Premiações para agências: conheça as vantagens de participar

Todo profissional deseja ter o seu trabalho reconhecido, mas algumas áreas têm a oportunidade de receber esse reconhecimento na forma de premiações específicas, como é o caso da publicidade e propaganda. É comum que publicitários, redatores, designers e profissionais de mídias sociais já conheçam as principais premiações do setor e os profissionais mais aclamados pelas críticas especializadas. As premiações para agências têm um papel importante na carreira dos profissionais envolvidos e também na reputação da agência vencedora, que pode ampliar a sua visibilidade no mercado publicitário.

A autoridade conquistada com um prêmio é um reconhecimento natural do mercado para o bom trabalho que está sendo desenvolvido e costuma gerar uma grande quantidade de mídia espontânea a respeito. Vencer uma premiação para agências pode dar ao gestor a oportunidade de desenvolver ações, tanto de branding como de aquisição de novos leads. Vamos entender um pouco mais sobre as vantagens envolvidas em participar de prêmios?

Mapeie as oportunidades

O primeiro passo, caso decida ir em busca de um troféu, é incluir a participação em premiações no planejamento e nas estratégias do negócio, seja do trimestre, do semestre ou do ano. O importante é conseguir mapear as oportunidades adequadas ao perfil da sua agência para então definir quais delas são passíveis de inscrição.

Entre as vantagens de incluir as premiações para agências no seu planejamento está a possibilidade de preparar a sua equipe para o desenvolvimento de um grande case, a fim de ter mais chances de vencer a categoria desejada. Além disso, dá mais tempo para sua equipe planejar, criar, testar e conseguir chegar a um resultado satisfatório do projeto.

Defina os objetivos

Paralelamente ao mapeamento dos prêmios de agências que estão mais alinhados à atuação do seu negócio, é preciso planejar e criar estratégias. Quais são os objetivos que você pretende alcançar com essa participação e com uma possível conquista do prêmio? Entender o que você busca com essa ação é essencial para a sua estratégia dar resultado.

Vamos dar um exemplo de uma participação com foco em branding. Imagine que você é uma agência com foco em digital, referência no seu município e adjacências, mas que quer ampliar a visibilidade da sua marca regionalmente e até em âmbito estadual.

As premiações precisam ir de encontro a esse objetivo! Os prêmios mapeados precisam ter esse alcance e as ações planejadas também. Além da própria participação, que poderá gerar mídia gratuita e espontânea, a sua estratégia pode envolver assessoria de imprensa, mídia paga, influenciadores digitais, uma campanha de storytelling nas suas redes, entre outros.

Se estivéssemos com um objetivo diferente, como a aquisição de leads proveniente dessa participação, certamente as ações estariam mais focadas na solução oferecida e menos na imagem da empresa como um todo. A aquisição de leads teria mais empenho em desenvolver contatos, estimular conversas e trazer a parte qualificada desse público para perto de si, apresentando a sua solução.

Vantagens de participar de premiações para agências

Falamos um pouco sobre o quanto pode ser importante para o seu negócio participar de premiações para agências. Demos algumas dicas sobre as estratégias envolvendo essa participação e como conquistar melhores resultados a partir dela. Mas afinal, em termos práticos, quais são as vantagens de participar de uma premiação para agências?

Aumento da reputação da agência no mercado publicitário

Diante de um mercado bastante competitivo e instável, poder contar com uma boa reputação diante dos principais concorrentes e empresas atendidas é um privilégio e pode ser um grande diferencial do seu negócio. A conquista de uma premiação costuma movimentar as discussões do meio publicitário e gerar buzz na imprensa e mídias especializadas.

Em âmbito nacional, costumamos conhecer as principais agências vencedoras de prêmios pela sua excelente reputação no mercado. Esse processo certamente foi construído aos poucos e a participação em premiações foi uma das estratégias adotadas para que elas se tornassem referências.

