Como melhorar a performance do site dos clientes da sua agência

Algo comum de acontecer, principalmente após o início da pandemia, em que o digital ganhou ainda mais força, são empresas buscarem agências para que as ajudem a aparecer nos primeiros resultados nos motores de busca na Internet.

O que muitas pessoas não sabem é que essa tarefa é complexa, e exige uma grande dedicação e conhecimento técnico para alcançar esse objetivo.

Um dos fatores fundamentais para ranquear bem nos buscadores, é a performance. Por isso, hoje vamos falar um pouco mais sobre ela e como melhorá-la nos sites dos clientes da sua agência. Vamos lá… 

O que é performance?

Para que não restem dúvidas, vamos começar falando sobre o que é performance, esse é um dos itens principais que o Google leva em consideração, que é o buscador mais utilizado e cobiçado por quem possui um site.

São diversos os fatores que podem influenciar para um site ter sucesso ou não, e como já dissemos, um dos mais importantes é a performance.

Ela está relacionada principalmente à experiência do usuário, por isso também que a performance do site deve ser otimizada

Por que analisar a performance do site

Algumas pessoas ainda veem a performance apenas como “medir a velocidade de carregamento do site”, e não compreendem o quanto isso pode interferir muito nos resultados que um site consegue alcançar.

E esse é um grave engano! Ainda em 2006 o Google realizou uma experiência em sua própria página, que nem relação tinha com a velocidade do carregamento, queriam testar apenas a quantidade de produtos que eram exibidos por página.

O resultado disso? Uma redução de 20% no tráfego do site, pois com esse teste a página passou a demorar meio segundo a mais para carregar.

Tudo deve ser feito pensando na experiência do usuário, e analisar a performance dos sites é um elemento fundamental para entregar melhores e maiores resultados aos seus clientes.

5 dicas para melhorar a performance do site

Agora que você já sabe o que é performance e qual a sua importância, está na hora de conferir se você coloca em prática essas dicas nos sites que sua agência entrega aos clientes.

Algumas são mais simples, outras mais complexas, mas o principal ponto aqui é mostrar ações que podem estar afetando o site dos clientes e que você nem percebe.

Já imaginou com alguns ajustes entregar muito mais resultado e satisfação a eles? Então vamos às dicas!

1 – Certificado SSL

O SSL (Secure Socket Layer) é um protocolo de segurança que protege as comunicações na Internet.

Ele oferece um canal seguro de transferência de informações entre o usuário e o servidor onde o site está hospedado.

Além disso, sinaliza aos mecanismos de busca que um site é seguro, profissional e que pode oferecer boa experiência ao usuário.

Como saber se um site tem o Certificado? Fácil! De HTTP o protocolo da url do site muda para HTTPS. Como por exemplo: http://www.seunegocio.com.br para https://www.seunegocio.com.br.

2 – Content Delivery Network (CDN)

Essa otimização é muito interessante para os sites, a CDN – Content Delivery Network ou Rede de Distribuição de Conteúdo.

É uma rede composta por vários servidores ao redor do mundo, que armazenam cópias de sites e aplicações nesses servidores.

Assim, a rede fornece essas cópias a partir do servidor geograficamente mais próximo do usuário sempre que esse site for acessado.

Isso faz com que a velocidade de carregamento do site seja muito mais rápida, e aumenta a performance do mesmo.

Além disso, uma CDN pode evitar que o site fique fora do ar, evita sobrecargas, travamentos, quedas, e ajuda a reduzir o consumo de recursos do servidor de hospedagem.

Ou seja, além do benefício da velocidade, ela auxilia ainda a ter maior estabilidade e segurança.

3 – Domínio próprio e profissional

Utilizar um nome de domínio próprio profissional é uma das práticas essenciais, para quem deseja profissionalizar o seu negócio. Pois colabora na percepção de autoridade dos buscadores de modo geral e para as pessoas que acessam o site.

O domínio próprio facilita também para que os clientes encontrem o site mais fácil.

E ainda permite a você controlar os diversos aspectos do site de uma forma mais profissional, como a organização das páginas e criação de subdomínios.

