99 ferramentas para agências e equipes de marketing

Em um mercado altamente competitivo, um dos principais desafios dos líderes de empresas criativas é buscar maneiras de otimizar a gestão e alavancar os resultados. Muitas vezes, para aperfeiçoar o gerenciamento, é possível pensar em pequenos ajustes que geram grandes impactos na performance da empresa. Você sabe, por exemplo, indicar com precisão quais ferramentas para agências e equipes de marketing já usa e quais pode incorporar? Não há uma resposta pronta, porque as possibilidades são muitas. Além disso, os novos recursos são apenas o ponto de partida para mudanças substanciais no modo de gerenciar.

Cada vez mais, as ferramentas para agências e equipes de marketing surgem como oportunidades de impulsionar a produtividade e elevar a qualidade e a assertividade da gestão. Portanto, é só saber escolher e aprender a usá-las do melhor modo, para obter resultados surpreendentes.

Você vai ler neste post

Ferramentas para agências e equipes de marketing que você já deveria estar usando

A seguir, conheça algumas das ferramentas para agências de publicidade que já deveriam fazer da realidade da agência ou da sua equipe. Isso porque elas garantem mais organização, praticidade e controle de todas as atividades e processos que envolvem os profissionais. Ou seja, usando os recursos certos, você fica mais tranquilo e os resultados tendem a ser bem mais positivos. 

# 1 Para facilitar a comunicação

Slack 

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A gente sabe que muitas agências de comunicação têm dificuldade em estabelecer uma política de comunicação interna eficiente. Contudo, o Slack surge, justamente, com essa proposta: auxiliar as empresas na criação de uma linha de comunicação assertiva para o time.

Amplamente usado na área de tecnologia, o Slack ajuda na velocidade de comunicação. Permitindo a criação de canais específicos para cada tópico a ser discutido pela equipe. Além disso, o app traz outro diferencial. Trata-se de um bot agregado, que pode auxiliar a equipe em tarefas simples, a exemplo, do lembrete de um compromisso e até mesmo fazer coisas mais complexas como dar os resultados do Google Analytics de seu website.

Hangouts Chat

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Com essa ferramenta do Google, disponível para quem tem conta no GSuite as equipes podem trabalhar com facilidade em um só lugar usando mensagens diretas e conversas em grupo. É possível criar salas virtuais dedicadas para manter os projetos ao longo do tempo, além das conversas, o Chat simplifica o monitoramento do progresso e o acompanhamento das tarefas.

Zoom

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A Zoom ajuda empresas e organizações a unir suas equipes em um ambiente para gerar uma comunicação simples e descomplicada. A plataforma é na nuvem e fácil e confiável para vídeo, voz, compartilhamento de conteúdo e bate-papo. Pode ser utilizada para reuniões entre parceiros de negócios, webinars, treinamentos da equipe, reuniões de feedback e outros formatos, por equipes de suporte, etc. Sendo possível executar transmissões em dispositivos móveis, desktops, telefones e sistemas de salas.

# 2 Para gestão de Ads

Epom

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Permite “anúncios inteligentes” e que você gere receita com campanhas publicitárias em várias plataformas usando informações de hábitos sociais, dados de pesquisa e outras orientações com base em análise de dados. Além disso, você pode usar a Epom para avaliar o desempenho de uma campanha, gerando relatórios analíticos, configurando campanhas publicitárias, otimizando campanhas existentes e configurando opções de tráfego.

Anúncios Hootsuite

Ferramentas para equipes de Marketing e agências - Hootsuite

É uma plataforma completa para gerenciar todos os seus anúncios e tem muitos recursos para gestão de mídias sociais. Ela permite simplificar os processos de uma campanha, criando-as rapidamente, fazer uma análise detalhada dos resultados e compartilhar com a equipe.

Semrush

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Engana-se quem pensa que SEMrush é apenas para SEO. É ferramenta incrível também para insights de pay-per-click. Você pode usar o conjunto de inteligência da ferramenta para gerar relatórios analíticos que mostram tudo, desde dificuldade de palavras-chave, estratégias de concorrentes e pontos fortes de domínio para aproveitar ao máximo seus anúncios.

AdEspresso

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Pode ser usado por agências, para e-commerces, por empresas pequenas e todo tipo de negócio. A ferramenta torna a publicidade no Facebook mais fácil e lucrativa para pequenas e médias empresas. Se você quer vender mais produtos, aumentar sua base de fãs ou aumentar o engajamento com sua comunidade, a AdEspresso poderá te ajudar a criar e otimizar uma campanha de publicidade de sucesso.

Qwaya

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Essa ferramenta surgir para simplificar a criação de anúncios e permite criar vários deles de uma só vez. Usando-a você pode aumentar sua produtividade e economizar tempo durante o processo de criação.

Adspringr

Ferramentas para qeuipes de Marketing e agência - Adspring

Essa ferramenta não é uma das mais baratas, por isso, recomendamos para quem já tem uma boa estrutura de processos de criação de anúncios e a necessidade de fazer a gestão da criação de campanhas complexas no Facebook. Ela tem recursos avançados e pode te ajudar a entregar mais resultados.

