Aprenda a gerenciar suas demandas e como dizer “não” no trabalho
Fim de tarde e sua pauta continua cheia. Os prazos apertados. Para dar conta, você se concentra, fica imerso em seu trabalho até que, de repente, um colega se aproxima e te indaga: “Você pode me ajudar? É só fazer um texto de abertura para esta peça. Coisa rápida” Portanto, como reagir? Você acha que consegue dizer ‘Agora, não posso.’, com segurança, sem se sentir mal depois? Veja algumas dicas de como dizer não no trabalho.
Aprendendo a dizer não
Este é o tipo de situação que sempre coloca nossa personalidade amostra e nossa postura à prova. Além disso, a questão não é ser egoísta, mas, sim, ser coerente e ajudar, na medida do possível.
Afinal, não adianta você abraçar as demandas da equipe e ficar com a sua pauta cheia várias tarefas pendentes. E não é só nesta situação que o ‘Não’ tem poder. Na vida pessoal, usá-lo faz toda a diferença e costuma, inclusive, nos ajudar a estabelecer relações mais saudáveis.
Além disso, se não aprendemos a dizer ‘não’ ficamos com o tempo cada vez mais escasso. Acabamos usando uma boa fatia do nosso tempo para clientes, colegas, amigos e família, assumindo, inclusive, o risco de ficar em dívida consigo mesmo. Uma das grandes sacadas é observar se você evita dizer ‘não’ por alguma motivação pessoal.
Muitas vezes, nos dedicamos para sermos reconhecidos pelos outros seja pela competência, seja pelo senso de altruísmo ou ‘solidariedade’. Esquecemos sobre como dizer não no trabalho. Você cai na cilada de querer ser bonzinho, ser competente para ser reconhecido não pelos seus projetos, mas, sim, por ajudar os outros. E o caminho não é esse.
Entenda que você não pode assumir muitas responsabilidades
A mania de dizer ‘sim’ e aceitar novas tarefas pode te levar a um ciclo vicioso nada positivo. Quanto mais responsabilidades você assume, maior será a sua pauta e mais extensa tende a se tornar sua jornada diária. O resultado: uma sobrecarga e, claro, picos de estresse. Ou seja, em vez de ser reconhecido pela competência e dedicação você pode ficar irritado e até com fama de chato.
Quando você evita o ‘não’ deve estar consciente do risco de se sentir sufocado por tanta demanda e até mesmo de explodir por estresse. Certamente, você reclama do cliente que é chato, porque você não soube falar ‘não’ e ser assertivo quando foi preciso, quando ele pediu mais do que podia e você, com medo de não atendê-lo (e perder o cliente), aceitou uma demanda que não estava compreendida no contrato.
Evitar o ‘sim’ é também uma forma de se proteger emocionalmente e evitar tantos altos e baixos, tantas sensações diferentes em um intervalo de tempo tão curto.
Enfim…
Então, melhor não arriscar, né? Diga ‘sim’ quando puder e use ‘não’ quando for necessário preservar o seu tempo e a sua tranquilidade para trabalhar. A melhor forma de como dizer não no trabalho é estar sentindo confortável. Conduza as situações de forma que você se sinta confortável para manter o ritmo e a satisfação com o trabalho. Afinal, a rotina não deve ser sacrifício, mas, sim, proporcionar diversão e aprendizado.
Portanto, desafie-se: faça um esforço para aprender a dizer não, manter o foco, e ser direto. Foque nos seus projetos, no que você gosta de fazer e, aos poucos, você saberá quando deve dizer ‘não’, para manter suas metas como prioridade e levar a vida de uma forma mais coerente, aproveitando seu tempo com qualidade e conquistando a autorrealização.
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 30/05/2016
- Categoria: Produtividade