Nichos de agência de publicidade: saiba por que é importante focar
Hoje, qual o modelo de atuação da sua agência? Quantos clientes de diferentes segmentos você atende? O seu time conhece, de verdade, o negócio de cada um deles? As questões são muitas e o objetivo é um só: lançar uma luz para a possibilidade de escolher nichar. Afinal, os nichos de agência de publicidade representam uma oportunidade.
Isso porque a partir do momento que o gestor decide tornar sua equipe especialista no atendimento a um dado setor, a tendência é que todos saiam ganhando. Ou seja, os clientes, que contam com a assessoria de um time experiente; os profissionais, que constroem repertório, acumulam referências e dominam a comunicação feita para dado segmento; e, claro, a agência, que conquista produtividade, excelência no atendimento e título de autoridade no assunto.
Até aqui, já deu pra sentir que nichar é uma ótima alternativa. Quer saber mais sobre essa possibilidade e conhecer as demais vantagens? Continue lendo esse artigo!
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#1 Boas razões para escolher um dos nichos de agência de publicidade
Certamente, nichar é uma das melhores estratégias para se destacar, em um mercado competitivo, mantendo um ritmo de crescimento e, principalmente, garantindo a alta rentabilidade para a agência. Veja, a seguir, outras boas razões para nichar!
1. Mais foco e produtividade para o time
Ao escolher um dos nichos de agência de publicidade, certifique-se que tanto você quanto o seu time tem perfil para desenvolver estratégias e jobs nesse segmento.
Lembre-se que quando a agência nichar, muito mais do que entregar peças, ela será responsável por desenvolver a inteligência de comunicação dos clientes. Portanto, os profissionais precisam acreditar no propósito do segmento e se sentirem motivados para trabalhar e fazer entregas com qualidade e valor agregado.
Com o nicho escolhido, o time terá mais tempo e energia para canalizar exclusivamente para aquele segmento. Ou seja, à medida que os profissionais acumulam experiência no atendimento, a produtividade também aumenta. Afinal, convenhamos: é mais fácil produzir para um cliente do nicho do que estudar um negócio novo.
2. Destaque como especialista de comunicação para o segmento
Além de produtividade e foco, ao desenvolver um trabalho para um dos nichos da agência de publicidade, o seu time também começa a construir autoridade e credibilidade naquele mercado.
Possivelmente, em um momento mais avançado da trajetória, a agência será reconhecida como especialista de comunicação para o segmento.
Portanto, vale a pena começar essa construção. Até mesmo porque, além de gerar autoridade, a agência passa a disputar espaço e competir em um mercado mais restrito. Afinal, existem mais agências generalistas do que segmentadas.
3. Ritmo constante de crescimento
Logo, com experiência e autoridade no assunto, o crescimento da agência também tende a ser mais rápido e o melhor: constante. Isso porque para muitos setores como saúde, por exemplo, é difícil encontrar uma agência especialista em marketing médico. Se a sua agência for uma, possivelmente, captar clientes não será uma tarefa difícil. Fazendo um trabalho com técnica e competência, a tendência é que eles busquem a agência.
Além disso, vale aproveitar seus contatos para conseguir clientes da área. Se você já tem um ou mais clientes satisfeitos, que tal usar esse networking para conquistar outros clientes do mesmo setor?
#2. Por onde começar a nichar?
Se optar por um dos nichos de agência de publicidade é uma ótima ideia, a questão é: como nichar? Qual o passo a passo ideal para seguir e não errar na escolha do nicho?
Apresentamos, a seguir, algumas dicas que podem ajudar você a nichar com sucesso, desde o começo.
Identifique os temas que você domina e têm afinidade
Afinal, esse será o seu envolvimento com a área escolhida é definitivo. Portanto, selecione temas que lhe despertam curiosidade e, principalmente, em quais você vê propósito. Para facilitar, faça uma lista de interesses, experiências, aprendizados e conquistas no setor escolhido e tenha certeza de que você se sente preparado para atuar auxiliando empresas desse segmento. Tente responder às seguintes questões:
- Quais são suas “conquistas” na área escolhida?
- Você é referência no assunto?
- Já trabalhou com o tema antes?
- O seu método funciona?
- A sua mensagem é percebida com facilidade?
