Agências gerenciadas por mulheres: 9 profissionais referência no mercado publicitário
Embora as mulheres estejam conquistando espaço na publicidade, elas ainda são minoria nas agências de publicidade. A disparidade de gênero fica ainda mais evidente quando observamos o perfil das pessoas que estão nos cargos mais altos. Ver mulheres na gestão tem se tornado cada vez mais comum, mas ainda está longe de ser um cenário equilibrado.
De acordo com dados do Censo Agências 2023, o número de mulheres gestoras não aumentou significativamente em relação ao ano anterior. As líderes mulheres ainda representam menos de 1/3 do número de gestores homens.
O resultado da pesquisa deixa claro que, apesar de as mulheres estarem conquistando espaço, o mercado das agências tem uma crescente lenta nesse sentido.
Sabendo disso, neste artigo, apresentamos o perfil e a história de 9 mulheres na gestão que se destacam no mercado publicitário. Continue lendo o artigo e conheça as líderes inspiradoras!
Mulheres na gestão de agências: 9 profissionais que se destacam no mercado
1. Christina Carvalho Pinto
Comunicadora, estrategista, empresária, roteirista e revolucionária, Christina atua como Partner e Brand Strategist na Hollun, consultoria que integra Cultura, Marketing e Branding em perfeita alquimia.
Na América Latina, Christina foi a primeira mulher a assumir a liderança de um mega grupo multinacional, o Grupo Young & Rubicam, onde trabalhou como sócia por 8 anos.
Eleita duas vezes “A Mulher Mais Influente do Brasil no setor de Marketing e Publicidade” pela revista Forbes, Christina fundou e presidiu o Grupo Full Jazz de Comunicação por duas décadas.
2. Gabriela Moura
Com 15 anos de experiência em comunicação digital, inovação, tecnologia, criação de conteúdo estratégico e redação publicitária, Gabriela Moura está atuando como Diretora de Criação na SOKO e Vice-Presidente do Clube da Criação.
Antes de chegar até aqui, Gabriela trabalhou como creative content supervisor na Publicis Brasil e anteriormente atuou no mesmo cargo na F/Nazca.
No início de 2023, foi selecionada para a MOOC 100, a lista dos maiores criativos negros do Brasil organizada por MOOC e HYPEBEAST, recebendo destaque na categoria “Gestão e Liderança”.
Moura tem como foco a comunicação para a diversidade, lançando luz sobre temas como os direitos das mulheres e da população negra.
Co-autora do livro “#MeuAmigoSecreto: feminismo além das redes”, também foi júri da premiação Profissionais do Ano 2022, da Globo, e do 45º anuário do Clube de Criação, no mesmo ano.
3. Gal Barradas
Formada em Administração, com pós-graduação em Semiótica do Texto Publicitário pela Universidade de Paris 8, Gal tem 27 anos de experiência.
Ao longo de sua carreira, já passou por grandes agências, como W/Brasil, Agência Click e F/Nazca S&S.
Atualmente, é sócia e co-CEO da BETC/Havas, que integra o Grupo Havas, rede com presença em Paris e Londres. São clientes de destaque da agência China in Box, Citroën, Hering, Parmalat, Pão de Açúcar e Peugeot.
Além isso, Gal também é Vice-Presidente da ABAP (Associação Brasileira das Agências de Propaganda)
Em 2016, ganhou destaque entre os 10 publicitários mais admirados pelos anunciantes, segundo a pesquisa Agency Scope. Já em 2017, Gal foi nomeada como uma das profissionais de referência no Women To Watch Brazil.
Muito além do mercado publicitário, Gal participa de grupos de lideranças femininas e investe em startups baseadas em tecnologia, atuando ainda como conselheira da ONG Verdescola.
4. Joanna Mendes
Ao longo da sua trajetória profissional, Joana Mendes trabalhou em grandes agências e companhias, como Artplan, Loducca, FCB Brasil, Avon, F.biz.
Atualmente, é Presidenta do Clube de Criação, sendo destaque como a primeira presidente negra do clube e também a primeira LGBTQIAP+.
Além disso, trabalha como diretora de criação e redatora independente, desenvolvendo projetos para grandes empresas, como Nike, Adidas, Unilever e Gerdau.
Fundadora do YGB.black, banco de imagens formado apenas por modelos mulheres negras, Joana também é autora do livro “Manual de Penteados para Crianças Negras”.
Em 2021, Joana foi eleita uma das dez profissionais de comunicação do ano pelo Meio & Mensagem.