Aitarget

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A empresa é parceira de marketing do Facebook, por isso tem acesso à formatos exclusivos e em primeira mão. Você pode obter a ajuda de especialistas para selecionar o objetivo certo de uma campanha de publicidade, seu ajuste e desempenho ideais. Eles informam também sobre peças criativas,  pixels e catálogos, campanhas com publicidade dinâmica e ajudam a resolver problemas. O preço também é meio salgado, mas se você trabalha com campanhas complexas, vale a pena testar!

Refuel4

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Ao criar campanhas você acha que os criativos estão atrapalhando a performance? Essa ferramenta pode te ajudar! A ReFUEL4 te ajuda a criar e analisar peças criativas com o objetivo de maximizar o desempenho. Além disso, permite que você preveja o desempenho fazendo testes A/B rápidos.

Driftrock

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Quer uma ferramenta que te ajude na criação das campanhas e ainda integre com a sua ferramenta de gestão de leads? Essa é a melhor opção para você. A Driftrock tem recursos avançados para otimização das campanhas e personalizados para segmentos específicos da indústria, como o setor automotivo, educacional, o varejo, etc.

Adbeat

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Saber o que o seu concorrente está anunciando, quais formatos, quando, em quais canais, não é nada mal, né? Essa ferramenta te permite explorar seu lado detetive e investigar tudo o que seu concorrente está fazendo.

# 3 Para gestão de projetos/eficiência/tarefas

Operand: tudo sob controle

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Quem trabalha com criatividade sabe que controlar a pauta de tarefas e jobs não é algo simples. Especialmente, porque a criação é apenas uma das etapas de produção da agência. É preciso coordenar as ações de todos os envolvidos – do briefing à veiculação. Só assim você pode garantir a entrega do job dentro do prazo, atendendo às expectativas do cliente. É um processo que requer muito da equipe, do gestor e até dos clientes.

Para registrar cada ação desenvolvida, ter um sistema de gestão faz toda a diferença. Por isso, o Operand é uma ótima forma para se organizar e automatizar alguns processos. Com ele você pode organizar suas tarefas, mensurar o desempenho da equipe, ver a lucratividade e a rentabilidade da agência. Além disso, os módulos específicos – mídia, atendimento, financeiro – ajudam os profissionais das diferentes áreas a organizar melhor o fluxo de trabalho.

Evernote

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Se utilizado de maneira inteligente, o Evernote pode passar de um aplicativo de notas para um assistente de gestão. Isso porque com ele você pode criar um projeto, acrescentar notas, arquivos e links. E o melhor: pode compartilhar tudo isso com os colaboradores que estejam logados.

Além disso, é possível acessar o aplicativo pelo site ou instalá-lo em computadores e smartphones. As informações ficam sempre acessíveis em qualquer hardware, de maneira sincronizada.

A versão paga Evernote Business possibilita, ainda, fazer a divisão e a distribuição das informações, bem como a busca por arquivos e por imagens. Aqui, você começa o processo de centralização do conteúdo do job em uma única plataforma, aperfeiçoando o gerenciamento dos processos. Tais escolhas impactam nos resultados, ou seja, no aumento da produtividade e dos ganhos.

Tomato Timers

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Basicamente consiste em um cronômetro simples que pode te ajudar a aplicar a técnica de pomodoro, onde você pode registrar as pausas de 5 minutos e os trabalhos de 25 minutos, conforme sugere a técnica criada no final dos anos 80 por Francesco Cirillo.

Basecamp

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O Basecamp é um gerenciador de projetos online desenvolvido pela 37 Signals e foi criado para gerenciar desde os pequenos até os maiores projetos. Você pode acessar todos os projetos dos quais você está participando, gerenciar a equipe, abrir documentos, entre outras coisas.

Asana

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É uma plataforma online de gerenciamento de tarefas colaborativa assim como Basecamp, o Trello, o Wrike e o Operand. É possível criar e administrar trabalhos, convidar amigos para formar um grupo de colaboração e controlar tudo por meio de quadros e colunas capazes de dividir as tarefas.

Wrike

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É uma ferramenta colaborativa para gerenciamento de projetos e tarefas. O ponto negativo é que não é brasileira, por isso o suporte pode ser um pouco mais difícil. Entretanto, permite visibilidade completa do trabalho e fluxos de trabalho claros.

Trello

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Pode ser utilizado tanto por uma só pessoa quanto para trabalho em equipe para gestão de projetos, tarefas e fluxos de trabalho. É simples de operar e baseia-se numa lista de tarefas, é visual e intuitivo, além de contar com uma versão gratuita, porém, mais limitada.

# 4 Ferramentas para Marketing de Conteúdo

Curata

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Você pode usar essa ferramenta para marketing de conteúdo e curadoria de conteúdo. Ela permite que você analise seu conteúdo para ver o que está funcionando com mais eficiência e também rastrear leads. Já para a curadoria de conteúdo, permite que você identifique o melhor conteúdo usando seu mecanismo de busca “autoaprendizado”.

Verblio

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Está em busca de um bom serviço de redação? O Verblio fornece artigos de blog de alta qualidade, press releases, conteúdo de sites e muito mais por preços acessíveis. O que é melhor é que eles têm ferramentas específicas projetadas para agências que estão procurando terceirizar direitos autorais para seus clientes. Também possuem escritores que são especialistas em vários segmentos e oferecem recursos de white label que permitem produzir conteúdo em grande escala.

