Gestão da criatividade e inovação: como ser mais criativo no novo ano

A criatividade exercida em um jogo livre e natural pelas crianças, por exemplo, contrasta fortemente com a mentalidade focada em produtividade com a qual nos acostumamos quando adultos. Até mesmo o nosso tempo de lazer costuma ser canalizado para atividades que, de algum modo, estejam associadas ao trabalho. Na prática, raramente nos engajamos em atividades que exigem muita imaginação.

Contudo, precisamos investir no nosso potencial também na nossa vida adulta. Até mesmo porque a criatividade é uma habilidade, e como tal qualquer pessoa pode melhorar com o tempo adotando o tipo certo de prática.

Mas como é essa prática? Como, exatamente, você pode ser mais criativo?

Existem três redes em seu cérebro que são responsáveis ​​pela criatividade: a rede de atenção executiva, responsável pelo foco, a rede de imaginação, voltada para a imaginação e devaneio, e a rede de saliência que permite as conexões entre o conhecimento armazenado em seu cérebro e seu ambiente. 

Isso quer dizer que se você busca saber como ser mais criativo, precisa encontrar maneiras de envolver as três redes.

Neste post, apresentamos algumas dicas que podem ajudar você a se tornar mais criativo em 2021. Vem com a gente! 

10 características de uma pessoa criativa

A boa notícia é que qualquer um pode se tornar uma pessoa criativa. Para isso, o ideal é que você comece conhecendo as habilidades e traços de quem tem a criatividade fluída, bem como adotando hábitos diferentes.

Em seu livro “Creativity – Flow and the Psychology of Discovery and Invention”, o autor Csikszentmihalyi elenca 10 características de uma personalidade criativa. São elas:

  • Possuem bastante energia, mas também tendem a ser quietos e tranquilos;
  • São espertos, mas ingênuos em simultâneo;
  • Podem ter uma combinação de ludicidade e disciplina ou responsabilidade e irresponsabilidade;
  • Conseguem alternar entre imaginação e fantasia de um lado, e senso de realidade de outro;
  • parecem acolher as tendências opostas entre extroversão e introversão;
  • São humildes e orgulhosos ao mesmo tempo;
  • Até certo alcance, escapam de estereótipos rígidos de gênero e tem uma tendência à androginia;
  • Costumam ser vistos como rebeldes e independentes;
  • Em sua maioria, os criativos são apaixonados pelo trabalho, mas também podem ser extremamente objetivos sobre ele também;
  • a abertura e sensibilidade de indivíduos criativos frequentemente os expõem a sofrimentos, mas também a uma grande quantidade de satisfação e alegria. 

Além disso, se você deseja aprender como ser mais criativo precisa saber que a curiosidade é outra característica marcante. Pessoas criativas estão sempre fazendo perguntas, propondo soluções criativas para os problemas. Além disso, elas apresentam um comportamento mais lúdico e têm sensibilidade emocional acentuada. 

Os criativos também não se conformam facilmente com uma situação e não têm medo de serem vistos como diferentes ou exibir pensamentos incomuns. 

Como se dá o processo criativo?

Para elaborar a uma ideia inovadora,  geralmente é preciso passar por várias etapas que lapidam um insight. Veja quais são elas: 

Preparação: é a preparação do ‘’trabalho’’ em si. As atividades comuns e repetitivas pertencem a esta etapa. A coleta de referências e o hábito de anotar ideias, por exemplo, são práticas mecânicas do processo criativo, mas fundamentais para o resultado final.

Incubação:  é aqui que as duas redes do cérebro se conectam e dão origem à ideia. São várias conexões, por isso é importante filtrar as ideias. A incubação pode ser comprometida pelo excesso de tarefas rotineiras. Daí a importância de ter momentos de tédio, como veremos mais adiante. Eles garantem fluidez ao processo criativo.

Iluminação: esse é o pontapé da inovação do processo criativo. Geralmente, a ideia surge quando você menos está esperando, como durante o banho no chuveiro. A partir daí, a ideia ganha forma e sua implementação começa a ser planejada.

Implantação: finalmente, é hora de dar vida à ideia. É nesta fase que o criativo desenha a sua melhor peça ou o redator elabora um roteiro incrível. Quem vê o resultado da implementação nem imagina o caminho percorrido da concepção à realização da ideia.

Na rotina da agência, com prazos apertados, nem sempre os profissionais têm tempo para experienciar esse processo criativo.

Afinal, como ser mais criativo no novo ano?

Além de adotar algumas práticas já citadas, as pessoas criativas costumam ter uma rotina diferente. Elas mantêm hábitos que estimulam o seu cérebro a ter novas ideias. Elencamos alguns dos principais. Confira e saiba como ser mais criativo:

Movimente-se!

O exercício físico ajuda a forçar você a sair do pensamento dominante do lado esquerdo do cérebro e, em vez disso, adotar uma mentalidade mais criativa. Os exercícios também aumentam o fluxo sanguíneo e o oxigênio para o cérebro, o que aumenta a clareza mental. De acordo com artigo do Business Insider,  os exercícios aeróbicos podem ajudar a estimular a imaginação e novas ideias.

