Como sua agência pode otimizar resultados de marketing nas redes sociais?

Quem faz marketing nas redes sociais sabe que não basta estar presente no Facebook, Instagram, Twitter e outras mídias para ter resultados.

Cada rede social tem seu público, sua dinâmica e funcionalidades. E cada marca tem seu target, objetivos e verba.

Além disso, entender todos esses fatores e conhecer as possibilidades de cada canal é premissa para ter sucesso. Mas, ainda que você saiba disso, nem tudo está garantido.

A batalha pelo alcance orgânico, engajamento e conversões obriga os profissionais de agências a testarem novas estratégias diariamente. Certamente, isso é ótimo!

Além dos recursos das redes sociais, é preciso testar campanhas, novas linhas editoriais, conceitos criativos e, claro, canais.

Ter esse olhar de aprendiz faz do profissional um Growth Hacker e, claro, impulsiona os resultados de marketing nas redes sociais.

Quer aprender mais sobre o assunto? Veja abaixo algumas dicas preciosas!

Entenda seu público

Saber quem é o público da marca é fundamental para o sucesso de todas as ações de marketing.

E, quando falamos em público, não estamos nos referindo ao target. O ideal é que esse conhecimento seja aprofundado por meio da criação de buyer personas.

Diferente de público-alvo, buyer personas são personagens fictícios que representam o público ideal de uma marca.

Para construir buyer personas é preciso investir em pesquisas e análise de dados. É importante construir esses personagens com base em dados verídicos, nunca a partir de achismos e percepções aleatórias.

Esses dados devem servir para que você encontre padrões demográficos e de comportamento. Com isso, conseguirá compreender melhor quais são os interesses, dores, necessidades e canais preferidos do público.

À medida que você completa e aprofunda suas personas, você consegue alinhar conteúdos, linhas editoriais e o tom da comunicação nas redes sociais. O resultado é uma consequência imediata disso.

Integre metodologias

Talvez você já esteja investindo em Inbound ou Outbound Marketing para os clientes da agência. E deve conhecer também alguns mitos que afirmam que uma estratégia é melhor e mais efetiva que a outra.

Mas as coisas não são tão simples assim. Integrar metodologias para otimizar a atração, conversão e fidelização de clientes traz resultados incríveis.

A estratégia Unbound Marketing propõe justamente isso. Criada por Rafael Kiso, fundador e CMO da mLabs, ela nos ajudou a escalar a plataforma de 0 a 45 mil clientes em pouco tempo.

O cenário principal de todas as estratégias desse modelo são, justamente, as redes sociais.

Em resumo, o Unbound Marketing propõe o uso de mídia paga nas redes sociais como forma de estimular a busca ativa e o interesse dos usuários pela marca.

Após essa primeira etapa, tem-se esforços conjuntos de Inbound Marketing (produção de conteúdos para blogs, SEO, automação de e-mail) e Oubtound Marketing (mídia paga, remarketing nas redes sociais) para converter clientes.

Por fim, investe-se novamente em mídia paga e redes sociais para estimular o compartilhamento de experiências e a geração de conteúdos pelos próprios usuários, que se tornam então, promotores da marca. Esse conteúdo passa a ser, então, o estímulo necessário para novas buscas.

Se você quiser entender a fundo a metodologia Unbound, veja esse post:

Unbound Marketing: como vencer a barreira entre Inbound e Outbound Marketing através das redes sociais

Poste nos melhores dias e horários de cada canal

Pequenas mudanças podem trazer grandes resultados.

E para otimizar sua estratégia de marketing nas redes sociais, é preciso entender quais são, de fato, os melhores dias e horários para postar em cada rede social.

Obviamente, isso não deve ser feito de forma aleatória. Você precisará descobrir os horários nobres de cada cliente (e em cada rede social) de acordo com o comportamento do público de cada um.

O gráfico de melhores dias e horários da mLabs te dá essa informação com exatidão. Ele puxa todo seu histórico de postagens na rede social e faz uma análise cruzada de Alcance e Engajamento.

melhor_horário_redes_sociais

Anuncie

Nós acompanhamos, diariamente, mais de 45 mil marcas nas redes sociais. Estratégias, posts, posicionamento e como elas estão em relação a seus concorrentes.

E podemos afirmar com muita segurança: para ter resultados nesses canais é preciso investir em mídia paga. Portanto, Facebook Ads, Instagram Ads, Anúncios nos Stories e Remarketing são fundamentais para otimizar seus resultados de marketing nas redes sociais.

Contar apenas com o alcance orgânico é rejeitar as melhores possibilidades de marketing segmentado que existem na atualidade. Cada centavo gasto em mídia paga bem-feita vale.

Acompanhe concorrentes

Quais são seus referenciais de sucesso? Além disso, o que você usa para saber se seu crescimento, alcance e engajamento são – ou não – satisfatórios?

Sabemos que essas são respostas difíceis de se encontrar.

E o melhor caminho para descobrir isso é monitorar concorrentes. Ou seja, comparar o crescimento da sua base de seguidores, o alcance e o engajamento te ajudará a entender quão efetivas estão sendo suas ações.

O jeito mais simples de entender isso é analisando os gráficos de concorrentes da mLabs. A plataforma permite que você insira até cinco concorrentes e compara o crescimento das páginas, o engajamento, a efetividade, etc.

comparação_direta_concorrentes_sistema_mlabs

Aposte nos Influenciadores

Uma das melhores formas de ampliar o brand lift de uma marca através das redes sociais é investindo em parcerias com influenciadores digitais. Em especial, os micro-influenciadores.

Além da possibilidade de parcerias, essas figuras são mais acessíveis e, de maneira geral, se posicionam como autoridade em assuntos extremamente nichados.

Para facilitar a descoberta de micro-influenciadores, inserimos na mLabs o gráfico Influenciadores. Nele, sugerimos perfis que conversam com o público da marca e damos informações como engajamento e alcance médio dos conteúdos de cada influenciador.

sistema_mlabs_influenciadores marketing nas redes sociais

Enfim, como você pôde ver, para otimizar resultados de marketing nas redes sociais, você precisará de inteligência, automação e dados. A boa notícia é que lidar com tudo isso é muito mais simples do que já foi um dia. Ferramentas de gerenciamento de redes sociais como a mLabs podem facilitar o dia a dia de agências de diversas formas! E, se você quiser conhecer tudo isso na prática, faça um teste gratuito na mLabs!

*Este post foi escrito por Mariana Cabral, Head de Conteúdo na mLabs.