Feedly

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Ter ideias para criar conteúdo e acompanhar as tendências torna-se muito mais fácil com essa ferramenta. O Feedly permite reunir conteúdo de toda a Web com base em palavras-chave ou tópicos, porque é um leitor de RSS. Isso significa que ele captura itens de muitos sites, blogs, fontes de notícias e outros locais automaticamente e os coloca em uma lista que parece uma caixa de entrada de e-mail para cada palavra-chave ou tópico.

Pocket

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A Pocket é um pouco parecida com a Feedly. A ideia dela é reunir e salvar conteúdos do seu interesse. É uma espécie de versão mais simples de uma ferramenta de curadoria. Ele apenas permite que você salve coisas que você encontra on-line no seu “bolso”, para que você possa usá-las mais tarde. Pode ser muito útil também quando você encontra algum conteúdo que queira usar como referência.

Contentools

Ferramentas para equipes de Marketing e Agência - Contentools

A Contentools é uma plataforma de Marketing de Conteúdo onde você pode realizar o planejamento, produção e a publicação dos conteúdos nas redes sociais. Dentro dela, é possível criar e organizar sua estratégia, controlar o calendário editorial, organizar o fluxo de trabalho e também ter a autonomia das entregas e datas de publicação.

Buzzsumo

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Essa ferramenta poderia entrar em outra categoria neste post pois serve também para monitoramento de mídias sociais, para analisar o que o concorrente está gerando de conteúdo, etc. O que muitas pessoas não sabem é que ela pode ser útil também para a geração de conteúdo. Ela pode trazer insights poderosos para sua estratégia de conteúdo e te ajudar a conhecer os assuntos populares no momento, além, de, é claro, encontrar oportunidades de backlinks.

Ahrefs Content Explorer

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Nós amamos a Ahrefs! Ela deveria também estar em várias categorias, pois é uma ferramenta bem completa e com muitos recursos. Aqui falaremos especificamente sobre o recurso para conteúdo. O Explorador Conteúdo da Ahrefs é uma grande ferramenta de pesquisa para copywriters e criadores de conteúdo. É possível colocar qualquer palavra chave (ou site) nela ferramenta e obter uma lista dos artigos mais populares. Não deixe de usar! Entre as ferramentas que exigem um pouco mais de investimento, na nossa opinião, é uma das que mais valem a pena!

Squirrly

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A Squirrly também tem muitos recursos, ele poderia estar na categoria de ferramentas para SEO mas falaremos aqui sobre a funcionalidade para conteúdo. O plugin de SEO Squirrly ajuda a criar conteúdos humanos e amigáveis, garantindo um posicionamento melhor nos sites de busca e mantendo o seu público engajado. Além disso, é compatível com o WordPress SEO by Yoast e oferece recomendações de otimização em tempo real enquanto você edita os seus artigos. Com ele você pode analisar uma série de status relacionados ao SEO e encontrar as melhores palavras-chave para atrair tráfego para o seu site. Não é o máximo?

Answer the Public

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Todo profissional de marketing e/ou publicitário sabe que conversar com o público é a melhor estratégia. Entender o que ele está falando nunca se fez tão necessário como nos dias de hoje. Por isso você vai adorar essa ferramenta. Antes de começar a fazer brainstorming e a elaborar os títulos de suas postagens em seu blog, você precisa saber exatamente o que seu público-alvo está procurando. Como funciona? Você insere uma palavra-chave e receberá perguntas, preposições e listas alfabéticas relacionadas à sua consulta. Se você está em busca de palavras-chave ou ideias para criação de conteúdos, ouvir o que o público está procurando pode te ajudar, e muito!

Google Trends

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Segundo a definição do próprio Google, a ferramenta gratuita que é um clássico para quem cria conteúdo,  permite acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ao longo do tempo.

Os resultados do Trends são uma parte coletada dos resultados totais do buscador. Ele coleta os dados, categoriza-os, conecta-os a um tópico e remove informações pessoais.

Google Keyword Planner

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Outra ferramenta clássica do Google e indispensável para os profissionais de marketing digital. Engana-se quem acha que essa ferramenta serve somente para fazer o planejamento de palavras-chave para anúncios no Google Adwords. Você pode e deve utilizá-la também para compreender quais palavras-chave fazem mais sentido para a criação de conteúdos em um blog, por exemplo.

Headline Analyzer – Coschedule

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Com essa ferramenta de análise de títulos das CoSchedule fica muito mais fácil descobrir se um título será assertivo. Você digita a opção que está pensando em utilizar e ela te dá uma pontuação, entre outros dados, faz uma análise de sentimento do público em relação ao título.

Reddit

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Quer saber quais os conteúdos do momento? Esta rede social é uma comunidade de fóruns onde os usuários podem votar no conteúdo. Normalmente, quem acessa o Reddit interaje enviando links para conteúdo externo à comunidade, promovendo votações sobre quais histórias e discussões são mais importantes. Se você cria conteúdo pode ser um prato cheio.

Gerador de Personas

Para fazer qualquer investimento em marketing digital, você precisa inicialmente ter as suas personas muito bem definidas. Além de saber exatamente com quem você está “falando”, criar conteúdo requer muito investimento, seja de tempo ou dinheiro. Essa ferramenta que a Rock Content desenvolveu em parceria com a Resultados Digitais pode ser muito útil para quem não faz ideia por onde começar.

