Opcon2024
Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
  • Gestão
  • Setor Criativo
  • Produtividade
  • Universo Operand
  • Materiais Ricos
Buscar por
Teste Grátis
Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
  • Gestão
  • Setor Criativo
  • Produtividade
  • Universo Operand
  • Materiais Ricos

Estratégias eficazes para sua agência ajudar e-commerces a terem mais sucesso

Como ajudar o cliente a ter mais resultados com a sua loja virtual

O crescimento do comércio eletrônico gera efeitos que ultrapassam a esfera do varejo. A entrada de novos lojistas no ambiente online aumenta a demanda por serviços especializados. Como resultado, o mercado de agências de publicidade, marketing e comunicação tem notado mudanças significativas em relação a isso. Não à toa, tornou-se indispensável que as agências desenvolvam ações específicas para o e-commerce. Então, como a sua agência pode ajudar e-commerces a terem sucesso?

Pensando justamente em facilitar tal processo de adaptação, nós separamos cinco estratégias essenciais para as agências ajudarem e-commerces a serem bem-sucedidos. Descubra o que fazer na prática para realmente entregar valor ao seu cliente e surpreendê-lo com resultados incríveis!

Você vai ler neste post

  • A expansão do e-commerce e a relevância dele para o mercado de agências
  • Estratégias para a sua agência ajudar e-commerces a obterem resultados incríveis
  • 1. Acompanhar as tendências do mercado
  • 2. Diversificar o portfólio de serviços
  • 3. Compartilhar cases e mostrar resultados
  • 4. Otimizar a gestão do negócio
  • 5. Incentivar os clientes a investirem nos marketplaces
  • Transforme a sua agência em referência no mercado de e-commerce!

A expansão do e-commerce e a relevância dele para o mercado de agências

Antes de apresentarmos as estratégias voltadas ao sucesso de e-commerces, queremos compartilhar rapidamente alguns números relacionados às vendas online. De 2017 para 2018, o comércio eletrônico cresceu 12% no Brasil e alcançou um faturamento de R$ 53,2 bilhões, conforme aponta o 39º relatório Webshoppers (Ebit|Nielsen).

Ou seja, com a expansão do e-commerce, aumentam também as oportunidades de negócio para agências especializadas em comunicação. Só para dar um exemplo, podemos citar a relevância do marketing de conteúdo para o segmento. A pesquisa E-commerce Trends (Rock Content) revela que 89,7% dos profissionais de vendas online adotam essa estratégia, mas que 53,3% das empresas não têm equipe de marketing.

Ou seja, as agências de marketing e publicidade têm um potencial de atuação gigantesco dentro do mercado de comércio online. Entretanto, ainda há muito a ser desbravado, e existe um vasto espaço para inovação. Além disso, é preciso que as agências acompanhem tal tendência e criem estratégias focadas nas lojas virtuais. Portanto, a seguir, listamos algumas práticas que podem facilitar esse processo. Acompanhe!

Estratégias para a sua agência ajudar e-commerces a obterem resultados incríveis

1. Acompanhar as tendências do mercado

Ser especialista em comércio eletrônico é o primeiro passo para que a agência ofereça um serviço de excelência aos e-commerces. Ou seja, conhecimento de mercado faz toda a diferença para quem trabalha com vendas online, por isso fique antenado aos números e tendências do setor. Relatórios como o Webshoppers, produzido pela Ebit|Nielsen, podem fornecer insights preciosos nesse sentido!

Outra recomendação é participar de eventos nacionais e internacionais relacionados a e-commerce. Além de acumular conhecimentos sobre o assunto, você terá acesso às novidades do mercado em primeira mão e poderá fazer networking com grandes nomes e empresas do setor. Aliás, após participar desses encontros, lembre-se de compartilhar os aprendizados com seus clientes. Certamente, isso demonstrará engajamento e profissionalismo.

2. Diversificar o portfólio de serviços

Uma tendência forte no mercado é a de que as empresas passem a oferecer soluções cada vez mais completas e diversificadas. Com isso, ao contratar determinado serviço, o público ganha acesso a um mundo de possibilidades. Ou seja, os resultados de tal estratégia serão o aumento da fidelização de clientes e do valor agregado à marca.

Pensando nisso, a recomendação é que a agência amplie o leque de benefícios ofertados aos e-commerces, fazendo mais do que um belo trabalho de Marketing Digital. Você pode tirar boas fotos dos produtos dos clientes, criar anúncios de qualidade para os itens à venda, otimizar o SEO do site e até ajudar na precificação, por exemplo. Certamente, todas essas ações devem gerar uma expressiva melhora nas vendas do e-commerce.

3. Compartilhar cases e mostrar resultados

Valorize o que a sua agência faz de melhor e mostre aos e-commerces como ela pode ajudá-los a terem resultados surpreendentes. Para isso, a tática mais indicada é destacar os cases de sucesso da sua marca. Eles podem servir com um excelente cartão de visitas, atraindo a atenção do público e colocando você à frente dos concorrentes.

A sugestão principal é: apresente dados concretos de como a agência têm ajudado e-commerces a se destacarem no comércio brasileiro. Mais do que listar as ações pontuais realizadas, foque nos números para embasar a afirmação de que a sua agência é a melhor. Algumas métricas que podem servir de referência são o número de visitantes no site, tempo de permanência, índice de abandono de carrinhos e taxa de conversão.

4. Otimizar a gestão do negócio

O cliente que contrata uma agência para auxiliá-lo nos negócios está em busca de eficiência e resultados rápidos. Sendo assim, desenvolva a gestão da sua empresa de modo a proporcionar aos e-commerces parceiros a melhor experiência possível. Ou seja, uma ação que pode facilitar esse processo é utilizar ferramentas específicas de gestão.

