Organização e sucesso no trabalho: o que um tem a ver com o outro?

A lista de tarefas do dia é extensa e o tempo de dedicação ao trabalho é limitado. Então, não raramente nos perguntamos: por onde começar? E como gerenciar as demandas que surgem por e-mail, pelo chat e nas reuniões ao longo do dia? Não tem como evitar, a organização e o sucesso no trabalho andam juntas.

1. Tome a decisão de se organizar

O primeiro passo para administrar melhor sua rotina é renovar a sua referência sobre organização e o seu modo de se organizar. Uma empresa com profissionais e ambientes organizados é, sim, muito mais produtiva. Mas não só isso. Além de levar os profissionais a fazerem o mesmo trabalho em menos tempo. Com mais qualidade, a organização também tende a ampliar o intervalo para descanso e lazer. Deste modo, a organização, além do sucesso, pode se tornar, inclusive, sinônimo de bem-estar.

2. Comece pelo básico e defina rotinas e processos

Até o momento, porém, o desafio de descobrir e construir uma forma própria de se organizar é grande. E se aplica à maioria das organizações e dos profissionais. O poder da organização ainda precisa ser revelado e experimentado!  É preciso começar pelo básico. Ou seja, definir processos e rotinas e, a partir daí, pautar o desenvolvimento do seu trabalho conquistando mais qualidade, produtividade e satisfação.

organizando-o-trabalho

3. Não trabalhe muito!

É isso mesmo que você leu. De acordo com a pesquisa From Dedication to Medication, realizada com doze mil executivos de primeiro nível em 85 países pela Regus, fornecedora de produtos e serviços para escritórios, atualmente 48% da população economicamente ativa passa 9 horas por dia no trabalho, enquanto outros 38% ficam 10 horas ou mais.

É muito tempo de vida dedicado ao trabalho! A questão é: será que é mesmo necessário? Ou melhor: estamos trabalhando demais, de fato, porque temos muita demanda? Ou estamos estendendo nossa jornada de trabalho, porque não aprendemos a organizar nossa agenda e nossa rotina?

4. Faça mais em menos tempo

Acreditamos que você tem uma demanda que exige bastante, mas apostamos que se você se organizar não precisará mais dispensar 10 horas diárias para seu trabalho. Você pode fazer mais e melhor em menos tempo. O segredo é não se acostumar com a bagunça, a procrastinação e a desordem! Lembre-se, a organização e o sucesso no trabalho, e na vida, andam juntas.

A desorganização no ambiente de trabalho

Em pesquisa realizada pela Robert Half nos Estados Unidos, com 300 diretores de RH, 32% deles revelaram que uma mesa desorganizada coloca em cheque as competências e a eficácia de um colaborador. E eles têm razão: a desorganização externa bloqueia a produtividade e aumenta a confusão. Não só externa e palpável, mas também mental, de pensamentos, decisões e ideias. Deste modo, o profissional cria um círculo vicioso e improdutivo. Ao adiar a organização do ambiente de trabalho, ele cria a desorganização que, por sua vez, alimenta a procrastinação e mantém a desordem. Logo, torna-se impossível fazer boas entregas e ter a sensação de missão cumprida ao fim do dia

Quando imersos na desorganização, segundo a Proudfoot, os profissionais perdem até 30% do dia por causa da ineficiência da corporação. A pesquisa da consultoria empresarial Bain&Company aponta números ainda mais preocupantes: 80% do expediente da liderança é gasto com assuntos que contribuem com menos de 20% dos ganhos da empresa. É muito recurso – tempo, dinheiro e vida – investido em atividades que não trazem o retorno esperado. É por isso que é cada vez mais necessário e urgente aprender a gerir melhor nosso tempo e nossa vida. Estabelecendo nossas prioridades. E construindo projetos e executando tarefas e atividades que nos levem a conquistar nossas metas e sonhos.

conquistar_clientes

Organização e o sucesso no trabalho

Neste cenário, o senso de organização é um atributo valioso que permite um melhor aproveitamento do tempo e promove mudanças não só na rotina no escritório, mas na vida da empresa e das pessoas. Quanto mais organizado e ciente das suas demandas e do seu ritmo de trabalho, maior será o esforço do profissional para manter sua assertividade, dentro do tempo médio de resposta. Reduzindo o estresse e mais: eliminando a sensação de insatisfação com a sua entrega ou, ainda, o sofrimento por não conseguir fazer as coisas como realmente queria. Ou seja, a organização eleva o desempenho das equipes e impulsiona o bem-estar e a qualidade de vida dos profissionais envolvidos.

Se você se sente sempre muito atarefado, é muito possível que o seu modo de padrão comportamental seja o da desorganização e da procrastinação. Além disso, quando você acumula trabalho, permite interrupções e mantém os processos e o ambiente em desordem, você desperdiça tempo e energia que poderiam ser canalizados para projetos. Para ações e iniciativas capazes de trazer resultados, de fato. Além disso, quem se mantém ocupado com a desordem não consegue avaliar, com clareza, o caminho que está percorrendo.

Conclusão

A verdade é que fortalecer e reinventar a organização – da empresa e a sua – é o primeiro passo para conquistar mais produtividade. Além disso, com resultados mais positivos em um ritmo constante de crescimento. Ou seja, quando bem estruturada e ordenada, a empresa passa a ter seu trabalho pautado pelas suas prioridades e metas. De modo que os seus profissionais conseguem se dedicar com mais foco e energia, sabendo que estão no caminho certo. Enfim, constrói-se, então, uma atmosfera de organização e ordem que oportuniza o aprendizado e o crescimento da empresa e das pessoas.