Como criar um site do zero: checklist com todas as etapas

Há um ditado que diz: “sua empresa só existe se estiver na internet”, e é exatamente assim. Sem presença digital, as marcas perdem os clientes e o espaço no mercado. Quem investe nos diferentes canais de marketing e relacionamento com o consumidor sai na frente. 

Neste cenário, saber como criar um site institucional completo, que funcione como uma vitrine do negócio, com exposição dos produtos e serviços, é parte fundamental de uma estratégia de marketing digital completa e eficaz. 

A presença nas redes sociais é insuficiente. As marcas precisam de um bom site que oferece muito mais possibilidades de divulgação de conteúdo, obtenção de leads, relacionamento com o cliente e novos negócios.

Pensando nisso, apresentamos neste artigo porque e como criar um site institucional, que seja capaz de potencializar o crescimento da marca. Confira o conteúdo! 

Mas, afinal, por que criar um site? 

Bill Gates já alertava: “em um futuro breve, empresas farão negócios na internet, ou não farão negócio algum”. E nós estamos cada vez mais próximos disso. Em meio à pandemia, algumas empresas sofreram com a falta deste mecanismo, pois pareciam não existir simplesmente pela falta de presença digital. 

Isso porque quando alguém procura um produto ou tenta contratar um serviço, a primeira coisa que faz é recorrer aos mecanismos de buscas, como o Google. Afinal, ele facilita o processo e os usuários não perdem horas para resolver o que precisam. Além disso, o site funciona como uma extensão do negócio. As empresas do varejo, por exemplo, tendem a perder vendas quando o cliente não consegue contato algum fora do horário comercial. 

Porém, quando a marca tem um site, ele garante uma vitrine digital que funciona 24 horas por dia. Isso significa que mesmo após o horário comercial o cliente terá acesso ao que procura. Quando se trata de uma loja com e-commerce, por exemplo, o cliente pode optar por fazer a compra online ou comprar o produto pessoalmente no dia seguinte. A presença digital imprime uma mensagem importante para o cliente. É como dizer: “nós dispomos da melhor solução ao seu alcance online ou presencial”. 

Qual a estrutura ideal de um site institucional? 

Trata-se de uma página virtual que reúne informações sobre os produtos, serviços e o segmento da empresa e irá ajudar o cliente a conhecer melhor o que ela oferece. 

Além do mais, esse espaço pode explicar como um produto funciona, indicando a forma de uso e até o passo a passo de instalação. O site ainda pode trazer outras informações, como o endereço físico, telefone e e-mail para contato. 

Se a empresa for uma prestadora de serviços ou de suporte técnico, o site pode fornecer meios de agendamento e contratação do serviço. Isso facilita na aquisição de possíveis clientes. 

Mesmo que um negócio possua redes sociais, ter o próprio site é importante. A ferramenta traz reconhecimento para a marca, mostra autoridade e domínio no assunto e ajuda a elucidar possíveis dúvidas dos clientes. Tudo isso contribui para atrair clientes e fechar novas vendas e negócios.  

Um site também irá funcionar como  cartão de visitas. Isso porque quase três quartos da população brasileira está conectada à internet, ou seja, é por meio dela que as pessoas vão se ambientar ao serviço. Então se você busca se destacar ou destacar o trabalho de seus clientes no universo digital, oferecendo uma ótima performance, a melhor opção é criar um site institucional. 

Por isso é bom estabelecer um projeto de criação, assim você irá saber como gerenciá-lo, por onde começar e como fortalecer o seu negócio ou o negócio dos seus clientes. 

Etapas de criação de um site

É fato: saber como criar um site é o primeiro passo para potencializar os resultados. Bom, agora que você confirmou a importância e as vantagens que um site institucional oferece, vamos detalhar as etapas do projeto de criação de websites.

#1 Planejamento

Vamos começar definindo um período para a pesquisa, criação do design e para o desenvolvimento do website. Para tanto, é importante reservar alguns meses. 

Com o tempo de duração do projeto definido, é hora de pensar nos objetivos do site: descobrir se ele é novo, ou se irá substituir o antigo. Aqui é importante saber se o cliente já possui um domínio, caso contrário será necessário avaliar as melhores opções para o cliente. Ter o próprio domínio passa mais credibilidade à marca. 

