O que o Censo Agências revela sobre o perfil do gestor brasileiro

Um dos aspectos que mostra a maturidade de um setor, sem dúvida, é o perfil do gestor que está à frente das empresas. Conhecer os principais aspectos da sua personalidade e formação é o primeiro passo para compreender como e porque a administração das empresas é conduzida de determinada forma.

Na comunicação, o perfil do gestor de agência de publicidade e marketing revela como o setor se organiza. Mas, afinal, como conhecer as características desses líderes? É simples: a partir dos dados do Censo Agências 2022.

Com base no estudo, reunimos, neste artigo, informações que mostram quem é o gestor de agências brasileiro hoje, e como o seu perfil fornece direcionamento para a administração das empresas do setor. Aproveite o conteúdo!

Perfil do gestor de agências: o que os dados revelam?

A partir dos resultados da pesquisa Censo 2022, foi possível traçar o retrato real das pessoas em cargos de gestão em agências de publicidade. Dada a importância do tema, reunimos esses indicadores aqui para você!

Experiência em cargos de gestão

É fato: 54,83% dos profissionais entrevistados pelo Censo, que atuam como gestores no setor, estão  na primeira experiência na gestão de uma empresa. Ou seja, fazem parte daquele grupo que abraça os desafios e aprende no fluxo de tentativas, erros, acertos e lições. 

Dos demais profissionais participantes da pesquisa, 26,66% já possuíam experiência na gestão de outros negócios de comunicação e 18,51% já gerenciaram empresas de outro segmento. 

Formação das pessoas em cargos de gestão

Além da experiência, para compor o perfil do gestor de agências, buscamos conhecer a formação acadêmica desses profissionais. 

A amostra indica que a maioria possui graduação e especialização – seja MBA, seja pós-graduação ou mestrado/doutorado – concluídas ou em andamento. Confira os números:

Faixa etária

Para identificar o perfil do gestor de agências foi levantado também, pela primeira vez na pesquisa, a faixa etária dos participantes. Em sua maioria – 45,07% – os profissionais possuem de 31 a 40 anos. Na segunda posição estão as pessoas com menos de 30 anos, que representam 24,55% do total. É possível analisar por meio desses dados que o perfil do gestor dentro do setor de publicidade é de alguém mais jovem, diferente de outros segmentos de mercado. Porém, a terceira posição, que abrange o público de 41 a 50 anos, conta com 21,23% do total, e por isso ainda representa uma fatia considerável dentro do setor.

Identidade de gênero

Afinal, qual a representatividade de gênero na gestão das agências de publicidade e marketing? 

Infelizmente, assim como em tantos outros setores, os números ainda demonstram que há um longo caminho a ser percorrido para alcançar a igualdade de oportunidades na liderança de equipes dentro das agências. A presença dos homens ainda é predominante no perfil do gestor. Importante lembrar que a pesquisa também contemplava o perfil de pessoa não-binária como uma de suas opções de gênero, mas não houve respondentes que assinalaram tal opção.

Identificação étnico-racial 

Dentre outras questões novas, na última edição do Censo, também foi adicionada uma questão que tinha como objetivo saber qual a cor dos profissionais que se destacam pelo perfil do gestor no segmento. Veja os números:

  • 73,54% se identificam pela cor branca; 
  • 17,51% se assumem como pardos;
  • 4,23% se identificam pela cor preta;
  • 2,82% pela cor amarela. 

A disparidade nos números é reflexo da história do Brasil, que por muito tempo colocou – e ainda coloca – grupos raciais, como pessoas pretas e indígenas, à margem da sociedade em um processo que dificulta a formação, o desenvolvimento e o acesso à oportunidades no mercado de trabalho.  

Pessoas com deficiência em cargo de gestão

Do mesmo modo que a pesquisa buscou avaliar a identificação étnico-racial, também buscou conhecer a presença das pessoas com deficiência nos cargos de gestão. Assim como os demais grupos mencionados anteriormente, elas seguem como minoria. Veja no gráfico:

Presença de gestores LGBTQIA+

Durante muito tempo, os temas identidade de gênero e orientação sexual foram tabus na comunicação e nas agências não seria diferente. Porém, a pesquisa Censo Agências buscou entender se, dentre os respondentes, haviam pessoas em cargo de gestão que pertencem à comunidade LGBTQIA+. O foco é entender como o setor se movimenta em relação às mudanças pelas quais a sociedade passa. Assim como as mulheres e as pessoas pretas ainda são minoria nas agências de publicidade e marketing, é possível verificar o mesmo nesse dado.

O Censo Agências 2022 apontou que somente 8,35% das pessoas que ocupam cargo de gestão são parte da comunidade LGBTQIA+.

Perfil do gestor: falta diversidade e equidade nas agências de publicidade e marketing

Como vimos até aqui, o perfil do gestor de agências ainda é representado, em sua maioria, por homens brancos, com formação superior. Os números apontam que os cargos de liderança do setor são ocupados por profissionais com características bem definidas.

Assim como em tantas outras áreas, o desafio é valorizar o multiculturalismo, incentivando a diversidade e a equidade na realidade das agências. Essa é uma abordagem que não só valoriza o time interno, mas também repercute nos resultados que a empresa alcança. Afinal, quanto mais diversa e multicultural a visão de mundo, maior será o leque de ideias para projetos que, certamente, levarão a resultados mais positivos. 

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o perfil do gestor de agências? Faça o download do PDF do Censo Agências para acessar gratuitamente esses e outros dados do setor 😉