Defina como você irá nichar
É possível definir o seu nicho geograficamente, por exemplo, oferecendo seus serviços apenas em uma região específica. Mas, pra quê se limitar tanto, não é mesmo? É por isso que, frequentemente, as empresas optam por dois modelos:
Nichar pela oferta de produtos ou serviços
Assim, você limita o seu portfólio de serviços ou catálogo de produtos oferecidos. Como uma agência de publicidade que só faz redes sociais, por exemplo, em vez de entregar também marketing de conteúdo e outros serviços.
Nichar pela demanda, seu público-alvo
Você escolherá um público específico e irá voltar seu foco somente para atender às necessidades dele. Como uma agência de publicidade que só atende academias, por exemplo.
Conheça o mercado
Busque avaliar a concorrência, procure públicos que não estão sendo bem atendidos e mapeie possíveis lacunas no mercado, que podem colocar o seu negócio em destaque como alternativa. Portanto, acompanhe as tendências do momento também usando o Google Trends.
Conheça o seu público
Saber como ele se comporta é fundamental para o processo de tomada de decisões estratégicas. Crie uma persona, uma representação do seu cliente, e use-a como referência para ter sempre em mente as demandas, desejos e dores do seu consumidor. Desse modo, você irá criar produtos e serviços altamente assertivos.
Aproveite sua rede de contatos
Se você já trabalhou em um setor e conhece profissionais dessa área, pode ser que você já tenha uma agência nichada com uma lista pronta de fornecedores e potenciais clientes. Ou seja, use sua experiência como insumo para nichar e impulsionar o seu negócio.
#3. Mudança de lugar da agência: de prestadora de serviço à consultora
Ao escolher um dos nichos de agência de publicidade, você precisa ter em mente que, se fizer um trabalho bem feito, possivelmente irá se posicionar de outro modo no mercado.
Isso porque, com a experiência e o conhecimento adquiridos, a tendência é que a agência saia do lugar de prestadora de serviços. Indo além, ela tem potencial e expertise para desenvolver um trabalho de consultoria, entregando inteligência de negócio para os clientes.
Entretanto, é mais do que isso: você e seu time podem conquistar autoridade para fornecer consultoria para outras agências e profissionais da área.
É possível, inclusive, usar essa experiência para construir materiais ricos e cursos e vender online, garantindo uma nova fonte de renda fixa para sua agência.
O que quem já nichou nos conta?
Um dos cases de sucesso de quem já optou pelo nicho de agências de publicidade é o da Agência CUPOLA.
Depois de desenvolver um trabalho para a Gonzaga Imóveis, umas das maiores imobiliárias do sul do Brasil, em 2011, a agência viu no segmento uma oportunidade.
Isso porque, durante o desenvolvimento do trabalho, a CUPOLA chegou à conclusão que o mercado imobiliário era carente em termos de experiência do consumidor. Portanto, foi assim que a agência deu o primeiro passo para deixar de ser generalista no mercado e se tornar autoridade no tema.
Em 2017, durante o Conecta Imobi, a agência apresentou o case da Gonzaga e ganhou visibilidade para o seu principal público: donos de imobiliárias e incorporadoras.
E quais foram os ganhos?
A partir daí, a CUPOLA conquistou novos clientes e desenvolveu um método de trabalho sistemático, que envolve, inclusive, uma imersão de cinco dias para entender a realidade do cliente.
Enfim, o resultado de nichar a agência mostra em números: entre 2017 e 2018, o churn de contas estratégicas no segmento foi 0%, enquanto o ticket médio de novos contratos aumentou 100%.
E você: ainda tem alguma dúvida de que vale a pena escolher um dos nichos de agência de publicidade?
Você também pode gostar do Webinar de Hacks de gestão para Agências Digitais.
Se quiser compreender melhor essa jornada, confira o post completo da trajetória da CUPOLA, publicado no blog Agências de Resultados. Certamente, você irá se inspirar!
Especialista em Marketing e Comunicação Estratégica e Especialista em Marketing Digital pela Sustentare Escola de Negócios. Trabalha com marketing e comunicação há mais de 8 anos. É apaixonada por comunicação e pela natureza e adora conteúdo! 🙂
- Por Larissa Muhlbauer em 10/09/2019
- Categoria: Gestão