5. Keka Morelle
Com mais de 20 anos de carreira no mercado publicitário, Keka já passou por diversas agências, como AlmapBBDO, DM9DDB e F/Nazca, dedicando-se à direção criativa e artística.
Atualmente, Keka está atuando como Chief Creative Officer na Wunderman Thompson.
Ao longo da carreira, recebeu diversos prêmios, incluindo Cannes. Em 2018, conquistou o título de “Melhor Profissional Criativa” pela premiação Caboré. Já em 2020, foi destaque na lista “Creative 100” da revista Adweek e uma das homenageadas Women To Watch do mesmo ano.
Além de ser premiada pela sua trajetória, destacando como uma das mulheres na gestão, já foi jurada da Outdoor Lions duas vezes, bem como no One Show e em Cannes.
6. Laura Esteves
Entre mulheres na gestão que atuam na publicidade, Laura é uma das lideranças femininas no Brasil. Com passagem por grandes agências, atendendo clientes nacionais e internacionais, também recebeu vários prêmios.
O start da carreira foi no início dos anos 2000, logo depois de concluir sua graduação. Ela ingressou na DM9DDB e participou do Young Creatives, como representante do Brasil, sendo a participante feminina mais jovem do programa.
Trabalhou no time da DDB New York, dedicando-se a atender clientes como Budweiser, Unilever, Philips e Johnson & Johnson. Quando retornou ao Brasil, passou por agências como VMLY&R, DPZ&T e Galeria. Atualmente, Laura está como Vice-Presidente Creative na DM9.
Pelo seu trabalho de excelência como uma das mulheres na gestão do setor publicitário, conquistou 16 leões de Cannes e outros prêmios internacionais e locais.
7. Mariana Sá
Com mais de 25 anos de carreira, Mariana já atuou como Diretora de Criação em diversas agências e companhias, com passagem pela Rede Globo, Lew’Lara/TBWA, DM9DDB e Peralta Strawberry Frog.
Hoje, Mariana Sá atua como Chief Creative Officer da WMcCann. Como reconhecimento pelo seu trabalho, já conquistou prêmios em Cannes,One Show e Profissionais do Ano. Além disso, foi jurada em diversos festivais.
No desenvolvimento do seu trabalho, Mariana considera que a diversidade de pontos de vista potencializa a criatividade destacando também a importância dos dados.
8. Thais Fabris
Com uma longa carreira como diretora criativa, Thais Fabris entendeu que precisava fazer algo para transformar o modo como as mulheres eram retratadas na publicidade.
Pensando nisso, ela fundou a 65 | 10, uma consultoria criativa especializada em mulheres. A partir do desenvolvimento de pesquisas, com muita criatividade e investimento em educação corporativa, a empresa orienta empresas na revisão do papel das mulheres na publicidade. Entre os clientes da consultoria, grandes companhias, como Ambev, Nestlé, Unilever, Facebook e Itaú.
Além de ser uma das mulheres na gestão, Thais se destaca em outra frente de trabalho: ela adora participar de eventos e podcasts para abordar a importância da criatividade e compartilhar tendências. Como palestrante, já esteve no Wired Festival, RIO2C, além de contribuir para podcasts, como Mamilos, Braincast e outros.
9. Yury Mussoly
Transformar o ambiente criativo num espaço diverso: esse é um dos objetivos que orienta o trabalho de Yury Mussoly, uma das mulheres na gestão publicitária.
Ao longo da carreira, trabalhou como Diretora de Criação na África, DPZ e AKQA. Hoje, está como Head of Creative LATAM, Creative Lab e Global Business Solutions.
Como resultado do seu trabalho, já se destacou na lista da WIRED como uma das “50 pessoas mais criativas do Brasil em 2020”, além de ter conquistado leões de Cannes, D&Ad, El Ojo, Wave Festival e Clio Awards.
Curtiu? Essas são apenas algumas mulheres que movem o mercado de agências e que transformam a realidade do setor todos os dias. Porém, a sub-representação feminina em cargos de gestão é uma realidade que precisa ser acompanhada de perto.
Os dados do Censo Agências, por exemplo, são apenas números, mas são eles que mostram para que caminhos o mercado está indo e são eles que movem as pessoas para mudar essa realidade, seja com ações, seja com campanhas, seja com uma simples mudança de postura.
E se você gostou dessa reflexão e também quer ter acesso a esses dados para descobrir informações tão importantes quanto essa, você pode fazer o download gratuito da pesquisa. Aproveite!
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 15/03/2023
- Categoria: Gestão