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa

A língua portuguesa parece simples, mas até mesmo quem tem muita experiência pode cometer alguns deslizes. Por isso, é essencial consulta o vocabulário e fazer uma boa revisão do seu texto.

Ferramenta de Teste de Legibilidade

Quem gerencia blogs, sabe que há vários plugins neste sentido. Mas queremos te apresentar essa ferramenta, que permite que você faça a análise da legibilidade a partir de qualquer URL. Além de outros dados, é possível conferir até mesmo a quantidade de palavras complexas, média de palavras por frase e quantidade de sílabas média por palavra.

# 5 Ferramentas para Gestão do Relacionamento com o Cliente e CRM

Aiva Labs

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Essa ferramenta usa a inteligência artificial para otimizar o processo de conversão e garantir que o seu site e dos seus clientes sejam responsivos aos dispositivos móveis, eliminando a necessidade de sua equipe otimizar as campanhas no site e criar renovações a toda hora. Você pode criar comunicações bem direcionadas, gatilhos e fluxos tudo pensando na conversão e em melhorar o relacionamento com os leads e clientes.

BuzzStream

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Com essa ferramenta você pode descobrir influenciadores, informações de contato, perfis sociais e métricas do site. É fácil priorizar os contatos mais importantes e influentes. Além disso, pode manter rastreadas todas as suas conversas. Ele permite uma visão detalhada de suas campanhas de divulgação, desempenho da equipe e veiculações de links por meio de relatórios totalmente personalizáveis.

Intercom

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Nós usamos aqui na Operand e particularmente, adoramos! É uma ferramenta que foi criada para se parecer com os aplicativos de mensagens que você usa no dia a dia. Permite com que você fale com os seus clientes de quase qualquer lugar: pelo aplicativo, no seu site, através de mídias sociais e email. As possibilidades de gerar leads, conversação e fazer a manutenção do relacionamento com o cliente são muitas! Vale muito a pena conhecer.

Hubspot CRM

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Essa ferramenta da Hubspot é 100% gratuita, nela você pode rastrear todas as empresas que você tem contato, rastrear todos os e-mails enviados, organizar sua pipeline de vendas, agendar e gerenciar tarefas, criando lembretes e relacionando-os com seus contatos, empresas e oportunidades de negócio.

# 6 Ferramentas para Organização/Agendamento/Diversos

Google Drive

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Mesmo sendo popular, o recurso ainda não é totalmente aproveitado. Na maioria das vezes, as agências se apropriam do Google Drive apenas para armazenamento dos arquivos em nuvem, visando garantir o backup e a perenidade dos dados. Mas ele pode fazer muito mais.

Se você aliar o poder de armazenamento com a edição de documentos em tempo real, é possível otimizar (e muito) o o fluxo de trabalho da agência. Ao usar apps parentes do Drive, como o Google Docs e o Google Sheets, você pode criar e editar simultaneamente com sua equipe. Deste modo, os arquivos estão sempre disponíveis e a informação sempre atualizada.

Google Calendar

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Google Agenda é um serviço de agenda e calendário online gratuito da gigante da internet. Disponível em uma interface web, é possível adicionar, controlar eventos, compromissos, compartilhar a programação com outras pessoas, agregar à sua agenda diversas agendas públicas, entre outras coisas. Quer se organizar? Comece a utilizar.

LastPass

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Essa é uma ferramenta muito útil para que você nunca mais esqueça suas senhas. Você salva uma vez e o gerenciador de senhas deixa-as disponíveis em todos os seus dispositivos.

Alertas do Google

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Quando um assunto do seu interesse for mencionado e indexado no Google, você pode receber automaticamente um alerta sobre ele. É só fazer as configurações na conta do Google Alerts, conforme o que achar interessante e desejar monitorar.

Calendly

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Essa ferramenta te ajuda a organizar todas as suas reuniões em poucos passos. Com isso, ela facilita muito a vida de vendedores, por exemplo. O participante da reunião pode reservar os horários disponíveis de forma simples e rápida, eliminando a necessidade de entrar em contato via email ou telefone.

Bitly

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É uma ferramenta online grátis que permite encurtar links e possui outras funções, uma das mais conhecidas e usadas é a de personalizar a URL. Também é possível acompanhar a quantidade de cliques, assim como o Google Shortener fazia.

Google Keep

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Esse serviço de anotações do Google é uma ferramenta muito versátil que está disponível em versão para web e aplicativos para Android e iOS. Além de notas, é possível guardar imagens, links de sites, lista de tarefas e até desenhos ou textos feitos à mão.

# 7 Ferramentas de Pessoas

Vibecatch

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Mas nem só de processos, atividades e organização é feita uma empresa. As pessoas são o capital mais valioso dela. Por isso, dentre as ferramentas para agências de publicidade uma delas diz respeito, essencialmente, à satisfação do time. Com o app Vibecatch, os gestores podem elaborar e enviar enquetes aos colaboradores, com frequência, no intuito de entender quais caminhos podem seguir para que a agência seja, de fato, um bom lugar para se trabalhar.

