5 ferramentas que sua agência de publicidade deveria estar usando

Em um mercado altamente competitivo, um dos principais desafios dos líderes de empresas criativas é buscar maneiras de otimizar a gestão e alavancar os resultados. Muitas vezes, para aperfeiçoar o gerenciamento, é possível pensar em pequenos ajustes que geram grandes impactos na performance da empresa. Você sabe, por exemplo, indicar com precisão quais ferramentas para agências de publicidade já usa e quais pode incorporar? Não há uma resposta pronta, porque as possibilidades são muitas. Os novos recursos são apenas o ponto de partida para mudanças substanciais no modo de gerenciar.

Cada vez mais, as ferramentas para agências de publicidade surgem como oportunidades de impulsionar a produtividade e elevar a qualidade e a assertividade da gestão. É só saber escolher e aprender a usá-las do melhor modo, para obter resultados surpreendentes.

A seguir, conheça algumas das ferramentas para agências de publicidade que já deveriam fazer da realidade da agência. Isso porque elas garantem mais organização, praticidade e controle de todas as atividades e processos que envolvem os profissionais da agência. Usando os recursos certos, você fica mais tranquilo e os resultados tendem a ser bem mais positivos.

# 1 Slack: perfeito para fortalecer a comunicação interna

A gente sabe que mutias agências de comunicação têm dificuldade em estabelecer uma política de comunicação interna eficiente. O Slack surge, justamente, com essa proposta: auxiliar as empresas na criação de uma linha de comunicação assertiva para o time.

Amplamente usado na área de tecnologia, o Slack ajuda na velocidade de comunicação, permitindo a criação de canais específicos para cada tópico a ser discutido pela equipe. Além disso, o app traz outro diferencial. Trata-se de um bot agregado, que pode auxiliar a equipe em tarefas simples, a exemplo, do lembrete de um compromisso e até mesmo fazer coisas mais complexas como dar os resultados do Google Analytics de seu website.

# 2 Evernote: gerenciamento dos processos

Se utilizado de maneira inteligente, o Evernote pode passar de um aplicativo de notas para um assistente de gestão.  Isso porque com ele você pode criar um projeto, acrescentar notas, arquivos e links. E o melhor: pode compartilhar tudo isso com os colaboradores que estejam logados.

É possível acessar o aplicativo pelo site ou instalá-lo em computadores e smartphones. As informações ficam sempre acessíveis em qualquer hardware, de maneira sincronizada.

A versão paga Evernote Business possibilita, ainda, fazer a divisão e a distribuição das informações, bem como a busca por arquivos e por imagens. Aqui, você começa o processo de centralização do conteúdo do job em uma única plataforma, aperfeiçoando o gerenciamento dos processos. Tais escolhas impactam nos resultados, ou seja, no aumento da produtividade e dos ganhos.

# 3 Google Drive: muito mais que um backup em nuvem

Mesmo sendo popular, o recurso ainda não é totalmente aproveitado. Na maioria das vezes, as agências se apropriam do Google Drive apenas para armazenamento dos arquivos em nuvem, visando garantir o backup e a perenidade dos dados. Mas ele pode fazer muito mais.

Se você aliar o poder de armazenamento com a edição de documentos em tempo real, é possível otimizar (e muito) o o fluxo de trabalho da agência. Ao usar apps parentes do Drive, como o Google Docs e o Google Sheets, você pode criar e editar simultaneamente com sua equipe. Deste modo, os arquivos estão sempre disponíveis e a informação sempre atualizada.

# 4 Operand: tudo sob controle

 

Quem trabalha com criatividade sabe que controlar a pauta de tarefas e jobs não é algo simples. Especialmente, porque a criação é apenas uma das etapas de produção da agência. É preciso coordenar as ações de todos os envolvidos – do briefing à veiculação. Só assim você pode garantir a entrega do job dentro do prazo, atendendo às expectativas do cliente. É um processo que requer muito da equipe, do gestor e até dos clientes. 

Para registrar cada ação desenvolvida, ter um sistema de gestão faz toda a diferença. Por isso, o Operand é uma ótima forma para se organizar e automatizar alguns processos. Com ele você pode organizar suas tarefas, mensurar o desempenho da equipe, ver a lucratividade e a rentabilidade da agência. Além disso, os módulos específicos – mídia, atendimento, financeiro – ajudam os profissionais das diferentes áreas a organizar melhor o fluxo de trabalho. 

#5 Vibecatch

 

Mas nem só de processos, atividades e organização é feita uma empresa. As pessoas são o capital mais valioso dela. Por isso, dentre as ferramentas para agências de publicidade uma delas diz respeito, essencialmente, à satisfação do time. Com o app Vibecatch, os gestores podem elaborar e enviar enquetes aos colaboradores, com frequência, no intuito de entender quais caminhos podem seguir para que a agência seja, de fato, um bom lugar para se trabalhar.

Depois de lançar a enquete, o trabalho é do aplicativo, que coleta os dados e os entrega já sistematizados aos gestores somente para análise. É possível, inclusive, usar perguntas modelos ou adicionar questões com categorização personalizada para ver os resultados agrupados no relatório. A análise do VibeCatch ajuda você a se aprofundar nos dados, identificar as tendências e comparar a satisfação dos profissionais de cada área.

Além disso, facilita a identificação de possíveis problemas, para que você busque superá-los o mais rápido possível. Com dados em tempo real e feedback acionável, você ganha condições de ajudar as pessoas a trabalhar melhor.

# Mais organização, produtividade crescente e resultados positivos

Lado a lado, você e sua equipe podem eleger as ferramentas para agências de publicidade mais interessantes. Deste modo, terão mais tempo para executar as ações que foram deixadas de lado ou até mesmo para conquistar novos clientes. É possível construir um novo modo de gerenciar os processos e conduzir a gestão, com o suporte das ferramentas. É hora de escolher, estrategicamente, as melhores e adotá-las, para potencializar os resultados.