O Operand é um exemplo de solução bastante indicada para agências de publicidade, marketing e comunicação, além de setores de tecnologia. Com foco em gestão de projetos e equipes, o serviço integra pessoas aos processos das empresas parceiras, de forma colaborativa. O Operand já conta com mais de 1.000 clientes em todo o Brasil. Conheça os benefícios.

5. Incentivar os clientes a investirem nos marketplaces

A recomendação final para as agências ajudarem e-commerces a obterem excelentes resultados é apresentar aos clientes o potencial dos marketplaces. Além disso, esses canais funcionam como shopping centers online e oferecem inúmeros benefícios aos lojistas, como alta visibilidade, tráfego qualificado e baixos custos de investimento. Entre os grandes marketplaces brasileiros estão Mercado Livre e Americanas.com, por exemplo.

Nesse cenário, o olist é a solução ideal para lojistas que querem conquistar alta performance nos mercados online. A empresa é a maior loja de departamentos dos marketplaces e está presente em mais de 10 grandes canais, incluindo Amazon, Carrefour e Walmart. Unindo alta reputação e tecnologia avançada, o olist tem ajudado milhares de lojistas a anunciarem nos principais site do país. Saiba mais sobre a solução.

Transforme a sua agência em referência no mercado de e-commerce!

O comércio eletrônico está crescendo exponencialmente e representa um mercado com excelente potencial para agências de marketing, publicidade e comunicação. Portanto, à medida em que as lojas online buscam formas se destacar no segmento, as agências ganham força por facilitarem a gestão dos e-commerces e a profissionalização dos lojistas.

No entanto, é preciso que as agências adotem práticas inovadoras para efetivamente ajudar os lojistas virtuais a serem bem-sucedidos. Enfim, como explicamos neste post, as estratégias de como agência pode ajudar e-commerces vão desde o acompanhanhamento de tendências de mercado até o desenvolvimento de um portfólio de serviços mais amplo. Então mãos à obra! Coloque as dicas em prática e surpreenda seus clientes gerando resultados incríveis para eles!

Este guest post foi produzido pelo olist, empresa curitibana que tem como missão empoderar o comércio no mundo e facilitar o acesso de lojistas aos marketplaces. O olist já tem cerca de 5.000 parceiros e oferece uma solução robusta e eficiente para a venda nos principais sites do Brasil.

Larissa Muhlbauer

Especialista em Marketing e Comunicação Estratégica e Especialista em Marketing Digital pela Sustentare Escola de Negócios. Trabalha com marketing e comunicação há mais de 8 anos. É apaixonada por comunicação e pela natureza e adora conteúdo! 🙂

  • Por Larissa Muhlbauer em 16/04/2019
  • Categoria: Gestão, Setor Criativo
  • Tags: agência para e-commerce, como agência pode ajudar e-commerce, estratégias para e-commerce

Anterior

12 dicas para agências dos melhores experts do mercado

Próximo

Case de sucesso: Criatividade em foco na Magica Comunicação

Cases de sucesso: Criatividade em foco
Compartilhe

Posts Relacionados

3 ferramentas de comunicação interna mais eficientes que o post-it

3 ferramentas de comunicação interna mais eficientes que o post-it

08/06/2016

8 livros sobre gestão do tempo e produtividade!

17/12/2020

Como calcular o custo interno de um projeto utilizando o Operand

31/10/2019
                       Censo Agências 2024

Comentários

    Arquivos

    • junho 2025
    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    • fevereiro 2021
    • janeiro 2021
    • dezembro 2020
    • novembro 2020
    • outubro 2020
    • setembro 2020
    • agosto 2020
    • julho 2020
    • junho 2020
    • maio 2020
    • abril 2020
    • março 2020
    • fevereiro 2020
    • janeiro 2020
    • dezembro 2019
    • novembro 2019
    • outubro 2019
    • setembro 2019
    • agosto 2019
    • julho 2019
    • junho 2019
    • maio 2019
    • abril 2019
    • março 2019
    • fevereiro 2019
    • janeiro 2019
    • dezembro 2018
    • novembro 2018
    • outubro 2018
    • setembro 2018
    • agosto 2018
    • julho 2018
    • junho 2018
    • maio 2018
    • abril 2018
    • março 2018
    • dezembro 2017
    • outubro 2017
    • maio 2017
    • abril 2017
    • março 2017
    • fevereiro 2017
    • dezembro 2016
    • novembro 2016
    • outubro 2016
    • setembro 2016
    • agosto 2016
    • julho 2016
    • junho 2016
    • maio 2016
    • abril 2016
    • março 2016
    • fevereiro 2016
    • janeiro 2016
    • dezembro 2015
    • novembro 2015
    • outubro 2015
    • agosto 2015
    • julho 2015
    • junho 2015
    • maio 2015
    • abril 2015
    • março 2015
    • fevereiro 2015
    • janeiro 2015
    • dezembro 2014
    • outubro 2014
    • setembro 2014
    • julho 2014

    Categorias

    • Casos de Uso
    • Gestão
    • Materiais para Download
    • Produtividade
    • Setor Criativo
    • Universo Operand

    Fique por dentro!

    Assine nossa newsletter e receba as novidades
    do Operand na sua caixa de mensagens

    newsletter

    Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
    • Gestão
    • Setor Criativo
    • Produtividade
    • Universo Operand
    • Materiais Ricos
    Receba dicas de gestão
    2018 © Operand - Todos os direitos reservados.