como você divide seu tempo

Onde está indo seu tempo?

 

Você já deve ter lido muita coisa sobre o tempo. Talvez, possa parecer um pouco incômodo ter a necessidade de organizar o nosso tempo em frações. Dá a sensação de que nos tornamos sistemáticos, programados e cronometrados para dar tempo de fazer tudo. Não vamos encarar desta forma, mas, sim, de uma maneira leve, afinal não nos desvinculamos das circunstâncias em que vivemos.

Somos bombardeados com conteúdos, distrações, sonhos, responsabilidades. Somos cobrados -  direta ou indiretamente, por nós mesmos ou pelos outros - por um bom desempenho no trabalho, por uma relação mais afetiva com a família e amigos, por um corpo e uma alimentação saudável. Bom, essa parte você já sabe então, vamos parar por aqui e sugerir algumas alternativas para que você viva mais e melhor, perdendo aos poucos aquela sensação de que nunca tem tempo pra nada.

Não tem jeito, a nossa vida exige certa organização. Isso se você não quiser entrar para a estatística dos 5 ARREPENDIMENTOS MAIS COMUNS ANTES DA MORTE (talvez você até já tenha se antecipado e pensado ou dito um deles)  

1) Queria ter aproveitado a vida do meu jeito e não da forma que os outros queriam
2) Queria não ter trabalhado tanto
3) Queria ter falado mais sobre meus sentimentos
4) Não queria ter perdido contato com meus amigos
5) Queria ter me permitido ser feliz

Ao longo da história, o homem reconfigurou, em vários momentos, sua relação com o tempo. Diante da evolução tecnológica, por exemplo, nós ganhamos novas ferramentas de trabalho, mas também abrimos portas para que o trabalho invadisse nosso horário de descanso. As pessoas já não trabalham mais das 8h às 18 horas, e mesmo se trabalhassem somente oito horas, é possível se conectar à rede em casa e continuar trabalhando.

A questão é: como tornar o tempo nosso aliado e não o grande vilão? É preciso ter a medida certa, ou seja, construir uma carga horária pessoal. Esse é o desafio!

Considerando as 24 horas do dia, distribua o tempo de acordo sua rotina padrão. Determine as horas investidas para cada um dos 6 itens. Caso você não invista tempo em algum dos itens, considere zero.tempo

1) Sono: todos os momentos sono (noturno, sesta)
2) Trabalho: todas as atividades profissionais
3) Capacitação: curso de idioma, faculdade/pós/MBA, etc
4) Exclusivo para você: atividade física, atividades culturais, leitura, televisão, redes sociais, whats
5) Exclusivo para família e amigos: encontros em família e amigos, balada, confraternização, momentos compartilhados (jantar, almoço)
6) Rotina (extras): qualquer atividade que não esteja relacionada nos itens anteriores: supermercado, trânsito, banco, consulta médica,etc

Como você divide o seu tempo

Faça o download da planilha que produzimos (preencha a coluna amarela), ela irá lhe auxiliar na organização do tempo e tornará seu planejamento tangível, permitindo que você tenha mais facilidade na reorganização do seu dia. Além disso, você poderá comparar seu resultado com o ideal recomendado. Mãos à obra?

______________________________________________________________________

Operand Sistema de Gestão para Equipes Criativas

Entender como está dividido o seu dia e como você organiza o tempo em função das atividades, é fundamental para a melhoria do desempenho profissional. Além disso, integrar processos e pessoas, organizando as demandas de acordo com a prioridade, prazo ou urgência pode ser mais simples do que você imagina. O Operand, software de gestão para equipes criativas, promove a organização e a gestão destes fluxos e gera resultados extraordinários de produtividade e engajamento. Conheça gratuitamente, durante 7 dias, nossa metodologia de organização de processos. Crie uma conta trial free em www.operand.com.br

 

Confira abaixo alguns assuntos relacionados: