7 erros de SEO que a sua agência pode estar cometendo
Para manter a agência de publicidade em destaque no ambiente digital, ter uma estratégia de marketing de conteúdo consistente é fundamental. Porém, manter esse tipo de abordagem atualizada não é tão simples assim. Tanto é verdade que até mesmo os profissionais mais experientes cometem erros. No mundo do conteúdo orientado para SEO, com ajustes constantes de algoritmos e padrões de pesquisa em mudança, é quase inevitável cair em erros de SEO.
Fundamental mesmo é ser capaz de reconhecê-los e corrigir em tempo, melhorando continuamente os resultados obtidos com as campanhas de marketing de conteúdo da agência e dos clientes.
Neste post, você conhece os principais erros de SEO mais comuns e fica sabendo como eles podem ser resolvidos.
Saiba como melhorar seu conteúdo, integrando-o a uma rede integrada e otimizada que forneça a melhor resposta de forma estratégica e objetiva para o usuário.
Continue lendo o artigo!
Você vai ler neste post
- Erro de SEO #1 – Escolher palavras-chave com base no volume versus relevância
- Erro de SEO #2 – Segmentar a mesma palavra-chave com várias páginas ou postagens
- Erro de SEO #3 – Ignorar a estrutura de links internos
- Erro de SEO #4 – Ignorar dados de outras táticas digitais
- Erro de SEO #5 – Negligenciar o tráfego móvel
- Erro de SEO #6 – Esquecer os formatos de conteúdo que não sejam texto
- Erro de SEO #7 – Deixar de acreditar no marketing de conteúdo
Erro de SEO #1 – Escolher palavras-chave com base no volume versus relevância
A verdade é que um bom conteúdo não é ótimo a menos que as pessoas o vejam. Porém, o fato é que quando os profissionais de marketing de conteúdo enfatizam demais as palavras-chave de alto volume, eles perdem um envolvimento significativo.
É tentador conectar-se à ferramenta de pesquisa de palavras-chave e selecionar as KWs com o maior volume de pesquisa como seu foco para novo conteúdo. Contudo, dessa maneira, você pode cair em um dos erros de SEO.
Isso porque se o conteúdo que você está criando não corresponde à intenção de pesquisa dessa palavra-chave de alto volume, é improvável que o desempenho corresponda às suas expectativas.
Para evitar esse tipo de erro na estratégia de SEO, a pesquisa no Google é uma ótima ferramenta. Ao avaliar os dez primeiros resultados da pesquisa para as palavras-chave, você pode entender o que os pesquisadores estão tentando encontrar. A partir daí, fica mais fácil pensar em qual conteúdo de suporte você deve fornecer para realmente ser a melhor resposta para essa consulta.
Enquanto você analisa esses resultados principais, preste atenção aos fatores-chave que irão moldar sua estratégia de criação e promoção de conteúdo:
- Que tipo de informação NÃO está incluída no conteúdo principal, mas está relacionada ao tópico? Isso pode ajudá-lo a informar como você diferencia seu conteúdo.
- Qual é a demanda de conteúdo para essa palavra-chave? Por exemplo, a maioria das postagens de blog está no topo da classificação ou você está vendo principalmente páginas de produtos ou serviços?
- Quantos backlinks e domínios de referência estão apontando para os principais resultados da pesquisa? Isso pode ajudá-lo a entender o quão competitiva é a primeira página de resultados e se o link building contínuo deve ou não fazer parte de sua estratégia de promoção de conteúdo.
- Qual é a duração do conteúdo de melhor classificação para essa palavra-chave? Isso o ajudará a determinar o comprimento ideal do conteúdo para sua própria postagem.
Erro de SEO #2 – Segmentar a mesma palavra-chave com várias páginas ou postagens
A pressão para criar um conteúdo abrangente sobre um tópico pode, na verdade, resultar em diluição na pesquisa.
