Home-office é nova modalidade para agências

Flexibilidade de horários, possibilidade de fugir do trânsito e mais qualidade de vida. Esses são alguns dos motivos levam os profissionais a trocarem o ambiente do escritório pelo home office. A nova modalidade para agências.

De acordo com pesquisa realizada pela Cisco, em 2012, 3 em cada 5 profissionais não precisam estar em um escritório para serem mais produtivos. Muitas vezes, a oportunidade de trabalhar em casa pode trazer mais qualidade de vida, o que motiva a equipe e  reflete nos resultados, ainda mais positivos.

Aqui no Brasil, algumas agências têm adotado essa modalidade de trabalho. Cada profissional produz em seu home office e a equipe conversa e alinha os jobs com o uso de ferramentas digitais. Para conversar, compartilhar arquivos e gerenciar a gestão, os profissionais estão sempre em contato. Muitas vezes em tempo real. Contudo, a diferença é que o contato é mediado pela tecnologia.

 

A Quorum Comunicação, de Florianópolis, é uma das agências que já trabalha com toda a equipe em home office. Gastão Cassel, Coordenador da Agência, conta que eles usam ferramentas como o Skype para comunicação direta, um sistema de gestão online e um espaço na “nuvem” para compartilhar e sincronizar os arquivos de trabalho. Assim, para Gastão, o principal ganho foi a qualidade de vida da equipe e a supressão de outras preocupações como, por exemplo, o deslocamento até o trabalho.

“Nossa opção pela estrutura decentralizada e virtual não se deu por razões financeiras. A economia que se faz na manutenção de um escritório não é expressiva. Nossa opção foi pela qualidade de vida da turma, a supressão dos deslocamento diário, a flexibilidade de horários e o compromisso com o resultado”, conta Gastão.

nova modalidade para agencias

Dicas para obter sucesso com a nova modalidade para agências

Para ter sucesso, o segredo é adotar uma rotina realmente profissional ao encarar essa nova modalidade para agências. Por isso, compartilhamos algumas dicas, para garantir a qualidade de vida e a produtividade da equipe.

Tempo para tudo: Não se prenda demais ao trabalho e também não se distraia com facilidade, voltando sua atenção para a TV, por exemplo. Faça pausas, se movimente, tome água, e pare para as refeições. Portanto, cuide de você, sem perder o foco.

Um legítimo home-office: Crie um espaço apenas para o seu trabalho e peça que sua família e seus amigos respeitem. Afinal, embora não pareça, você também tem um ‘expediente’, ainda que seja mais alternativo.

Ergonomia: Preocupe-se com a ergonomia do seu espaço. A posição da cadeira, a altura da mesa e da tela do computador são detalhes importantes. Conforto na hora de trabalhar é sinônimo de saúde.

Visual: Roupas, acessórios, sapatos, enfim, traje completo como se você fosse até a agência. Afinal, a qualquer hora você pode ser chamado para uma reunião no Skype, por exemplo. Afinal, a roupa ajuda você a delimitar o seu momento e o seu tempo de trabalho.