Depois de lançar a enquete, o trabalho é do aplicativo, que coleta os dados e os entrega já sistematizados aos gestores somente para análise. É possível, inclusive, usar perguntas modelos ou adicionar questões com categorização personalizada para ver os resultados agrupados no relatório. A análise do VibeCatch ajuda você a se aprofundar nos dados, identificar as tendências e comparar a satisfação dos profissionais de cada área.

Além disso, facilita a identificação de possíveis problemas, para que você busque superá-los o mais rápido possível. Com dados em tempo real e feedback acionável, você ganha condições de ajudar as pessoas a trabalhar melhor.

99Designs

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É uma das maiores plataformas de design do mundo. A ideia é conectar os profissionais freelancers com criativos e empreendedores. Você pode se conectar a um dos experts de design que estão nessa rede global, passar seu briefing e trabalhar com eles em algum projeto.

Day100

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O day100 é uma ferramenta que automatiza o processo de envio de autoavaliações e verificações de referência aos candidatos, à medida que você os conduz pelo processo de entrevista. Você pode encontrar mais informações sobre como o day100 funciona aqui.

Workana

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É uma ferramenta que conecta os freelancers com quem precisa desenvolver um trabalho. Você pode publicar um projeto, avaliar propostas, aceitar um orçamento e contratar um profissional.

# 8 Ferramentas de SEO e Análises

Semrush

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O que falar do Semrush? Simplesmente amamos! Se nosso objetivo neste post fosse falar de todas as funcionalidades das ferramentas, ficaríamos por horas e horas. Pois o Semrush tem tudo que você precisa a respeito de SEO. As features envolvem principalmente uma análise minuciosa para pesquisa de palavras-chave, a análise global do seu site e a análise da concorrência.

Ahrefs

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Na mesma linha do Semrush, está entre uma das ferramentas mais completas para profissionais de SEO. É eu sei que essa ferramenta já está na lista logo acima onde recomendamos para a geração de conteúdo, mas ela é tão boa que acho que vale a pena repeti-la novamente. Foi criada inicialmente para gestão e análise de backlinks e está se tornando cada vez mais completa. O investimento não é baixo, mas vale muito a pena!

Configr

A Configr fornece uma plataforma de automação Cloud Hosting, para você hospedar e gerenciar a infraestrutura de seus websites e e-commerces de forma facilitada.

A principal vantagem é que ela automatiza uma série de recomendações do Google PageSpeed e pode aumentar em até 30 pontos o PSI de sites hospedados com um clicar de botão. Automatiza uma boa parte do trabalho do SEO Tech para seu site carregar mais rápido e performar melhor.

Além de site, é possível hospedar também aplicações robustas como o Mautic (vide ferramentas de e-mail) e e-mails corporativos.

Majestic Site Explorer

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Permite que você detalhe os links externos e as métricas para quase todos os URLs importantes na internet. Assim como a Ahrefs e a Moz, essa ferramenta também possui indicadores próprios que sinalizam a qualidade dos backlinks. Ela dá a opção de analisar uma base histórica (mostrando todos backlinks que já foram identificados desde a criação da empresa), ou uma análise Fresh (que mostra somente os links que estiveram ativos nos últimos meses).

MOZ

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Uma das mais conhecidas ferramentas de SEO pelos profissionais de marketing digital. Ela oferece ferramentas de pesquisa de palavras-chave, um gerador de palavra-chave de SEO e análise de link que fornece dados detalhados sobre inbound links e qualidade dos links. Você pode consultar a autoridade do domínio e comparar com os concorrentes, assim como as demais aqui citadas permitem.

Alexa

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É uma empresa de uma das gigantes da internet e do mundo: a Amazon. Com ela você pode: identificar oportunidades de palavras-chave, fazer uma análise competitiva da concorrência e obter estatísticas de tráfego. Uma das funcionalidades mais conhecidas é o Alexa Ranking. Muitas empresas tem como meta estar em 1º lugar na lista de sites do Alexa Ranking.

SimilarWeb

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Quem nunca usou essa ferramenta para investigar informações sobre os concorrentes de mercado e outras empresas? Nunca? Então é hora de começar a usar! Fazer benchmarking digital é o primeiro passo para identificar estratégias de sucesso. A ferramenta oferece resultados gratuitos e valiosos para a análise completa de um site.

SEO Plugin by Yoast

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Como deixar seu texto perfeito para o Google? Essa ferramenta poderia também estar na categoria de ferramentas para conteúdo. Quem tem um blog e gera conteúdo com frequência sabe que ela é fundamental. Esse plugin para wordpress ajuda a tornar o seu conteúdo amigável para os motores de busca. Ele avalia cada conteúdo que você inseriu em seu blog e já oferece uma série de dicas relacionadas à legibilidade e palavras-chave.

Builtwith

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Quer descobrir quais as ferramentas utilizadas para a construção de um site? Com a Buildwith é possível! Entre outras coisas,  com ela você pode identificar onde o site está hospedado e qual o sistema de gerenciamento de conteúdo (Content Management System – CMS) que está sendo utilizado.

