Opcon2024
Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
  • Gestão
  • Setor Criativo
  • Produtividade
  • Universo Operand
  • Materiais Ricos
Buscar por
Teste Grátis
Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
  • Gestão
  • Setor Criativo
  • Produtividade
  • Universo Operand
  • Materiais Ricos

Como usar o modelo de gerenciamento de projetos da Apple no Operand

No competitivo mundo dos negócios, a eficiência no gerenciamento de projetos pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Uma das bigtechs mais bem-sucedidas do cenário global, a Apple, utiliza um método simples, mas extremamente eficaz: o conceito DRI (Directly Responsible Individual), que sugere designar um único responsável pelos entregáveis. 

Neste artigo, mostramos como esse método pode transformar sua gestão de projetos, trazendo mais clareza para a equipe, com organização de rotina, aumento de produtividade, e resultados mais positivos.

Entenda como o Operand ajuda os gestores a incorporarem a filosofia do DRI. 

Continue a leitura! 

Você vai ler neste post

  • Gerenciamentos de projetos: conheça o conceito DRI da Apple
  • Por que o conceito DRI funciona?
  • Como o Operand Implementa o Método DRI
  • Conceito DRI no Operand: como usar no gerenciamento de projetos 
  • Gerenciamento de projetos: vantagens do conceito DRI no Operand 
  • Conclusão

Gerenciamentos de projetos: conheça o conceito DRI da Apple

O conceito DRI é um dos pilares da estrutura organizacional da Apple. A premissa é simples: designar uma única pessoa responsável por cada tarefa ou projeto. 

Na prática, esse modelo de gestão de projetos tem sido usado desde o desenvolvimento do primeiro Iphone. É o DRI que viabiliza a entrega de produtos inovadores com um padrão excepcional de qualidade. As DRIs eram uma parte importante da mentalidade de responsabilidade de Steve Jobs. 

De acordo com um ex-funcionário da Apple, que trabalhou no iPhone original:

Tradução livre: “Já comentei isso antes, mas quando criamos o iPhone original, não tínhamos gerentes de produto. Tínhamos indivíduos diretamente responsáveis (DRIs). Cada tarefa importante tinha uma única pessoa encarregada de garantir que ela fosse concluída.”

Em essência, esse é um conceito simples para deixar clara a responsabilidade e direcionar as pessoas com dúvidas para o lugar certo.

O DRI é o contato principal para atualizações de status, tomada de decisões e superação de obstáculos. Geralmente, o projeto é resultado de um esforço em grupo, mas cabe ao DRI fazer a equipe avançar. E se o progresso estagnar, ele também deve ser criativo para dar celeridade aos próximos passos. 

O conceito DRI se baseia em três princípios fundamentais:

  1. Propriedade individual: cada projeto ou tarefa tem um único “dono”;
  2. Responsabilidade clara: todos sabem exatamente quem responde pelo quê;
  3. Execução eficiente: a tomada de decisões é agilizada e a comunicação é simplificada.

Em reuniões na Apple, ao final de cada discussão sobre um projeto ou tarefa, há sempre uma pessoa designada como DRI. Seu nome aparece ao lado do item de ação em documentos internos, indicando, com transparência, quem é o responsável pelo andamento daquela iniciativa.

Por que o conceito DRI funciona?

No gerenciamento de projetos, esse é um conceito fundamental porque agiliza a rotina de trabalho. Quando algo precisa ser feito, o DRI sabe que está à frente das atividades e garante que aconteça.  

Ao indicar um DRI para a supervisão de uma demanda, o gestor aborda vários problemas comuns no gerenciamento de projetos:

1. Elimina a ambiguidade de responsabilidades

Quando uma tarefa é atribuída a várias pessoas, existe o risco do famoso “efeito espectador”, quando todos supõem que outra pessoa está cuidando do problema. Com o DRI, não há dúvidas sobre quem deve prestar contas pelos resultados.

2. Agiliza a tomada de decisões

O DRI tem autonomia para tomar decisões dentro de sua esfera de responsabilidade. Isso elimina discussões intermináveis e agiliza o processo decisório, fundamental em ambientes dinâmicos.

3. Reduz a duplicação de esforços

Múltiplos responsáveis frequentemente resultam em trabalho duplicado. Com um único DRI, os recursos são utilizados de forma mais eficiente e coordenada.

4. Facilita a comunicação

Com um ponto central de responsabilidade, as comunicações tornam-se mais diretas e eficazes. O DRI atua como hub de informações para os colegas da sua área, fornecendo os insumos que eles precisam para dar continuidade às tarefas e atividades.

5. Acelera a execução de projetos

Quando as responsabilidades são claras, o time gasta menos tempo em reuniões de alinhamento e ganha mais energia para direcionar à execução efetiva da estratégia.

Como o Operand Implementa o Método DRI

O Operand tem o conceito de DRI como parte de seu DNA. Diferentemente de outros sistemas de gerenciamento de projetos que permitem atribuir responsabilidades divididas entre vários colaboradores, o Operand adota o princípio do responsável único em cada nível.

Estrutura Hierárquica do Operand:

  1. Projeto: atribuído a um único responsável que supervisiona todo o escopo;
  2. Job: cada job tem um único responsável que coordena as entregas;
  3. Tarefa: cada tarefa específica tem um executor designado.

Graças a esta estrutura, o Operand garante que, em cada nível da hierarquia do projeto, exista clareza sobre quem deve prestar contas pelo progresso e pelos resultados.

