WhatsApp Marketing: 7 dicas para sua agência conquistar novas contas

O WhatsApp se tornou uma ferramenta essencial na nossa comunicação, ainda mais em tempos de pandemia. Segundo uma pesquisa da Opinion Box junto a Mobiletime, cerca de 99% dos celulares brasileiros possuem o app instalado

Parte das pessoas usam esse aplicativo para uso pessoal, no entanto, muitas estão aderindo o app para fazer novos negócios. Se o objetivo da sua agência também é esse, fazer mais vendas e atendimento, saiba que uma estratégia de WhatsApp marketing será necessária. 

Neste artigo vamos te apresentar 7 dicas para conquistar novas contas para sua agência de maneira profissional, assertiva e que realmente gere resultados.

Siga a leitura!

O que é WhatsApp Marketing?

Que o volume de pessoas utilizando o WhatsApp como principal forma de comunicação é alto, disso você já sabe. No entanto, muitas empresas possuem dificuldades ao construir uma estratégia que não seja invasiva e ao mesmo tempo possua um bom retorno financeiro

A estratégia WhatsApp Marketing consiste num agrupamento de técnicas com foco em apresentar o seu produto a novos clientes, construir um relacionamento com as pessoas e o vender através do app. 

O mensageiro possui uma versão dedicada às empresas, o WhatsApp Business. Nele, sua agência pode configurar dados relacionados ao horário de atendimento ao cliente, endereço, nicho de mercado, etc. 

Também é possível construir um catálogo de produtos e serviços, configurar mensagens automáticas, gerar um link curto direto para o seu perfil e adicionar tags aos novos clientes. 

Nas técnicas que envolvem o WhatsApp Marketing, você deverá explorar cada uma dessas funcionalidades de maneira estratégica. Vamos te explicar mais a seguir!

Como fazer WhatsApp Marketing na sua agência?

Todas as agências de publicidade, sejam elas físicas ou digitais, possuem um ponto em comum: o contato com o cliente. Esse relacionamento precisa ser amigável, sincero, respeitoso e acima de tudo, informativo. 

Sabendo disso, fazer uma estratégia de WhatsApp Marketing precisa seguir as boas práticas do bom atendimento ao cliente e a primeira delas é: Não seja invasivo

Esse aplicativo de mensagens instantâneas se tornou o principal portal de comunicação entre as pessoas. Por lá, homens, mulheres e crianças enviam mensagens a todo momento.

Quando enviamos uma mensagem para essas pessoas, estamos entrando no celular delas e as notificando de alguma coisa. Quando fazemos isso sem o seu consentimento, corremos o risco de ter nosso número marcado como spam, perder um possível interessado em nosso serviço e até mesmo ter o número bloqueado

Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados diz que o usuário precisa ter consentido em receber novas comunicações de sua empresa, sejam elas por e-mail, telefonema ou mensagens no app de mensagens. 

Dessa forma, o atendimento via WhatsApp precisa ser consciente, respeitando os interesses de cada pessoa.

7 dicas de como usar o WhatsApp Marketing na sua agência

Agora que você já entendeu o que é o WhatsApp Marketing e sabe como ele funciona, é hora de entender como colocá-lo em prática.

Recomendamos que você teste as dicas que vamos dar a seguir, pois talvez o que funcione para a agência Y, não funcione para a agência X. 

Experimente diferentes dicas e depois tire suas conclusões. 

1. Use o WhatsApp Business

Pode parecer óbvio, mas muita gente não sabe que existe a versão do WhatsApp para empresas. Isso acontece porque esse é um app diferente do que as pessoas estão acostumadas.

Além de trazer recursos extras, dedicadas aos novos negócios, com a implementação do WhatsApp Pay as pessoas poderão fazer transações financeiras pelo aplicativo.

Ou seja, você terá mais facilidade para receber os pagamentos de seus clientes. 

Para se cadastrar no WhatsApp Business basta baixar o app em sua loja de aplicativos e fazer o cadastramento normalmente. 

2. Deixe seu contato em evidência

Quem não é visto não é lembrado. Com certeza você já deve ter ouvido falar nesse ditado. O principal papel das ferramentas de marketing é justamente expor os benefícios e características do seu serviço para que as pessoas conheçam. 

Dessa forma, as pessoas precisam saber que sua agência possui um número de WhatsApp disponível para contato, seja ele para uma nova contratação, tirar alguma dúvida ou até mesmo entender mais sobre seu negócio. 

