Estratégias eficazes para sua agência ajudar e-commerces a terem mais sucesso
Como ajudar o cliente a ter mais resultados com a sua loja virtual
O crescimento do comércio eletrônico gera efeitos que ultrapassam a esfera do varejo. A entrada de novos lojistas no ambiente online aumenta a demanda por serviços especializados. Como resultado, o mercado de agências de publicidade, marketing e comunicação tem notado mudanças significativas em relação a isso. Não à toa, tornou-se indispensável que as agências desenvolvam ações específicas para o e-commerce. Então, como a sua agência pode ajudar e-commerces a terem sucesso?
Pensando justamente em facilitar tal processo de adaptação, nós separamos cinco estratégias essenciais para as agências ajudarem e-commerces a serem bem-sucedidos. Descubra o que fazer na prática para realmente entregar valor ao seu cliente e surpreendê-lo com resultados incríveis!
Você vai ler neste post
- A expansão do e-commerce e a relevância dele para o mercado de agências
- Estratégias para a sua agência ajudar e-commerces a obterem resultados incríveis
- 1. Acompanhar as tendências do mercado
- 2. Diversificar o portfólio de serviços
- 3. Compartilhar cases e mostrar resultados
- 4. Otimizar a gestão do negócio
- 5. Incentivar os clientes a investirem nos marketplaces
- Transforme a sua agência em referência no mercado de e-commerce!
A expansão do e-commerce e a relevância dele para o mercado de agências
Antes de apresentarmos as estratégias voltadas ao sucesso de e-commerces, queremos compartilhar rapidamente alguns números relacionados às vendas online. De 2017 para 2018, o comércio eletrônico cresceu 12% no Brasil e alcançou um faturamento de R$ 53,2 bilhões, conforme aponta o 39º relatório Webshoppers (Ebit|Nielsen).
Ou seja, com a expansão do e-commerce, aumentam também as oportunidades de negócio para agências especializadas em comunicação. Só para dar um exemplo, podemos citar a relevância do marketing de conteúdo para o segmento. A pesquisa E-commerce Trends (Rock Content) revela que 89,7% dos profissionais de vendas online adotam essa estratégia, mas que 53,3% das empresas não têm equipe de marketing.
Ou seja, as agências de marketing e publicidade têm um potencial de atuação gigantesco dentro do mercado de comércio online. Entretanto, ainda há muito a ser desbravado, e existe um vasto espaço para inovação. Além disso, é preciso que as agências acompanhem tal tendência e criem estratégias focadas nas lojas virtuais. Portanto, a seguir, listamos algumas práticas que podem facilitar esse processo. Acompanhe!
Estratégias para a sua agência ajudar e-commerces a obterem resultados incríveis
1. Acompanhar as tendências do mercado
Ser especialista em comércio eletrônico é o primeiro passo para que a agência ofereça um serviço de excelência aos e-commerces. Ou seja, conhecimento de mercado faz toda a diferença para quem trabalha com vendas online, por isso fique antenado aos números e tendências do setor. Relatórios como o Webshoppers, produzido pela Ebit|Nielsen, podem fornecer insights preciosos nesse sentido!
Outra recomendação é participar de eventos nacionais e internacionais relacionados a e-commerce. Além de acumular conhecimentos sobre o assunto, você terá acesso às novidades do mercado em primeira mão e poderá fazer networking com grandes nomes e empresas do setor. Aliás, após participar desses encontros, lembre-se de compartilhar os aprendizados com seus clientes. Certamente, isso demonstrará engajamento e profissionalismo.
2. Diversificar o portfólio de serviços
Uma tendência forte no mercado é a de que as empresas passem a oferecer soluções cada vez mais completas e diversificadas. Com isso, ao contratar determinado serviço, o público ganha acesso a um mundo de possibilidades. Ou seja, os resultados de tal estratégia serão o aumento da fidelização de clientes e do valor agregado à marca.