Conceito DRI no Operand: como usar no gerenciamento de projetos 

Agora que você já conhece o conceito de DRI, vamos ver como implementar essa abordagem de sucesso da Apple em seus projetos usando o Operand:

1. Defina a hierarquia de responsabilidades

Comece atribuindo um DRI para o projeto como um todo. Esta pessoa será responsável pelo resultado final e pela coordenação geral. No Operand, esta atribuição é feita diretamente na criação do projeto.

2. Quebre o projeto em jobs com DRIs específicos

Cada job dentro do projeto também deve ter seu próprio DRI, responsável por garantir que aquele componente específico seja entregue conforme o planejado e dentro do prazo.

3. Atribua tarefas individuais com responsáveis claros

Para cada tarefa criada dentro de um job, defina um único responsável. O colaborador nomeado deve direcionar esforços para a execução daquele item específico, sabendo exatamente o que precisa entregar e quando.

4. Estabeleça uma cadeia de comunicação eficiente

O Operand permite que você adicione observadores aos projetos, jobs e tarefas. Assim, mesmo que apenas uma pessoa seja responsável pela execução, outras pessoas interessadas podem acompanhar o progresso, sem diluir a responsabilidade.

5. Monitore e ajuste conforme necessário

Regularmente, o responsável pelo projeto deve revisar o progresso dos jobs e os colegas envolvidos devem acompanhar o andamento das tarefas. Na prática, esse fluxo de trabalho colaborativo cria também uma cadeia de supervisão das atividades. De tal modo, o gestor da agência garante que os problemas sejam identificados e resolvidos rapidamente.

Gerenciamento de projetos: vantagens do conceito DRI no Operand 

Muitos sistemas de gerenciamento de projetos permitem atribuir tarefas a múltiplas pessoas simultaneamente. Embora isso possa parecer mais colaborativo, na prática cria um ambiente onde “ninguém é dono de nada”.

No Operand, seguindo o modelo da Apple, cada projeto ou campanha tem um único responsável, o que traz vantagens significativas, como:

  • Maior clareza de responsabilidades: todos sabem exatamente quem está encarregado de cada atividade, tarefa ou entregável;
  • Transparência e compartilhamento: com tudo registrado em tempo real no sistema, todos os envolvidos têm acesso a uma visão do projeto simplificada e atualizada. Assim, fica fácil identificar gargalos e resolver problemas rapidamente.
  • Melhor alocação de recursos: graças ao acompanhamento contínuo em uma plataforma digital centralizada, a equipe pode avaliar as metas e definir prioridades, direcionando esforços para dar conta de suas responsabilidades específicas.

De maneira geral, atribuir um DRI para os projetos e campanhas leva a um maior comprometimento individual dos colaboradores. Afinal, as pessoas tendem a se tornar mais engajadas e focadas quando têm responsabilidade clara.

Conclusão

O conceito DRI, que ajudou a Apple a se tornar uma das empresas mais valiosas do mundo, é alicerçado em clareza, responsabilidade e execução eficiente. O Operand incorpora esses mesmos princípios em sua estrutura, permitindo que você implemente essa abordagem comprovada em seus projetos.

Ao adotar o Operand como sistema de gestão para sua agência, usando o conceito de DRI na distribuição de tarefas, sua empresa pode experimentar os mesmos benefícios que a Apple: diferenciação de mercado, tomada de decisão aprimorada, alta eficiência operacional e resultados superiores. 

  1. Escolha os DRIs com cuidado: selecione pessoas com as habilidades certas e o perfil aderente para cada projeto;
  2. Equilibre a carga de trabalho: evite sobrecarregar os colaboradores como DRIs com múltiplas responsabilidades;
  3. Promova a autonomia: dê aos DRIs a autoridade necessária para tomar decisões em suas áreas.
  4. Reconheça os resultados: celebre as entregas bem-sucedidas e reconheça os DRIs que cumprem suas responsabilidades.

Em um mercado competitivo, ter um software que incorpora as melhores práticas de gerenciamento de projetos pode ser o diferencial que sua agência precisa.

O Operand é um sistema de gestão completo e robusto, desenvolvido especialmente para agências de publicidade e equipes de marketing. Crie uma conta grátis e teste por 7 dias, sem compromisso!

Ariadna Straliotto

Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.

  • Por Ariadna Straliotto em 05/06/2025
  • Categoria: Gestão, Universo Operand
  • Tags: DRI apple, estratégia apple, gerenciamento de projetos, gerenciamento de tarefas, gestão de agências, gestão de projetos, Gestão de tarefas, operand, organização, sistema operand, software operand, técnicas apple

Anterior

Transforme dados em insights estratégicos com o Operand

Profissional obtendo insights estratégicos a partir de dados, com elementos de porcentagem, engrenagem e lâmpada.
Próximo

Como evitar o burnout na agência: 5 dicas efetivas

Pessoa com a cabeça em chamas e um regador com água aliviando o estresse. Representa dicas de como evitar o burnout.
Compartilhe

Posts Relacionados

Escada surgindo de um notebook, com flechas apontadas para cima, simbolizando o progresso alcançado com growth marketing.

Growth marketing: o que é e como aplicar na agência

31/10/2024
relatorio-de-gestao

Relatórios de gestão: como fazer e por que são importantes? 

06/06/2019
Teste MBTI

Que líder você é de acordo com o teste MBTI?

27/05/2022

Fique por dentro!

Assine nossa newsletter e receba as novidades
do Operand na sua caixa de mensagens

newsletter

Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
  • Gestão
  • Setor Criativo
  • Produtividade
  • Universo Operand
  • Materiais Ricos
Receba dicas de gestão
2018 © Operand - Todos os direitos reservados.