Como analisar as métricas das redes sociais?

Analisar métricas é parte essencial do gerenciamento de redes sociais.  

Afinal, como você sabe se o trabalho está no caminho certo? E se é possível otimizar a estratégia para melhorar os resultados?  

São as métricas das redes sociais que dizem isso e orientam as decisões! Porém, existe uma infinidade de indicadores, gráficos e relatórios que podem deixar os gestores desorientados. 

 Por isso, criamos este artigo para mostrar a você quais são as principais métricas das redes sociais que você deve analisar. 

Principais métricas das redes sociais para monitorar 

Analisar métricas requer conhecê-las e saber quais informações trazem. Confira quais são as principais métricas das redes sociais, como elas funcionam e como se relacionam aos objetivos estratégicos. 

Alcance 

O alcance indica o número de pessoas que foram impactadas pelas suas publicações ou pelo seu perfil. Fique de olho nessa métrica se você quer que a sua marca seja conhecida por mais pessoas e aumente o brand awareness

É importante diferenciar dois conceitos que podem se confundir: o alcance, que se refere ao número de pessoas únicas alcançadas, e as impressões, que é a quantidade de vezes que um conteúdo foi exibido aos usuários, mesmo que se repita para mesma pessoa. 

Há uma diferença também entre o alcance orgânico, que acontece com uma divulgação espontânea e geralmente é reduzido pelos algoritmos das redes sociais, e o alcance pago, que depende do investimento em mídia paga e pode ser segmentado para um público-alvo. 

Taxa de engajamento 

Engajar os seguidores é o que toda marca deseja nas redes sociais, que proporcionam inúmeras ferramentas de interatividade.  

Por isso, a taxa de engajamento é uma métrica essencial nas análises, já que é um indicativo do nível de proximidade entre público e marca. Existem duas maneiras de calcular o nível de engajamento: dividindo o total de interações pelo alcance do post ou pelo total de seguidores na página. 

Dependendo da rede social, essas interações englobam curtidas, comentários, compartilhamentos, mensagens, entre outras ações. Essa métrica ajuda a entender as reações que as publicações estão gerando no público e quais conteúdos têm melhor desempenho.  

Share of Voice 

Share of voice é uma métrica de participação de mercado que indica a visibilidade da sua marca nas redes sociais em relação aos concorrentes. A fatia de “voz” da marca mostra o espaço que ela ocupa nas conversas dos usuários. 

Mas como saber esse percentual? É preciso monitorar as menções à marca e aos concorrentes nas redes sociais para captar a voz dos consumidores e saber se você é assunto. 

Dessa forma, o share of voice ajuda a conhecer melhor as percepções dos consumidores, mensurar a repercussão de campanhas de marketing e comparar sua visibilidade com a concorrência. 

Saudabilidade 

No monitoramento de menções, que mencionamos antes, é possível também medir a saudabilidade da marca nas redes sociais.  

O índice de saudabilidade é resultado da soma de menções positivas e neutras, dividida pelo número total de menções. Um índice acima de 70% já é considerado positivo. 

Essa métrica mostra como está a “saúde” da marca nas percepções dos consumidores, ou seja, se ela é bem vista. Essa métrica é especialmente útil na gestão de crises, para monitorar os efeitos na imagem da marca. 

Taxa de conversão 

A taxa de conversão é o percentual de pessoas que estão realizando a ação que você deseja, em relação ao número total de usuários. 

Para muitas pessoas, conversões são vendas, mas também podem ser leads, cadastros, ligações e outras ações — tudo vai depender do objetivo do conteúdo. Portanto, uma boa taxa de conversão indica que você está atingindo o objetivo traçado. 

Nas análises, você pode identificar quantos usuários das redes sociais estão realizando conversões no seu site ou landing page. Então, monitore essa métrica para medir os resultados de uma publicação orgânica ou paga. 

Taxa de cliques ou CTR 

A taxa de cliques ou CTR (click-through rate) mostra o percentual de cliques no anúncio divididos pelo número total de impressões. 

Essa métrica ajuda a entender se a publicação é persuasiva e interessante para o público, a ponto de motivar o clique. 

Além disso, o CTR costuma ser usado pelos algoritmos das redes sociais para medir a qualidade da publicidade. Um bom CTR tende a reduzir o custo por clique das campanhas. 

ROI 

Retorno sobre investimento é esse o significado da sigla ROI. Essa métrica mostra qual foi o retorno financeiro de cada real investido em uma campanha.  

Portanto, é um indicador que mexe com o bolso e, por isso, deve estar nas análises das métricas de redes sociais. 

Para calcular o ROI, é preciso somar a receita total gerada por um investimento, subtrair dela os custos e dividir esse resultado pelos custos. A fórmula fica assim: (Receita – Custos) / Custos. 

Tráfego 

O tráfego das redes sociais representa o número de usuários que você leva das redes sociais e outras plataformas para o seu site ou landing page. Lá eles podem se tornar visitantes, leads ou clientes, conforme realizam as conversões que você deseja. 

