Mídias sociais: as queridinhas das agências e o dia a dia de um Social Media

Provavelmente você já ouviu que as mídias sociais são grandes cartas na manga para as agências, principalmente para as digitais. Isso porque são uma forma de estabilizar seus contratos. Com a crescente adoção destas plataformas entre as empresas, as agências estão cada vez mais fechando contratos de gestão de conteúdo e monitoramento para este tipo de mídia. E, por se tratar de um trabalho contínuo, dia a dia, mês a mês, este tipo de contrato é mais duradouro e garante um fee mensal para as agências (e junto com ele muitos jobs e tarefas recorrentes). Vamos falar neste post sobre as mídias sociais e o dia a dia de um social media em uma agência.

Um trabalho mais complexo do que parece

Enquanto gerenciar as mídias sociais do seu cliente pode ser uma forma de estar em constante contato com ele e garantir que sua agência esteja sempre produzindo para este cliente, o volume de tarefas aumenta, e muito, quando se fala de gestão de mídias sociais. Ou seja, para ser relevante no meio, é preciso ter frequência de postagem, profundidade de conteúdo, informações condizentes ao seu contexto, ter uma mensagem genuína e muito mais. Para cada post, cada imagem e cada ideia, são diversas tarefas a se fazer.

Imagem de um iceberg, mostrando as doze tarefas de um profissional de mídias sociais.

O desafio da gestão das equipes

Isso ainda pode gerar mais desafios, como a divisão das tarefas da gestão de mídias sociais entre a equipe. Certamente, seu designer e diretor de arte poderão se envolver na criação de peças gráficas para as diferentes plataformas. O redator poderá escrever o texto, mas quem fará a postagem? Quem irá atrás das referências? Estudará as melhores práticas para cada rede e fará o monitoramento? São tantas necessidades e tarefas diferentes, inclusive algumas que seu time pode não ter o conhecimento para executar, que pode gerar uma sobrecarga em todos da agência.

É, nem tudo é um mar de rosas. Mas acalme-se, dá para superar estes desafios com um pouquinho de organização e disciplina. Para então aproveitar os bons frutos das mídias sociais. Vamos ver as tarefas mais comuns que são executadas pelos gestores de conteúdo e profissionais de social media. Sabendo quais tarefas sua agência terá que executar, tudo ficará a vista e será muito mais fácil para organizar seu tempo! Ou seja, entendendo o dia a dia de um Social Media ficará muito mais fácil se organizar.

1. Curadoria

Mídias sociais são baseadas no compartilhamento de conteúdo relevante para o público que você quer atingir. Portanto, a busca e curadoria sobre temas e notícias é extremamente importante. Descobrir novos assuntos para abordar, encontrar tópicos em ascensão para explorar e compartilhar postagens condizentes ao que seu público busca são atividades essenciais.

2. Produzir

Com seu tema em mãos, é preciso decidir como abordá-lo em seu post. Criar textos, chamadas e imagens impactantes será algo recorrente para manter as páginas de seus clientes. Com o tempo esse processo ficará mais rápido e prático, mas sempre irá acompanhar sua agência, praticamente todos os dias.

3. Postar

Com os posts elaborados, agora é a hora de botá-los para rodar. Acessando cada plataforma para estruturar o conteúdo já produzido. Aqui, é recomendável utilizar um software de manutenção de redes sociais, o que deixa o trabalho muito mais ágil.

4. Agendar

Um passo além (e em muitos casos melhor) de postar é pré-programar seus conteúdos nas devidas plataformas, fazendo com que, mesmo em horas que você está envolvido em outras atividades, os posts sejam veiculados. Isso também possibilita que suas publicações sejam veiculadas nos horários de maior tráfego nas redes sociais.

5. Monitorar

Depois de colocar tudo no ar, é importante saber os resultados e impactos das suas postagens. Portanto, é feito um levantamento numérico do que aconteceu com cada post, artigo, imagem e etc.

6. Analisar

Com os dados em mãos, chega a hora de analisar tudo para ver quais estratégias estão dando certo e quais precisam ser revistas. Além disso, durante este processo, algumas ideias de melhorias podem surgir a partir da interpretação dos dados.

7. Responder

Como o próprio nome da mídia diz, é preciso gastar um tempo socializando, respondendo tweets, comentários e posts diretos. Além das mensagens privadas, é claro. Dependendo do tipo de rede e postagem, as respostas podem ser rápidas como um simples like ou retweet, ou podem demandar mais pesquisa e elaboração.

8. Ouvir

Além de responder diretamente quem fala com suas páginas, é preciso perceber o que está sendo dito sobre elas e assuntos que podem a envolver. Assim como em curadoria, aqui o Social Media precisa vasculhar as plataformas para ver o que está dando certo, como estão os concorrentes, quem está falando das suas páginas e o que está sendo dito.

9. Engajar

Outro elemento social importante das plataformas de mídias sociais é o engajamento. Muitas páginas (administradas por agências, inclusive) não saem do conforto do seu próprio espaço na plataforma. Fazendo com que fiquem apáticas quanto ao resto da rede social. Ou seja, engajar e ser ativo com as páginas é uma forma incrível de ganhar mais seguidores, ser visto e fortalecer sua presença digital. Portanto, é preciso reservar um tempo para seguir outras páginas, dar likes a comentários bem feitos em outras redes, compartilhar conteúdos relevantes para sua página (mas produzidos por outras páginas) e etc.

10. Contribuir

Dependendo do segmento do seu perfil nas mídias sociais, eventualmente você poderá receber pedidos diretamente por elas. Sejam eles para melhorar um produto ou serviço, ou para receber suporte em algum problema que os seus seguidores podem ter com sua marca. Então, é preciso ter um tempo dedicado para encaminhar questionamentos para os responsáveis, prover respostas e gerar ideias a partir das sugestões e comentários nas mídias que você gerencia para seu cliente.

11. Planejar

Certamente é um dos passos mais importantes, planejar sua estratégia de comunicação digital. Tirar o foco da produção e contato direto com as mídias e ir para o quadro geral, verificar se tudo continua fazendo sentido, mesmo depois do feedback de suas postagens e ações. Também vale planejar quais conteúdos serão feitos para as próximas semanas e com quais intuitos.

12. Experimentar também está no dia a dia de um social media

E, assim como qualquer atividade criativa, é preciso reservar algum tempo para experimentação. Testar novas tecnologias (inclusive novas mídias), tentar aprovar com os clientes novas estratégias e táticas, rascunhar novos temas e diferentes maneiras de comunicar online.

Enfim…

Já deu para perceber que as mídias sociais não são fáceis de manter. Aqui apresentamos um pouco do que é o dia a dia de um Social Media. Certamente,  as mídias sociais são altamente bem vistas entre os diferentes públicos e clientes. E, o melhor, acabam sendo muito lucrativas para as agências, tanto através de contratos mais duradouros e que ajudam a reter clientes importantes, como por meio do crescimento profissional de todos dentro da agência, já que é um desafio e tanto fazer parte de um time que atende as necessidades das mídias sociais de vários clientes.

Portanto, basta um pouquinho de organização e disciplina para que você e sua agência se tornem verdadeiros mestres nas mídias sociais e criem conteúdos relevantes para os públicos de cada cliente. 😉