Cyfe

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A proposta dessa ferramenta é facilitar a análise de dados, ela permite criar dashboards personalizados, conectando todas as contas que deseja monitorar. Você sempre quis um painel onde pudesse centralizar todas as métricas de marketing digital e gerar relatórios com agilidade, certo? O painel do Cyfe permite que você personalize gráficos de acordo com o que é mais interessante monitorar.  Além disso, ele auxilia em questões mais estratégicas para alcançar suas metas, como: medir quais os resultados que suas ações estão gerando para o funil de vendas, tomar decisões de forma imediata e se destacar perante a concorrência.

Google Analytics

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Sabe a ferramenta mais básica e essencial de todas? É essa. Básica não no sentido do que oferece, pois nesse sentido ela é muito completa e as possibilidades são infinitas. Básica no sentido de que se você ainda não está usando, está 10 mil anos atrasado. Segundo a descrição que Neil Patel incluiu em seu blog, “é uma ferramenta que monitora o tráfego de qualquer site, podendo ser instalada em um blog ou uma loja virtual, por exemplo. O objetivo principal dela é saber e entender o comportamentos dos visitantes ao navegarem pelas páginas do seu site.”

Kissmetrics

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As ferramentas de análise da Kissmetrics estão entre as melhores disponíveis no mercado e podem te ajudar a otimizar o seu site e aumentar as conversões. Você pode também ajustar seu funil de vendas, acompanhar os visitantes do seu site em cada ponto da jornada de conversão e gerar relatórios sobre cada aspecto do processo de conversão.

# 9 Ferramentas de Mídia Social

Buffer

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O Buffer é uma espécie de automatizador de posts das redes sociais. Através dele é possível agendar publicações no Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+ e App.net, e ainda definir o  horário e frequência das postagens. A ferramenta tem versões web e móvel, além de contar com extensão para Chrome.

Agorapulse

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É uma ferramenta especializada na gestão de redes sociais, principalmente do Twitter, Facebook e Instagram. Com ela, você pode até republicar os conteúdos de acordo com a sua necessidade.

Não é uma das mais em conta do mercado, mas tem alguns diferenciais, como por exemplo, a calculadora de ROI do Facebook.

Mlabs

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A Mlabs é uma ferramenta completa para quem precisa gerenciar múltiplos perfis nas mídias sociais. Por isso é muito utilizada por agências. Entretanto, se você gerenciar as mídias sociais de somente uma organização, ela também poderá te ajudar. No dashboard será possível cadastrar seus perfis (cada perfil equivale a um cliente no caso das agências), colocar o logo da sua empresa, escolher e cadastrar cada rede social que irá utilizar e navegar pelas outras opções.Você poderá fazer o monitoramento e oferecer respostas para as mensagens deixadas em todas as mídias sociais, agora também no whatsapp, pelo menu “inbox”. Além de programar todos os conteúdos que serão publicados, tirar relatórios bem visuais a respeito do crescimento das mídias que gerencia, criar fluxos de trabalho, etc.

Sproutsocial

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É uma ferramenta de marketing para pequenas E grandes empresas ou agências. Ela ajuda na gestão de publicações e resultados obtidos com a estratégia de mídias sociais. A missão dessa ferramenta, como eles mesmo dizem, é te ajudar a criar uma marca realmente “adorada”, oferece funções de customer success junto com recursos para programar posts e coletar dados analíticos.

Howsociable

Com essa ferramenta você pode descobrir quais canais funcionam melhor para a sua marca. Isso porque a How Sociable mensura magnitude da sua presença nas mídias sociais e permite que você compare este número com o dos concorrentes.

Quintly

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É uma ferramenta bem completa para monitoramento das mídias sociais, entretanto não está entre as mais baratas. Com ela é possível comparar seus canais com os da sua concorrência e entender o crescimento das métricas escolhidas por você. Além disso, você pode analisar todas as mídias que gerencia em um só local, exportar relatórios, entre outras funcionalidades. O seu grande diferencial está na quantidade de métricas para análise.

Keyhole

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Quer uma ferramenta para monitoramento de hashtags? O painel em tempo real da Keyhole mostra quantas pessoas postaram algum conteúdo com a hashtag juntamente com o número de retweets, curtidas e impressões que uma determinada campanha gerou.

Everypost

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Essa ferramenta facilita a criação conteúdo visual a partir de uma variedade de fontes, além de ser possível customizar e agendar publicações. Na versão gratuita da plataforma, você pode fazer a curadoria do conteúdo, ou seja, pode reunir os conteúdos relevantes de diferentes mídias e fontes e publicá-los, sendo possível agendar 10 publicações sem custo algum.

Scup Social

O Scup Social é uma plataforma de gerenciamento de redes sociais que ajuda as marcas a aprimorarem serviços, produtos e campanhas. Com ela, é possível monitorar conversas relevantes, acompanhar campanhas em tempo real e agendar publicações de forma simples e eficiente. Essa tecnologia permite centralizar todas as atividades de social em um só lugar e revolucionar a experiência dos consumidores.

Hi Plataform

Ferramentas para equipes de Marketing e agências - Hi platform

É uma ferramenta que permite que você melhore o relacionamento e engajamento com o seu público. É uma plataforma omnichannel, que aproxima empresas de seus consumidores, facilitando a comunicação, venda, relacionamento e monitoramento. Entre muitas funcionalidades, assim como a Scup, ela permite entender o perfil e comportamento do consumidor e criar comunicações e campanhas a partir dessa análise.