Aceite o tédio

Ficar entediado realmente nos impulsiona para um pensamento mais profundo e criativo. Isso porque diante do tédio, a mente busca estímulo, o que a leva à imaginação e gera novas ideias. 

Portanto, em vez de preencher cada minuto extra com produtividade ou percorrer o telefone, dê espaço para respirar. Deixe sua mente vagar, e quem sabe? Você só pode ter o “momento aha” que você trabalhou tão duro para alcançar.

Para começar, experimente um detox do celular por um período e aprenda a abraçar o tédio. 

Assista ou ouça algo novo

Busque por conteúdo inspirador. Assista uma palestra TED poderosa, ouça uma entrevista com alguém fascinante ou busque um podcast. Essa é uma ótima maneira de mudar de perspectiva, rapidamente e sem muito esforço. 

Existem muitas pessoas inspiradoras por aí e elas podem ajudá-lo a ver além da sua perspectiva. Se você quer aprender como ser mais criativo, comece ouvindo pessoas que estão realmente inovando em seu campo.

Gere muito mais ideias do que você acha que precisa

Pessoas supercriativas são capazes de gerar muitas ideias (boas e não tão boas). É isso mesmo! Quanto mais insights, maior a probabilidade de ter algumas ideias brilhantes escondidas no seu conjunto de anotações. 

Reserve um tempo para escrever de graça e pense no máximo de ideias que seu cérebro puder gerar sobre um problema, mesmo que pareçam bobas. Uma vez que pessoas criativas são geradoras de ideias.

Canalize sua criança interior

As crianças são consideradas “naturalmente criativas”  porque não conhecem limites para sua criatividade. Elas estão dispostas a seguir em qualquer direção com sua criatividade e nada as detêm. Busque canalizar essa mentalidade, especialmente quando se trata de tomar uma direção completamente diferente com seu trabalho. 

Em vez de ficar preocupado ou constrangido de que seu trabalho não é bom o suficiente, esteja disposto a correr riscos para ultrapassar seus limites criativos.

Mais importante ainda: divirta-se com o seu trabalho. A criança vê tudo como uma aventura e aproveita cada momento. Evite-se preocupar com todas as suas responsabilidades. Concentre toda a sua energia em um projeto de cada vez, divirta-se e dê o seu melhor.

Sempre que preciso e possível, descontraia!

De acordo com pesquisas, existe uma forte relação entre humor e criatividade. Uma risada pode realmente aproximar você dos momentos de inspiração. O conteúdo engraçado também melhora o humor, permitindo que você pense com mais liberdade e resolva melhor os problemas criativos.

Se você olhar para o seu projeto de uma perspectiva mais leve, você terá uma nova perspectiva sobre o problema em questão.  Em síntese, o humor confere cadência à criatividade. 

Conecte-se com pessoas criativas 

Se você está batendo cabeça com suas próprias ideias, pode ser hora de explorar a criatividade de outras pessoas. Compartilhar e obter feedback sobre suas ideias e opiniões não é saudável apenas para a sua criatividade, mas também para sua carreira. Diferentes pontos de vista podem trazer uma nova perspectiva em um projeto para um projeto que você está desenvolvendo há muito tempo, pro exemplo.

O ideal é buscar conexões que desafiam sua maneira de pensar. Se você se cercar de pessoas que pensam como você, pode cair na armadilha do viés da confirmação, onde nunca verá as falhas em seu próprio trabalho porque todos já concordam com você. Embora seja difícil aceitar crítica, é certo que ela o forçará a pensar de maneiras que você sequer imaginou antes.

Para começar a se relacionar com outras mentes criativas, você pode explorar o trabalho das pessoas em plataformas como Behance  ou Instagram  Se você deseja se conectar com pessoas, participe de conferências e eventos de networking relacionados do seu setor.

Incorpore intervalos em sua rotina de trabalho

É fato: algumas das suas melhores ideias surgem nos momentos mais aleatórios. Essas pautas permitem que sua mente continue a trabalhar nessas ideias sem ficar preso em um ciclo que dificulta a organização dos seus pensamentos.

Na prática, os intervalos são o ” tempo de incubação” que a sua mente precisa, se você já está trabalhando ativamente em uma ideia por algum tempo.

Alguns gestores de grandes companhias, como Brian Halligan, CEO e cofundador da HubSpot, são defensores da ideia de que os profissionais podem “trabalhar menos e pensar mais”. A HubSpot proporciona salas para dormir, encorajando as pessoas a fazerem uma pausa. O objetivo é despertar a criatividade.

Agora que você já sabe como ser mais criativo é hora de compartilhar essas dicas com o time, para que os colaboradores possam colocá-las em prática. Gostou desse artigo? Acesse o blog da Operand e aproveite nosso conteúdo!