Opcon2024
Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
  • Gestão
  • Setor Criativo
  • Produtividade
  • Universo Operand
  • Materiais Ricos
Buscar por
Teste Grátis
Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
  • Gestão
  • Setor Criativo
  • Produtividade
  • Universo Operand
  • Materiais Ricos

Nova geração de agências: como e por que elas estão mudando seus modelos de negócio

Não é de hoje que ouvimos comentários sobre o quanto o modelo de negócio de agências precisa se reinventar. Muito se fala, mas poucos têm uma alternativa capaz de adequar a Agência de Publicidade para as demandas do século XXI. Por isso, o Papo de Agência conversou com Eduardo Borba, criador da Inovação Natural, conceito que está mudando a visão do mundo dos negócios e que apresenta uma proposta para o novo modelo de negócios de agências. Uma nova geração de agências está surgindo…

Com a experiência de  Fundador e Diretor do Instituto MOBI, que atua na difusão do conceito da Inovação Natural, nesta entrevista, Eduardo comenta o real problema do mercado publicitário e nos apresenta uma alternativa.

modelo de negócios das agências

Por que as agências de publicidade precisam urgentemente se reinventar?

O modelo de agência de publicidade como conhecemos nasceu na era industrial. Inclusive adotando o conceito de linha de produção como fluxo do seu serviço. Entretanto, já estamos na sociedade pós-industrial. Isto é, não faz sentido algum insistir em modelos que a sociedade não absorve mais. Um fato inquestionável deste cenário é o que está acontecendo com o ícone da sociedade industrial.

O setor automobilístico está gradativamente parando de produzir veículos para potencializar a produção de soluções de mobilidade. Esta mudança drástica faz parte da evolução que os modelos de negócio estão passando para se adequarem à sociedade pós-industrial. E para as agências de publicidade não é nada diferente.

É preciso acompanhar as mudanças da sociedade e se adaptar ao novo cenário.

Quem não começar a fazer diferente, pode ter dificuldades de manter a sua agência evoluindo na atual dinâmica econômica do mercado.

Existe algum modelo de agência que seja mais adequado para este novo cenário?

Como a sociedade pós-industrial é recente, carecemos de conhecimentos para apontar a definição do novo modelo. Porém, algumas agências, poucas, mas ousadas, têm transformado seu negócio em um grande laboratório para criar, experimentar e testar conceitos que se adéquam ao novo contexto.

Ainda estamos no período de geração de hipóteses para a descoberta do novo modelo. Mas vejo com bons olhos o modelo de Agência de Conexão.

O que é a Agência de Conexão e como ela funciona?

Num dos laboratórios do Instituto MOBI, utilizando a tecnologia da Inovação Natural para criar modelos de negócio únicos e mais adequados ao novo cenário, emergiu uma alternativa interessante para o mercado publicitário.

A publicidade, que é por definição o ato de tornar público, não é mais a grande necessidade do mercado.

O grande novo problema mercadológico que as agências podem e devem solucionar é o de conectar, de forma concreta, as pessoas com as marcas, por isso o nome Agência de Conexão. E este novo modelo trabalha de maneira mais inovadora. Por ter uma metodologia de serviço que descobre o DNA dos consumidores/clientes (personas) e o DNA da marca. Para a partir desta fundamentação, operacionalizar os meios e abordagem mais adequados. E, então, realmente conectar a marca com seus clientes. Independente se é por meio de veículos de comunicação ou por experiências conectivas.

Este modelo de agência reduz a subjetividade de sua atividade. Também está gerando mais credibilidade no mercado por ser mais científico e estratégico. Que é base também para desenvolvimento de novos produtos e serviços (inovações) do cliente da Agência de Conexão.

Lembre-se das palavras de Aristóteles: “O segredo do sucesso é saber algo que ninguém mais sabe”. Se a agência mais que o próprio cliente, terá um valor muito maior do que a agência operacional de hoje.