Nesta etapa, também é feita a escolha do provedor de hospedagem e das ferramentas de construção que serão utilizadas. Além disso, é importante fazer uma análise da concorrência, além das definições de métricas e estratégias de SEO.

#2 Design

Nesta etapa será definida a paleta de cores a ser usada a página, respeitando a identidade visual da marca. A psicologia das cores pode auxiliar nesse processo. Isso porque elas causam estímulos diferentes no nosso cérebro. Apostar nas cores certas pode ser uma boa estratégia. Nessa etapa, é hora de escolher fontes que serão utilizadas nos títulos e textos, bem como os templates, imagens e vídeos.

#3 Conteúdo

Aqui você irá definir as páginas que farão parte do site. Na prática, ferramentas como o Mindmeister podem te auxiliar na criação de mapas mentais. Pense em uma boa copy para a home e a landing page, mas lembre-se que ela deve estar conectada à marca do seu cliente. Ter uma boa copy no “Sobre nós” também ajuda bastante. Afinal, é por meio desse recurso que o usuário descobrirá mais sobre a empresa. 

Mantenha também os dados de localização e contatos acessíveis e fáceis de serem achados. Invista em depoimentos de clientes sobre o seu produto ou serviço, já que eles são recursos de prova social e contribuem para a confiabilidade da marca.

#4 Geração de oportunidades

Verifique se a empresa possui contas em outras mídias sociais e garanta a integração dos diferentes canais de contato com o site. Defina qual será o principal CTA (Call to Action) do site, e alinhe-o com o objetivo geral do projeto. 

Elabore também uma estratégia de coleta de e-mails, que serve para a geração de novos leads e permite o envio de newsletters e divulgação de ofertas. Forneça um ou mais conteúdos ricos, como e-book, white paper e infográfico, com o objetivo de auxiliar e educar o público da marca com informações detalhadas sobre determinados temas.  

Além disso, é importante deixar em destaque no site o processo de coleta de dados. Para tanto, especifique isso ao usuário por meio de avisos como a política de privacidade e cookies.

#5 Revisão

Aqui será feita a revisão de todos os formulários, os CTAs, widgets e formulários, bem como a testagem de todos os botões e chatbots. É importante testar o site tanto em desktop quanto na versão mobile, já que muitos usuários realizam suas buscas pelo smartphone. 

É fundamental que o site seja responsivo e adaptável, priorizando a experiência do cliente. Verifique a ortografia e invista em versões multilingue, que podem ajudar na valorização do site.

#6 Segurança e acesso

Os backups são importantes para manter o site sempre disponível. Afinal, não basta saber como criar um site é preciso mantê-lo sempre acessível e seguro.

Para tanto, defina uma periodicidade para os backups e, se possível, agende-os para que ocorram de maneira automática. Invista em um certificado SSL (Secure Sockets Layer), que autentica a identidade do site e permite uma conexão criptografada, promovendo segurança durante o acesso. Configure as permissões de acesso e defina o fluxo de aprovação do cliente.

#7 Manutenção

A última etapa se refere ao processo de manutenção do site, e ela deve acontecer de forma periódica. É uma tarefa importante, pois visa garantir que todos recursos funcionem perfeitamente, pensando na experiência do usuário. Fatores como a velocidade impactam na usabilidade, conversão e rankeamento dos sites nos mecanismos de buscas. 

Periodicamente, faça a atualização de plugins, a verificação da segurança do site e a atualização conforme as demandas do mercado.

Como criar um site: é hora da parte prática!

Até aqui, entendemos a importância de ter um website e conhecemos  um pouco mais das etapas do processo de criação de um site institucional. Seguindo esse passo a passo, não tem erro.

Agora que você já sabe como criar um site, é hora de avançar para a prática. Para ajudar você no desenvolvimento, preparamos um checklist completo e detalhado sobre o assunto. O conteúdo apresenta os processos minuciosos de cada etapa do projeto. São mais de 40 ações que vão te guiar nessa construção. Faça o download do checklist agora mesmo!