6 Melhores Programas de Afiliados para Agências de Marketing Digital

Programas de afiliados vêm se tornando cada vez mais popular em nosso mercado. Um dos maiores motivos para isso é a percepção da oportunidade de ganhar dinheiro na Internet, apresentando um cenário de onde os dois lados se beneficiam, sendo eles os próprios parceiros (afiliados), como também para a empresa sendo anunciada. Está curioso para saber quais são as vantagens desta ideia? Vamos falar um pouco sobre as especificações dos programas de afiliados e o porquê eles podem se tornar uma fonte de renda recorrente para sua agência. Além disso, para não sair de mãos vazias, trouxemos uma lista com os 6 melhores programas de afiliados para agências de marketing digital.

Entenda a dinâmica de um programa de afiliados

Antes de se empolgar com a ideia de ganhar dinheiro na Internet, é sempre bom entender realmente como funciona o processo. Assim como quais são as obrigações de cada parte da parceria.

Essencialmente, programas de afiliados podem ser entendidos como serviços de publicidade, este, por sua vez, sendo executado pelo próprio afiliado. Ou seja, o termo certo aqui seria marketing de afiliados, e a premissa é que seus parceiros apresentem e promovam o produto através de qualquer meio à disposição deles, como redes sociais, anúncios pagos, blogs, entre outros.

Enquanto o papel do afiliado é trazer pessoas para a página da empresa, esta ainda deve receber estes novos clientes em potencial e percorrê-los através de seu próprio funil de vendas. Caso consiga fechar uma venda, é aqui que todos ganham. A empresa recebeu um novo cliente, enquanto o parceiro recebe um valor pré-estabelecido de acordo com o programa de afiliados.

Vantagens adquiridas

Uma das maiores vantagens e motivos para o aumento da popularidade de programas de afiliados é a ideia de passive income, ou seja, gerar uma renda de forma passiva a partir das vendas efetivadas para a empresa parceira. Isso porque depois que um lead entra no funil da mesma, o afiliado não precisa continuar investindo tempo nesta pessoa. Podendo focar todos seus esforços em achar novos clientes.

Além disso, outra grande vantagem de participar de programas de afiliados é a oportunidade de agregar valor à suas próprias ofertas. Tornando-se um parceiro de empresas que se encaixem ao modelo de negócio de sua agência de marketing digital. Com ferramentas e recursos que sirvam ao seu público-alvo, é possível alavancar seus próprios resultados através das parcerias.

Modelos de programas de afiliados

Existem diferentes formas de se estabelecer um programa de afiliados. Elas variam de acordo com a natureza do negócio, se adequando à própria empresa e como são feitas suas vendas. Já para agências de marketing digital, os modelos à seguir são os que mais chamam atenção:

  • Comissões recorrentes:

Este é ideal para agências que vendem serviços ou produtos através de assinaturas. Onde o cliente paga um valor mensal para continuar recebendo o produto. Aqui, o afiliado normalmente ganha uma taxa sobre o valor pago, como 20% do valor da mensalidade, por exemplo.

  • PPS – Pay Per Sale (Pagamento por venda):

Semelhante à ideia de comissões recorrentes, porém voltado para empresas que não oferecem produtos ou serviços por assinatura. Desta forma, sempre que uma venda única é fechada, o afiliado recebe uma porcentagem sobre o valor do produto adquirido pelo cliente.

  • CPA – Cost Per Acquisition (Custo por Aquisição):

Aqui, a aquisição em questão é de um cliente novo. Ou seja, sempre que um afiliado trouxer um novo cliente efetivo para a empresa, ele recebe um valor pré-estabelecido. Independente do produto ou serviço comprado.

  • Co-marketing:

Como o próprio nome sugere, a ideia do co-marketing é buscar parceiros que trabalhem no mesmo nicho da sua agência de marketing digital. De forma que possam criar estratégias para divulgar e apresentar ambas marcas, produtos e serviços, atingindo seu público-alvo em comum.

Estes são modelos comumente utilizados por agências de marketing digital, porém, não há necessidade de ficar preso à eles. Contudo, utilize-os como exemplo e formule um modelo que se encaixe melhor com seu negócio, trazendo benefícios para os dois lados. Portanto, a seguir listamos programas de afiliados para agências.

