Qual o segredo de uma liderança de sucesso?

Como ser um líder inspirador

Liderar uma equipe é aquele tipo de desafio inquietante que motiva você e, ao mesmo tempo, o coloca diante de uma missão: impulsionar o crescimento da empresa e o desenvolvimento das pessoas ao vê-las trabalhando com prazer, focadas no alcance das metas da equipe. Portanto, a tarefa não é simples e a responsabilidade é imensa, mas é possível chegar lá. O segredo da liderança se aprende mesmo no contato com as pessoas. Então, como ter uma liderança de sucesso?

Como bem define Lance Secretan, professor e especialista em liderança, “uma boa liderança é sobre experiências humanas. Não é uma fórmula ou programa. É uma atividade humana que vem do coração e leva em consideração os corações de outras pessoas. É uma atitude, não uma rotina.” 

Portanto, para te ajudar a cumprir esta missão e tornar-se um líder um inspirador, elencamos quatro dicas. Ser líder é fazer mais por você e pelas pessoas.

1. Postura, confiança e coerência são indispensáveis para tornar-se líder

As pessoas precisam tê-lo como referência. Ou seja, uma liderança de sucesso sempre é confiante. Entretanto, faça o que você fala e seja coerente com o que você defende, acredita e com os seus líder de sucessovalores. No dia a dia, respeite e valorize os talentos da sua equipe. Um elogio, um incentivo, o repasse de conhecimento: tudo isso é sempre bem-vindo, porque inspira as pessoas e desperta o que existe de melhor nelas.

2. Um horizonte para todos

Quando o grupo tem um objetivo em comum, as pessoas fazem acontecer com mais energia e mais rapidez. Mais do que isso, o profissional sente a responsabilidade de fazer o melhor por ele, pela área e pela empresa. Além disso, há um sentido de pertencimento que pode ser experimentado por todos e propagado pelo líder.

Quando as pessoas conhecem o propósito e a grandiosidade do projeto no qual estão engajadas, o líder tem muito mais facilidade para manter sua equipe focada na tarefa de, dia após dia, fazer da visão da empresa uma realidade. Como diria Raul Seixas: “sonho que se sonha junto é realidade”.

3. A cultura da colaboração e do compartilhamento para uma liderança de sucesso

Um líder inspirador sabe criar uma cultura de trabalho positiva em um ambiente de trabalho agradável. Estimule as pessoas a interagir, trocar experiências e se ajudar, sempre que preciso. como ser um líder de sucessoPara incentivar a construção deste espírito de equipe, crie mecanismos que aproximem os profissionais. Experimente fazer sessões regulares de brainstorm, criar um banco de ideias, fazer um café semanal com os profissionais.

Outra estratégia é formar uma equipe , composta por profissionais de diferentes áreas, para um projeto pontual. Ou seja, em uma só ação, você desafia o potencial dos profissionais, estimula o autogerenciamento, e ainda fortalece as relações entre as pessoas e o potencial colaborativo.

4. Flexível com as pessoas, resiliente com você

Um bom líder sabe quando precisa manter o pulso firme e quando pode ceder. Liderança de sucesso é isso. Logo, procure colocar-se no lugar das pessoas. Além de que, a empatia o ajudará a ser mais flexível com os seus liderados. O segredo é ser respeitado e não temido. Da mesma forma, aprenda a lidar com os contratempos e superá-los.

Imprevistos, crises, acidentes e prejuízos podem acontecer a qualquer tempo. O segredo é ser resiliente, aceitar o fato e, com sabedoria, tentar minimizar os impactos e se adaptar ao novo contexto. Assim, se você ouve e entende os profissionais, compreende as situações, e se mantém firme em seu propósito, está no caminho certo para ser um líder inspirador.

Enfim, ao longo da jornada, na correria do dia a dia, tente seguir esses passos para fazer uma gestão humanizada da equipe. Acima de tudo, lembre-se sempre de valorizar o talento e o trabalho das pessoas, afinal, somente com a entrega delas é possível fazer acontecer.