Como manter a equipe motivada na agência? 

Talvez um dos maiores desafios de um gestor de agência ou de um diretor de criação seja manter sua equipe focada no trabalho. Sem que a cobrança se torne em um pesadelo. Mas para quem vive neste meio, foco não é a única coisa necessária para realizar um job, é preciso mais. Para a equipe de uma agência é preciso vontade para realizar aquela peça de forma criativa e inovadora. Para buscar soluções não convencionais e não cair na “mesmisse” ou no censo comum. Como manter a equipe motivada na agência?

Afinal, como criar este sentimento? Esta fome por criar e enfrentar um processo árduo e trabalhoso para executar este e outros jobs? E pior, como fazer com que este sentimento não se desintegre ao longo dos dias, meses e anos?

Por mais difícil que tudo isso soe, abraçar o desespero não é o caminho correto a se seguir. Principalmente quando há uma solução para este problema e várias agências e empresas criativas já conseguiram lidar com ele de forma positiva.

Crie uma cultura que una

Uma ótima forma de começar a trabalhar no engajamento de sua equipe é criando uma cultura para a sua agência. Seja ela cool e descolada, geek e nerd ou diferentona e das internets. O importante é inventar uma forma de unir sua agência através de gostos semelhantes. Mas mais importante ainda é gerar um espírito de unidade. Esta cultura da sua agência será a responsável por criar laços entre os colaboradores, fazê-los se sentirem acolhidos e em casa.

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Confie na sua equipe

Manter a equipe motivada na agência requer muita confiança. Adotar um cultura bem planejada possibilita que seu time tenha uma boa vivência e um relacionamento positivo entre si e com você que o coordena. Busque manter um clima leve. Onde todos tenham a liberdade de rir e conversar, também que possam decidir os rumos que desejam tomar com o trabalho. Promova constantemente algumas reuniões para que todos possam dar suas ideias e escolherem como um grupo o melhor caminho a trilhar. Isto não apenas gera um senso de colaboratividade, mas valoriza o trabalho e a opinião de cada um, fazendo com que as pessoas se sintam mais motivadas a tomar decisões. O que pode resultar em jobs esplêndidos. Portanto, confie em sua equipe!

 

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Deixe a liberdade fazer parte do trabalho

Esta confiança pode se estender até níveis maiores para agências com equipes mais amplas. Você, como líder de sua equipe, deve deixá-la decidir os clientes e jobs em que quer participar. Assim, você o motiva a se dedicar no trabalho que ele mesmo escolheu.

Esta liberdade é extremamente importante para o colaborador. Desta forma, ele sente que suas vontades e opiniões são respeitadas e, além disso, faz com que ele trabalhe em coisas que o interessam. Rendendo mais inspiração e vontade para realizar aquele job específico. Sabemos que isto não se aplica para todos os casos, existem jobs que precisam ser executados, não há escapatória. Mas se o líder da equipe mantém esta atitude de liberdade, mesmo nos jobs necessários, o colaborador não se sentirá obrigado ou pressionado para realizá-los.

A partir daqui já obtemos uma cultura que une, motiva e permite que a equipe seja mais participativa em jobs que gostam e até mesmo nos que não são tão interessantes. Mas não vamos parar por aí, existe mais alguns tópicos para contribuir neste cultura da agência.

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Pessoal e profissional se misturam sim!

Precisamos entender que, em pleno ano de 2016, o velho ditado popular “Os lados profissional e pessoal não se misturam” está ficando cada vez mais velho e caducando. Principalmente para os jovens que entram no mercado publicitário, os famosos Millenials. Quem trabalha junto precisa ser mais do que um simples colega. O chefe já começa a deixar de ser apenas o chefe, mas na verdade todos são, acima de suas responsabilidades profissionais, amigos.

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Torne o ambiente de trabalho mais confortável para manter a equipe motivada na agência

Os novos profissionais buscam um ambiente de trabalho no qual eles se sintam confortáveis. Onde possam fazer brincadeiras, conversar e até mesmo convidar a todos para um jantar em casa. Ou para aquela noitada no bar. Neste momento do mercado, amizade conta muito. Vivemos em um mundo caótico e em que a rotina não permite maiores conexões. Portanto, precisamos buscá-las onde podemos e o trabalho é um destes locais. Principalmente pois convivemos com este grupo de pessoas diariamente. Ou seja, a cultura da sua agência deve abraçar este comportamento.

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É hora do happy hour!

Por que não criar novas amizades afinal de contas, não é? Possibilite happy hours em grupo, participe ativamente de momentos de confraternização. Sempre busque integrar o grupo de forma divertida e amigável. Incentive a galera a dividir seus gostos e marcar encontros para curtir o que todos têm em comum.

Adoram um videogame? Combinem um campeonatinho na sexta à noite. Futebol é a cara da galera? Reservem um campo e façam um joguinho no final de semana. A equipe e a agência só tem a ganhar quando a equipe se une desta forma. Afinal, manter a equipe motivada na agência fica muito mais fácil quando todos estão se divertindo.

 

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Enfim, atitudes como estas e uma cultura de agência unida e descontraída são métodos com um potencial enorme de motivar toda a equipe a encarar a agência como uma segunda casa.

Ou seja, manter a equipe motivada na agência pode ser muito mais fácil se você adotar atitudes como as que sugerimos. A partir do momento em que a equipe estiver bem unida, todos entenderão que um depende do outro para executar um trabalho de qualidade. E que para manter esta cultura e clima positivos é preciso participar ativamente dos jobs. E ainda, fazer o máximo para que tudo dê certo para a agência, para o time e para si.