A máxima de que mais é melhor não é uma regra universal, especialmente quando se trata de conteúdo orientado para SEO. Criar várias partes de conteúdo que visam exatamente a mesma palavra-chave é uma maneira infalível de se colocar como concorrente em seu próprio caminho para o sucesso. Não faz sentido, não é mesmo?
Já existe concorrência suficiente para os profissionais de marketing B2B sem ter que competir com seu próprio conteúdo.
Por exemplo, ao definir uma palavra-chave para o site de um cliente, você busca otimizar a página para esse termo com base no que está sendo servido atualmente nos resultados de pesquisa.
Contudo, se você usar a mesma palavra-chave para criar uma série de blogs ou recursos que têm como alvo aquele termo específico, os bots de mecanismos de pesquisa ficarão confusos sobre qual página é a melhor resposta para essa consulta. Ou seja, a sua estratégia derruba as chances de sucesso do seu conteúdo, de modo que ele nem aparece nos 10 primeiros resultados. Enquanto isso, os sites concorrentes têm uma resposta mais clara para essa consulta.
Para evitar esse tipo de erro, o ideal é determinar qual de suas páginas ou postagens é a melhor resposta para essa consulta específica, analisando dados de classificação e analíticos. Qual postagem ou página vê a maior quantidade de tráfego orgânico engajado para sua palavra-chave e corresponde melhor à intenção de pesquisa associada?
Depois de determinar sua página de destino, é hora de avaliar o conteúdo restante direcionado a essa palavra-chave. Veja algumas ideias práticas para evitar um dos erros de SEO:
- Remova ou otimize conteúdo de baixo valor ou desatualizado. Existe uma postagem no blog cheia de estatísticas de 2009 que está prejudicando as chances de classificação da sua página? Pode ser hora de considerar a remoção dessa postagem e implementar os redirecionamentos adequados.
- Otimize o conteúdo existente para palavras-chave relacionadas, mas diferentes. Por exemplo, se você tem uma postagem prioritária para ‘Cookies com gotas de chocolate’ e outra postagem que se relaciona mais intimamente com ‘Cookies com gotas de chocolate crocantes’, considere otimizar essa postagem para o último e implementar links internos de volta para a postagem de seus cookies prioritários.
- Combine conteúdo intimamente relacionado. Por exemplo, se você tiver várias postagens de blog em torno de suas palavras-chave direcionadas, considere combinar essas postagens em um conteúdo mais extenso e robusto.
Erro de SEO #3 – Ignorar a estrutura de links internos
Os links internos funcionam como eletricidade na web, iluminando o conteúdo para as pessoas e também para os mecanismos de pesquisa.
O conteúdo é descoberto por links. A estrutura de links internos do seu site informa aos bots (e aos usuários) quais páginas são mais importantes e quais páginas são mais relevantes para palavras-chave específicas.
Se você criar links para várias páginas do mesmo texto âncora, por exemplo, haverá alguma confusão sobre qual página é realmente ‘sobre’ aquele tópico. Outras vezes, você pode ter páginas ou postagens em seu site que são órfãs, sem links internos direcionando usuários ou bots para eles. Isso pode confundir os usuários do seu site, bots de mecanismos de pesquisa e até mesmo sua própria equipe.
Para evitar essa confusão, certifique-se de desenvolver e atualizar o mapa de palavras-chave do seu site. Pode ser tão simples quanto uma planilha que lista o URL da sua página e as palavras-chave alvo associadas. Este mapa de palavras-chave o ajudará a determinar qual texto âncora deve ser usado para criar um link para suas páginas de destino.
Em seguida, faça uma auditoria para identificar:
- Identificar possíveis existem páginas órfãs que precisam de links internos;
- Avaliar o vínculo de várias páginas com o mesmo texto âncora rico em palavras-chave
- Mapear oportunidades para criar conteúdo de suporte adicional
- Analisar possibilidades de reduzir e podar o conteúdo de suporte existente
Uma vez mapeadas páginas órfãs e revisada a estratégia geral de palavras-chave, lembre-se de implementar os links internos para garantir o rankeamento correto.
