Mapa mental: o que é, dicas e exemplos práticos para criar
Você já ouviu falar deles e pode até ter usado ou visto algum modelo. Mas, certamente ainda não conhece todo o potencial de um bom mapa mental.
Do estagiário ao gestor da agência, o uso desse recurso ajuda os profissionais de diferentes áreas e cargos nos desafios de planejar e gerenciar as demandas, acompanhar a execução e medir os resultados.
Assim como outros recursos de gestão visual, como Kanban e Gantt, um mapa mental permite organizar as informações, tarefas e atividades dos projetos, e pode fazer muita diferença no processo e no resultado final.
Neste post, mostraremos o que é mapa mental, os principais modelos e como podem ser usados. Confira ainda exemplos práticos de mapas mentais para dar vida às suas ideias.
Continue a leitura do artigo!
Você vai ler neste post
Mapa mental: o que é e principais elementos
Os mapas mentais ajudam você a organizar informações e ideias da mesma forma que nossos cérebros fazem conexões.
Em síntese, um mapa mental é um diagrama visual que representa ideias, tarefas ou outros itens vinculados e organizados em torno de um conceito central usando um layout gráfico não linear.
Os mapas mentais ajudam a visualizar e classificar ideias e são ótimas ferramentas para estudar, resolver problemas e tomar decisões.
Estrutura de um mapa mental: principais elementos
Mas, afinal, o que os mapas mentais têm de especial? Por que eles são uma ótima ferramenta para capturar e organizar seus pensamentos? Basicamente, é a sua estrutura de gestão visual que facilita a compreensão de um determinado tema.
Portanto, é importante conhecer os principais elementos de um mapa mental:
Conceito central
Os mapas mentais apresentam um conceito ou tópico central no meio da página, muitas vezes representado como uma imagem ou palavra.
Filiais
A partir da ideia principal, deve-se estender vários ramos, que incluem informações sobre subtópicos ligados à ideia central.
Visuais
Geralmente, os mapas mentais usam recursos visuais, incluindo imagens, ícones, gráficos e símbolos, para melhorar a memória e o engajamento.
Flexibilidade
Na criação de mapas mentais, não existe uma estrutura ou maneira certa ou errada de desenhá-lo. Você pode adicionar ideias e explorar conexões organicamente. Por exemplo, um mapa mental não linear e multidirecional reforça a ideia de que não existe uma única maneira correta de organizar informações.
Na prática, conectar elementos em um mapa mental depende muito de como você compreende a relação entre os conceitos.
5 tipos de mapa mental e como usá-los
Os mapas mentais são versáteis e fáceis de produzir. Eles funcionam como uma ferramenta visual intuitiva, que orienta sobre um determinado tema, fluxo de trabalho, processo ou projeto. Por isso, têm sido amplamente utilizados em várias áreas, incluindo educação, ciência da computação e em outros setores.
A seguir, listamos alguns dos principais modelos de mapa mental e indicamos como eles podem ser usados na publicidade e propaganda. Veja as possibilidades e inspire-se:
Mapa Conceitual
O modelo de mapa mental conceitual gira em torno de um tópico, conceito, objetivo ou ideia principal, ilustra como as ideias fluem e se ramificam em subtópicos.
O céu é o limite quando se trata de como você pode usar e adaptar este modelo de mapa mental. Por exemplo, um gerente de projeto pode usá-lo para dividir um grande projeto em etapas menores ou individuais, baseadas em um conceito central. O objetivo é apresentar ideias complexas em um formato simples, facilitando a compreensão de todos.
Geralmente, este tipo de mapa mental é construído com o uso de palavras-chave, imagens e símbolos conectados por linhas, que mostram as relações entre as informações. Este tipo de mapa é útil para a compreensão e memorização de conceitos complexos.
Mapa Hierárquico
Na prática, este tipo de mapa mental é muito usado para apresentar a estrutura organizacional das empresas, detalhando os setores e equipes.
Ele começa com uma ideia central e se ramifica em ideias secundárias, e assim por diante. É o recurso ideal para identificar líderes que tomam decisões e colaboradores que executam as atividades estratégicas. As linhas entre as funções também mostram quem se reporta a quem.
Os ícones dos colaboradores podem listar ainda o papel de um indivíduo e outras informações úteis, como cargo e fuso horário em que trabalham.
Como resultado, o mapa mental hierárquico mostra quem é responsável pelo quê. Novos contratados também podem usar este mapa mental para aprender a estrutura da empresa.
Mapa Temporal
É o mapa mental indicado para ter uma visão clara de uma sequência de eventos e atividades, distribuídas ao longo do tempo. Para desenhar esse mapa, o gestor pode considerar as tarefas do ciclo de vida de um projeto, sendo que esse será o tópico principal do mapa.
As setas que levam a um marco contêm etapas em desenvolvimento. O modelo também oferece espaço para requisitos, atribuições de equipe ou ferramentas necessárias para concluir tarefas.
Um mapa mental temporal ajuda as equipes a avaliar o progresso ao longo do ciclo de vida de um projeto. Dependendo do ritmo de execução, o gestor pode fazer alterações na linha do tempo.
Mapa de Problema-Solução
Este tipo de mapa mental apresenta uma questão central, suas causas e soluções, detalhando a complexidade de um problema, inclusive com a descrição das consequências não intencionais. Como resultado, os mapas mentais de problema-solução enquadram um desafio de todos os ângulos.