# 10 Ferramentas de Automação de Marketing e Email Marketing

RD Station

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A ferramenta da Resultados Digitais, apresenta-se como um software completo de marketing digital. As principais funcionalidades são: disparo de email marketing, automação de marketing, criação de landing pages, gestão de mídias sociais e da base de contatos, lead scoring e lead tracking, que são essenciais principalmente se você trabalha com Inbound Marketing.

Sharpspring

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Além de oferecer um preço acessível, a SharpSpring é de fácil aprendizado, conta com um suporte em português eficaz, faz integração com dezenas de CRMs e CMSs, entre outros. Ela conta com todas as funcionalidades necessárias para automatizar seu processo de marketing digital.

Mailify

A Mailify é a ferramenta ideal para e-mail marketing, automação e até mesmo envio de sms massivo, é uma plataforma multicanal. Ela se destaca por seu atendimento dedicado com especialistas que fazem o acompanhamento direto com o cliente.
Além disso, ela é extramente intuitiva e possui recursos que facilitam a criação do e-mail marketing como o E-mail Builder, e tem funções premium como a análise de envio preditivo de eye tracking e cenários de envio de carrinhos abandonados que já prontos dentro da plataforma.

Lead Lovers

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Assim como com o RD e a Sharpspring, com essa ferramenta você pode configurar páginas para atrair, conquistar e manter a comunicação com clientes em potencial através de e-mail marketing. Um dos diferenciais da ferramenta é a possibilidade de enviar notificações para os clientes que curtiram sua página e também fazer a captura de emails em comentários.

MailChimp

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É uma das ferramentas de email marketing mais utilizadas no mundo todo, por proporcionar uma interface simples e amigável. Ela oferece recursos avançados e diversas opções de automação, integrações e até mesmo a criação de anúncios para o Facebook, Instagram e Google sem sair da plataforma. Com certeza vale a pena usar!

Dinamize

A Dinamize começou oferencendo soluções direcionadas para email marketing e agora é uma das ferramentas de automação mais completas do mercado. É possível acompanhar o funil de vendas, criar landing pages, criar campanhas de email marketing e automação, fazer testes A/B, gerenciar e monitorar mídias sociais, fazer o agendamento de publicações, entre outros recursos.

E-goi

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Além de ser uma ferramenta de email marketing, ela permite o envio de SMS marketing, automação de marketing multicanal, notificações push, torpedos de voz interativos, APIs para configurar mensagens transacionais, tracking de e-commerce, criador de formulários e integrações com mídias sociais.

SendPulse

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É uma startup de inteligência artificial, consiste em uma plataforma integrada que permite o envio de e-mails, mensagens SMS e notificações via web de forma grátis. Você pode fazer uma inscrição gratuita, com direito a enviar até 15.000 e-mails por mês, além de contar com modelos de e-mails e um editor bem simples de usar.

Social Miner

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É uma plataforma focada em People Marketing, como ela mesmo se apresenta ao mercado. Ou seja, é uma plataforma de engajamento que ajuda e-commerces a aumentar as vendas através de soluções centradas em pessoas, usando dados para entender a jornada de compra de cada consumidor e entregar mensagens autênticas e personalizadas.

Campaign Monitor

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O foco dessa ferramenta com certeza é o design.  Assim como o MailChimp, o Campaign Monitor oferece templates e gerenciamento de assinantes, relatórios atraentes de campanha e entrega de emails segura e rápida.

Active Campaign

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É uma ferramenta integrada que engloba e-mail marketing,  CRM e Vendas e automação de marketing. Oferece algumas funcionalidades como interface drag and drop para desenvolvimento dos e-mails, templates gratuitos, opções de segmentação de lista, entre outros. Além disso, permite relatórios avançados e monitoramento do site.

Mautic

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É uma ferramenta Open Source e gratuita de automação de marketing. Isso mesmo, gratuita. Com ela é possível: gerenciar leads, configurar lead tracking e scoring, o lead nurturing, que nada mais é que a automação e configuração do relacionamento com o seu lead, criar landing pages, integrar com CRMs e outras ferramentas. Com ela, você pode deixar seus contatos (lista) em servidores próprios.

Nós recomendamos que você utilize Cloud Hosting, que é mais seguro e melhor a performance. Se não quiser perder tempo configurando servidores, pode usar a Configr, que não tem erro. E, não importa qual o tamanho da empresa, todas podem usufruir dos mesmos recursos.

Mail Tester

Quer uma ferramenta simples e prática para testar o nível de spam dos seus emails? Antes de disparar uma campanha vale a pena fazer o teste nessa ferramenta. Ela te dá a pontuação geral do seu email e você pode identificar possíveis problemas que farão ela não ter tanto sucesso para prontamente corrigi-los.

Lahar

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É uma plataforma de automação de marketing com foco em gerenciamento de vendas, possui interface amigável e permite integrações, otimização de conteúdos e fornece inteligência para análise de dados. Criar landing pages funcionais, disparo de e-mail marketing estratégico, segmentação da base de contatos, monitoramento das mídias sociais e busca de palavras-chaves.