Erro de SEO #4 – Ignorar dados de outras táticas digitais
A inspiração geralmente direciona a criação de ideias para muitos profissionais de marketing de conteúdo, mas os dados direcionam a otimização para o desempenho ideal do conteúdo. Sendo assim, os indicadores têm muito a contribuir para evitar erros de SEO e potencializar a estratégia de marketing digital.
Quaisquer dados que você possa coletar sobre como seu público se envolve com seu conteúdo têm o potencial de ser uma mina de ouro de SEO.
Por exemplo, analisar as palavras-chave de suas campanhas de pesquisa paga pode fornecer informações sobre quais KWs são seus melhores conversores e qual conteúdo é mais adequado aos pesquisadores para esses termos.
Os posts em redes sociais que obtêm o maior volume de engajamento podem mostrar em quais tópicos seu público está mais interessado. Ignorar dados de seus outros canais de marketing e vendas significa perder uma oportunidade de engajar melhor seus clientes em potencial.
Para aprender a explorar os dados, reúna-se com diferentes equipes ou departamentos para descobrir que tipo de conteúdo tem melhor desempenho em seus canais. Observe os números que cada plataforma ou canal fornece e compare-os com os dados analíticos do site do cliente para obter uma imagem completa.
Além disso, certifique-se de compartilhar os dados de desempenho de seu canal com o restante de sua equipe de marketing. Quanto mais informações disponíveis relacionadas ao conteúdo e ao desempenho de marketing, melhor equipado você estará para otimizar.
Erro de SEO #5 – Negligenciar o tráfego móvel
Se um site não é compatível com dispositivos móveis ou se a pesquisa para dispositivos móveis não faz parte da estratégia de SEO, o seu cliente está desperdiçando recursos.
Hoje, mais de 50% de todo o tráfego vem de dispositivos móveis. E é por isso que o Google tende a favorecer sites compatíveis com dispositivos móveis.
Lembre-se: para preparar um site para tráfego orgânico de dispositivos móveis, é preciso garantir que ele seja responsivo e carregue em menos de 3 segundos. A compatibilidade com dispositivos móveis e a velocidade da página são fatores importantes de classificação.
Erro de SEO #6 – Esquecer os formatos de conteúdo que não sejam texto
Fazer SEO para conteúdo baseado em texto pode parecer difícil porque todos os sites e blogs estão fazendo a mesma coisa.
Em 2021 e além, é bom lembrar que o conteúdo não é necessariamente igual à narrativa escrita. Existem outros formatos – como vídeos, infográficos, podcasts , webinars e imagens – que você pode usar para classificar no Google e direcionar o tráfego orgânico para o seu site.
Muitas pessoas preferem assistir a vídeos a ler. É por isso que você, provavelmente, está vendo mais vídeos em feeds de mídia social, bem como no Google SERP. Hoje em dia, os vídeos são o formato de conteúdo com maior demanda, e essa tendência deve aumentar em um futuro próximo.
Vale destacar que o conteúdo de vídeo leva menos tempo para ser classificado no Google e no YouTube do que o conteúdo de texto .
Erro de SEO #7 – Deixar de acreditar no marketing de conteúdo
Por fim, um dos erros de SEO é desistir da estratégia. O desempenho do conteúdo na pesquisa é um jogo longo e a persistência é essencial para o sucesso.
Às vezes, a falta de resultados pode ser desanimadora, mas desistir simplesmente não é uma opção. Você não pararia de construir sua casa só porque a serraria mais próxima ficou sem madeira, certo? Você encontraria outro depósito de madeira e continuaria trabalhando.
Se preciso, dê um passo para trás. Reavalie o cenário da intenção de pesquisa, a presença orgânica de seu concorrente e a saúde geral do site do seu cliente.
Ser capaz de se livrar da frustração pode ajudá-lo a encontrar oportunidades que você pode ter perdido e espaços em branco para ocupar.
Apenas não pare. A estratégia de marketing de conteúdo e SEO traz resultados, sim. Corrija os possíveis erros de SEO e continue!
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 14/09/2021
- Categoria: Gestão