Quais fatores que prejudicam os profissionais de hoje?

Competência, conhecimento, postura, domínio técnico, boa comunicação, uma rede forte de network. Muitos profissionais têm tudo isso mas, ainda assim, convivem com uma sensação de insatisfação com a própria carreira. Muitas vezes, a relação do ritmo de aprendizado x ritmo de crescimento desmotiva. O profissional investe muito de sua vida na carreira e colhe os frutos lentamente. Até experimentar a sensação de vitória tudo é muito suado e essa entrega faz parte do processo. Mas além deste, há outros fatores que prejudicam os profissionais de hoje. Além disso, as empresas têm sua parcela de contribuição ou, melhor, de mea-culpa. É por isso que, frequentemente, elas perdem ótimos profissionais. Mas afinal, quais são esses fatores?

1. A ausência de novos desafios

Comumente, sem novos desafios as pessoas tendem a se sentir subutilizadas. E, por isso, preferem buscar desafios em outras organizações. Além disso, em alguns casos, se desafiam lançando seu próprio negócio. Ainda de acordo com dados da DM, 26% dos profissionais tendem a aceitar uma nova oferta de emprego pelos desafios que o cargo traz, 20% fazem a escolha motivados pelas perspectivas de desenvolvimento profissional e pessoal e somente 15% têm como principal critério remuneração e benefícios.

2. Faltam oportunidades de desenvolvimento

É claro que um ambiente de trabalho agradável, um líder coerente e sensível e um time forte, com profissionais parceiros, faz toda diferença. Mas tudo isso pode ser insuficiente e prejudicar os profissionais se a empresa não lançar novos desafios para seu time. Contudo, os profissionais também podem ser proativos e ter participação neste processo. Ao apresentar um novo projeto, por exemplo, o funcionário, muitas vezes, traz um conjunto de desafios que podem impactar em toda a organização e requerer a força do time.

Cabe à empresa apoiar, dar condições para a execução e acompanhar todo o desenvolvimento, oferecendo suporte à equipe, se o desafio exigir demais. Ou seja, quando novos desafios são lançados, todos crescem: a empresa, as pessoas diretamente envolvidas e a comunidade. Além disso, a cada desafio superado, é possível experimentar a sensação de missão cumprida e ver surgir em todos a vontade de fazer mais e melhor. Sua empresa tem fatores que prejudicam os profissionais, como a falta de oportunidades de desenvolvimento? Se sim, repense.

3. Microgerenciamento exagerado

Outro fator que pode prejudicar os profissionais é a microgestão. Ela é desgastante para quem é gerenciado e também para quem gerencia e ainda pode comprometer a motivação da equipe, que deixa de lado suas habilidades e competências para fazer seu trabalho de acordo com o modelo que é imposto pelo gestor. Assim como o funcionário sente-se subutilizado com a falta de desafios, ele também vê sua competência sendo colocada em xeque em detrimento de um formato padrão de execução de tarefas.

Aos poucos, o time perde a vontade de aprender, de crescer e até mesmo o orgulho de pertencer à empresa. Para os profissionais, torna-se ainda mais difícil conquistar a autorrealização e manter a motivação para continuar na organização. Para o gestor microgerenciador, é impossível acompanhar tudo, corrigir o que está fora do seu padrão e manter uma equipe satisfeita e produtiva.

falta-de-feedback

4. Falta de feedback

A falta de feedback pode prejudicar os profissionais do seu time. As pessoas esperam pelo feedback, pela sugestão, pelo elogio, pelo reconhecimento. E não é preciso esperar a ocasião perfeita e formal para fazer isso.

É perfeitamente possível fazer isso na prática diária. Ao elogiar um trabalho benfeito, é possível lançar uma tarefa semelhante ou, ainda, mais estratégica. Ou seja, ao ver uma oportunidade de melhoria, é possível lançá-la em uma conversa franca. A prática do feedback tem o poder de motivar os profissionais, lapidar talentos, nivelar equipes, resolver problemas e melhorar resultados.

E o reconhecimento eleva o orgulho, a auto realização e a autoconfiança dos pessoas. É com o feedback, o reconhecimento e o autoconhecimento que as pessoas olham para si, identificam os comportamentos positivos, aqueles que podem ser melhorados e estabelecem a melhor forma de desenvolver seu trabalho e conduzir sua vida.

Conclusão

Certamente, na construção de uma organização produtiva, eficiente e de sucesso, cada um tem sua parcela de contribuição: o líder e o time. Para a gestão e a retenção de talentos, e para a conquista de resultados positivos para a empresa, o ideal é trabalhar sem deixar que faltem desafios. Além disso, formas de reconhecimento, feedback e, principalmente, sem que a microgestão comprometa o desempenho dos profissionais e a harmonia do time.

E aí, concorda com a nossa lista de fatores que prejudicam os profissionais atualmente? Tem algum que você acha que deveria ter sido listado? Conte para a gente 😉