Ebook Liderança: conheça as características do líder inspirador

O perfil do líder é um dos assuntos mais debatidos dos últimos tempos entre gestores. Em diferentes instituições e organizações, as pessoas se propõem a buscar a definição mais coerente de liderança. E, principalmente, o caminho para construí-la. A verdade é que precisamos, primeiro, entender que liderança tem, sim, a ver com chefia. Mas esta última é só um resultado. Muito além de ter conexão com um cargo ou uma posição, a liderança está estreitamente ligada ao encantamento e à gestão de pessoas.

Qual é o perfil do líder inspirador?

Certamente, para ser um bom líder, desde o princípio da jornada, é preciso caminhar com uma convicção. A de que sozinho não se chega a lugar nenhum. A liderança exige muitas habilidades. E uma delas, na maioria das vezes é nata. Ou seja, um tato especial que nos permite lidar com as pessoas e engajá-las. Portanto, com gentileza, comunicação, autoconfiança, conhecimento, visão, um líder é capaz de conquistar as pessoas pelas suas características e pela sua postura.

Quando as pessoas nutrem admiração pelo líder, fica mais fácil conquistá-las. E, assim, convidá-las para trabalhar, lado a lado, em busca de um objetivo comum. O seu carisma e a sua facilidade de se relacionar com as pessoas também o levam a tornar-se popular e especial.

Dentre tantas definições possíveis, podemos atribuir uma versão quase poética à liderança: trata-se da “arte de encantar pessoas”. Tal expressão lança luz sobre o conceito e deixa claro que liderança requer empatia e sensibilidade.

O perfil do líder de sucesso é sensível às pessoas e às causas. E, aos poucos, aprende a trabalhar com as necessidades e os anseios das pessoas. Também com o propósito e os objetivos do grupo, motivando-os a seguir em frente.

Fazer diferente faz a diferença

Desculpe-nos pela redundância, mas como bem lembra Mário Sérgio Cortella, a liderança nos exige extrapolar a fronteira do óbvio e ir além: é o líder que mostra para as pessoas que é possível romper a fronteira alienante do “sempre foi assim”, fazer diferente e buscar a excelência. A liderança desafia as pessoas a se tornarem melhores: mais autoconfiantes, mais seguras, mais corajosas, mais competentes, mais sonhadoras.

Calma! Não se trata de formar super heróis, mas, sim, de incentivar as pessoas a desenvolverem habilidades importantes. Um bom líder, no dia a dia, tem condições de conduzir, com tranquilidade e naturalidade, a formação de novos líderes.

Saber nutrir a sua ambição é um dos desafios da liderança. Além disso, incentivar cada um a ser ambicioso na dose certa é outro. O perfil do líder inspirador é alguém que traz consigo uma insatisfação positiva e, por isso, luta para conquistar mais saúde, mais conhecimento, mais conforto, mas não apenas para si.

Compreender as necessidades do outro

Sabendo das necessidades das outras pessoas e do grupo, o líder também sabe instigar a ambição positiva nas pessoas. Lembrando que elas podem (e devem), sim, traçar um projeto para crescer. E, ainda, ambicionar conquistas coletivas tais como: um ambiente de trabalho agradável, resultados mais positivos, equipe fortalecida. Para Cortela, um líder deve construir sua capacidade ambiciosa, vislumbrando o bem coletivo e, principalmente, rejeitando a ganância e o egoísmo.

Com um perfil de líder inspirador, sensível, empático e inovador, ao acreditar nas pessoas e compartilhar suas ideias com elas, o gestor passa a contar com a contribuição delas, promovendo um engajamento que fortalece o seu propósito, amplia sua força de trabalho e conquista novos sonhadores visionários.

Enfim, um líder inspiracional sabe incentivar o crescimento individual e coletivo de um jeito formal e leve ao mesmo tempo, sem pressão, mas com sentido! É isso: um líder ajuda as pessoas a atribuírem sentido à sua caminhada, saindo da mediocridade e explorando um ‘mundo novo’.

Preparamos um material especial para orientá-lo neste desafio da liderança, baixe já o e-book!

perfil-do-líder-inspirador

Sabia que o Operand pode te ajudar a melhorar a gestão de tarefas, projetos e a ter uma visão completa da produtividade do time? Coloque em prática seu planejamento e potencialize seus resultados contratando um sistema integrado de gestão. Clique abaixo e experimente!

Quero receber o contato de um especialista