Teste: você tem uma gestão proativa ou reativa?
Muitas pessoas em posição de liderança só percebem um problema quando ele já ganhou uma proporção preocupante e exige intervenção. Ainda bem que a abordagem reativa não é a única possível. Com uma gestão proativa, os percalços pelo caminho diminuem, os profissionais crescem e os resultados melhoram.
Na prática, quando um líder tem uma gestão proativa ele motiva sua equipe, avalia e gerencia riscos e toma decisões mais estratégicas, inteligentes e exitosas.
Com uma gestão proativa e mais prática e ao agir proativamente, você inspira sua equipe, potencializa os resultados e garante maior visibilidade para o seu negócio.
Mas, afinal, será que a sua gestão é proativa ou reativa? Elaboramos um teste para ajudar você a descobrir. Porém, antes vamos esclarecer alguns pontos.
Estilo de gestão: proativa versus reativa
Líderes reativos agem quando algo concreto acontece. São pessoas que esperam que um evento ocorra antes de encontrar uma solução, em vez de arriscar uma decisão errada. Muitas vezes, quem gerencia de forma reativa vê essa abordagem como um risco atenuante porque não faz uma mudança a menos que saiba que algo está errado.
Líderes proativos, por outro lado, não esperam. Essas pessoas agem desde o início para informar os resultados. Dessa forma, uma gestão proativa garante mais controle sobre riscos e resultados. A lógica é se preparar para o que está por vir, em vez de esperar para ver o que acontece.
Em síntese, a gestão proativa mostra que os problemas podem ser evitados. Diferente do olhar reativo, essa prática exige a projeção de possíveis situações e problemas. É muito mais do que apenas gerenciar as consequências quando os problemas já estão instalados.
Gestão proativa: principais benefícios da abordagem
A gestão proativa é uma estratégia eficaz para reduzir riscos e gerenciar melhor os problemas, trazendo vários benefícios. Essa abordagem permite que você:
Avalie e gerencie riscos. Ao contrário de uma abordagem reativa, a liderança proativa significa que você está pensando nos riscos antes que eles aconteçam e se preparando para eles.
Minimize os danos causados por esses riscos. Líderes reativos podem ver um risco, mas não agem a menos que ocorra um incidente adverso. Escolher uma abordagem de gestão proativa significa tomar medidas para resolver aspectos importantes que podem evitar danos e possíveis situações difíceis.
Obtenha maior compreensão do seu negócio. Ao avaliar os riscos e medir os processos de negócios, a gestão tem uma visão mais precisa do que está acontecendo nos bastidores. Assim, é possível identificar quais áreas precisam de ajustes e quais estão performando bem.
Inspire sua equipe a agir em vez de esperar. Ao conduzir a gestão de maneira proativa, você dá um exemplo, que motiva e capacita os colaboradores. Com uma atitude mais prática em relação aos desafios e riscos do negócio, a liderança ensina os profissionais do seu time.
Responda às perguntas e, ao fim do teste de gestão, some os números correspondentes às alternativas assinaladas para chegar à sua pontuação. Vamos lá?
Teste: gestão proativa ou reativa?