Pensando nisso, a recomendação é que a agência amplie o leque de benefícios ofertados aos e-commerces, fazendo mais do que um belo trabalho de Marketing Digital. Você pode tirar boas fotos dos produtos dos clientes, criar anúncios de qualidade para os itens à venda, otimizar o SEO do site e até ajudar na precificação, por exemplo. Certamente, todas essas ações devem gerar uma expressiva melhora nas vendas do e-commerce.
3. Compartilhar cases e mostrar resultados
Valorize o que a sua agência faz de melhor e mostre aos e-commerces como ela pode ajudá-los a terem resultados surpreendentes. Para isso, a tática mais indicada é destacar os cases de sucesso da sua marca. Eles podem servir com um excelente cartão de visitas, atraindo a atenção do público e colocando você à frente dos concorrentes.
A sugestão principal é: apresente dados concretos de como a agência têm ajudado e-commerces a se destacarem no comércio brasileiro. Mais do que listar as ações pontuais realizadas, foque nos números para embasar a afirmação de que a sua agência é a melhor. Algumas métricas que podem servir de referência são o número de visitantes no site, tempo de permanência, índice de abandono de carrinhos e taxa de conversão.
4. Otimizar a gestão do negócio
O cliente que contrata uma agência para auxiliá-lo nos negócios está em busca de eficiência e resultados rápidos. Sendo assim, desenvolva a gestão da sua empresa de modo a proporcionar aos e-commerces parceiros a melhor experiência possível. Ou seja, uma ação que pode facilitar esse processo é utilizar ferramentas específicas de gestão.
O Operand é um exemplo de solução bastante indicada para agências de publicidade, marketing e comunicação, além de setores de tecnologia. Com foco em gestão de projetos e equipes, o serviço integra pessoas aos processos das empresas parceiras, de forma colaborativa. O Operand já conta com mais de 1.000 clientes em todo o Brasil. Conheça os benefícios.
5. Incentivar os clientes a investirem nos marketplaces
A recomendação final para as agências ajudarem e-commerces a obterem excelentes resultados é apresentar aos clientes o potencial dos marketplaces. Além disso, esses canais funcionam como shopping centers online e oferecem inúmeros benefícios aos lojistas, como alta visibilidade, tráfego qualificado e baixos custos de investimento. Entre os grandes marketplaces brasileiros estão Mercado Livre e Americanas.com, por exemplo.
Nesse cenário, o olist é a solução ideal para lojistas que querem conquistar alta performance nos mercados online. A empresa é a maior loja de departamentos dos marketplaces e está presente em mais de 10 grandes canais, incluindo Amazon, Carrefour e Walmart. Unindo alta reputação e tecnologia avançada, o olist tem ajudado milhares de lojistas a anunciarem nos principais site do país. Saiba mais sobre a solução.
Transforme a sua agência em referência no mercado de e-commerce!
O comércio eletrônico está crescendo exponencialmente e representa um mercado com excelente potencial para agências de marketing, publicidade e comunicação. Portanto, à medida em que as lojas online buscam formas se destacar no segmento, as agências ganham força por facilitarem a gestão dos e-commerces e a profissionalização dos lojistas.
No entanto, é preciso que as agências adotem práticas inovadoras para efetivamente ajudar os lojistas virtuais a serem bem-sucedidos. Enfim, como explicamos neste post, as estratégias de como agência pode ajudar e-commerces vão desde o acompanhanhamento de tendências de mercado até o desenvolvimento de um portfólio de serviços mais amplo. Então mãos à obra! Coloque as dicas em prática e surpreenda seus clientes gerando resultados incríveis para eles!
Este guest post foi produzido pelo olist, empresa curitibana que tem como missão empoderar o comércio no mundo e facilitar o acesso de lojistas aos marketplaces. O olist já tem cerca de 5.000 parceiros e oferece uma solução robusta e eficiente para a venda nos principais sites do Brasil.
Especialista em Marketing e Comunicação Estratégica e Especialista em Marketing Digital pela Sustentare Escola de Negócios. Trabalha com marketing e comunicação há mais de 8 anos. É apaixonada por comunicação e pela natureza e adora conteúdo! 🙂
- Por Larissa Muhlbauer em 16/04/2019
- Categoria: Gestão, Setor Criativo