboradores. Em 2016, eles representavam 37% e, em 2017, 12%. Ou seja, além do cenário ter melhorado, a percepção dos gestores também mudou. Isso porque eles estão com um olhar mais positivo sobre a importância da contribuição das pessoas na construção de uma agência competitiva.

grafico-resultados-pesquisa-censo-agencias-2018

#Planos para o futuro

Depois de driblar muitas dificuldades –  a maioria relacionada à administração, ao financeiro e à gestão de pessoas – naturalmente, os gestores insistem em focar nestes aspectos para aperfeiçoar a administração e crescer. Em 2016, os administradores indicaram que os principais investimentos seriam voltados para melhoria em gestão (44%), marketing e número de colaboradores (15%) e capacitação (14%). Além disso, a mesma tendência se repete em 2017: os maiores investimentos são canalizados para estes três aspectos.

grafico-resultados-pesquisa-censo-agencias-2018

Tais estratégias contribuem para a retomada de crescimento, o fortalecimento das agências e a melhora no mercado publicitário.

#Mercado publicitário em ritmo de recuperação

As perspectivas para as agências de publicidade e propaganda são superpositivas.  Tanto é verdade que o setor vive uma fase de reestruturação e ampliação da sua atuação. Aliás, nas últimas edições do Censo, a maioria dos gestores das agências sinalizou que ‘Aumentou/Aumentou muito o saldo financeiro’ em relação ao ano anterior. Observe o histórico deste indicador:

• Em 2015: 54% das agências
• Em 2016: 45% das agências
• Em 2017: 58% das agências

Com o fortalecimento da economia e o posicionamento estratégico das agências,  em 2017 foi possível aumentar o faturamento. E então, recuperar a queda em relação a 2016. O desafio, agora, é manter um ritmo constante de crescimento.

Em 2018, a melhora no mercado publicitário deve ser impulsionada pela Copa do Mundo de futebol e pelas eleições. Além disso, segundo o grupo global Dentsu Aegis Network, o crescimento pode chegar a 5%. Ou seja, se confirmada a projeção, o bolo publicitário brasileiro chegará a US$ 16,5 bilhões.

Enfim, as agências têm um universo de possibilidades e oportunidades. Para aproveitá-las, o desafio maior é aprender a construir a própria estratégia e se fortalecer para manter um posicionamento competitivo. Desta forma, independente do momento – instável ou favorável –  a agência estará sempre pronta para garantir uma performance de alto nível. Acima de tudo, os resultados também tendem a ser surpreendentemente positivos.

Larissa Muhlbauer

Especialista em Marketing e Comunicação Estratégica e Especialista em Marketing Digital pela Sustentare Escola de Negócios. Trabalha com marketing e comunicação há mais de 8 anos. É apaixonada por comunicação e pela natureza e adora conteúdo! 🙂

  • Por Larissa Muhlbauer em 15/06/2018
  • Categoria: Setor Criativo
  • Tags: censo agencias 2018, panorama do mercado publicitário, perspectivas do mercado publicitário, pesquisa agências

Anterior

6 pautas do Operand: ferramentas essenciais para a gestão de tarefas

gestão-de-tarefas-pautas-operand
Próximo

Webstorm: 5 ferramentas para melhorar a produtividade da equipe

5-ferramentas-otimizar-produtividade
Compartilhe

Posts Relacionados

Como encarar os desafios de ser uma agência digital

Como encarar os desafios de ser uma agência digital

06/06/2016

Quebra de contrato com a agência de publicidade: razões e como contornar

19/05/2020

5 Tendências de Marketing Digital para 2021

13/01/2021
                       Censo Agências 2024

Comentários

    Arquivos

    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    • fevereiro 2021
    • janeiro 2021
    • dezembro 2020
    • novembro 2020
    • outubro 2020
    • setembro 2020
    • agosto 2020
    • julho 2020
    • junho 2020
    • maio 2020
    • abril 2020
    • março 2020
    • fevereiro 2020
    • janeiro 2020
    • dezembro 2019
    • novembro 2019
    • outubro 2019
    • setembro 2019
    • agosto 2019
    • julho 2019
    • junho 2019
    • maio 2019
    • abril 2019
    • março 2019
    • fevereiro 2019
    • janeiro 2019
    • dezembro 2018
    • novembro 2018
    • outubro 2018
    • setembro 2018
    • agosto 2018
    • julho 2018
    • junho 2018
    • maio 2018
    • abril 2018
    • março 2018
    • dezembro 2017
    • outubro 2017
    • maio 2017
    • abril 2017
    • março 2017
    • fevereiro 2017
    • dezembro 2016
    • novembro 2016
    • outubro 2016
    • setembro 2016
    • agosto 2016
    • julho 2016
    • junho 2016
    • maio 2016
    • abril 2016
    • março 2016
    • fevereiro 2016
    • janeiro 2016
    • dezembro 2015
    • novembro 2015
    • outubro 2015
    • agosto 2015
    • julho 2015
    • junho 2015
    • maio 2015
    • abril 2015
    • março 2015
    • fevereiro 2015
    • janeiro 2015
    • dezembro 2014
    • outubro 2014
    • setembro 2014
    • julho 2014

    Categorias

    • Casos de Uso
    • Gestão
    • Materiais para Download
    • Produtividade
    • Setor Criativo
    • Universo Operand

    Fique por dentro!

    Assine nossa newsletter e receba as novidades
    do Operand na sua caixa de mensagens

    newsletter

    Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
    • Gestão
    • Setor Criativo
    • Produtividade
    • Universo Operand
    • Materiais Ricos
    Receba dicas de gestão
    2018 © Operand - Todos os direitos reservados.