Você pode gerar tráfego orgânico, por meio das publicações recorrentes no seu perfil, ou tráfego pago, por meio de anúncios e posts patrocinados. No segundo caso, é possível direcionar para um público-alvo com precisão e ter resultados mais rápidos.  

Métricas de desempenho das principais redes sociais 

Ao olhar os relatórios de desempenho das redes sociais, você perceberá que com diferentes métricas e nomenclaturas, que variam conforme a plataforma e que podem confundir um pouco.  

Então, trouxemos aqui as métricas mais importantes das principais redes sociais para você conhecê-las: 

Principais métricas do Facebook 

O Facebook apresenta as métricas das páginas na área de Informações (também chamada de Facebook Page Insights), que está na própria página ou no Gerenciador de Negócios. Lá você vai encontrar os números de: 

  • Alcance (pessoas alcançadas pelas publicações); 
  • Engajamento (número de interações com as publicações); 
  • Novos seguidores da página (para acompanhar o crescimento da página); 
  • Interações (Reações, Comentários, Compartilhamentos, Visualizações de foto, Cliques no link); 
  • Outras ações (Ocultar publicações, deixaram de seguir); 
  • Público (Gênero, Idade, Localização). 

Entre as Interações, os comentários, compartilhamentos e cliques representam um envolvimento maior com os posts, então dê mais atenção a eles. 

Ocultar publicações e deixar de seguir são sinais negativos, por isso também merecem um olhar cuidadoso para identificar o que gerou essas ações (um tema polêmico ou uma linguagem inadequada, por exemplo). 

Principais métricas do Instagram 

O Instagram também oferece uma seção de Informações para contas comerciais, chamada de Instagram Analytics, que só pode ser acessado pelo app mobile. Os relatórios trazem as seguintes métricas do Instagram

  • Contas alcançadas; 
  • Interações com o conteúdo (publicações, stories e IGTV); 
  • Total de seguidores (crescimento, localizações, faixa etária, gênero e períodos mais ativos); 
  • Informações da publicação: 
  • Interações (curtir, comentar, enviar por mensagem, salvar, visitar o perfil); 
  • Descoberta (seguidores, alcance, impressões e, para stories, navegação). 

Perceba que os relatórios do Instagram oferecem uma visão geral do perfil e dados específicos de cada publicação. Assim você consegue perceber o desempenho geral da estratégia e identificar a performance de cada conteúdo para avaliar o que funciona melhor. 

Principais métricas do LinkedIn 

LinkedIn Analytics pode oferecer insights valiosos para as estratégias na rede social, que merecem um acompanhamento constante.  

O público do LinkedIn é mais específico, focado na área profissional, então é preciso entender os interesses desses seguidores e o que funciona com eles. Os relatórios do LinkedIn informam: 

  • Impressões, cliques, interações, seguidores conquistados e engajamento (taxa) de cada publicação; 
  • Alcance geral (impressões e contas únicas); 
  • Engajamento geral (cliques, reações, comentários, compartilhamentos, seguidores conquistados e taxa de engajamento); 
  • Seguidores (orgânicos ou adquiridos, demografia). 

Nos dados dos seguidores, o LinkedIn vai além de gênero, idade e localização e informa também o nível de experiência e outras informações profissionais relevantes para a análise e a segmentação de público. 

Como ter mais praticidade e controle na análise de métricas das redes sociais 

As redes sociais oferecem números e relatórios de desempenho gratuitamente nas suas próprias plataformas. É possível monitorar sua atuação por lá e extrair vários insights.  

Porém, essas ferramentas têm algumas limitações, como não poder baixar os dados, limitar o período das informações e não integrar com métricas de outras plataformas. 

Então, uma ferramenta de gestão de redes sociais pode ajudar você nessa tarefa.  

Na mLabs, os relatórios podem ser personalizados como você quiser, com as métricas e as redes sociais que forem mais importantes para a sua análise. Em uma só plataforma, você tem acesso a todos os dados de todos os seus perfis e, assim, ganha tempo nas análises. 

Além disso, a ferramenta oferece inúmeros recursos para gerenciar perfis nas redes sociais, agendar publicações, criar fluxos de atividades, delegar tarefas e interagir com os usuários. Dessa forma, você consegue controlar melhor a sua atuação e ganha praticidade na gestão de redes sociais. 

O importante é ter sempre em mente que as análises de métricas das redes sociais devem estar diretamente relacionadas aos seus objetivos de marca.  

Dê atenção aos dados que mostram se a estratégia da marca está gerando alcance, engajamento, conversões ou o resultado que você deseja atingir para tomar melhores decisões estratégicas. 

E, para saber quais são as métricas mais importantes, é essencial planejar as estratégias e seus objetivos. Então, aproveite para ler também sobre planejamento de redes sociais e sua importância para as marcas. 

Esse texto foi escrito pela mLabs