# 12 Ferramentas para Criação/Design

Adobe Spark


O Adobe Spark é um aplicativo online para edição de imagens muito simples de usar. Ele permite que você utilize modelos pré configurados ou personalize do seu jeito, fazendo o upload de suas próprias fotografias, adicionando texto, filtros e ícones.
Ideal para as redes sociais, os templates do Spark vêm com as dimensões exatas de cada mídia, otimizando a tela e proporcionando um resultado visual perfeito em qualquer dispositivo.
O Spark é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Easel.ly

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É uma ferramenta que permite a criação de infográficos e outros tipos de materiais gráficos a partir de templates existentes ou a partir de um documento em branco. São mais de 100.000 imagens e modelos gratuitos.

Powtoon

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Precisa criar um vídeo ou uma apresentação de forma ágil e prática? Essa ferramenta é para você. Substitui muito bem os programas mais pesados que necessitam de instalação e apesar de ser em inglês é bem simples de usar.

Canva

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Essa é uma ferramenta clássica e quebra um galho quando você quer criar um design rapidamente e/ou não tem um designer por perto. Pode ser utilizado até pelo celular. É ótimo para produzir cartões comemorativos, convites, imagens de capa para redes sociais, entre outros. Tem uma enorme galeria de templates e conta com uma variedade de modelos prontos.

Piktochart

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Com essa ferramenta online também é possível criar infográficos, apresentações, catálogos e outros materiais. Escolhendo o template que faça mais sentido para você, basta começar a editar a partir dele, adicionar textos, elementos, mudar as cores. Tudo é possível e você não precisa ter grande conhecimento em design, a ferramenta é bem intuitiva.

Snapseed

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É um aplicativo para edição de fotos que está disponível tanto para Android quanto para IOS. Ao abri-lo, tem um botão que ativa o menu para abertura de imagens para edição. Há a opção de acessar uma foto já salva no dispositivo, tirar uma nova ou ainda abrir a imagem que estava sendo editada anteriormente. É um app que vale a pena ter no celular para quebrar um galho de edição de imagens!

Tinypng

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Sabe aqueles arquivos gigantescos que você precisa enviar rapidamente por email ou por outro local que não suporta tamanhos tão grandes? O Tinypng pode te ajudar a reduzi-los. As imagens PNG animadas também poderão ser reduzidas.

Interfaces Pro

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A ferramenta é uma coleção focada na marca de exemplos de design de interface do usuário (UI). Interfaces.pro ajuda designers aspirantes e maduros a tomar melhores decisões nos seus projetos, adotando as abordagens de várias marcas em todo o mundo. Atualmente conta com 20 categorias de design com mais de 700 exemplos de versão para dispositivos móveis e computadores. Quer uma inspiração? Acesse que irá encontrar inúmeras!

Remove BG

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Essa é uma ferramenta de uso 100% gratuito e pessoal para remover o fundo de qualquer foto. Funciona 100% automaticamente: você não precisa selecionar manualmente as camadas de fundo / primeiro plano para separá-las – basta selecionar sua imagem e baixar instantaneamente a imagem resultante com o fundo removido!

Colorzilla

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É uma extensão para seu navegador que irá economizar um bom tempo para descobrir a cor de qualquer elemento na tela. Basta aplicar o conta-gotas e obter a informação. Ela vem com zoom, facilitando o momento de pegar a cor, e uma paleta de cores. Te fornece o código RGB ou Hexa, pronto para você copiar e colar no seu CSS.

Miro

Ferramentas para equipes de Marketing e agências - Miro

É uma plataforma de colaboração visual para pessoas com diferentes talentos se unirem, entenderem-se melhor e criar produtos surpreendentes de forma mais rápida. Colaboração é a palavra-chave! A ferramenta conecta gerentes de produto, desenvolvedores, designers e outros profissionais com o objetivo de criar algo maior. São mais de 2 milhões de usuários em todo o mundo.

Product Hunt

Ferramentas para equipe de Marketing e Agências - Product Hunt

É um site que permite aos usuários compartilhar e descobrir novos produtos. É o lugar ideal para você divulgar e buscar inspirações para aplicativos móveis, sites, projetos de hardware e criações tecnológicas.

Venngage

Não é um designer? Sem problema. Seja criando infográficos, apresentações, relatórios ou imagens para redes sociais, os modelos personalizáveis oferecidos pela Venngage ​​o ajudarão a se tornar um especialista em design com apenas alguns cliques.

Logaster

O Logaster é um site que ajuda seus visitantes a criarem logotipos, cartões de visita, papel timbrado, favicon, imagens de mídia social e outros designs em poucos minutos. A plataforma é gratuita e bem simples de usar, vale a pena a visita!

# Mais organização, produtividade crescente e resultados positivos

Lado a lado, você e sua equipe podem eleger as ferramentas para agências de publicidade mais interessantes. Deste modo, terão mais tempo para executar as ações que foram deixadas de lado ou até mesmo para conquistar novos clientes. É possível construir um novo modo de gerenciar os processos e conduzir a gestão, com o suporte das ferramentas. É hora de escolher, estrategicamente, as melhores e adotá-las, para potencializar os resultados.

Enfim, gostou das nossas dicas de ferramentas para agências e equipes de marketing? Caso você use alguma ferramenta que não esteja na lista ou tenha uma sugestão para incluirmos, conte para a gente 😉

É só enviar um email para marketing@operand.com.br, vamos adorar receber a sua sugestão!