1. Como você define os objetivos da sua empresa?
a) Primeiro analisa o posicionamento, os objetivos e resultados de outras empresas (3)
b) Faz várias anotações para pautar seu trabalho e busca conhecimento e inspiração nas referências, cases e boas práticas de mercado (4)
c) Não tira um tempo para planejar. Deixa acontecer e seguir o fluxo. (1)
d) Deixa de fazer um planejamento, mas vive com muitas preocupações. (2)
2. Na empresa, a prática de “apagar fogos”:
a) Raramente acontece (4)
b) Às vezes apago fogo (2)
c) Sempre lido com incêndios na gestão (1)
d) Nem sei o que é “apagar fogo” (3)
3. Sobre problemas e situações difíceis, você prefere:
a) Nem pensar neles (1)
b) Acreditar que não vão acontecer (2)
c) Simular cenários possíveis e antecipar soluções (4)
d) Considerar que eles podem acontecer, sem se preocupar demais (3)
4. Quando pensa no seu modelo de gestão, você:
a) Considera que é um modelo orientado para a inovação e o futuro (3)
b) Preocupa-se apenas em fazer as entregas para os clientes, dentro do prazo (1)
c) Cobra e acompanha a equipe enquanto faz um planejamento de novos projetos e prospecção (4)
d) Prefere focar em fazer o melhor trabalho hoje, pensando no curto prazo, para que a equipe se mantenha comprometida (2)
5. Como os colaboradores costumam lidar com problemas que surgem na rotina:
a) Eles ficam perdidos e não sabem como agir (2)
b) Tentam resolver, mas geralmente não têm sucesso (3)
c) Todos os problemas caem no seu colo (1)
d) Os colaboradores se ajudam e resolvem as situações sozinhos (4)
6. Como você costuma conduzir o processo de tomada de decisão na agência:
a) Baseado em relatórios e na análise de dados (3)
b) Apenas ouve seu instinto (1)
c) Considera situações anteriores para tomar as decisões no presente (2)
d) Faz análise de dados, avaliando a história e as projeções para o cenário futuro (4)
7. Sobre a gestão de pessoas, você:
a) Investe sempre na formação contínua da equipe (3)
b) Avalia o perfil e o desempenho dos colaboradores apenas às vezes (2)
c) Recruta profissionais que sabem revisar possíveis riscos e superá-los (4)
d) Considera a aquisição de soft skills e hard kills somente na hora de contratar (1)
8. Em relação à análise preditiva:
a) Sua equipe busca oportunidades para estar à frente dos concorrentes (3)
b) Usa um software de gestão para analisar o cenário e planejar (4)
c) Considera apenas o fluxo de trabalho atual (2)
d) Não faz esse tipo de análise (1)
9. De quanto em quanto tempo, você revisa o plano de negócio da agência:
a) Trimestralmente (3)
b) Semestralmente (2)
c) Mensalmente (4)
d) Não costuma revisar (1)
10. Qual frase melhor define sua empresa:
a) Inspiradora, motivada e comprometida com o futuro (3)
b) Focada em entregar um serviço de excelência hoje (1)
c) Inovadora, influente e antenada nas tendências de mercado (4)
d) Colaborativa e autogerenciável que prioriza o curto prazo (2)
Pontuações
10-15 pontos:
Você tende a conduzir as atividades da empresa com um estilo de gestão reativa e não tem a preocupação de se antecipar, prevendo possíveis cenários, riscos, problemas e impactos na agência. Sua prioridade é fazer as entregas para os clientes. Portanto, treine seu olhar para construir uma gestão proativa, que considere o curto, médio e longo prazo.
16-25 pontos:
Você sabe que volta e meia os incêndios aparecem e você precisa correr para apagar o fogo, mas como já é um bombeiro experiente não vê problema em manter uma gestão reativa. Acontece que o fogo pode queimar e deixar marcas, gerando impactos irreversíveis, como a perda de clientes. Provavelmente, está acostumado com esse ritmo de resolver as coisas com pressa. Experimente fazer diferente. Planeje mais, treine a equipe, para que eles consigam prever situações e resolvê-las quando elas surgirem. A agência não precisa de bombeiros, mas, sim, de profissionais autogerenciáveis e competentes.
26-35 pontos:
O resultado do teste de foco diz que você está trabalhando para construir uma gestão proativa eficiente. Algumas de suas práticas já evitam situações de risco e problemas desgastantes, ou seja, você está no caminho certo! É hora de aperfeiçoar suas habilidades e competências para manter uma gestão proativa, incentivando o seu time a ter essa mesma postura. Invista em soluções e tecnologias, como um software de gestão, que pode ajudar você a aprimorar continuamente o fluxo de trabalho e a produtividade da agência, evitando problemas maiores e aumentando a retenção de clientes e colaboradores. E lembre-se que sua equipe precisa caminhar com você nesse processo!
36-40 pontos:
Parabéns! Você já entendeu como a gestão proativa funciona. Por isso, soma esforços para manter os processos da agência muito bem organizados, acompanhando as entregas do time e as interações com os clientes. Você também reconhece a importância do uso de um sistema de gestão para manter um alto nível de eficiência e produtividade. Mas cuidado com o excesso! Ao planejar demais, a execução do trabalho pode ser comprometida prejudicando, inclusive, a saúde mental. Você já conseguiu construir um modelo de gestão proativa. Portanto, confie na sua equipe autogerenciável e permita-se relaxar de vez em quando.
Enfim, qual foi o seu resultado? Gostou do nosso teste sobre estilo de gestão? Conte pra gente! 😉
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Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 25/05/2023
- Categoria: Gestão