Você pode criar diferentes atalhos para que as pessoas cheguem em seu número, como: 

  • Colocar o link do WhatsApp no Instagram;
  • Criar um atalho no seu site;
  • Comunicar via e-mail; 
  • Fazer anúncios com objetivo de gerar novas mensagens; 
  • Utilizar como canal de suporte em sua plataforma de gerenciamento de contas. 

Fazendo isso, as pessoas terão liberdade e controle para entrar em contato com você quando quiserem.

3. Evite mensagens com duplo sentido

A comunicação por texto é muito diferente da comunicação verbal. No atendimento online, nós não conseguimos transmitir emoções, mudar entonação nas mensagens e tão pouco perceber muitos detalhes. 

Em alguns momentos o que escrevemos é interpretado de maneira totalmente diferente das informações que queríamos transmitir. Numa estratégia de WhatsApp Marketing, sua agência precisa se comunicar de maneira mais clara possível. 

É interessante evitar termos que contêm: 

  • Gírias; 
  • Regionalismos;
  • Termos técnicos; 
  • Erros de digitação. 

Muitas agências trabalham com clientes do Brasil inteiro, cada pessoa possui uma bagagem cultural diferente, por isso, ser o mais neutro e claro é essencial nessa comunicação. 

Se o cliente não entender do que você está falando, com certeza ele não vai comprar. 

4. Faça chamadas de vídeo e ligações quando possível

Complementando a dica anterior, mesmo que a gente seja claro e objetivo na comunicação via WhatsApp, nosso cliente ainda pode ter a compreensão dificultada

Nesses casos, o mais recomendado é perguntá-lo se vocês podem conversar por voz ou vídeo para que o seu time de atendimento ou vendas possa explicar melhor determinado assunto.

Se a pessoa aceitar, faça uma ligação e seja objetivo em suas palavras. Dê espaço para que o possível cliente fale suas dúvidas e sempre pergunte se está claro para ele. 

Ah! Não se esqueça do profissionalismo. Utilize a simpatia sem sua fala, mantendo sempre o respeito. Além disso, cuidado com o que vai aparecer em seu fundo, caso vocês façam uma videochamada. 

Lembre-se que essa é uma oportunidade de conquistar uma nova conta para sua agência e ela pode ser a única

5. Faça contato em horário comercial

O imediatismo no WhastApp é real. Atualmente nosso celular possui conexão com a internet quase 24 horas por dia. Com isso, teoricamente, estamos disponíveis para responder nesse período também

No entanto, não é bem assim. Grande parte da população está mais ativa em horário comercial e o ideal é que você envie mensagens apenas dentro desses limites. 

Isso contribui para que você construa esse relacionamento com respeito e também mais chances de ter respostas em suas abordagens no WhatsApp Marketing. 

6. Explore todas as funcionalidades do WhatsApp

No WhatsApp é possível enviar foto, vídeo, áudio, postar uma nova mídia no status e muito mais. Cada uma dessas funções possui um objetivo diferente. O ideal é que você se pergunte: o que eu pretendo conseguir com essa ação? 

Se sua resposta for apresentar detalhes do seu serviço, enviar um vídeo pode ser mais interessante. Se você quiser puxar novas conversas, talvez postar nos status seja mais adequado. 

Além disso, pensar no que se quer alcançar com cada atividade que será executada dentro da sua estratégia de WhatsApp Marketing é essencial para entender se você está executando ela da melhor maneira possível. 

7. Faça análises de resultados

Essa é uma boa prática e também uma etapa essencial na sua estratégia de WhatsApp Marketing. Saber os resultados que suas técnicas estão gerando vai permitir que você entenda se está no caminho certo ou não

Um dos problemas no mensageiro online é que ele não dispõe dos números mais importantes dessas métricas. Dessa forma é necessário utilizar uma ferramenta externa de atendimento para coletar esses dados. 

O Bume, por exemplo, além de permitir que vários vendedores e atendentes acessem um mesmo número, também possui uma dashboard de resultados relacionados ao atendimento

Por lá você consegue ver dados e insights importantes para tomadas de decisão. 

Conclusão

Agora que você entende mais sobre como executar uma estratégia de WhatsApp Marketing, chegou o momento de colocar a mão na massa. 

A nossa última dica, que não deixa de ser tão importante quanto as outras, é que você fique atento às regras da LGPD. Elas dizem respeito ao tratamento de dados sensíveis do usuário, que neste caso é o número de celular. 

Portanto, antes de começar novas conversas, entenda as melhores práticas orientadas pela nova lei.

Esse post foi feito pelo Bume, ferramenta de gerenciamento do atendimento via WhatsApp. Ela permite que as empresas tenham apenas 1 número de WhatsApp onde várias pessoas podem acessar. Aproveite para conhecer e fazer um teste gratuito!