Na prática, este modelo de mapa mental desempenha um papel importante em várias situações, como quando:
- A equipe da agência enfrenta um problema de negócios complicado
- Organiza uma resposta a um problema
- Descreve as causas de um desafio que a equipe está enfrentando
- Permite avaliar possíveis soluções, para encontrar aquela mais rápida ou econômica.
Mapa de Mind Storming
É o mapa mental mais indicado para equipes criativas. Isso porque ele ajuda você a fazer um brainstorm de soluções e ideias para alcançar um resultado desejado. Ao contrário do mapa mental de resolução de problemas, este modelo se concentra em um objetivo final, não em um obstáculo no seu caminho.
Ele divide metas abrangentes em estágios mais gerenciáveis e permite que você observe quais serão os recursos necessários ao longo do caminho.
Para uma melhor colaboração, revise o mapa mental com sua equipe. Após o início de um projeto, os profissionais podem usar o modelo para se manterem alinhados e no caminho certo.
4 benefícios do uso de mapa mental
Como vimos até aqui, o mapa mental é uma ferramenta valiosa, para ser usada em cenários diferentes. Seja na educação, seja no desenvolvimento pessoal ou ainda nos projetos e demandas no trabalho, os mapas mentais simplificam a compreensão de conceitos.
Via de regra, a estrutura de um mapa mental é a mesma: o tema central fica no meio da página, enquanto os outros estão espalhados, conectados por linhas coloridas, setas ou pontos. Por exemplo, se você está em uma reunião, pode começar a anotar ideias-chave e organizar hierarquias entre elas.
O objetivo de um mapa mental é que ele seja capaz de sintetizar todos os detalhes de determinado tema. A seguir, listamos as principais vantagens de criar e usar um mapa mental.
Impulsiona o pensamento criativo
Se você precisa desenvolver uma ideia para um projeto, mapas mentais são uma ótima maneira de chegar lá. A organização visual do conhecimento promove suas faculdades criativas e ajuda você a gerar ideias mais rapidamente.
Ajuda a reter melhor as informações
Quando você se esforça para criar um mapa mental a partir dos materiais que está estudando, você se envolve ativamente com eles, o que, por sua vez, ajuda você a se lembrar melhor das coisas.
Aumento da produtividade
Organizar os conceitos, demandas e objetivos de um projeto em um diagrama colorido e perspicaz inspira aprendizado adicional. Isso porque os colaboradores envolvidos podem ver o produto de seus esforços quase instantaneamente.
Quebrando conceitos complexos
Os mapas mentais são uma excelente maneira de analisar assuntos mais complicados. Afinal, permitem dividir esses conceitos e objetivos em pedaços menores e explorar a relação entre eles usando cores, imagens e sub-ramos da hierarquia.
Como elaborar um mapa mental? Dicas valiosas para criar o seu!
Ao explorar as técnicas de mapeamento mental, você pode usar as melhores estratégias e métodos para organizar as informações e criar um mapa mental atraente e efetivo.
A seguir, listamos algumas dicas e boas práticas para levar em conta na hora de criar o seu mapa mental.
#1 Escolha uma ideia central primeiro
Comece definindo uma ideia clara que represente o tema ou tópico principal. Coloque-a no centro da sua página com um círculo ou caixa ao redor. Este é o ‘coração’ do seu mapa mental.
#2 Descreva ideias-chave para apoiar seu tema central
Com o tema central definido, é hora de criar ramificações para contextualizar o tópico que você está mapeando.
Tais ramificações atuam como os pilares dos pensamentos e devem ser definidos usando recursos de texto, elementos visuais ou ambos.
#3 Use as cores para categorizar informações
As cores são uma ótima maneira de diferenciar ideias, temas ou categorias e tornar um mapa mental mais atrativo visualmente.
Além disso, o uso inteligente das cores é uma maneira criativa de organizar as informações e reter a atenção do leitor. A verdade é que as cores ajudam na fixação e memorização dos conceitos do mapa mental.
#4 Use símbolos e imagens para tornar os mapas mentais atraentes
Ícones e símbolos são ferramentas que tornam um mapa mental muito mais completo e visualmente atraente.
Mais do que isso, as imagens são dispositivos mnemônicos que podem melhorar a memória, e tornar os mapas mentais uma ferramenta prática de estudo ou brainstorming.
#5 Use ligações cruzadas
As ligações cruzadas mostram conexões entre diferentes ideias ou ramos em um mapa mental. Elas revelam como diferentes conceitos se relacionam entre si e melhoram a compreensão geral do conceito do mapa.
Por fim, outras duas dicas são importantes para a criação de mapa de mental:
- Use palavras únicas ou frases descomplicadas.
- Use a ferramenta certa para criar um mapa mental.
Embora você possa desenhar um mapa mental manualmente usando caneta e papel, usar um digital é melhor porque permite que você seja mais flexível, adicione recursos visuais e compartilhe facilmente sua criação.
E por falar em gestão visual, que tal fazer o cronograma dos seus projetos usando um Template de Planilha de Gantt? É gratuito, fácil e prático, clique aqui e acesse agora!
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 08/08/2024
- Categoria: Produtividade