Como convencer o cliente em 90 segundos

Nos primeiros segundos de contato com uma pessoa, seguindo nosso instinto de sobrevivência, corpo e mente decidem se fogem, combatem ou interagem. É baseado nesta ideia que Nicholas Boothman desenvolveu o livro “Como convencer alguém em 90 segundos”. Parece até impossível, mas não é. Adaptamos o conceito do livro e vamos te dar dicas de como convencer o cliente em 90 segundos. Aceita o desafio?

Como convencer o cliente em 90 segundos

A seguir apresentamos seis dicas, inspiradas no trabalho de Nicholas Boothmann, para ajudá-lo a interagir de forma mais inteligente e conquistar os seus clientes nos primeiros 90 segundos de interação. Confira!

#1 Abra seu corpo e mire seu coração para a pessoa

Interaja, de corpo e alma, com o cliente de forma espontânea. Dê um forte aperto de mão e mostre-se receptivo. Tenha postura e seja positivo. Segundo estudo da Universidade da Pensilvânia, profissionais de vendas otimistas venderam 37% apólices a mais que os pessimistas, que tinham maior probabilidade de deixar a empresa no primeiro ano de emprego. A verdade é que não há nada melhor do que estar entre pessoas que têm alto astral e sabem se relacionar com naturalidade.

#2 Dê o seu melhor sorriso e foque no olhar do seu cliente

Pode parecer que não, mas estas atitudes simples fazem toda diferença. Desta forma, você se conecta ao seu cliente e ele, claro, sente-se especial e único. É isso que nós queremos, não é?

#3 Seja um camaleão

Já notou como nós sentimos bem quando estamos entre pessoas que se parecem conosco? Aliás, muitas das nossas relações começam, justamente, pelas afinidades que temos com as outras pessoas. Para convencer o cliente, busque agir de forma semelhante ao seu cliente: faça movimentos parecidos e aja como ele. Se ele inclinar a cabeça para o lado, faça o mesmo, se ele sorrir, retribua, se ele mexer as mãos aos falar, mexa também! Pode parecer impossível, mas depois de vários experimentos Nicholas Boothman comprovou que essa teoria funciona!

#4 Coerência e atitude positiva

Use a linguagem corporal para mostrar ao seu cliente que você está aberto para se comunicar e negociar. São ótimos sinais:

  • Braços descruzados
  • Olhos e sorrisos
  • Postura ereta
  • Ombros flexíveis

Lembre-se de alinhar sua linguagem corporal ao seu discurso. Para convencer o cliente que o que você diz é pertinente, de nada adianta você estar de braços descruzados, se emitir frases negativas como: “Não vamos conseguir negociar!”. Coerência é tudo! Busque ser sempre positivo, entusiasmado e confiante. A sua saúde e as pessoas ao seu redor, agradecem.

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#5 Faça perguntas amplas e que estimulem a imaginação

As conversas monossilábicas, baseadas em ‘sim’ e ‘não’ são muito chatas, não é mesmo? Então, que tal contribuir para ter conversas mais interessantes. O primeiro passo é mudar o modo de de fazer perguntas. Use, de preferência: por que, como, o que, quem, quando e onde, e evite ‘qual’ para constituir perguntas. A proposta é constituir perguntas abertas, abrindo uma ampla janela para o exercício da imaginação, da criatividade e para uma grande variedade de respostas. Considere os exemplos:

  • Você está satisfeito com nossos serviços? (A resposta seria sim ou não)
  • Quando você teve a maior satisfação com nossos serviços?
  • O que em nossos serviços você considera mais satisfatório?
  • Por que será que nossos serviços têm seus altos e baixos?
  • Como podemos melhorar nossos serviços aos clientes?

#6 Use corpo e rosto para demonstrar seu interesse

É claro que a boa vontade do cliente é essencial para ter uma boa conversa mas, para facilitar, comece você. Para convencer o cliente, use sua linguagem corporal e sua voz para mostrar que você entende do assunto e está, de fato, interessado. Mostre-se curioso, atencioso e concentre-se naquele momento. Mais uma vez, seu cliente se sentirá especial. Ah! Estenda esse comportamento para as conversas mediadas pelas redes sociais e aplicativos. As pessoas anseiam por atenção e respostas rápidas.
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As dicas apresentadas fornecem algumas estratégias que devem levar você a se conectar e convencer o seu cliente de modo mais rápido e efetivo. Talvez até em 90 segundos. Por que não?
Ao conhecê-las e aplicá-las, você deixa de lado alguns comportamentos instintivos e pouco produtivos e age com mais perspicácia, ganhando eficiência. Mas vale um lembrete importante: acima de tudo, não perca de vista a sua personalidade e seja autêntico. Com estes exercícios, os resultados positivos logo virão.