Novidades do Operand – 1º trimestre de 2020

E hoje é dia de novidades! Nossa equipe do DEV está sempre trabalhando a todo vapor para tornar o Operand cada vez mais completo!

E, claro, as nossas novidades sempre são pensadas para facilitar a vida dos nossos parceiros. E dessa vez não poderia ser diferente! E no primeiro trimestre deste ano, as novidades lançadas foram muuuito incríveis!

Quer conferir as todas as novidades do Operand do 1º trimestre? Vem comigo! 🙂

Versão mobile do Operand

É isso mesmo! Depois de muitos pedidos, testes e trabalho, conseguimos lançar a versão mobile do Operand. Ela está em fase beta! 

Com a versão mobile, você ganha uma autonomia muito maior! Você não precisa estar na sua agência para ter acesso a toda a sua demanda diária. 

E, para a gestão, isso também não muda. Isso porque o Operand mobile permite que você adicione jobs e projetos da mesma forma que a versão de desktop.

O que torna a gestão do time e das atividades muito mais flexível. Inclusive nos dias que você não está alocado na agência. Ou seja, mesmo em uma reunião ou visita com o cliente, você ainda continua com toda a autonomia de gestão do seu time na palma da sua mão. É incrível, né?

Agora não precisa mais mandar e-mail, mensagem no grupo de WhatsApp ou ligar para a equipe para adicionar jobs de última hora, basta inserir as tarefas no Operand. Uma grande vantagem, né?

Na versão mobile você pode:

  • Criar/editar projetos
  • Criar/editar jobs
  • Anexar arquivos
  • Ativar o timesheet
  • Comentar e mencionar pessoas
  • Visualizar sua pauta;
Como funciona a versão mobile do Operand 3

É importante lembrar que não se trata de um aplicativo, mas funciona da mesma forma! Você pode inclusive adicionar o ícone como atalho na área do celular.

Como funciona a versão mobile do Operand

Para conferir todas as possibilidades do mobile você pode acessar a página da Central de Ajuda.

Como exportar arquivo para compra de mídia no Globo Ads

Quem é da área de mídia sabe, quanto maior a praticidade para compra de veiculação de mídia, melhor!

Agora é possível exportar um arquivo para que seja feita a compra de mídia no portal da Globo. Ah, e sem a necessidade de preenchimento manual de planilhas e trocas de e-mails. O Operand já gera um documento com todas as características que você especificou.

Ou seja, com essa novidade, você vai conseguir otimizar e muito a comunicação entre a agência e a Globo para a veiculação de mídia dos clientes. Um máximo, né?

Mas, é preciso estar atento aos seguintes requisitos:

  • Se a PI possui apenas uma grade;
  • Se os cadastros de redes, veículos, praças e programas estão com seus respectivos mnemônicos;
  • Se o título do documento não ultrapassa o máximo de caracteres permitidos (até 15).

Depois de ter cadastrado os mnemônicos no sistema, é hora de exportar para o Globo Ads. Lembrando que o título precisa ter até 15 caracteres.

Na central de ajuda, você pode tirar todas as suas dúvidas sobre o que são mnemônicos e como incluir no sistema.

No pedido de inserção (PI), já com os mnemônicos vinculados aos programas, praças e veículos, não esquecendo da grade de veiculação e os valores definidos, basta clicar em: 

  1. Exportar 
  2. Globo Ads.

Definir permissões para visualizar budget e custo nos projetos

Simm! Tenho certeza que você está tão feliz quanto nós com essa novidade!

Se você já está habituado ao nosso sistema, sabe que o budget se baseia no valor hora/homem e nos apontamentos de Timesheet. Que é uma forma super eficaz para identificar o valor disponível de mão de obra para investir em um projeto.

Antes, todos os colaboradores que possuíam acesso ao módulo de projeto tinham acesso ao valor do Budget. E, de certa forma, não é tão legal essa visualização do valor, ainda mais se a agência preferir não repassar para os criativos informações tão específicas sobre valores.

Mesmo que muitas vezes a equipe possua total autonomia para cadastrar os projetos e até alterar a data de entrega, sabemos que existem informações que idealmente nem toda a equipe precisa saber.

Com essa nova funcionalidade, você pode escolher quais funcionários podem visualizar ou editar o Budget de projeto. Dessa forma, você pode evitar futuros desentendimentos com a sua equipe! 🙂

Para esta configuração, basta seguir esses passos:

  1. Acesse o menu usuários e permissões;
  2. Abra o perfil do colaborador desejado;
  3. Vá para as permissões do projeto;
  4. Acesse as permissões avançadas;
  5. Personalize as permissões;
  6. Salve as alterações!

Briefing pré-definidos: o que é e como cadastrar

O briefing serve como um norte para a execução da atividade. Ou seja, é o escopo do seu projeto. E, agora é possível ter os briefings pré-definidos em vários módulos do Operand!

Com os Briefings pré-definidos, a rotina de quem abre novos documentos/projetos se torna muito mais fácil. Isso porque você pode montar com a sua equipe vários modelos para cada projeto e situação. 

Ou seja, além do ganho de produtividade e agilidade na abertura de projetos/documentos, a agência pode construir uma padronização dos processos.

Nem preciso comentar que para novos contratados essa funcionalidade cai com uma luva, né? Isso porque todos os processos já vão estar lá, no briefing pré-definido da agência. É ou não é uma otimização incrível?

Você pode cadastrar os Briefings nos módulos de:

  • Projetos;
  • Jobs; 
  • Propostas; 
  • Produção;
  •  Mídia. 

Confira algumas das vantagens:

  • Mais agilidade;
  • Economia de tempo;
  • Mais autonomia para novos contratados;
  • Padronização de informações.

Para cadastrar os briefings pré-definidos basta ter acesso total ao módulo que deseja cadastrar o briefing. 

Após acessar, você só precisa ir em:

  1. Configurações;
  2. Módulo em questão
  3. Briefing pre-definidos 
  4. Adicionar.

E você pode adicionar quantos modelos de briefing desejar!

Você pode ver todas as outras possibilidades na nossa Central de Ajuda.

E aí, gostou das nossas novidades? Esperamos que sim! Não deixe de comentar com a gente o que achou. Até a próxima.