Valorização do trabalho do time

Além de agregar valor ao seu negócio, um prêmio trará ainda mais satisfação e engajamento à sua equipe, que se sentirá parte importante da conquista. Aproveite para reconhecer devidamente o talento, a dedicação e o comprometimento de todos, ressaltando que eles foram essenciais para que o case, a campanha ou a peça saísse vencedora.

Estimule que eles compartilhem a conquista em suas redes profissionais e que insiram em seu currículo essa premiação. Satisfação profissional e felicidade no trabalho são índices que vão impactar positivamente os profissionais de forma individual, melhorando o seu desempenho e ajudando a manter o ambiente de trabalho mais agradável para todos.

Atração de talentos 

A falta de profissionais qualificados em algumas áreas da publicidade é um problema em algumas partes do país. Muitas vezes, as agências escolhem treinar pessoas para desempenhar algumas funções, mas isso acaba levando um tempo maior para a formação de uma equipe de alta performance.

Mas eu tenho uma boa notícia: prêmios de agências são um atestado de bom trabalho não apenas para o mercado e as empresas do setor, mas também para os profissionais da área. Ao serem impactados por notícias a respeito da sua conquista, eles se sentirão mais propensos a optar por fazer parte de uma equipe talentosa e vencedora como a sua.

Ganho de argumentos comerciais na hora de fechar um contrato

Tornando-se referência no mercado, sua agência ganha uns pontos a mais na hora de fechar um contrato com os clientes. Se faltava aquele empurrãozinho para conseguir fechar negócios, agora não falta mais!

Vencer uma premiação para agências é uma grande chance para chamar atenção de novas oportunidades e conquistar novos leads. Além disso, pode ajudar a aumentar a sua taxa de conversão, com um argumento simples e que reflete o seu posicionamento. As taxas de retenção também tendem a ficar melhores, já que você estará se reafirmando como um especialista da área, não dando motivos para um possível abandono ou cancelamento de contrato.

Pontos de atenção!

Apesar das vantagens que envolvem todo esse processo, existem alguns pontos de atenção para as empresas que decidem ir em busca de uma premiação. Muitas vezes, essa disputa acaba se tornando maior do que deveria, estimulando atitudes que não são bem vistas e nem benéficas para os profissionais envolvidos.

Crie campanhas reais

Muitos gestores de agência direcionam a participação nesses prêmios de agências de forma bastante competitiva. Mas o que isso significa? Que eles acabam partindo para o desenvolvimento de peças e campanhas irreais, ou seja, que não têm função alguma para o cliente, nem contam com um objetivo claro. Elas são criadas apenas para vencer o prêmio, nada além disso. Costumam ter grande apelo visual, qualidade estética apurada, mas não cumprem o seu papel fundamental, que é atender às necessidades e expectativas do cliente.

Importante mencionar que existem sim peças criadas apenas para competição, mas em categorias acadêmicas, com profissionais que ainda não entraram no mercado. Eles criam protótipos ou ideias de campanhas que poderiam ser realizadas, mas que são apenas a ambição de um projeto.

O que mencionamos aqui é que é preciso ter cuidado na hora de criar peças focadas em premiações. Elas precisam sim, ter qualidade e apelo visual, mas não podem deixar de cumprir o seu objetivo.

Um passo de cada vez

O sonho de todo publicitário ou mesmo gestor de agência é adentrar no tapete do Festival de Publicidade de Cannes para receber um prêmio. O Oscar da publicidade é o topo do pódio, e significa uma imensa realização profissional para quem o conquista. Além dele, existem diversos outros prêmios, como o Festival de Nova York, o Festival Ibero-Americano, o Clio Awards, entre outros.

Nosso papel é lembrar que esse pódio tem muitos degraus e por isso, é preciso considerar começar aos poucos. Isso quer dizer que você pode ter sim, todas as chances de conquistar grandes feitos e levar vários troféus para casa ao longo dos anos. Mas comece planejando, estruturando estratégias, valorizando a sua equipe e participando de premiações focadas na sua região ou área de atuação, para daí então, partir para voos maiores.

Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos exclusivos sobre o mercado publicitário, além de dicas sobre gestão de projetos e produtividade! Te vejo em Cannes 😉


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