Em conclusão, independente de a Agência de Conexão ser ou não a próxima geração do mercado publicitário, cada agência deve criar o modelo de negócio único de alto valor para o mercado. E isso pode ser feito pelo uso da Inovação Natural. Qual a sua opinião? Você acha que a nova geração de agências está preparada para todas as mudanças?

Ariadna Straliotto

Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.

  • Por Ariadna Straliotto em 24/07/2015
  • Categoria: Setor Criativo

Anterior

4 práticas essenciais para o cliente não desistir da agência

como manter o cliente na agência
Próximo

Construa campanhas de sucesso: aposte em mídias alternativas

Quantas vezes você apostou em mídias alternativas?
Compartilhe

Posts Relacionados

Microfone de mesa representando a atual geração de podcasts nacionais.

15 podcasts nacionais para você conhecer!

17/10/2023
Melhores sites de fontes

Conheça os 10 melhores sites de fontes para suas criações

26/10/2021

4 dicas para usar as redes sociais na geração de leads

25/07/2020
                       Censo Agências 2024

Comentários

    Arquivos

    • maio 2025
    • abril 2025
    • março 2025
    • fevereiro 2025
    • janeiro 2025
    • dezembro 2024
    • novembro 2024
    • outubro 2024
    • setembro 2024
    • agosto 2024
    • julho 2024
    • junho 2024
    • maio 2024
    • abril 2024
    • março 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2024
    • dezembro 2023
    • novembro 2023
    • outubro 2023
    • setembro 2023
    • agosto 2023
    • julho 2023
    • junho 2023
    • maio 2023
    • abril 2023
    • março 2023
    • fevereiro 2023
    • janeiro 2023
    • dezembro 2022
    • novembro 2022
    • outubro 2022
    • setembro 2022
    • agosto 2022
    • julho 2022
    • junho 2022
    • maio 2022
    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    • fevereiro 2021
    • janeiro 2021
    • dezembro 2020
    • novembro 2020
    • outubro 2020
    • setembro 2020
    • agosto 2020
    • julho 2020
    • junho 2020
    • maio 2020
    • abril 2020
    • março 2020
    • fevereiro 2020
    • janeiro 2020
    • dezembro 2019
    • novembro 2019
    • outubro 2019
    • setembro 2019
    • agosto 2019
    • julho 2019
    • junho 2019
    • maio 2019
    • abril 2019
    • março 2019
    • fevereiro 2019
    • janeiro 2019
    • dezembro 2018
    • novembro 2018
    • outubro 2018
    • setembro 2018
    • agosto 2018
    • julho 2018
    • junho 2018
    • maio 2018
    • abril 2018
    • março 2018
    • dezembro 2017
    • outubro 2017
    • maio 2017
    • abril 2017
    • março 2017
    • fevereiro 2017
    • dezembro 2016
    • novembro 2016
    • outubro 2016
    • setembro 2016
    • agosto 2016
    • julho 2016
    • junho 2016
    • maio 2016
    • abril 2016
    • março 2016
    • fevereiro 2016
    • janeiro 2016
    • dezembro 2015
    • novembro 2015
    • outubro 2015
    • agosto 2015
    • julho 2015
    • junho 2015
    • maio 2015
    • abril 2015
    • março 2015
    • fevereiro 2015
    • janeiro 2015
    • dezembro 2014
    • outubro 2014
    • setembro 2014
    • julho 2014

    Categorias

    • Casos de Uso
    • Gestão
    • Materiais para Download
    • Produtividade
    • Setor Criativo
    • Universo Operand

    Fique por dentro!

    Assine nossa newsletter e receba as novidades
    do Operand na sua caixa de mensagens

    newsletter

    Conteúdos e informações sobre gestão e produtividade
    • Gestão
    • Setor Criativo
    • Produtividade
    • Universo Operand
    • Materiais Ricos
    Receba dicas de gestão
    2018 © Operand - Todos os direitos reservados.