Construa campanhas de sucesso: aposte em mídias alternativas
Como as mídias alternativas podem te ajudar? Na agência, muita coisa acontece ao mesmo tempo. O atendimento sai para a reunião com o cliente, enquanto o comercial pede orçamento, o financeiro emite fatura, os criativos alteram jobs, e a dinâmica não para. Assim, quando o atendimento volta, uma nova campanha é colocada na pauta e é dada a largada para o desafio.
Logo, é hora de pesquisar, buscar referências, pensar em como fazer diferente, principalmente, se a campanha é de uma data comemorativa ou, então, do lançamento de um novo produto.
Ou seja, a missão é surpreender! É preciso reunir a galera para fazer um brainstorming, definir estratégias, criar e ficar na torcida para ser bem aceito pelo cliente e pelo público. Embora colocar as ações nesta ordem sequencial e descrever o processo em um parágrafo, pareça simples, não é. Muitas vezes, a construção de uma campanha exige mais do que imaginamos.
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Chamar a atenção não é uma tarefa simples
Certamente, uma das etapas decisivas para o sucesso das ações é a definição das mídias que serão usadas. Vivemos em um ritmo acelerado, conectados muitas horas por dia: pelo notebook, tablet, desktop ou smartphone estamos sempre interagindo online. Além disso, a disputa pela atenção do consumidor é enorme. Além das informações da internet, temos a TV, o rádio e os veículos impressos disputando nossa atenção. Inevitavelmente, há saturação da informação. Contudo, é neste cenário que as mídias das campanhas precisam saltar aos olhos do público. Entretanto, nem todas as marcas perceberam o universo de oportunidades que esse tipo de mídia oferece.
Sim, há um universo de possibilidades fora da mídia tradicional
Sobretudo, é preciso, então, ir além das mídias tradicionais e das novas mídias sociais. Um dos caminhos é explorar as mídias alternativas e há um universo de possibilidades. Imagina, se você desembarca do avião e se depara, logo na escada rolante, com um corredor florido e perfumado, a sensação não é das melhores? Talvez, o aroma do perfume não te agrade, mas a experiência é, sem dúvida, marcante. Melhor ainda, se a mesma marca te oferece uma massagem relaxante entre um vôo e outro, no intuito de divulgar sua nova linha? Já na cidade, se você chega na praça e pode sentar em um banco em formato de kit kat, no mínimo, você vai ficar dividido entre sentar ou correr comprar o chocolate na mesma hora.
Experiência é tudo!
Só em imaginar, já deu para sentir que quando a proposta é impactar pela experiência ou, simplesmente, pelo estímulo, a chance de sucesso é bem grande, né? Além disso, criar experiências positivas para o consumidor sempre traz bons resultados para as marcas.
As mídias alternativas nos convidam a pensar muito além da caixa. Ou seja, com peças inovadoras e criativas, conseguimos chegar às pessoas, levando a marca e o produto a todos os lugares. Além disso, qualquer espaço, pode virar mídia. O ponto de ônibus, o banco na praia, a plotagem no elevador, o adesivo interativo no espelho.
Enfim, a verba é o único limite. Porque com criatividade dá para colocar a propaganda na rotina das pessoas, surpreendendo e proporcionando interação. Ou seja, a marca conquista o seu público e a agência ganha o cliente. Vale tentar, né?
Confira alguns exemplos de mídias alternativas e inspire-se
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 14/08/2015
- Categoria: Gestão