Conheça 6 excelentes programas de afiliados para agências de marketing digital

Como prometido, listamos alguns dos melhores programas de afiliados para agências para que você possa começar agora mesmo entrar neste mercado.

1. JivoChat

A JivoChat é uma empresa que oferece soluções omnichannel de comunicação e atendimento ao cliente, como uma das mais robustas ferramentas de chat online para seu site, além de opções de telefonia e e-mail, todos em uma única plataforma.

O programa de afiliados da JivoChat utiliza o modelo de comissões recorrentes, pagando a seus parceiros 30% de tudo que o cliente apresentado pagar, para sempre. Além disso, é um dos mais conhecidos programas de afiliados para agências.

2. Hostgator

Você provavelmente já ouviu falar no Hostgator, um dos melhores serviços de criação de sites, hospedagem (incluindo WordPress) e registro de domínios.

O programa de afiliados do Hostgator apresenta um modelo progressivo de custo por aquisição (CPA), aumentando o valor pago por novos leads de acordo com o número de indicações.

3. E-Goi

O E-Goi oferece um verdadeiro canivete suíço de soluções para marketing digital. Como por exemplo a criação e gerenciamento de suas listas de contatos. Além disso, a análise e otimização do seu público-alvo e campanhas de marketing. Assim como diferentes integrações com plataformas de E-comerce.

Seu programa de afiliados paga 30% em comissões recorrentes para cada cliente que compra seus serviços. Também é um dos mais utilizados programas de afiliados para agências.

4. Ploomes

Se você precisa de soluções de CRM, controle de processos, funil de vendas e automatização para operações comerciais, a Ploomes certamente pode ajudá-lo. Suas plataformas são detalhadas, práticas e ajudam a obter os resultados esperados.

Eles trabalham com um programa de parceiros composto, onde em um deles o afiliado recebe 10% do valor da mensalidade por cliente indicado nos primeiros 12 meses enquanto o plano estiver ativo. Já no outro, o parceiro recebe 20% do valor do plano mensal enquanto o cliente permanecer ativo. Mas, deve continuar interagindo com o mesmo, auxiliando a empresa no relacionamento e venda. Ou seja, o que ajuda a garantir uma permanência mais longa.

5. Nitronews

O Nitronews é uma excelente e completa ferramenta de E-mail Marketing, não apenas sendo capaz de fazer disparos de e-mail, mas também ajudando seus usuários a gerenciar suas campanhas com mais praticidade e eficiência.

Seu programa de afiliados funciona com duas vertentes. Para cada cliente que criar uma conta gratuita, eles pagam 2 reais. Porém, caso o cliente faça uma compra, o afiliado recebe 30% do valor da mesma. E se esta compra for um plano mensal, eles pagam comissões recorrentes enquanto o cliente estiver ativo.

6. Clearsales

Certamente, todo bom negócio online necessita de uma ferramenta antifraude. E a Clearsales oferece exatamente tudo que você precisa para garantir segurança na hora da venda. E ainda, aumentar a confiabilidade de seu negócio. Além desta ferramenta, eles também oferecem soluções para análise de crédito.

O programa de parceiros da Clearsales é realmente robusto, oferecendo descontos na implantação do produto, comissionamento e também descontos no valor do pedido, além de outras vantagens. Ele é dividido em três modelos: Silver, Gold e Platinum.

Conclusão

Enfim, agora que entende melhor a dinâmica de programas de afiliados para agências, não deixe de considerar a ideia de começar a gerar uma renda de forma passiva. E assim, ampliar o número de parceiros de sua agência de marketing digital.

Mas claro, isso tudo requer esforço e empenho, devendo ser levado a sério como um negócio de verdade. Portanto, que tal organizar suas atividades? E, gerenciar suas parcerias com uma ferramenta feita para ajudá-lo a perceber e alcançar seus resultados? Enfim, conheça o Operand e veja como melhorar ainda mais o seu desempenho.

Este guest post foi produzido por Davi Peyroton, Gerente de Integrações e Parcerias da JivoChat. Empresa de Moscou – Rússia que possui um software para atendimento multicanal online. A JivoChat ajuda Sites de Agências, Faculdades, Blogs, Lojas Virtuais e outros tipos de negócios a converterem seus visitantes em clientes através de uma ferramenta incrível de atendimento online.
erros-gestao-de-marketing