Conheça os principais prêmios de publicidade do mercado

Ter o trabalho reconhecido é incrível, ainda mais se for a nível nacional ou até mesmo mundial, já pensou? Conquistar prêmios de publicidade é um feito importante para os profissionais e agências, afinal respalda a qualidade e a excelência do trabalho desenvolvido pela equipe. Acima de tudo, fornece a certeza de que a empresa está avançando no caminho certo.

Lápis de Ouro, Grand Prix, Leão de Ouro, Sol de Ouro, Clio Grand são apenas alguns dos grandes prêmios de publicidade e propaganda do setor. Essas premiações são de nível mundial e reconhecem o trabalho das agências e profissionais mundo afora.

Mas além dos grandes prêmios, existem também prêmios de publicidade nacionais de grande nome no circuito comercial e que também ajudam você a medir a criatividade e a promover o seu time e a sua agência. 

Conheça as maiores premiações para agências e profissionais do ramo publicitário. Leia o artigo a seguir!

Cannes Lions

Um dos grandes prêmios de publicidade do mundo, o Cannes Lions é realizado em Cannes, na França e tem duração de uma semana. O evento foi criado pela SAWA (Screen Advertising World’s Agency) e tem como intuito fomentar o pensamento criativo na publicidade mundial.

O festival acontece todos os anos desde 1953, e conta com um júri composto por publicitários do mundo inteiro. Além dos prêmios de publicidade, a programação conta com uma série de workshops, seminários e capacitações profissionais, que atraem publicitários do mundo inteiro.

Os principais prêmios são: Grand Prix, Leão de Ouro, Leão de Prata e Leão de Bronze.

Ame Awards

Realizado todos os anos em Nova Iorque, o Ame Awards consiste em premiar campanhas inovadoras e criativas. Os participantes podem concorrer a prêmios Ame em sua própria região e a nível mundial, sendo que os vencedores da medalha de ouro em cada regional concorrem ao Prêmio Regional de Platina.

O festival ocorre há mais de 20 anos e é reconhecido mundialmente pela inovação, excelência criativa e habilidade estratégica. Suas principais categorias são:

  • Produtos e serviços;
  • Criatividade para impactos positivos;
  • Melhor uso da disciplina;
  • Melhor uso do meio.

Clio Awards

O evento Clio Awards ocorre todos os anos desde 1959, durante a semana de publicidade de Nova Iorque. Criado por Wallace A. Ross, seu nome é uma homenagem à musa grega Clio, e celebra o trabalho que impulsiona a indústria publicitária, servindo de inspiração para um mercado competitivo de ideias e promovendo conexões na comunidade criativa.

Os principais prêmios de publicidade desse evento são as estatuetas: Clio Grand, Gold Silver e Bronze Clio, que reconhecem a excelência criativa em várias áreas. 

Festival de Londres

Promovido pela London International Advertising Awards (LIAA), o Festival de Londres ocorre de forma anual desde 1985 e é considerado uma das maiores premiações. Ao todo são três estatuetas para cada categoria: ouro, prata e bronze. 

Os ganhadores das estatuetas de ouro ainda podem concorrer a um Grand Lia. Além disso, há premiações mundiais e regionais. 

Apesar de ser um festival de Londres, desde 2010 as edições têm sido realizadas em Las Vegas. Suas principais categorias são:

  • Ambiente e ativação;
  • Painel publicitário;
  • Música e som;
  • Design de pacote;
  • Produção e pós-produção;
  • Impacto comercial transformador.

Festival D&AD

O Festival D&AD é promovido por uma instituição sem fins lucrativos e ocorre todos os anos em Londres. Todo o excedente arrecadado durante o festival é revertido como investimento para programas educacionais, que auxiliam novos talentos a prosperar. 

São 5 tipos de troféus: lápis de ouro, lápis de grafite, lápis de madeira, lápis colaborativo e o mais cobiçado de todos, o lápis negro, concedido somente aos projetos mais inovadores.

Os prêmios de publicidade são distribuídos entre as seguintes categorias:

  • Publicidade;
  • Projeto;
  • Arte;
  • Cultura;
  • Impacto.

El Ojo de Iberoamérica

O festival ocorre todos os anos desde 1998 em Buenos Aires, na Argentina, com duração de 3 dias. El Ojo de Iberoamérica caracteriza-se pelo olhar latino sob a criatividade, comunicação e entretenimento.

