As vantagens competitivas de um software de gestão

Para acompanhar o desenvolvimento de um negócio chega uma hora que é necessário escolher outras ferramentas de gestão. O que percebemos na maioria das empresas que passam pelo processo da metamorfose da evolução é a atrofia de membros. Uma parte da empresa desenvolve e outra não. Geralmente a parte que atrofia está relacionada aos processos de trabalho e à organização. O número de clientes aumenta, o volume de trabalho triplica, a equipe cresce, porém, a forma de trabalho, os processos e a organização da rotina continuam igual antes. É impossível um final feliz nessa história.

Planilhas são excelentes. A organização das demandas em post-its é visualmente atrativa. Os acordos verbais do que deve ser feito e como deve ser feito são esclarecedores. Chega uma hora que a evolução da empresa, das pessoas e do negócio fica limitada e requer uma solução mais robusta. A ideia não é abortar totalmente estes tipos de recursos. Aqui no Operand também contamos com apoios como estes porém, depois que passamos a utilizar nosso próprio software para gerenciar nossas demandas de trabalho e organizar nossa rotina, tudo ficou mais alinhado e nossa produtividade aumentou muito. Fizemos um levantamento dos principais benefícios gerados por um software de gestão de equipes. Os impactos positivos, os principais ganhos e até onde você pode chegar com ele.

1 – Histórico e acompanhamento do desenvolvimento do negócio

Um software de gestão permite que o armazenamento das informações esteja acessível a qualquer momento e possa ser compilado ou pesquisado sempre que necessário. Isso pode trazer um diferencial competitivo, considerando que a análise destes detalhes pode gerar insights interessantes.

2 – Percepção clara da capacidade da demanda

Você imagina qual é a capacidade de produção de um negócio? Qual a capacidade de entrega de cada pessoa? O percentual de horas disponíveis de trabalho? Com um software de gestão de equipes, como o Operand, você consegue acompanhar a carga de trabalho de todos e avaliar o volume de entregas, considerando este indicador para outras análises como determinar prazos de entrega mais realistas, avaliar a necessidade de aumento da equipe, etc.

3 – Habilidade de gerenciamento

Com organização da rotina de trabalho bem definida para todos dentro do sistema, será natural perceber um desempenho melhor no gerenciamento de imprevistos. Ficará muito mais simples redefinir rotas.

4 – Visão sistêmica

Um sistema integrado como o Operand permite uma visão macro de tudo que acontece,com riqueza de detalhes se for necessário. Perceber o desempenho de cada área, de cada pessoa é ponto estratégico para a tomada de decisão em qualquer âmbito de gestão.

5 – Agilidade e assertividade na tomada de decisão

Organização, dados e informações disponíveis a qualquer momento e análise de relatórios fazem a diferença quando se fala em tomada de decisão.

6 – Habilidade analítica

Quanto mais informações estão à sua disposição, maior é a sua capacidade de análise. Use as informações disponíveis no software como uma vantagem competitiva, analisando melhor o desempenho da empresa e traçando estratégias bem definidas.

7 – Previsibilidade para lidar melhor em situações de risco/crise

Utilizar os recursos disponíveis para gerar as informações necessárias permite que você tenha uma previsibilidade mais apurada com relação aos próximos passos, considerando a conjuntura sob vários âmbitos. Você terá possibilidade de trabalhar melhor suas decisões em situações de crise ou risco, por exemplo.

Perceba em que momento você se encontra. Pode ser a hora de dar um passo adiante na escolha de uma plataforma de gestão. Você terá indicadores em tempo real, informações detalhadas, controle e organização da rotina de trabalho. Crie uma conta grátis no Operand e experimente.