Como preparar a empresa para o crescimento – dicas

Quando um empreendedor inicia seu negócio, trata-se, basicamente, da construção de um sonho. Ali, ele investe seu tempo, seus recursos financeiros e, acima de tudo, sua energia. Por isso, saber como preparar a empresa para o crescimento é sua prioridade zero. Para os gestores de primeira viagem, há poucas coisas mais importantes do que fazer o empreendimento dar certo.

É com esses empresários que Jason Brewer, CEO da Brolik, gosta de trabalhar. Ele os auxilia na definição do posicionamento da marca e na construção da estratégia de mercado, compartilhando maneiras de preparar a empresa para um crescimento constante. Com base na experiência e conhecimento de Brewer, compartilhamos abaixo alguns dos principais passos a serem seguidos na caminhada rumo ao sucesso. Sempre avante!

# Use sua energia bruta para impulsionar e preparar a empresa para o crescimento

Normalmente, quando você começa algo está em um nível de empolgação contagiante. Então, aproveite essa energia, esse sentimento de querer conquistar o mundo e aposte em si mesmo, sem medo. Portanto, faça tudo com planejamento e cautela, mas use também uma boa dose de convicção e ousadia. Ou seja, acreditar é o primeiro passo para fazer acontecer.

# Pesquise muito, reconheça seu público e se posicione

Certamente, uma jornada exaustiva de trabalho não é, necessariamente, sinônimo de sucesso. Muito mais do que aumentar exponencialmente o número de vendas ou conquistar um X de clientes, é preciso ter clareza em seu posicionamento e saber como comunicar melhor o seu valor. Além disso, é melhor forma de preparar a empresa para o crescimento é saber exatamente o que você vende, pra quem e porquê.

Para tanto, é fundamental pesquisar seu público e seu cliente ideal a partir de uma perspectiva um pouco mais distante, e não usando somente suas lentes. Além disso, as empresas mais bem-sucedidas analisam e conhecem o público melhor do que qualquer um, incluindo seus concorrentes e outras variáveis. Assim, podem usar esse conhecimento para encontrar um nicho de mercado e assumir seu posicionamento com mais segurança, sobretudo, de modo estratégico.

# Planejamento é indispensável

Ok! Você já deve ter pensado: “que clichê!” O fato é que por mais repetitivas que sejam, algumas ideias precisam ser espalhadas aos quatro cantos e reiteradas ‘n’ vezes.

Sem um planejamento bem elaborado, a chance do seu negócio naufragar aumenta (e muito!). Além disso, segundo dados do Sebrae, a falta de um plano de negócios leva à falência 60% das micro e pequenas empresas. Por isso, não hesite em parar tudo por um tempo, se preciso, para esquematizar sua atuação de modo estratégico. Certamente, um bom planejamento, além de nortear seu desenvolvimento, pode garantir a rentabilidade e a sustentabilidade do seu negócio.

# Questione-se

Quando imersos em uma rotina acelerada e desgastante, é comum que os gestores deixem de analisar aspectos importantes. Por isso, é importante ter em mente algumas questões estratégicas. Sempre que possível, pare por uns instantes a execução de tarefas e faça perguntas inteligentes, como:

  • Qual o modelo comercial que nossa empresa adota?
  • Qual a visão da empresa para os próximos 6 meses, 2 anos e 5 anos a partir de agora?
  • O que está nos afastando da nossa meta?
  • Qual o perfil do nosso cliente ideal?
  • Estamos resolvendo todos os problemas dos nossos clientes atuais?

Esse exercício permitirá a você identificar ideias desconexas, problemas e pressuposições perigosas. A partir daí, fica mais fácil redesenhar o perfil da empresa e as suas estratégias, para garantir mais sustentabilidade ao negócio e preparar a empresa para o crescimento.

# Se o ritmo de crescimento está acelerando, quais são os novos desafios?

Quando a empresa ganha ritmo constante e veloz de crescimento, novos desafios surgem. Portanto, é preciso que a equipe esteja preparada para encarar mudanças rápidas, inclusive nos processos. Afinal, o fluxo contínuo de novas ideias impacta na execução de tarefas e atividades. Ou seja, um time bem treinado, criativo e entrosado fará toda diferença.

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Além disso, ao aprender como preparar empresa para o crescimento, o gestor tem o desafio de gerenciar de modo estratégico e manter seus esforços de diferentes áreas organizados, sem perder de vista o grande quadro. Diante do crescimento, é grande a possibilidade de começar a pulverização de atividades em todas as direções e dos profissionais, mesmo sem querer, perderem o foco. Ou seja, o desafio é manter tudo sincronizado.

# Avalie, repense e cresça

Já deu para ver que uma série de diferentes estratégias pode preparar o crescimento da empresa e impulsionar o sucesso. É preciso voltar a atenção para outras questões importantes, além das tarefas operacionais. Além disso, a partir daí, desdobrar ações capazes de garantir aprendizado, desenvolvimento e, claro, a sustentabilidade da sua empresa.

Por fim, para preparar empresa para o crescimento e ganhar ritmo veloz é necessário observar, analisar e reagir a uma série de fatores diferentes que podem, sim, impactar no seu negócio. Contudo, esteja sempre atento, seja crítico e aja rápido, com criatividade, ousadia e, claro, um pouco de cautela. Além disso, quem se lança no mercado com planejamento, preparo, um time de alta performance e estratégias bem elaboradas só cresce.