Como medir a produtividade da sua equipe4 min read

Quando falamos em produtividade, logo nos vêm à mente outros dois conceitos-chave no mundo dos negócios: desempenho e sucesso. Temos um terceiro ainda mais essencial: a gestão de pessoas. Só é possível garantir a performance alta e a produtividade crescente com um time fortalecido, que gosta do que faz e conhece o propósito do seu trabalho. Mas afinal, como medir a produtividade da sua equipe com eficácia?

Se você já formou uma equipe de alto nível, no dia a dia da gestão certamente teve um detalhe a considerar. Uma das suas questões centrais é: como avaliar se a equipe está realmente sendo produtiva? Seguida de outra ainda mais intrigante: de que modo podemos aumentar a produtividade?

Veremos, a seguir, a resposta destas questões. E, ao mesmo tempo, vamos propor um trabalho baseado em planejamento, acompanhamento e motivação da equipe. A ideia é refletir sobre os processos e resultados para medi-los e pensar diferente. Envolvendo mais as pessoas com o intuito de fazer mais e melhor. Vamos começar?

Construa as metas para o time

metasDesenhe as principais metas da empresa e os desafios dos profissionais. Afinal, onde a equipe deve chegar? Quais os resultados a serem alcançados? Em quanto tempo? Depois, compartilhe com os profissionais. Ou melhor: envolva-os na construção das metas.

A participação do time traz uma percepção diferente e, muito possivelmente, mais próxima da realidade, afinal, quem executa os projetos e conhece os clientes tem mais noção do que é realizável no cenário em que a empresa atua. Ou seja,  é o conjunto de metas que deve nortear o planejamento e o desenvolvimento de atividades e, principalmente, o propósito, o objetivo comum da equipe. 

Com as metas detalhadas, o gestor orienta a equipe em relação aos objetivos, acompanha, supervisiona e avalia a produtividade. Assim, ele tem condições de motivar a equipe e promover o engajamento de todos para garantir um desempenho superior e o alcance das metas.

Defina critérios de medição para saber como medir a produtividade

Para avaliar o nível de produtividade da sua equipe, é preciso analisar fatos concretos e mensuráveis que refletem o quanto a equipe é produtiva. Por isso, é fundamental elencar critérios que permitam a análise do desempenho em números. São métricas possíveis:

definição de metas– O número de clientes novos;

– O número de trabalhos de cada cliente;

– O tempo dedicado ao cliente;

– E outros itens de diferentes departamentos da empresa.

É claro que as métricas variam conforme a área de atuação da empresa. Para defini-las, é importante pensar no que mais impacta o seu negócio: quais são os objetivos da sua equipe? Vender mais? Conquistar mais clientes? Produzir mais? A meta principal da equipe pauta a criação das métricas de produtividade.

Como medir a produtividade com clareza? Deixe claro para o time se você irá avaliar a produtividade de todos tendo como critério, por exemplo, o aumento na receita total. Ou, ainda, se irá avaliar a produtividade individualmente tomando como base, por exemplo, o número de clientes atendidos e/ou projetos entregues de determinado período.

Avalie o desempenho e os fatores do processo

Com os relatórios de produtividade de cada membro da equipe, você poderá analisar a performance de cada um. Caso o desempenho fique abaixo da análise de produtividademédia esperada, investigue os motivos.

Equipamentos obsoletos, ambiente de trabalho movimentado, relações interpessoais, ladrões da internet (redes sociais) e síndrome do perfeccionismo excessivo – procrastinação – são alguns dos fatores que podem comprometer a entrega da sua equipe. Então, além de medir a produtividade dos profissionais, analise o desempenho dos equipamentos, o ambiente e o clima organizacional e observe os aspectos comportamentais também. Pode ser que nem tudo esteja 100% correto. De algum modo, a empresa pode melhorar sua estrutura e ampliar seu leque de benefícios, se preciso, para ajudar os profissionais a se sentirem mais motivados. Uma equipe fortalecida faz mais entregas!

Reavalie as métricas periodicamente

Se os indicadores de produtividade estão definidos e você tem convicção que a empresa oferece o ambiente ideal e os melhores recursos para o crescimento de todos, busque fazer medições periódicas para acompanhar a evolução dos profissionais e da empresa também. Ou seja, um acompanhamento constante faz parte do exercício de como medir a produtividade da equipe.

Além disso, faça uma revisão das metas, periodicamente, para analisar se estão de acordo com a realidade do empreendimento e do mercado. Lembre-se que sempre que as metas são alteradas, as métricas também devem ser revisitadas, alteradas e compartilhadas com a equipe. 

Para ter a produtividade em alta, é preciso, primeiro, ter uma equipe com muita sinergia. Que vislumbre objetivos comuns e trabalhe pautada pelos mesmos valores.  A integração e o espírito de equipe são elementos-chave para um excelente desempenho e essenciais na caminhada rumo ao sucesso, para fazer da alta produtividade uma constante.