Gerente de Tráfego: o que sua agência perde ao não ter esse profissional
Em uma agência de publicidade, a integração da equipe e a conectividade entre as áreas são vitais. Quem pode ajudar, e muito, na organização dos trabalhos é o gerente de tráfego. Como vimos no último post, ele é o responsável pela área e atua como um facilitador, conectando diferentes setores, orientando a equipe e acompanhando o andamento dos trabalhos. Entretanto, nem sempre é viável contratar um profissional exclusivamente para exercer estas funções. Então, como fazer a gestão de uma agência que não tem, em sua estrutura, condições de contratar um gerente de tráfego?
Um profissional que conhece a agência pode fazer a diferença
Muitas vezes, este papel acaba sendo atribuído a um profissional mais experiente. Alguém que conhece a agência e o perfil da equipe. Além disso, tem que ter expertise para se desdobrar, engajar os profissionais e fazer acontecer.
Em agências menores, o diretor de arte e/ou criação é a figura responsável por organizar e cadastrar os jobs, negociar os prazos, alinhar o trabalho com a equipe e supervisionar todo o fluxo.
O atendimento assume
Já em outras agências, o profissional de atendimento assume as principais tarefas do tráfego. Cadastra as atividades nas pautas e alinha o trabalho com os criativos responsáveis. Além disso, sempre em conversa com o cliente e com a criação (e, também, com os colegas de atendimento, se for o caso), ele acompanha o processo.
Ciente de tudo e com todas as informações do processo, ele pode deliberar sobre prazos e outras questões. Conferindo mais velocidade ao ritmo de produção.
Se a agência não tem tráfego, independente do formato que adotar, o desafio maior é, além de fazer o processo fluir, manter a qualidade dos jobs, a entrega no prazo e construir uma relação de confiança com o cliente.
Quando os clientes compreendem a dinâmica da agência e, principalmente, o tempo que o desenvolvimento dos trabalhos requer, o processo tende a se tornar mais simples e rápido para todos os envolvidos. Sem necessariamente ser preciso contratar um gerente de tráfego.
Contudo, mesmo sem contratar um gerente de tráfego, a agência tem várias possibilidades de manter o controle dos processos. É preciso analisar qual se adéqua melhor ao contexto e, então, implantá-la. Vale, inclusive, criar um método próprio para a agência. O importante mesmo é ter o controle do fluxo dos trabalhos.
Enfim, compartilhe conosco sua experiência: como você gerencia os trabalhos da agência? Ou, então, como você pretende gerenciar? Conte pra nós 😉 Seguimos aprendendo e crescendo juntos!
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 26/06/2015
- Categoria: Gestão