Além disso, através dele é possível que a empresa possa personalizar o seu domínio de e-mail, como por exemplo: nome@seunegocio.com.

4 – Otimização da Aplicação

Quando a aplicação não é otimizada, pode causar sérios problemas para a experiência do usuário.

Pois isso significa que estão sendo utilizados desnecessariamente muitos recursos do servidor.

Aplicações que não seguem as boas práticas de desenvolvimento ou que não estejam atualizadas, correm grandes riscos de consumir recursos do servidor.

O que pode causar instabilidades, quedas e falhas de segurança no site.

Um modo de evitar isso, é que as aplicações utilizem tecnologias focadas em performance e otimização, como o Framework Laravel, por exemplo.

E se na sua agência utilizam WordPress, fique atento pois existem algumas otimizações essenciais para o ele.

5 – Hospedagem de qualidade (servidor cloud)

Chegamos em um fator crucial e que algumas vezes é negligenciado por quem trabalha com o desenvolvimento de sites.

Hospedagem é um serviço que você contrata, para deixar o seu site guardado e é o que possibilita que ele seja acessado por todas as pessoas, em todo o mundo.

O site depende tanto da hospedagem que, se ela falhar, toda a sua estratégia pode ir para o ralo, afinal se sua hospedagem cair, o seu site otimizado, com SEO perfeito e profissional também cai.

Por exemplo, se você trabalha com uma estratégia de Inbound Marketing, saiba que os resultados orgânicos do seu site podem ser potencializados pela sua hospedagem.

Alguns negócios estão acomodados em hospedagens compartilhadas, e não percebem que podem ter um site extremamente otimizado e profissional se ele que vive lento e fora do ar, não irá proporcionar uma boa experiência nem para o seu cliente nem para o consumidor final.

Por isso a necessidade de escolher o que há de mais moderno e tecnológico em termos de hospedagem, focado em performance, que é o Cloud Hosting.

Uma Mentalidade Cloud fará toda a diferença nesse processo também, pois com a mentalidade correta, será mais fácil entender a importância de entregar qualidade, performance e resultados para os clientes.

Dica extra

Por fim, vale lembrar outra coisa muito importante, que irá te ajudar a estar em constante melhora da performance dos sites dos clientes, que são as ferramentas de diagnóstico de performance.

Existem inúmeras opções no mercado, algumas são gratuitas e outras opções são pagas. Aqui listamos as mais comuns de serem utilizadas:

– Pagespeed Insights: a ferramenta do próprio Google, que gera nota de 0 a 100 para o site, e avalia as características mais técnicas como velocidade e otimização. Conta ainda com um relatório de sugestões, do que precisa ser feito para alcançar uma melhor pontuação e melhorar a performance.

– GT Metrix: utiliza dos resultados de outras duas ferradas: o Page Speed Insight e o Yahoo Yslow. No seu diagnóstico atribui notas para a velocidade, o carregamento e ainda faz algumas recomendações, para que o site consiga atingir a nota A nas categorias.

– Google Lighthouse: existem duas maneiras para utilizá-lo: através de uma extensão no navegador Chrome ou no modo de desenvolvedor do seu navegador. Ele segue o mesmo padrão dos anteriores e mostra a performance, acessibilidade e outros indicadores relevantes para sabermos como o site está performando.

Com todas as informações acima, é possível perceber que ficar atento à performance do site é extremamente importante para que a agência entregue bons resultados aos seus clientes.

Por isso, contar com outras empresas para auxiliar em algumas frentes pode tornar essa tarefa mais fácil.

Por exemplo, se você tiver uma empresa parceira como a Operand que te ajude na gestão das tarefas e do time, ou como a Cloudez que automatiza as atividades operacionais desde a hospedagem cloud até cobranças. Poderá focar mais nos resultados e melhorias que entrega aos clientes.

Este artigo foi produzido pela Cloudez, empresa parceira de agências e prestadores de serviços digitais que organiza e automatiza as atividades operacionais, desde a hospedagem cloud até cobranças, para obter eficiência, gerar mais receita e aumentar seu diferencial junto aos clientes.