O evento contribui para a indústria de comunicações, marketing, publicidade regional e global. Suas principais categorias são:

  • Filme
  • Gráfica
  • Rádio
  • Via Pública
  • Digital e Social
  • Mídia
  • Design
  • Esportes
  • + Mulheres

Festival Iberoamericano (FIAP)

O Festival Iberoamericano (FIAP) acontece em Buenos Aires, Argentina, e só permite a participação de países da América Latina, mais Portugal e Espanha. Criado em 1969 por Alberto Gollan, o FIAP visa promover e integrar a comunicação da região.

Suas principais premiações são: Grande Prêmio Sol de Iberoamérica, Sol de Ouro, Sol de Prata, Sol de Bronze e Diploma de Finalista.

Latin America Effie Awards

Organizado por Adlatina e Effie Worldwide, o Latin America Effie Awards tem o objetivo de prestigiar as melhores campanhas de marketing e comunicação da América Latina. O evento foi criado há mais de 50 anos e está presente em 55 países. 

A premiação internacional consagra grandes ideias que dão origem a estratégias de marketing e comunicação e alcançam resultados reais e tangíveis.

Summit Awards 

O Summit Awards é uma premiação internacional que aprecia a excelência em design e criatividade e a eficácia da publicidade e comunicação de marketing. O Summit Awards foi criado em 1994 e conta com três prêmios de publicidade: 

  • Summit Creative Award (SCA): reconhece a excelência criativa de empresas e profissionais de publicidade e marketing com um faturamento de US $30 milhões.
  • Marketing Effectiveness Award (MEA): celebra a influência da publicidade e das comunicações de marketing no conhecimento, atitudes e crenças do consumidor.
  • Emerging Media Awards (EMA): reconhece líderes, inovadores e revolucionários que demonstram visão sobre as mídias emergentes e introduzem novos métodos.

Ava Digital Awards

A premiação internacional reconhece a importância dos profissionais criativos que se dedicam ao planejamento, conceito, direção, design e produção de comunicação digital. O Ava Digital Awards inclui desde campanhas de agências de marketing digital, produção de áudio e vídeo até o desenvolvimento de sites e o engajamento em mídias sociais.

A estatueta – uma mulher que segura uma série de cubos – criada para a premiação está relacionada diretamente ao que o evento se propõe, e é uma homenagem à transformação das artes digitais. 

Suas principais categorias são:

  • Digital Marketing; 
  • Digital Video Creation; 
  • Web-Based Production;
  • Digital Video Creation;
  • Video Production;
  • Audio Production/Radio.

Festival de Gramado

O Festival de Gramado é promovido pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (ALAP) e, após um período de hiato, foi retomado na 22ª edição em 2022. Durante o festival, são realizadas palestras, seminários, exposições e workshops sobre publicidade e propaganda.

O troféu é o Galo de Gramado (ouro, prata e bronze), e é disputado nas seguintes categorias:

  • Rádio;
  • Cine/Tv e outras telas;
  • Mídia digital – Website;
  • Mídia digital – Marketing Viral;
  • Design e artes gráficas;
  • Mídia impressa;
  • Mídia exterior.

Prêmio Caboré

Considerado o “Oscar” da indústria de comunicação do país e criado em 1980, o Prêmio Caboré ocorre todos os anos em dezembro. O prêmio é uma forma de reconhecimento ao trabalho dos profissionais e empresas de comunicação, marketing e mídia que se destacaram ao longo do ano.

Anualmente, o Meio & Mensagem indica três concorrentes para disputar cada categoria. Eles são selecionados após um processo minucioso de consulta a figuras destaques no mercado, a partir da análise de diversos nomes que se destacam no dia-a-dia do negócio da comunicação.

As principais categorias do prêmio são:

  • Profissional de veículo;
  • Serviço de marketing;
  • Profissional de inovação;
  • Profissional de atendimento;
  • Veículo de comunicação – Produtor de conteúdo;
  • Produção;
  • Profissional de mídia;
  • Veículo de comunicação – Plataforma de mídia;
  • Profissional de planejamento;
  • Profissional de marketing;
  • Profissional de criação;
  • Anunciante;
  • Agência de comunicação.

Prêmio Operand

Criado em 2021 e novato nessa lista, o Prêmio Operand tem como objetivo reconhecer o talento e a criatividade das agências e dos profissionais que compõem a sua equipe. A premiação celebra as melhores campanhas e processos de gestão desenvolvidos pelas agências e atualmente é exclusiva para os clientes do sistema de gestão Operand.

O Prêmio Operand possui as seguintes categorias:

  • Mídia Impressa;
  • Mídia digital;
  • Campanha 360º;
  • Case de Gestão da Agência. 

Participar e se inscrever nas premiações é uma forma de reconhecer os trabalhos dos profissionais e das agências de publicidade, além de ser um jeito de se destacar em meio a concorrência.

Está esperando o quê? Mostre seu trabalho para o mundo! 🙌